IPHAN, ANEEL e Cemar realizam o Projeto Luzes de Alcântara
Entre as baías de São Marcos e Pericumã está a cidade de Alcântara, um local cercado de religiosidade e tradições. Em 1988, Alcântara foi alçada ao posto de Cidade Monumental pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e dividida em áreas de conservação e preservação rigorosa. Sem dúvida um lugar que precisa ser preservado, pelo patrimônio guardado do período colonial, com casarões e sobrados que resistem à ação do tempo.
Toda essa riqueza histórica precisa ser ressaltada, enaltecida. Por isso, o IPHAN e CEMAR, através do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, se uniram no Projeto de Modernização do Sistema de Iluminação do Centro Histórico e Área Urbana do Município de Alcântara, também conhecido comoProjeto Luzes de Alcântara.
Com esse objetivo, acontece nesta quarta-feira (16), às 10h, na sede do IPHAN-MA, o lançamento do Projeto de Eficiência Energética que promoverá a modernização do sistema de iluminação das áreas urbanas e centro histórico de Alcântara, além de promover iluminação artísticas e alguns monumentos históricos, começando pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Este projeto vai fazer a história de Alcântara brilhar ainda mais forte, pois o nível de iluminação aumentará, acarretando uma melhoria nos níveis de segurança. Além da padronização do sistema de iluminação cênica que facilitará o gerenciamento e processo de aquisição de novos equipamentos de reposição.
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo será o primeiro monumento a receber o projeto, que também iluminará outros pontos históricos da cidade (Praça da Matriz, Pelourinho, Igreja do Sinos, etc.). A conclusão do Projeto Luzes de Alcântara acontecerá em agosto deste ano.
SERVIÇO:
O quê: Lançamento do Projeto de Eficiência Energética Luzes de Alcântara
Onde: Sede do IPHAN-MA, Rua do Giz, 235 – Centro. Em frente ao CREA-MA.
Quando: Nesta quarta-feira, dia 16/05, às 10h