Na manhã de hoje (10), foi realizada a 5º edição deste ano da “Operação Resgate’ disponibiliza assistência a dependentes químicos em situação de rua na Praça Antônio Lobo, em frente à Igreja Santo Antônio, no Centro. A Ação é promovida em parceria pela Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e Universidade CEUMA, que tem o objetivo de resgatar usuários de entorpecentes e oferecê-los um tratamento eficiente; 10 pessoas em situação de rua foram internadas no CAPS AD.
Além do atendimento aos dependentes químicos foram oferecidos serviços na área da saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, atendimentos clínica médica e psiquiátrica, testes rápido hiv, sífilis e hepatites, vacinação contra febre amarela, hepatite B, tétano e influenza e cerca de 300 pessoas foram atendidas.
“Ser gestor não é fácil, você se expõe e enfrenta muitas dificuldades, porém é gratificante quando você vê que várias pessoas estão com você. Obrigado aos órgãos envolvidos, Sencas, Universidade Ceuma, Centro Pop, paróquia Santo Antônio Secretaria de Segurança Pública e prefeitura de São Luís. Juntos somos mais fortes”, disse o coordenador do CAPS AD Maranhão, Marcelo Soares Costa.
O levantamento feito pelo Caps AD, envolvido na Operação Resgate, revela que a maioria dos usuários nas ruas da capital é homem, entre 20 e 40 anos, dependente de álcool ou crack. Em 2017, foram realizadas 11 ações e centenas de pessoas foram atendidas.