‘Operação Resgate’ disponibiliza assistência a dependentes químicos em situação de rua

0comentário

 

O diretor do CAPS AD Maranhão, Marcelo Soares, tenta convencer um dependente químico a aderir ao tratamento

Operação Resgate promovida em parceria pela Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e Universidade CEUMA, tem o objetivo de resgatar usuários de entorpecentes e oferecê-los um tratamento eficiente; Dos 15 alcançados pela ação, quatro aceitaram a recuperação

Quatro dependentes de drogas que circulam na feira do João Paulo, em São Luís, foram encaminhados, ontem, para um tratamento de recuperação. Os resgates foram frutos de uma operação realizada pela Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e a Secretaria de Assistência Social da capital maranhense, que tem a finalidade de recuperar os dependentes e combater o tráfico na região. A ação abordou no total 15 usuários, sendo que 11 optaram em permanecer nas ruas usando entorpecentes. Uma faca foi apreendida. “Mais uma ação positiva décima primeira ação em saúde física e mental do CAPS AD Maranhão, secretaria de saúde junto da comunidade do João Paulo. Nós recebemos vários moradores aqui. Nossa equipe orienta sobre como é o tratamento e fica a cargo deles decidir se querem ou não fazer”, disse o diretor do CAPS AD Maranhão, Marcelo Soares.

Equipe de estagiários da Universidade CEUMA realizando atendimentos de saúde

De acordo com Marcelo Soares, a Operação Resgate reforça a realização de tratamento oportuno. “Muitos desses moradores de rua não têm acesso a nenhum serviço de saúde ou assistência e, aqui, eles estão tendo. Muitos têm a vontade de sair das ruas e largar o vício, mas não dispõem do conhecimento de qual o caminho buscar para isso”, explicou.

De acordo com o titular do 1° Distrito Policial (DP), o delegado Joviano Furtado, a operação é a 11ª realizada em São Luís e a 3ª no João Paulo. “Depois que começamos com essas operações, mais de 100 usuários de drogas aceitaram fazer o tratamento para se recuperar da dependência. A nossa finalidade é recuperar esses dependentes químicos e reinseri-los na sociedade”, afirmou Furtado.

Durante a ação, os usuários de drogas passaram por exames médicos, como aferir pressão, índice glicêmico, teste de HIV, hemograma, entre outros. Comerciantes da feira também puderam usufruir dos serviços de saúde. O delegado Joviano Furtado também explicou que os resgatados têm acesso a capacitação profissional no decorrer do tratamento. “No dia a dia do tratamento de combate à dependência química, os resgatados têm acesso a cursos profissionalizantes para facilitar a inserção deles no mercado de trabalho”, disse.

Equipe da Operação Resgate comemora mais uma ação bem sucedida

 

Box:

De acordo com a Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial, essa é a 11ª operação realizada em São Luís e a 3ª no bairro do João Paulo, por ser um bairro onde tem um grande número de usuários de drogas. Durante a ação realizada ontem, 15 dependentes químicos foram abordados, desses, quatro aceitaram o tratamento de recuperação.

Informações: Daniel Júnior

Sem comentário para "‘Operação Resgate’ disponibiliza assistência a dependentes químicos em situação de rua"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS