O Judô Jaracaty participou nesse feriado de 15 de novembro do lançamento do São Mateus do Amanhã. O projeto faz parte das ações do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), com atuação esportiva na cidade de São Mateus, distante 190 km de São Luís. Os atletas da capital viajaram para conhecer os futuros judocas, que são crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que além da prática do judô, contarão com acompanhamento médico, nutricional e odontológico.
O evento de lançamento aconteceu em dois momentos: iniciou com uma conversa com os pais e os atletas que integrarão o projeto, onde foram apresentados os apoiadores e alguns atletas maranhenses que se destacaram no judô. O segundo momento foi realizado no Centro Esportivo Miltinho Aragão, onde acontecerão as aulas de judô a partir dessa segunda-feira, 20 de novembro.
O São Mateus do Amanhã nasceu inspirado no Projeto Judô Jaracaty, criado pelo ICE-MA em 2009, sob iniciativa do empresário Marcelo Lamar, então diretor do Instituto. Ao longo desses anos o Judô Jaracaty já transformou a vida de muitos jovens da comunidade e revelou inúmeros atletas, dentre eles Denilson Pedro, Hilton Ryan, Jhonny Wesley e Paulo Henrique Solidade. Denilson Pedro – que chegou criança no Judô Jaracaty e hoje representa o Maranhão em eventos nacionais, contou um pouco de sua experiência às crianças de São Mateus.
O modelo de sucesso do Jaracaty, que hoje conta com o patrocínio da Cemar, por meio da Lei de Incentivo da Sedel será replicado em São Mateus, sob a coordenação do Professor Clodoaldo Márquez, ex-técnico das seleções cubana e venezuelana.
Para que esta iniciativa se tornasse realidade o ICE-MA conta com a parceria do Laboratório Gaspar, Kamaha Engenharia, Academia Gêmeos, SAFEMED, Super Clínica e Prefeitura de São Mateus, com o incentivo da Lei do Esporte.