Um projeto realizado pela Polícia Civil do Maranhão em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool, a Secretaria de Assistência Social (Caps AD Estadual), SENAI e Universidade Ceuma, que visa tirar pessoas com dependência química em situação de rua e levando-as a buscar tratamento, estudo e trabalho, foi realizada na terça-feira, no Centro de São Luís. Este ano, somam 10 ações na rua com mais de 100 usuários somente nestes momentos de ação na rua e ao todo no ano mais de 8000
Durante a ação foram resgatados de 10 usuários de crack e realizados 265 atendimentos entre glicemia, aferição de pressão arterial, exames laboratoriais, avaliação clínica médica e psiquiatria e atendimentos de enfermagem.
A Ação realizada pelo projeto de resgate a dependentes químicos em São Luís só este ano. “Realizamos mais uma ação resgate no centro da cidade com atendimento a vários usuário em situação de rua. O CAPS AD Estadual já realizou só este ano 10 ações na rua com mais de 100 usuários somente nestes momentos de ação na rua e ao todo no ano mais de 8000”, comentou o diretor do CAPS, Marcelo Soares.
O delegado Joviano Furtado destacou a importância deste projeto. “Essa é a 10ª ação em grande escala dependência química em situação de rua que realizamos em São Luís. Queremos ressaltar que os dependentes são convidados a fazerem o tratamento. Muitos deles moram na rua em situação degradante e após o tratamento retornam a sociedade em condições dignas”, destacou.
Além da assistência em saúde e encaminhamento para tratamento, durante a operação, os moradores também podem tirar documentos, que facilitam o acesso a serviços e ajudam na localização de entes familiares, com o apoio da equipe da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).
A coordenadora dos estagiários de psicóloga da Universidade Ceuma, Alexandra Avelar Tavares, ressaltou a importância do apoio familiar na recuperação desses pacientes.