Buscando melhorar os processos dentro da empresa, tornando-a cada vez mais justa e eficiente, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) promoveu a Inversão de Organograma em São Luís, na semana passada. Este tipo de ação visa identificar oportunidades de melhoria relacionada diretamente no atendimento ao cliente e procura identificar situações que só são conhecidas por quem, de fato, realiza as atividades no dia a dia, em campo.
Mas como isso acontece? Os gestores da Cemar (presidente, diretores e gerentes) vão a campo e trocam de lugar com eletricistas, fiscais, leituristas, atendentes de agência, fazendo atendimentos aos clientes como forma de preparação para mudanças positivas na Companhia.
O acompanhamento é para atividades como Corte e Religação, Visita de Relacionamento, Atendimento Emergencial, Atendimento presencial nas Agências, Inspeção de Obras e Inspeção de Segurança. Na sequência, todos traduzem sua experiência de campo em um relatório, no qual constam as oportunidades de melhoria observadas no processo.“Foi uma atividade muito interessante e importante, pois é uma oportunidade de conhecer os processos mais de perto onde ficamos mais próximos do cliente e suas sugestões de melhoria para a empresa. Temos que potencializar esse tipo de atividade para que possamos aprender mais com nosso cliente.” Sérgio Mello, diretor de Operações Técnicas e Comerciais da Cemar.
A inversão de Organograma é realizada periodicamente na Cemar, desde 2010 e, acontece em todas as regionais da Companhia no Maranhão.