A TVN está sempre presente no patrocínio dos melhores projetos culturais, que permitem aos maranhenses acesso às iniciativas mais relevantes, como o “Maranhão na Tela” , festival que acontece de 16 a 26 de agosto, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho e no Centro Cultural Vale Maranhão; com a presença de dez cineastas brasileiros homenageados nessa décima edição do evento.
Para o Diretor da TVN Augusto Diniz apoiar uma iniciativa como essa é estimular o cinema nacional, e isso tem tudo a ver com a missão empresarial da TVN, segundo ele.
Sandra Kogut, Lírio Ferreira, Lúcia Murat, Rosemberg Filho, Bruno Sáfadi, Marcelo Gomes, Gabriel Mascaro, Cavi Borges, José Jofily e o maranhense Joaquim Haickel formam o grupo dos homenageados pelo projeto. Cada um deles terá três de seus filmes exibidos na programação do festival.
Como nos anos anteriores, o MARANHÃO NA TELA 10 ANOS exibe as tradicionais mostras do Panorama Brasil, com quatro documentários; a Mostra Maranhão de Cinema, com mais de 50 filmes, a Anim!Art, com centenas de animações de dezenas de países, além da etapa formativa, com oficinas e cursos sobre diversos ofícios ligados à arte cinematográfica e o Cine Café. Os filmes dos homenageados serão exibidos no Cine Praia Grande e as demais mostras, no Teatro Alcione Nazaré.
O público pode se preparar para dez dias de intensa maratona audiovisual. A programação completa e a lista dos filmes maranhenses selecionados para a mostra competitiva estão no site do MARANHÃO NA TELA (www.maranhaonatela.com.br). Toda a programação é aberta ao público.
A realizadora do evento, Mavi Simão, assina a curadoria geral ao lado do jornalista e produtor Breno Lira Gomes.
A Mostra Maranhão de Cinema, única categoria competitiva e destinada exclusivamente à produção cinematográfica local, reunirá 53 filmes, entre eles cinco longas, fora a categoria videoclipe, outra novidade dessa edição. O panorama de filmes locais se completa com uma curadoria de filmes de Joaquim Haickel, maranhense que integra o time dos dez homenageados.