Rede Limpa: Equatorial Maranhão realiza operação para remoção de fios inutilizáveis em Imperatriz

A retirada de fiações clandestinas de internet e telefonia foi iniciada na última semana

A Equatorial Maranhão, com o objetivo de combater ocorrências de incêndios em cabos provocadas pela ocupação clandestina de fios das operadoras de telefonia e internet, iniciou a operação “Rede Limpa”. A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano (SEPLU) e da Secretaria de Meio Ambiente, visa remover fios e cabos inutilizáveis de telecomunicações instalados de forma irregular nos postes, garantindo mais segurança e organização nas áreas urbanas.

O Projeto Rede Limpa deu o pontapé inicial em março deste ano, com reuniões, workshops e ações de conscientização. A operação em campo começou no bairro Três Poderes, no dia 17 de abril, na Avenida Bernardo Sayão, com a retirada de cabos e fiações não identificadas dos postes. A ação pretende percorrer as principais avenidas do município, como a Avenida Getúlio Vargas, Dorgival Pinheiro e Luís Domingues.

“Juntamente com as equipes dos provedores de internet, telefone e da Prefeitura Municipal, como a Limpeza Pública e Iluminação Pública, estaremos atuando com o objetivo de diminuir a poluição visual e melhorar a segurança, retirando o excesso de cabos de provedores. As ações seguirão durante todo o ano de 2025 e, se os resultados forem satisfatórios, pretendemos padronizar e incorporar essa prática à rotina de trabalho”, destaca o Consultor de Grandes Clientes da Equatorial Maranhão, Linneker Melo.

O Prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, destaca que a iniciativa vai além da estética urbana, mas acima de tudo, é uma medida de segurança com a população. “A retirada desses fios clandestinos e inutilizados dos postes não é só uma questão estética, é principalmente uma questão de segurança e de respeito com a população. Com a parceria da Equatorial Maranhão, da SEPLU e da Secretaria de Meio Ambiente, Imperatriz segue avançando”, afirmou o prefeito.

Riscos à Segurança

A presença de cabos irregulares e ligações clandestinas na rede elétrica representam sérios riscos à segurança da população. Além de comprometer a organização urbana, esses cabos emaranhados podem provocar interrupções no fornecimento de energia elétrica, curtos-circuitos, incêndios de grandes proporções e ainda acidentes envolvendo veículos e pedestres. A Equatorial Maranhão constantemente realiza inspeções na rede elétrica para reduzir práticas irregulares e garantir um serviço mais seguro e confiável. Somente em 2024, a Distribuidora realizou aproximadamente 184 mil ações de inspeções de ligações clandestinas em todo o Maranhão.

Uso Mútuo

Os postes da rede elétrica são utilizados de forma compartilhada entre a Equatorial e as empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, como internet, TV a cabo, fibra óptica e telefonia fixa. Esse uso mútuo obedece a critérios técnicos e projetos elaborados pelas próprias empresas, em conformidade com as normas regulatórias vigentes dos setores elétrico e de telecomunicação. Cada empresa é responsável pela instalação, manutenção e organização dos seus próprios equipamentos, como cabos e amarrações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima