TOTVS Fluig Plataforma – Movimentar Solicitação

Empresária e criadora de conteúdo Amanda Lícia lança calendário de eventos com o selo Entremães

Amanda Lícia empresária, empreendedora e criadora de conteúdo apresentou na última semana a novidade de 2025 do seu empreendimento que tem o selo Entre Mães, a “Agenda Entre Mães 2025”. “Estamos muito felizes em poder compartilhar com todos nosso grande sonho que é o de colocar as ações da Entre Mães na agenda anual com a realização de vários eventos e contar com a presença de vários empresários, influenciadores e expositores que caminham conosco desde o início” afirmou Amanda. “Somos uma comunidade que acredita no poder do encontro, da conexão e do crescimento coletivo”, finalizou. A Entre Mães agora conta com:

·         Festival EntreKids – Um dia inteiro de diversão, afeto e vivência em família. Criado para encantar as famílias e fortalecer ainda mais os laços que construímos.

         Dia 05.07 das 17 as 22h  Estacionamento São Luís Shopping

·         Entre Mães Run – 19.10   A corrida que vai além do esporte. Um convite ao autocuidado, à leveza e à superação.

         Dia 19.10  Estacionamento São Luís Shopping

·         Feira Entre Mães – O nosso grande encontro de marcas, empreendedoras e oportunidades.

         Dias 6 e 7 de dezembro Multicenter Sebrae

“Três eventos e uma só essência: fortalecer o ecossistema que transforma histórias, conecta pessoas e inspira jornadas”, Amanda Lícia.


Entre Mães é a maior Feira de Negócios liderada por mães e mulheres do Maranhão! Nos últimos 4 anos a Entre Mães Movimentou + de 1 milhão de reais na economia local.
5 Feiras
+ 300 Expositoras
+ 40 mil pessoas



Além disso a Entre Mães gera oportunidade de emprego para muitas famílias. Um Ecossistema de Crescimento que visa desenvolver negócios liderados por mães e mulheres empreendedoras. Uma Feira que fornece programação para toda família: Shows Infantis, cursos, palestras etc. Um Ambiente propício para aumento de visibilidade, fortalecimento de marca, parcerias e desenvolvimento do seu negócio.

Potiguar promove oficina de cupcakes para crianças em parceria com Nena Falcão na loja da Av. dos Africanos

Proposta do Grupo Potiguar é transformar lojas em espaços de experiência e lazer para as famílias maranhenses

Neste sábado (26.04), a loja Potiguar da Avenida dos Africanos será palco de mais uma ação especial voltada ao público infantil. A partir das 9h da manhã, a criançada vai poder literalmente colocar a mão na massa na “Oficina de Cupcakes”, promovida em parceria com a renomada confeitaria Nena Falcão. A atividade é gratuita, com vagas ilimitadas, bastando apenas a confirmação prévia via WhatsApp (98-99179 3939). A recomendação para os participantes inscritos é chegar com 15 minutos de antecedência.

Com uma proposta lúdica e educativa, a oficina é voltada para crianças e promete uma manhã divertida e saborosa, em que os pequenos poderão aprender a fazer e decorar seus próprios cupcakes com a orientação da confeiteira Nena Falcão.

A iniciativa visa transformar as lojas da rede em pontos de encontro da comunidade, oferecendo atividades que envolvem lazer, aprendizado e convivência.

A rede Potiguar vem, cada vez mais, investindo em experiências que promovem a aproximação com o público e fortalecem os laços com a comunidade local. Além da ampla variedade de produtos para construção, decoração e jardinagem, a Potiguar tem ampliado seu calendário de eventos gratuitos e oficinas criativas, atraindo novos públicos e reforçando sua imagem como marca próxima, acolhedora e inovadora.

FOTO – DIVULGAÇÃO: A Chef e confeiteira Nena Falcão, que vai ministrar Oficina de Cupcakes  gratuita para crianças na loja Potiguar da Av. dos Africanos.

Serviço:

  • Evento: Oficina de Cupcakes com Nena Falcão
  • Data: Sábado, 26 de abril
  • Horário: 9h
  • Local: Potiguar Africanos
  • Entrada: Gratuita, vagas ilimitadas
  • Confirmação de presença: (98) 99179-3939 (WhatsApp)

Juíza Maria Izabel Padilha é eleita desembargadora substituta do TJMA

Magistrada obteve pontuação máxima em votação realizada pelo Órgão Especial do Tribunal, nesta quarta-feira, 23, pelo critério de merecimento

Sessão do Órgão Especial 23-4-2025 - editada

A juíza recebeu 1.600 de pontuação total na eleição desta quarta-feira

foto/divulgação: Ascom/TJMA

A juíza Maria Izabel Padilha, titular do 1º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo do Termo Judiciário de São Luís da Comarca da Ilha, foi eleita desembargadora substituta do Tribunal de Justiça do Maranhão, nesta quarta-feira (23/4), em razão da proximidade da aposentadoria da desembargadora Oriana Gomes. A magistrada obteve pontuação máxima na votação do Órgão Especial do TJMA, pelo critério de merecimento, em sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Froz Sobrinho.

Assim que tomar posse, Maria Izabel Padilha (em foto de arquivo pessoal, abaixo) ficará no cargo de desembargadora substituta até a eleição definitiva da magistrada ou do magistrado que ocupará a vaga da desembargadora Oriana Gomes, após sua aposentadoria. A juíza recebeu a pontuação total de 1.600, com média 100, dos desembargadores e das desembargadoras que participaram da eleição. O resultado foi em decorrência da soma nos critérios de Produtividade (480), Presteza (400), Desempenho (320) e Aperfeiçoamento (400).

Também concorreram ao cargo o juiz Carlos Henrique Rodrigues Veloso, titular Vara da Saúde Pública da Comarca da Ilha de São Luís; Maria José França Ribeiro, titular do 7º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo do Termo Judiciário de São Luís; José Afonso Bezerra de Lima, titular da 4ª Vara Cível do Termo Judiciário de São Luís; e Nélson Melo de Moraes Rego, titular da Auditoria da Justiça Militar do Estado do Maranhão, todos com manifestação favorável do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida. 

O Processo nº 27857/2025, para magistrados(as) de entrância final inscritos(as) para substituição no Tribunal de Justiça, de acordo com o edital EDT-Subst-TJ-GP – 1/2025, teve como relator o desembargador Jamil Gedeon.

ELEVADO NÍVEL

O relator examinou os perfis e mapas estatísticos dos inscritos e inscritas para a avaliação e destacou o elevado nível das candidatas e dos candidatos. “Observo que estamos diante de magistrados que honram o compromisso assumido quando da posse na magistratura”.

Após o voto do relator, votaram desembargadores e desembargadoras presentes à sessão, pela ordem dos(as) mais antigos(as) para os(as) mais recentes, exceto o presidente da Corte, o último a votar.

Justiça decide que Município de São Luís deve fazer saneamento básico na Vila Mauro Fecury I

.

Ausência de regularização urbanística e de saneamento básico na comunidade viola o direito à moradia digna dos moradores

A Justiça estadual decidiu que o Município de São Luís deve construir rede de abastecimento de água potável e de rede de esgotamento sanitário, com coleta, afastamento e tratamento de esgotos, na Vila Mauro Fecury I.

A decisão atendeu ao pedido do Ministério Público  (MP) para condenar o Município de São Luís a construir a rede de água potável e de rede de esgotamento sanitário na comunidade, após inquérito civil que apurou a precariedade do serviço, denunciada por um morador em audiência pública.

Segundo a ação, a ausência de regularização urbanística e de saneamento básico na comunidade viola o direito à moradia digna dos moradores, e as estruturas de saneamento básico são necessárias, independentemente das condições em que se deu o parcelamento do solo.

DEVER DO MUNICÍPIO

O MP sustentou que, ao conferir a condição de localidade à área ocupada pela comunidade, o Município assume o dever de regularizá-la e prover seus moradores com serviços públicos, especialmente os de saneamento ambiental.

O Município de São Luís alegou, em sua defesa, que a responsabilidade pelos serviços de saneamento básico naquela comunidade é da CAEMA e que, por ser  área  de ocupação irregular, não está inserida nem no plano Diretor nem no Programa de Saneamento Integrado e Urbanização, o que impede o Município de agir para implantar a rede de água e esgoto.

Em sua decisão, o juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, entendeu ser dever do Poder Público promover a proteção da saúde pública, garantindo a prestação do serviço de saneamento básico à população, em respeito à dignidade da pessoa humana, conforme a Constituição Federal.

SANEAMENTO BÁSICO

No decorrer da ação, ficou comprovada a falta na prestação de serviços básicos às comunidades objeto desta lide, diante da precariedade do fornecimento do serviço de saneamento básico (água e esgotos), pelo Município de São Luís.

Nesse sentido, o juiz decidiu que cabe a responsabilidade em promover a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico, conforme a Constituição Federal, pois se trata de responsabilidade por dano ambiental (meio ambiente artificial).

“Ademais, é dever inafastável do ente municipal promover a ocupação ordenada do solo urbano, conforme artigo 30, VIII, da Constituição, sendo o responsável por realizar a implementação de iluminação pública, redes de energia, água e esgoto, dentre outros, de modo a garantir o bem-estar de seus habitantes, nos termos do Plano Diretor e da legislação urbanística”, garantiu o juiz Douglas Martins.

Plataforma é condenada a indenizar usuária por falha em serviço contratado

Em sentença proferida no 7º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, a Uber do Brasil Tecnologia Ltda foi condenada a indenizar uma usuária em 5 mil reais. O motivo foi uma falha na prestação de um serviço de entrega, contratado pela autora. O caso tratou-se de uma ação de indenização por danos materiais e danos extrapatrimoniais, onde a autora afirmou que solicitou os serviços da Uber para que fosse realizada uma entrega de 10 camisetas, na loja Vestes Uniformes. 

Porém, apesar de o entregador ter retirado os produtos, não realizou a devida entrega que teve um custo se R$ 399,00, fato esse que teria causado à autora abalo emocional e sentimentos negativos. Por esse motivo, requereu na Justiça a condenação da UBER, no ressarcimento da quantia de R$ 399,00 citada, na devolução em dobro, do valor pago pela corrida e indenização por danos morais. Em contestação, a Uber em alegou que não é dela a responsabilidade pelo serviço do motorista e nem pelos itens transportados.

RELAÇÃO DE CONSUMO

No mérito, sustentou que não praticou nenhum ato ilícito e que não houve falha na prestação do serviço contratado. “Importa frisar que o processo deverá ser solucionado no Código de Defesa do Consumidor, por tratar-se de relação de consumo (…) No presente caso, a autora apresentou as provas que estavam ao seu alcance”, pontuou a juíza Maria José França Ribeiro, titular da unidade judicial.

E continuou: “ A Uber, embora demonstre que resolveu a questão em relação ao custo da corrida, com a inserção de crédito na conta da usuária demandante, nada apresentou em relação ao contato com o motorista responsável pela entrega no local indicado pela autora (…) A plataforma sustentou que o motorista permaneceu no local por longo tempo, mas não traz a prova de toda a comunicação do motorista, fazendo a comprovação apenas de trechos da conversa, o que evidencia a sua insuficiência de provas capazes de afastar a sua responsabilidade”.

Para a Justiça, é perceptível a formação da cadeia de fornecedores integrada pela plataforma eletrônica e pelo motorista nela cadastrado, atividades que, necessariamente, se conjugam e sem as quais não haveria contratação do serviço de transporte pela autora. Por fim, decidiu pela condenação da demandada ao pagamento de indenização por danos morais.

SÃO LUÍS – 50 motos são apreendidas na Operação Rolezinho

Motocicletas foram apreendidas na Cohama

A Operação Rolezinho, realizada na manhã desta terça-feira, 22, em São Luís, resultou na apreensão de 50 motocicletas no bairro da Cohama. A ação tem o objetivo de combater a poluição sonora e irregularidades nos veículos que circulam na capital maranhense.

Participaram da força-tarefa o Ministério Público do Maranhão, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), a Polícia Civil e o Instituto de Criminalística (Icrim).

Anteriormente, foram realizadas etapas da operação na Cohab, Av. Daniel de La Touche, Av. Litorânea, Cidade Operária, Cidade Olímpica, Forquilha, Vila Embratel e Anel Viário. No total, foram apreendidos 186 veículos apenas este ano.

De acordo com o promotor de justiça Cláudio Guimarães, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial de São Luís, a Operação Rolezinho traz impacto direto no trânsito, ordem pública e segurança.

Operação traz impacto na ordem pública e segurança pública

PF e CGU investigam descontos irregulares em benefícios do INSS

Entidades investigadas descontaram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bi, entre 2019 e 2024

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram hoje (23/4) a Operação Sem Desconto, com o objetivo de combater um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumprem hoje 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Seis servidores públicos foram afastados de suas funções.

As investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Até o momento, as entidades cobraram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais.

Lacine abre inscrições para oficinas de atuação para cinema e direção para audiovisual

O Laboratório  de Audiovisual acontece em São Luís no mês de maio com Com foco na qualificação profissional e no fortalecimento do setor audiovisual

Lacine – Laboratório de Audiovisual chega à 2ª edição fortalecendo a formação de realizadores maranhenses no campo do audiovisual. O evento acontece em São Luís, no mês de maio, com programação gratuita e inclusiva.

O Lacine é uma iniciativa da Jaguatirica Filmes. O projeto foi aprovado no Edital TECNOVA-FAPEMA, uma ação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e também é realizado com fomento da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA), Governo do Maranhão, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Além da abertura com bate-papo no dia 2 de maio, às 19h, na sala Blue Ocean (Hotel Blue Tree) e da realização de Masterclasses e Ambiente de Mercado no dia 3, no mesmo local, o Lacine realizará também oficinas, que acontecem no SESI Casarão da Indústria, localizado na Praça João Lisboa, no Centro de São Luís. As inscrições já estão abertas, são gratuitas e possuem 30 vagas cada. Interessados podem se inscrever até o dia 28 de abril, pelo link linktr.ee/lacinelab

De 5 a 12 de maio, das 15h às 18h, acontece o Laboratório de Atuação para Cinema, com foco na produção de self-tape, conduzido por Áurea Maranhão. Formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), Áurea é atriz, diretora e performer. Estreou na TV em horário nobre como Ticiana, na novela A Dona do Pedaço (Globo) e integrou o elenco da série Cidade Invisível (Netflix), interpretando Márcia. Na oficina, ela compartilha técnicas de atuação voltadas para a gravação de self-tapes — vídeos que funcionam como testes prévios para seleção de elenco em séries, filmes, campanhas e outras produções.

Logo em seguida, de 13 a 20 de maio, também das 15h às 18h, é a vez do Laboratório de Direção para Audiovisual, com o cineasta maranhense Lucas Sá. Natural de São Luís, Lucas assina a direção, roteiro e montagem de diversos filmes como O Membro Decaído (2012) e Ruído Branco (2013), além de videoclipes para artistas como Only Fuego, Frimes e do cantor Getúlio Abelha. Também co-dirigiu e roteirizou o curta Sesmaria, vencedor dos prêmios de Melhor Direção, Melhor Edição de Som e Prêmio da Crítica de Melhor Filme no Festival de Gramado. Seus filmes estiveram em mais de 300 seleções em festivais pelo mundo, como: Cinélatino – Rencontres de Toulouse, Guanajuato Film Festival e PiFan – Puchon Fantastic Film Festival.

Durante a oficina, Lucas irá orientar os participantes na criação de um curta-metragem de até cinco minutos, a partir de suas experiências e processos criativos.

Confira mais informações no perfil no Lacine no Instagram, @lacine_lab (instagram.com/lacine_lab). 

Serviço

O quê: Inscrições abertas para oficinas do Lacine – Laboratório de Audiovisual

Quando: De 23 a 28 de abril

Como se inscrever: Pelo link linktr.ee/lacinelab

Informações: @lacine_lab (no Instagram) 

Operadora Maxx Celebrou a Páscoa com Ato de Fé, Fraternidade e Gestão Humanizad

FOTOS – DIVULGAÇÃO: Os colaboradores da Operadora Maxx, de internet, TV HD e Telefonia se confraternizaram em clima de Páscoa e celebraram a ressurreição de Jesus Cristo, destacando suas lições de amor, fraternidade e doação ao próximo. Uma reflexão humanizada para engajar ainda mais os colaboradores no espírito da liderança servidora.

Distribuição de chocolates e reflexão cristã marcaram o momento especial entre colaboradores

Em um gesto de carinho, espiritualidade e valorização do ser humano, a Maxx, operadora maranhense que é referência em serviços de internet 100% fibra, TV HD e telefonia, promoveu uma celebração especial de Páscoa para seus colaboradores.

O evento interno, realizado na sede da empresa, contou com a distribuição simbólica de chocolates e uma profunda reflexão cristã sobre o verdadeiro significado da Páscoa: A ressurreição de Jesus Cristo e seu sacrifício pela humanidade, suas bençãos e seu exemplo de fraternidade.

Mais do que apenas um momento de confraternização, a ação reforçou o compromisso da Maxx com uma gestão humanizada, que entende a importância de proporcionar aos colaboradores um ambiente acolhedor, onde valores espirituais, como a fé e a fraternidade, podem ser livremente praticados e celebrados.

Durante a celebração, foi destacada a mensagem central da Páscoa no cristianismo: a vitória da vida sobre a morte, da esperança sobre o desespero, simbolizada na ressurreição de Cristo. A reflexão propôs um momento de interiorização e comunhão entre os presentes, convidando todos a olharem com mais empatia para o próximo, especialmente em tempos desafiadores.

“Celebrar a Páscoa dentro do ambiente de trabalho é reconhecer que os colaboradores não são apenas profissionais, mas seres humanos completos, com emoções, crenças e aspirações. A fé tem um papel transformador, inclusive nas relações corporativas”, destacou Sara Belo, analista de RH da Maxx que organizou a celebração.

Gestão Humanizada: Pilar da Cultura Maxx

A iniciativa se alinha com a filosofia da Maxx de que empresas são feitas de pessoas e, por isso, precisam fomentar espaços onde a espiritualidade e os laços humanos sejam respeitados e valorizados.

A prática de uma gestão humanizada não apenas promove o bem-estar dos colaboradores, mas também contribui para o fortalecimento do espírito de equipe e da cultura organizacional.

Ao escolher a Páscoa como momento simbólico para unir seus profissionais, a Maxx reforça seu papel como uma empresa que vai além da tecnologia; preocupando-se com a construção de um ambiente mais justo, solidário e inspirador.

CEST transforma clássicos da comida de boteco em aprendizado e oportunidade

Oficina “Comida de Boteco” será dia 26 de abril


A comida de boteco é um dos maiores patrimônios afetivos e culturais do Brasil. Seja nos bares de esquina ou nas mesas altas dos gastrobares, o petisco tem lugar cativo na mesa e no coração do brasileiro. Celebrando essa tradição e apostando em seu potencial também como fonte de trabalho e renda, o Centro Universitário Santa Terezinha – CEST realiza, no próximo sábado, dia 26 de abril, a oficina “Comida de Boteco: Uma releitura voltada para hábitos culturais”, que promete transformar a comida de boteco em experiência didática de gastronomia.

A Oficina será ministrada pela professora do CEST Daniela Castelo Branco Rios Mariz, que é graduada em Gastronomia e Mestranda em Nutrição e Biotecnologia Alimentar, além de proprietária de uma lanchonete e um café.

O evento é aberto tanto aos alunos do CEST quanto ao público externo interessado, e acontecerá no próximo sábado (26.04), das 8h às 12h30, no Laboratório de Técnica II da instituição. A oficina une aulas prática e teórica em laboratório, valorizando ingredientes regionais e ensinando técnicas refinadas da alta gastronomia para reinventar os clássicos das mesas de bar.

A proposta vai além do sabor: Ela também mira no empreendedorismo. Ao proporcionar conhecimento técnico e estimular a criatividade culinária, a oficina representa uma oportunidade concreta de geração de trabalho e renda, especialmente em um setor que segue aquecido com o crescimento de bares, pubs e serviços de catering voltados para eventos.


FOTO – DIVULGAÇÃO: A Prof. de Gastronomia do CEST Daniela Castelo Branco Rios Mariz que vai ministrar no sábado (26.04) a Oficina  “Comida de Boteco: Uma releitura voltada para hábitos culturais”, com inscrições via Sympla.

“O que o CEST oferece com
a Oficina  “Comida de Boteco: Uma releitura voltada para hábitos culturais”, com inscrições via Sympla. oficina é muito mais que uma aula de culinária. É uma imersão cultural e um estímulo para quem deseja empreender ou se destacar no mercado gastronômico”, destaca a professora Daniela.

Com carga horária de 4h30 e investimento de R$ 120,00, a oficina tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla, no link: sympla.com.br/evento/comida-de-boteco-uma-releitura-voltada-para-habitos-culturais/2900578

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima