Documentário “Papo de Cadeira: arte sem limites” será lançado em São Luís com sessão especial para estudantes da rede pública

0comentário

O lançamento será realizado no dia 20 de março com sessões presenciais e online

A vivência na arte e cultura de cinco pessoas com deficiência vai ganhar as telas, começando pela capital maranhense. O documentário “Papo de Cadeira: arte sem limites”, idealizado, dirigido e roteirizado pelo comunicador social e pedagogo Fábio Ferreira, será lançado no dia 20 de março em São Luís, em duas sessões presenciais e uma online no canal do Youtube, Papo de Cadeira: https://www.youtube.com/@papodecadeira

A primeira sessão será dedicada a estudantes da rede pública de ensino, às 9h, no Sesc Deodoro, localizado na Av. Silva Maia, 164 – Centro, próximo à Biblioteca Benedito Leite, seguida de bate-papo com o diretor do documentário. No período da tarde, a partir das 14h, o lançamento será voltado à convidados e ao público em geral, com apresentações culturais e exposição de arte, no Centro Cultural do Ministério Público, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 1396 – Centro. No Youtube, o lançamento será às 20h.

Com o apoio da Lei de Incentivo Paulo Gustavo, o documentário celebra a força, as habilidades e capacidades de realização das pessoas com deficiência, por meio de histórias inspiradoras de quatro artistas maranhenses: Augusto Neto, cantor maranhense, autista, que emociona com sua alegria e talento; Maria Rocha, conhecida como “ a dançarina sobre rodas”, que ao som de diversos ritmos apresenta danças e coreografias integrando os movimento à cadeira de rodas; Lucas Luciano, artista visual, um pintor que usa a boca e os pés para criar obras de arte; Márcio Travis, tatuador e designer gráfico, que por meio da arte expressa muita criatividade e personalidade nos traços.

A história de Fábio Ferreira, também é registrada no documentário. Após ter a vida modificada por um acidente de carro que o deixou tetraplégico, ele se reinventou, aprofundou os estudos na área da comunicação e da acessibilidade e atualmente é especialista no tema, realizando consultorias em eventos artísticos e culturais, como festivais de música. Fábio é criador de conteúdo no perfil Papo de Cadeira, no Instagram, espaço onde propõe diferentes reflexões sobre a pauta da acessibilidade e da inclusão social.

“ Sempre fui uma pessoa muito ligada ao universo da arte, da cultura e suas linguagens. Ser uma pessoa com deficiência não me afastou disso. Fiz um mergulho ainda mais profundo no universo da arte como ferramenta de expressão, comunicação e inclusão. O documentário trata sobre isso, trazendo as vivências e narrativas de outras pessoas que também descobriram na arte um caminho para se colocar no mundo como potência, beleza, força, criatividade e realização. Saber que o público vai conhecer essas histórias é muito emocionante.”, afirmou Fábio Ferreira.

O documentário “Papo de Cadeira: arte sem limites” foi produzido ao longo do ano de 2024 com o objetivo de sensibilizar público sobre empatia, respeito e inclusão, mostrando que a arte é um canal universal de comunicação e autoconhecimento, capaz de conectar pessoas de diferentes realidades, fortalecer a compreensão e cultura de paz. O filme propõe uma outra visão sobre a deficiência, revelando a riqueza e a diversidade da experiência humana. 

“O documentário é uma ferramenta poderosa para promover a inclusão social e a construção de um mundo mais justo e igualitário. Ele convida o público a refletir sobre a importância de criar espaços para a expressão artística de todos, valorizando a diversidade e o potencial criativo de cada indivíduo.”, reiterou o diretor Fábio Ferreira.

Com o documentário, Fábio Ferreira busca ainda ampliar o acesso aos conteúdos que produz por meio do Projeto Papo de Cadeira, pelo qual disponibiliza conteúdos em vídeos e em textos, engajando e inspirando uma comunidade diversa e ampla. Pelo projeto, ele vem conseguindo conectar pessoas e mostrar que  a vida, mesmo com desafios, pode ser vivida com alegria e propósito. 

Graduado em Pedagogia e pós-graduação em Psicopedagogia, Audiovisual e Jornalismo Digital, ele segue elaborando projetos, entre eles o de realizar um festival dedicado a dar visibilidade à artistas com deficiência, inicialmente no município de Centro do Guilherme, onde vive atualmente, e depois em outras cidades do Maranhão. Para conhecer mais, acompanhe a página Papo de Cadeira, https://www.instagram.com/papodecadeira

Serviço

O quê: Lançamento do documentário “Papo de Cadeira: arte sem limites”

Data: 20 de março, sessões presenciais e online no Youtube.

Programação:

9h: Sessão especial para alunos de escolas públicas –  Sesc Deodoro – Av. Silva Maia, 164 – Centro

14h – Lançamento oficial para convidados e público – Centro Cultural do Ministério Público – Rua Oswaldo Cruz, 1396 – Centro

20h – Transmissão do documentário no canal do YouTube do Papo de Cadeira para que todos possam assistir: https://www.youtube.com/@papodecadeira

Sem comentário para "Documentário “Papo de Cadeira: arte sem limites” será lançado em São Luís com sessão especial para estudantes da rede pública"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS