A expectativa é que, de março a maio, a capital registre 1.192,2 milímetros de chuva

São Luís deve ser a capital mais chuvosa do Nordeste nos próximos três meses segundo o boletim divulgado pelo Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A expectativa é que, de março a maio, a capital registre 1.192,2 milímetros de chuva.
Atrás de São Luís, no ranking das capitais mais chuvosas da região Nordeste, fica a cidade de Fortaleza (CE), que deve registrar 950,5 milímetros.
Segundo a UEMA, o período de maio é crucial para a região e deve contribuir com mais de 50% da precipitação anual em áreas que se estendem ao norte do Maranhão, ao centro-oeste do Rio Grande do Norte e ao noroeste da Paraíba.
Chuvas acima da média
De acordo com o boletim, a região Norte do Maranhão deve registrar nos próximos três meses, chuvas acima da média histórica para o período. O acumulado de chuva pode ultrapassar os 1200 milímetros.
A previsão foi realizada a partir de modelos climáticos avançados fornecidos pelo CPTEC/INPE, INMET, FUNCEME e outros centros de pesquisa meteorológica. Em áreas que vão da região central do Maranhão até o recôncavo Baiano, incluindo os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, a chuva deve ficar dentro da faixa normal.
Fonte: G1 MA