Carnaval acende alerta para o risco de doenças transmissíveis durante as festas

O Brasil já vivencia uma das épocas mais festivas: o Carnaval. O período é marcado por diversão, músicas, bebidas, além de beijos e encontros sexuais. Em meio às comemorações, o alerta é para atenção à segurança com bebidas e cuidados essenciais para prevenção de doenças transmissíveis. O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (Dathi/SVSA), apontou que em 2023 houve um aumento de 4,5% nos casos de HIV em comparação a 2022. Isso demonstra maior capacidade de diagnóstico, o que contribui para tratamentos eficientes, mas também representa um ponto de atenção para prevenção e conscientização da sociedade.

Os dados também mostram que em 2023 a taxa de mortalidade por aids foi de 3,9 óbitos, a menor desde 2013, o que ressalta os esforços indispensáveis para controle da doença. Além do HIV, durante todo o ano e, especialmente neste período de carnaval, outras doenças como as hepatites virais, HPV, vírus da gripe, Covid-19 e até conjuntivite acendem o alerta de especialistas quanto às questões de saúde. O Dr. José Noronha, médico infectologista do Instituto de Educação Médica (IDOMED), observa que a preocupação é voltada às infecções sexualmente transmissíveis. Ele observa que é preciso realizar “sexo seguro com preservativo, procurar evitar relações com múltiplos parceiros, além de manter hábitos de etiqueta respiratória como lavar as mãos e o uso de álcool em gel”, destaca.

Especificamente quanto ao ato sexual, o médico pontua que quando é realizado de forma desprotegida e com parceiros diversos, “potencializa o risco de propagação de IST’s, como sífilis, gonorreia, clamídia e o herpes simplex”. Além disso, o especialista destaca que nesse período é preciso ficar atento “às doenças respiratórias devido às aglomerações, que favorecem a disseminação desse tipo de vírus. Sem contar que também pode aumentar a

exposição a doenças de transmissão oral-fecal, como a hepatite A, por meio de água e alimentos contaminados”, ressalta.

Nesse cenário, o especialista acrescenta que evitar o compartilhamento de objetos pessoais, incluindo os cigarros eletrônicos, é imprescindível. O foco também deve estar na melhor hidratação e alimentação com produtos de procedência segura. Outra orientação bastante eficaz é estar em dia com a vacinação. “É necessário ter a caderneta vacinal atualizada para hepatites, influenza e o reforço da Covid-19. Certamente, são medidas que ajudam a evitar a propagação dessas doenças em associação a hábitos responsáveis durante o carnaval”, explica.

O que fazer em caso de sintomas?

Durante ou após as festas de carnaval, se ocorrer o aparecimento de algum sintoma, como febre, dores diversas, secreção pulmonar, assim como lesão ulcerativa ou verrucosa na região genital, é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo. Deve-se, sobretudo, evitar a automedicação e priorizar sempre orientação e tratamento correto indicado por especialistas.

Laboratório Lacmar e Natus Lumine Hospital e Maternidade conscientizam foliões no Camarote de Ilha

Carnaval é oportunidade para estreitar laços com o público

Com o Carnaval de rua al de rua forte em São Luis, e a crescente popularidade dos camarotes temáticos, as marcas encontram uma oportunidade para estreitar laços emocionais com o público, em meio a folia.

Em um cenário onde a música, a dança e a alegria contagiante dominam, ações de ativação de marca têm se mostrado estratégias eficazes para criar vínculos duradouros com os consumidores, indo muito além da simples divulgação de produtos e serviços.

O segredo do sucesso está na experiência proporcionada ao público. De acordo com especialistas em marketing, o Carnaval oferece um ambiente altamente emocional, o que potencializa o poder de impacto das ações promocionais.

Profisisonais de Branding e MKT defendem que, quando uma marca consegue se conectar com as emoções do folião, ela deixa de ser apenas uma opção de consumo e passa a fazer parte das memórias afetivas daquela pessoa.

Lacmar e Natus Lumine: Conscientização com Alegria

Um exemplo dessa abordagem é o trabalho de ativação de marca “No Hit da Saúde”, que está sendo realizado em conjunto pelo Laboratório Lacmar e Natus Lumine Hospital e Maternidade, no Camarote da Ilha, na Av. Litorânea.

Apostando na distribuição de brindes úteis – kits ressaca – e na conscientização dos foliões com dicas de saúde; Natus Lumine e o Lacmar conseguiram combinar diversão e informação de forma inovadora.

Equatorial Maranhão elabora Plano Operacional para assegurar fornecimento de energia durante o Carnaval

Para garantir que a festa e o descanso dos maranhenses ocorram com segurança e sem interrupções no fornecimento de energia, a Equatorial Maranhão elaborou um Plano Operacional de Carnaval. A ação mobilizará mais de 1.500 profissionais entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas, que atuarão em regime de plantão entre os dias 28 de fevereiro e 05 de março.
Além das equipes técnicas, a Distribuidora contará com subestação móvel, caminhões de Linha Viva (permitindo manutenção sem desligamento da rede) e tecnologia de comunicação integrada para agilizar a troca de informações entre as equipes e o Centro de Operações Integradas (COI).

Monitoramento contínuo e ações preventivas
As equipes estarão posicionadas estrategicamente nos circuitos oficiais da folia, definidos pelas prefeituras e pelo Governo do Estado. Para Ivan Bazzan, Gerente de Operações da Equatorial Maranhão, o plano foi desenhado para garantir rápida resposta em caso de ocorrências. “Nosso objetivo é assegurar o fornecimento de energia com máxima eficiência, para que a população possa aproveitar o carnaval com segurança, seja em festas, em casa ou eventos religiosos”, explica.

Antes do início do carnaval, a Distribuidora intensificou ações de manutenção preventiva, incluindo:
• Inspeção prévia das redes elétricas;
• Lavagem de componentes das subestações e redes de distribuição;
• Substituição de isoladores e instalação de espaçadores;
• Poda de árvores próximas à rede elétrica, minimizando os impactos do período chuvoso.

Atenção ao trânsito: evite acidentes com a rede elétrica
A Equatorial Maranhão reforça a importância da direção segura para evitar colisões com postes, que podem causar interrupções no fornecimento de energia. Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, a orientação é:
• Não se aproximar de fios caídos ou postes danificados;
• Entrar em contato com a Equatorial Maranhão pelo 116;
• Acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192) para socorrer às vítimas.

Atendimento 24h para emergências
Durante o Carnaval, a Equatorial Maranhão manterá atendimento 24 horas via WhatsApp (98) 2055-0116, com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita). Os pontos de atendimento presenciais estarão fechados nos dias 03 e 04 de março, retornando no dia 05, a partir das 13h.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima