Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, mas alguns cargos não exigem experiência profissional anterior
O Grupo Mateus promove nesta terça-feira (25) um Mutirão de Empregabilidade. A iniciativa visa preencher diversas vagas para o Centro de Distribuição e Indústria da Companhia. O mutirão acontece das 8h às 18h, no SENAI da BR 135 no Km 05, bairro da Vila Esperança, ao lado do posto Roma. Para participar, é preciso ser maior de 18 anos e ter disponibilidade de horário para o trabalho, além de apresentar currículo atualizado e documentos pessoais.
Durante o evento, serão recebidos currículos e realizadas entrevistas para funções como: aprendiz; auxiliar de depósito; auxiliar de manutenção; auxiliar de logística; auxiliar de produção; auxiliar de serviços gerais; conferente; fiscal de prevenção de perdas; e operador de paleteira. Os colaboradores selecionados vão integrar um grupo que já inclui mais de 50 mil profissionais em nove estados brasileiros.
A Gerente de Recursos Humanos para Operações do Grupo Mateus, Railma Lima, destaca que a seleção prioriza candidatos com disponibilidade de horário e idade mínima de 18 anos. “Para cargos como auxiliar de depósito, logística e serviços gerais, não exigimos experiência profissional específica. Portanto, há grande possibilidade de contratação para pessoas que ainda não possuem experiência no mercado de trabalho”, ressalta. Já para algumas funções, como operador de paleteira e auxiliar de manutenção, é necessário comprovar experiência mínima de seis meses.
Além de oferecer uma porta de entrada para o mercado, o Grupo Mateus investe na capacitação e no crescimento profissional dos colaboradores. “Temos uma Universidade Corporativa com diversos programas de treinamento e desenvolvimento. Muitos dos nossos líderes operacionais foram formados por meio desses programas, o que garante amplas possibilidades de crescimento dentro da empresa”, afirma Railma Lima.
Para participar, os interessados devem comparecer ao SENAI no dia do evento, levando currículo atualizado e documentos pessoais. A ação reforça o compromisso do Grupo Mateus com a geração de empregos e a qualificação de profissionais no Maranhão.
Serviços: Local: SENAI da Br 135 – no Km 05, bairro da Vila Esperança – São Luís, MA Data: 25 de fevereiro de 2025 – das 08h às 18h Requisitos: Ser maior de 18 anos e ter disponibilidade de horário Levar currículo atualizado e documentos pessoal.
A Fribal tem presença marcante na agropecuária, com fazendas dedicadas à recria e engorda bovina
Nessa terça – feira, 25 de fevereiro, é celebrado no país o Dia do Agro, um setor que responde por mais de 20% do PIB nacional e se consolida como pilar estratégico da economia. No Nordeste, um dos grandes protagonistas desse universo é o Grupo Fribal, cuja trajetória de mais de 20 anos no agronegócio reflete um compromisso inabalável com excelência, inovação e sustentabilidade.
Excelência em Agropecuária e Agroindústria
A Fribal tem presença marcante na agropecuária, com fazendas dedicadas à recria e engorda bovina, e na agroindústria, com dois frigoríficos localizados no Maranhão. Essas operações integradas posicionam a Fribal como a maior exportadora de carne bovina da região Nordeste, responsável por 80% da carne exportada pelo estado do Maranhão.
Em 2023, o grupo registrou um crescimento de 40% nas exportações, resultado de investimentos robustos em infraestrutura e na capacitação de seus mais de 1.500 especialistas. “Nosso compromisso é entregar qualidade com responsabilidade socioambiental, mantendo um alto padrão de excelência operacional”, destaca o Presidente da Fribal Carlos Francisco de Oliveira.
Reconhecimento em Sustentabilidade e Bem-Estar Animal
A Fribal é pioneira em sustentabilidade e bem-estar animal na região. A Fazenda São João, localizada em Campestre do Maranhão, conquistou a certificação nível ouro no programa de Bem-Estar Único, tornando-se a segunda fazenda no Brasil a alcançar tal reconhecimento. Esse certificado atesta as práticas de gestão socioambiental, saúde e bem-estar animal, alinhadas às exigências internacionais de sustentabilidade.
Além disso, a Fribal se destacou ao conquistar o 2º lugar da América Latina no Concurso Nacional de Qualidade de Carcaça Nelore, promovido pela Associação Brasileira de Criadores da Raça Nelore (ABCN), e pelo segundo ano consecutivo, liderou o benchmarking nacional de saúde animal em confinamentos, organizado pela FOCO Consultoria; conquistando o primeiro lugar entre 1.000.000 cabeças confinadas.
Tecnologia de ponta e processos com rigoroso controle de qualidade garantem excelência em todas as operações da Fribal
Rastreabilidade e Compromisso Socioambiental
A sustentabilidade está no DNA da Fribal. A empresa adota um rigoroso monitoramento socioambiental na compra de gado, utilizando a ferramenta SMGeo da Niceplanet para garantir o enquadramento socioambiental de seus fornecedores. Com isso, a Fribal assegura a conformidade com protocolos de proteção ao Bioma Amazônico e ao Cerrado, combatendo desmatamento ilegal e práticas análogas ao trabalho escravo.
Desde 2021, a Fribal implementa a rastreabilidade socioambiental na originação do gado para abate, abrangendo 100% dos fornecedores diretos (Nível 1), com 1.377 pecuaristas e 1.628 propriedades monitoradas no ano de 2022. Para 2025, o objetivo é estender essa rastreabilidade aos fornecedores indiretos (Nível 2) na compra de gado para abate, reforçando a transparência e a responsabilidade na cadeia de produção.
“Nosso rebanho é originado a partir dos melhores criadores de gado Nelore dos Estados do Maranhão e do Pará; animais criteriosamente selecionados por compradores profissionais” ressaltou o Presidente da Fribal.
Plantas Modernas e Logística de Excelência
As duas plantas frigoríficas da Fribal no Maranhão, com capacidade de abate de 320.000 cabeças /ano; são responsáveis por 65% da capacidade de abate do Estado, com a certificação federal do S.I.F. E mais, a Fribal mantém um padrão rigoroso de segurança alimentar e qualidade do produto final. A empresa investe continuamente na modernização das plantas, com foco na eficiência operacional e melhoria da qualidade do produto final, na racionalização do uso de recursos naturais e aumento da segurança alimentar para os consumidores finais.
Outro diferencial estratégico é a frota própria, que garante eficiência logística e qualidade do produto de ponta a ponta, tanto no mercado interno quanto nas exportações. “Nosso compromisso com a qualidade e a responsabilidade social é o que nos diferencia no mercado global”, enfatiza o Diretor da Fribal Carlos Antônio Schmidt.
Liderança no Mercado Internacional e Nacional
Com a chancela do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Fribal exporta carne para países com elevados padrões de qualidade, expandindo constantemente sua presença internacional. A Fribal atende a exigentes requisitos sanitários de vários países, com protocolos internacionais garantidos pelo Serviço de Inspeção Federal Brasileiro (S.I.F).
No mercado nacional, a empresa atende todos os estados do Brasil, mantendo uma rede de distribuição eficiente e competência comercial consolidada.
A Fribal destaca-se no cenário nacional do agronegócio, sendo a maior exportadora de carne bovina da região Nordeste do país
Inovação e Sustentabilidade: A Fribal em sintonia com o Futuro do Agro
O compromisso da Fribal com a inovação tecnológica, a sustentabilidade socioambiental e o bem-estar animal solidifica sua posição como líder do agronegócio no Nordeste e um exemplo nacional de excelência e responsabilidade corporativa.
No Dia do Agro, o Grupo Fribal não apenas celebra suas conquistas, mas também reafirma sua missão de transformar o agronegócio brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.
Para Carlos Francisco de Oliveira, Presidente da Fribal, o segredo do sucesso está na gestão responsável, no investimento em pessoas e na busca constante pela inovação. “Nosso objetivo é continuar liderando o mercado com excelência, sustentabilidade e compromisso com a qualidade, garantindo a confiança de nossos clientes e parceiros em todo o mundo.”
A Fribal se destaca não apenas como um expoente do agronegócio no Brasil, mas também como um modelo de sustentabilidade e de excelência operacional. A empresa consolida sua liderança no setor, mostrando que é possível aliar crescimento econômico à responsabilidade socioambiental.
FOTO – DIVULGAÇÃO: A BRK completa neste mês de janeiro 10 anos de atuação no Maranhão, com investimentos que têm revolucionado o cenário do saneamento local
Presente em 13 estados e em mais de 100 municípios do Brasil, a BRK é uma das principais empresas privadas de saneamento do país, e completou em janeiro 10 anos de atuação no Maranhão, com investimentos que têm resultado em uma mudança no cenário do saneamento local.
Desde 2015 tem contribuído para a transformação e qualidade de vida dos moradores de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, municípios maranhenses atendidos pela concessionária com os serviços de água e esgoto.
Além da operação dos serviços, a BRK tem investido desde o primeiro ano de concessão na recuperação e ampliação do sistema de abastecimento de água, com diversas obras e melhorias, a fim de proporcionar a universalização e a garantia do acesso da população à água de qualidade.
Até o momento, já foram construídos 6 grandes novos centros de reservação, tratamento e distribuição de água, garantindo um abastecimento regular e de qualidade à população. Também foram implantados mais de 415 km de redes e adutoras, possibilitando o acesso ao serviço por parte de mais de 90% dos moradores dos dois municípios. Os investimentos contemplam ainda a perfuração e operacionalização de 29 novos poços tubulares profundos; a instalação de 58 novas subestações de energia em áreas operacionais; a realização de 79 mil novas ligações em imóveis; a instalação de 96 mil novos hidrômetros e mais 317 melhorias de unidades operacionais, como reabilitações de poços e reservatórios.
Vale lembrar que, até o ano de 2015, menos de 40% da população de São José de Ribamar e Paço do Lumiar recebia água em casa. Com as obras de saneamento, foi possível elevar consideravelmente o percentual de atendimento à população.
Apesar dos grandes avanços e de muito trabalho realizado, as obras não param por aqui. Ainda neste ano, será entregue mais um grande centro de reservação, tratamento e distribuição, cujas obras já estão em fase de conclusão; além da construção da Estação de Tratamento de Esgoto Cajueiro, que irá atender mais de 70 mil moradores de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.
Para os próximos anos, a BRK prevê cerca de R$ 600 milhões em novos investimentos, dando continuidade à expansão dos serviços de esgoto e seguindo o propósito de transformar a vida das pessoas levando o saneamento para muito além do básico.
Programa promovido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Equatorial em parceria com a Oracle One Nex Education formou jovens em linguagem de programação e inteligência artificial
Os formandos do Capacitech com representantes da Equatorial e parceiros do programa, reunidos na solenidade de conclusão do Capacitech
O EQT Lab, laboratório e hub de inovação do Grupo Equatorial localizado na Rua do Giz, no Centro Histórico de São Luís, foi palco na última nesta sexta-feira (21.02) da cerimônia de encerramento e entrega de certificados, da primeira edição do Capacitech, um programa inédito de capacitação que formou jovens e profissionais em linguagem de programação e inteligência artificial.
A iniciativa, promovida pelo Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Equatorial em parceria com a Oracle One Nex Education, capacitou jovens de baixa renda, alunos das escolas públicas IFMA e IEMA, familiares de eletricistas, equipes do call center do Grupo Equtorial e pessoas da comunidade.
Os alunos formandos da primeira edição do Capacitech com seus certificados entre o executivo do EQT Lab Lucas Pinheiro e a curadora Andressa Gaspar
Lucas Pinheiro, executivo do EQT Lab ressalta o sucesso dessa primeira edição do Capacitech e os planos de extensão dessa formação: “Esse evento foi um momento de celebração do sucesso do Capacitech, que é um importante programa voltado para jovens. Agora capacitados, esses jovens já possuem uma formação robusta para sua entrada no mercado de trabalho de tecnologia; com ênfase em programação e desenvolvimento de software; uma atividade com demanda e que permite o trabalho remoto, para qualquer parte do país. Já estamos planejando a expansão desse projeto que começou com esse piloto aqui, e que foi um grande sucesso” resumiu Lucas Pinheiro.
O programa teve duração de seis meses, com um total de 540 horas de aulas e quatro encontros presenciais abordando temas como Eficiência Energética, Desenvolvimento de Software e Oratória.
O aluno Wemerson Taylon Fernandes que se destacou em primeiro lugar nessa edição do Capacitech
Para Andressa Gaspar, curadora do EQT Lab, esse projeto foi importante para ajudar a disseminar ainda mais a cultura de inovação: “Essa capacitação teve como objetivo maior a inclusão digital dos jovens atendidos. Para nós, esse programa foi muito especial, pois enquanto hub de inovação que somos, estamos promovendo a cultura de inovação. Esse projeto iniciou aqui, mas ideia é que a gente cresça em outras localidades onde a Equatorial atua” explicou a curadora do EQT Lab Andressa Gaspar.
Adryand Coelho, Coordenador de Laboratórios do IEMA/ Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão enalteceu a parceria da Equatorial nesse projeto: “O programa Capacitech durou seis meses e para os nossos alunos, vindos de uma escola pública como o IEMA, foi uma oportunidade grandiosa, e que permitiu a esses alunos terem contato com as áreas de informática e de inteligência artificial. No IEMA, já trabalhamos com cursos técnicos, e o Capacitech veio ampliar o conhecimento e a formação dos nossos alunos, que foram habilitados na plataforma Alura, através da parceria entre a Oracle e Equatorial. Com essa parceria, estamos formando cidadãos mais qualificados para o mercado de trabalho” frisou o Coordenador de Laboratórios do IEMA.
Os parceiros Mauro Lopes e Márcio Aragão, da Agência de Inovação e representantes do IFMA
Outro parceiro do Capacitech foi o Centro Universitário UNDB, que foi representado pelo Prof. Rodrigo Monteiro de Lima, Coordenador da Escola de Tecnologia da UNDB, que atuou como mentor do Capacitech: “Nossa missão nesse projeto, atuando como mentor, foi nortear os alunos com sua ideia, para que esta pudesse se transformar na solução de um problema. Eu mentorei a equipe Equalizar, de forma virtual, formada por colaboradores do call center da Equatorial que estavam em Imperatriz e parte em Teresina. Nosso papel foi guiar e motivar essa equipe, para chegarem à apresentação final de suas ideias e projetos com êxito. Parabenizamos a Equatorial pelo sucesso desse programa e esperamos seguir com essa parceria; pois acreditamos que são as iniciativas que envolvem educação que, de fato, transformam as vidas de nossos alunos e de suas comunidades e famílias” frisou o mentor do Capacitech Prof. Rodrigo Monteiro de Lima.
Como parte do aprendizado, os alunos foram desafiados a desenvolver aplicativos e sites com foco em eficiência energética. Os melhores projetos foram apresentados em forma de pitch.
O Prof. Rodrigo Monteiro de Lima, Coordenador da Escola de Tecnologia da UNDB e que atuou como mentor do Capacitech
O aluno Wemerson Taylon Fernandes tem 19 anos. Egresso do IEMA Rio Anil, ele se destacou em primeiro lugar nessa primeira edição do Capacitech e já sonha com um bom emprego na área de tecnologia: “Eu iniciei a minha jornada no IEMA Rio Anil no curso informática para internet e soube do Capacitech pelos meus professores. Eu não gostava tanto de tecnologia até então, mas fui incentivado a seguir nessa área e entrar no Capacitech pelos meus professores. Foram seis meses que pareceram anos. Foi um curso extremamente importante, onde aprendi muito sobre programação, com ênfase em back-end. Me sinto mais qualificado, dei um grande salto para o meu futuro profissional. Eu já faço alguns trabalhos como free-lancer e com esse novo conhecimento, eu quero aprimorar ainda mais minha atuação em desenvolvimento de softwares e buscar um bom emprego, com esse diferencial agora no meu currículo” declarou animado Wemerson Taylon Fernandes, formado na primeira edição do Capacitech.
Mais informações sobre as novas edições do Capacitech e sobre outros projetos de tecnologia e inovação podem ser acessadas no nosso site: www.eqtlab.com.br e no perfil do instagram @eqtlab.grupoequatrial”.
Destaque para itens nas lojas Potiguar para os foliões curtirem as festas e blocos
DCIM\102MEDIA
FOTO – DIVULGAÇÃO: As lojas Potiguar estão divulgando o horário especial para este feriado de Carnaval, para que so clientes possam se planejar melhor
O Carnaval 2025 está aí e o Grupo Potiguar anuncia os horários especiais de funcionamento de suas lojas em São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, Imperatriz, Santa Inês e Bacabal.
Para atender aos foliões que buscam praticidade e conforto durante as festas, a rede destaca sua variedade de produtos em todas as lojas Potiguar, como copos e caixas térmicas, ideais para manter as bebidas sempre geladas e aproveitar o Carnaval com estilo.
Horários de funcionamento da Potiguar no Carnaval
Em São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, Bacabal e Santa Inês as lojas terão funcionamento normal no sábado (01/03) e domingo(02/03). E estarão fechadas na segunda (03/03) e terça-feira (04/03). Na Quarta-feira de Cinzas (05/03), a reabertura das lojas será a partir das 13h.
A Potiguar Imperatriz terá funcionamento até às 18h no sábado (01/03), e também ficará fechada na segunda (03/03) e na terça-feira (04/03). A loja vai reabrir na quarta-feira (05/03) de cinzas a partir das 12h.
Em Bacabal e Santa Inês as lojas terão funcionamento normal no sábado (01/03). E estarão fechadas na segunda (03/03) e terça-feira (04/03). Na Quarta-feira de Cinzas (05/03), a reabertura das lojas será a partir das 13h.
Empresa deve adotar medidas para coibir a importação da substância no Brasil
Imagem: Snowing/Freepik
O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação para que a plataforma Alibaba.com, junto com as empresas IEST Tecnologia e Cainiao Express, adotem medidas imediatas para impedir a comercialização e a importação ilegal de mercúrio metálico no Brasil. Em investigação, o MPF apurou que a plataforma facilita a compra e o envio do metal por usuários brasileiros sem qualquer rastreamento ou autorização dos órgãos ambientais competentes.
Diante das evidências, o MPF recomendou que as empresas Alibaba.com, IEST Tecnologia e Cainiao Express adotem, no prazo de 30 dias, medidas para barrar o comércio ilegal da substância no país. A empresa deve remover todos os anúncios relacionados a mercúrio metálico e suas variações, além de criar barreiras tecnológicas para impedir que usuários brasileiros possam comprar mercúrio ou receber o produto no país. A recomendação pede ainda que as empresas reforcem a fiscalização, com a implementação de ferramentas automatizadas e equipes especializadas para monitorar e barrar novos anúncios ilegais.
A recomendação do 2º Ofício da Amazônia Ocidental informa às empresas sobre a obrigatoriedade de cumprimento das medidas no prazo estipulado. Caso contrário, o MPF poderá ingressar com ações judiciais e tomar medidas administrativas para responsabilizar as empresas por danos ambientais e sanitários, incluindo ações civis públicas e processos criminais.
O MPF destaca que Alibaba.com e suas empresas associadas não podem apontar desconhecimento da ilegalidade, pois seus próprios Termos e Condições de Uso já proíbem a comercialização de produtos ilícitos, de acordo com a legislação do país de onde os produtos são exportados e, também, daquele que recebe a mercadoria. Além disso, a responsabilidade pelo impacto ambiental não se limita aos vendedores individuais, mas se estende à própria plataforma e às empresas que intermedeiam e facilitam essas transações.
Mineração ilegal – O mercúrio metálico é amplamente utilizado na mineração ilegal de ouro, principalmente na Amazônia, onde causa impactos severos ao meio ambiente e à saúde pública. A substância contamina rios e peixes, afetando populações indígenas e ribeirinhas que dependem da pesca para subsistência.
Estudos apontam que o consumo de peixes contaminados com mercúrio pode levar a doenças neurológicas irreversíveis, distúrbios motores e cognitivos, além de problemas no desenvolvimento infantil.
Projeto Rede sem Mercúrio – A iniciativa faz parte do Projeto Rede sem Mercúrio, uma atuação coordenada do 2º Ofício da Amazônia Ocidental. O projeto já resultou em recomendações e termos de ajustamento de conduta com as maiores empresas de comércio atuantes no país, como Mercado Livre, OLX, Facebook/Instagram e B2Brazil.
O objetivo da ação é barrar a comercialização ilegal da substância, amplamente utilizada na mineração ilegal e diretamente relacionada à saúde pública e à contaminação ambiental.
Municípios são investigados por informações falsas nas matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para ampliar recebimento de recursos
Arte: Comunicação/MPF
Após ações civis públicas propostas pelo Ministério Público Federal (MPF), dez municípios maranhenses tiveram bloqueio de R$ 134 milhões nos valores recebidos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), ao longo do ano de 2024. Nas ações, propostas na Justiça Federal, os municípios são acusados de terem inserido dados falsos majorados no Censo Escolar, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), para ampliar o recebimento de recursos federais do Fundeb.
Os municípios que tiveram valores bloqueados por decisão da Justiça Federal no Maranhão foram: São Bernardo, Santa Quitéria, Zé Doca, Maranhãozinho, Igarapé do Meio, Serrano do Maranhão, Pio XII, Bacuri, Satubinha e Altamira do Maranhão.
Segundo o Procurador Regional da República Juraci Guimarães, coordenador das investigações, “a partir da constatação que esses municípios estavam recebendo irregularmente recursos do Fundeb, ao incluir alunos fantasmas do EJA no sistema do Censo Escolar, foi necessário bloquear judicialmente esses valores para que não fossem desviados para fins ilícitos”.
Com fundamento em análise de critérios de risco estabelecidos pela Controladoria-Geral da União (CGU), o MPF requereu ao Tribunal de Contas do Estado Maranhão (TCE-MA) a realização de auditorias em mais 23 municípios com indícios de fraude ao Censo Escolar. Foram eles: Matões do Norte, Milagres do Maranhão, Pastos Bons, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Centro do Guilherme, Carolina, Santana do Maranhão, Afonso Cunha, Amapá do Maranhão, Magalhães de Almeida, Araguanã, Cândido Mendes, São Francisco do Maranhão, Lajeado Novo, Paulo Ramos, Pedro do Rosario, Coelho Neto, Brejo, Turilândia, Araioses, Chapadinha e Cantanhede.
Também foi determinado pelo MPF a instauração de inquéritos policiais para apurar os responsáveis pelos crimes praticados. Os inquéritos resultaram no cumprimento, pela Polícia Federal, de medidas cautelares de prisão de agentes públicos, busca e apreensão e bloqueio de recursos de empresas, por meio de operações realizadas nos municípios de Santa Quitéria, São Bernardo e Serrano do Maranhão.
As investigações realizadas pelo MPF ainda resultaram na correção dos números de alunos matriculados no EJA em praticamente todos os municípios maranhenses no Censo Escolar de 2024. Em comparação a 2023, houve queda de 31% nas matrículas, sendo que, nos 10 municípios que foram alvos de ações do MPF, a queda foi de 50%.
Em relação ao dinheiro bloqueado, R$ 3 milhões já foi devolvido ao Fundeb no primeiro acordo homologado judicialmente entre o MPF, o município de Serrano do Maranhão, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem prejuízo da responsabilidade criminal e improbidade administrativa dos envolvidos. Propostas de devolução de mais dois municípios investigados estão em fase de análise.
Para Juraci Guimarães, “a EJA é fundamental para diminuir a taxa de analfabetismo de jovens e adultos que, infelizmente, não tiveram a oportunidade de realizar o ensino regular, principalmente, em estados como o Maranhão. Contudo, o Censo Escolar, a mais importante ferramenta para subsidiar as políticas públicas de educação no Brasil, não pode ser objeto de fraude para o desvio de recursos públicos, devendo o Ministério Público Federal e demais órgãos do sistema de justiça adotarem todas as medidas legais para proteger o patrimônio público e punir os responsáveis”, concluiu.
O novo presidente do TRE-MA, desembargador Paulo Velten, e a nova vice-presidente/corregedora da corte eleitoral, desembargadora Francisca Galiza, exibem diploma de posse
O desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira e a desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza foram empossados nos cargos de presidente e vice-presidente/corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) durante sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (24), no auditório Ernani Santos, na sede do órgão.
Também tomaram posse como membro titular, o juiz Marcelo Elias Matos e Oka e como substitutas a desembargadora Oriana Gomes e a juíza Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia.
Currículos
Desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira
É corregedor do TRE-MA desde 30/04/24 e antes foi corregedor e depois presidente do TJMA (2020 a 2024).
Mestre e doutor em Direito pela PUC/SP, é especialista em Direito Processual Civil, também pela PUC/SP; em Direito Empresarial pela MACKENZIE/SP e em Direito dos Contratos pelo CEU/SP.
Professor da Graduação e do Mestrado em Direito da UFMA – onde também se graduou, faz parte do quadro de formadores da ENFAM.
Também é membro do Instituto de Direito Privado (IDP), da Rede de Direito Civil Contemporâneo (RDCC), da AMB, da AMMA, da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (Cadeira 8 – patrono: Walfredo de Loyola Machado) e, na qualidade de emérito, dos Institutos dos Advogados Brasileiros (IAB) e dos Advogados de São Paulo (IASP).
Desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza
Natural do Uiraúna (PB), com pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil, foi aprovada juíza em 1991 e em março de 2020 promovida a desembargadora do TJMA pelo critério de merecimento, onde é presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude.
Iniciativa da Equatorial Maranhão sorteia refrigeradores com o Selo A de Eficiência Energética para famílias de baixa renda
A Equatorial Maranhão segue investindo em eficiência energética e ampliando o impacto positivo do programa E+ Geladeira Nova, que já transformou a realidade de milhares de famílias maranhenses. Na última sexta-feira (21), a Distribuidora entregou 110 geladeiras aos moradores de Imperatriz, em uma ação realizada no Centro de Convenções do município. O cadastramento das famílias ocorreu nos dias 18 e 19 de fevereiro, com a participação de mais de 300 inscrições.
Para realizar o cadastro, os moradores precisavam atender a alguns requisitos, como ser inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício do Governo Federal que garante até 65% de desconto na conta mensal para famílias de baixa renda; residir no município; ser o titular da conta; apresentar a última conta de energia quitada, juntamente com RG, CPF e NIS; estar em dia com a Equatorial Maranhão e ter uma geladeira velha em funcionamento, caso fosse sorteado.
“Sempre orientamos nossos clientes sobre a importância de não desperdiçar energia e de usá-la de forma consciente. Isso é um dos pilares dos nossos projetos de eficiência energética, como o E+ Geladeira Nova, que tem como objetivo substituir eletrodomésticos antigos por modelos mais modernos, eficientes e econômicos. Com essa troca, buscamos incentivar o consumo responsável de energia elétrica, além de ajudar na economia da conta de luz dos nossos clientes”, afirmou Rainilton Andrade, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão.
Além do Projeto E+ Geladeira Nova, nos dias dos cadastros, os moradores de Imperatriz ainda tiveram acesso a diversos serviços oferecidos pela Equatorial Maranhão, como a troca de até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por novas lâmpadas LED, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, inscrição na ‘Promoção Energia em Dia’, negociação de débitos e palestras educativas e uma Oficina de Automaquiagem, por meio do Projeto E+ Profissional.
Sorteio
Durante o sorteio, realizado no Centro de Convenções de Imperatriz no dia 20 de fevereiro, estiveram presentes o Gerente de Relacionamento com o Cliente, Rainilton Andrade, demais colaboradores da Distribuidora, além de representantes da Prefeitura Municipal. Durante a ação, mais de 300 clientes participaram, aguardando ansiosos para serem contemplados.
Jane Brasil, moradora do bairro Vila Vitória, uma das sorteadas, já estava com seu eletrodoméstico bastante desgastado, necessitando de um novo. Quando soube do projeto decidiu participar na esperança de ser contemplada.
“Estou muito feliz por ser uma das sorteadas. Esse projeto tem uma importância enorme para a comunidade, e a Equatorial está fazendo a diferença ao realizar essa troca de geladeiras aqui na minha cidade. Agradeço muito pela oportunidade!”, declarou Jane, emocionada.
Na programação, a Equatorial Maranhão reservou um espaço especialmente adaptado para pessoas com deficiência, com transmissão do sorteio ao vivo para todos os presentes, garantindo maior conforto e acessibilidade.
Saiba mais sobre o Projeto E+ Geladeira Nova O projeto E+ Geladeira Nova, é uma iniciativa da Equatorial Maranhão e está inserido no Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL). Voltado para famílias baixa renda cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica, as geladeiras disponibilizadas possuem o Selo A de Eficiência Energética do PROCEL e podem ser até 40% mais econômicas se comparadas a um refrigerador velho.
Somente em 2024, a iniciativa substituiu 1.119 geladeiras antigas e ineficientes por novos modelos mais econômicos, além de distribuir mais de 25 mil lâmpadas de LED. E o compromisso com a economia de energia continua: em 2025, o programa já beneficiou 790 famílias com novas geladeiras e trocou mais de 2.700 lâmpadas por versões LED.
A iniciativa ainda percorrerá diversos municípios maranhenses ao longo deste ano. Além de Imperatriz, neste semestre, na região Sul do Maranhão, o projeto já contemplou o município de Buritirana e Balsas com 170 geladeiras novas e está com ações previstas para Açailândia em breve.
FOTO – DIVULGAÇÃO: A APAE de São Luís lança em sua sede nessa terça – feira (25.2) às 9h os projetos “Empreender” e “Cuidar Mais”, financiados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para reforçar a inclusão social de pessoas com deficiência.
A APAE de São Luís realiza, nessa terça – feira, dia 25 de fevereiro às 9h, o lançamento oficial dos projetos “Empreender” e “Cuidar Mais”, no Ginásio Esportivo da instituição. Financiadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), as iniciativas têm como objetivo aprimorar o atendimento a crianças, adolescentes e jovens com deficiência intelectual e múltipla, promovendo sua inclusão e autonomia. O evento vai contar com a presença da primeira – dama de São Luis Graziela Braide, além de representantes da SEMCAS e do Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA.
O projeto “Cuidar Mais” atenderá 296 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assistidos pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Eney Santana. A iniciativa oferecerá suporte psicoemocional por meio de terapias individuais e em grupo, além de atividades recreativas voltadas ao desenvolvimento de habilidades sociais e ao fortalecimento dos vínculos familiares.
O projeto “Empreender” tem como foco a capacitação de 300 jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, oferecendo oficinas de artesanato, culinária e horticultura. O objetivo é desenvolver habilidades que facilitem a inserção no mercado de trabalho, possibilitando também geração de renda para as famílias. Com duração de 12 meses, o projeto reforça a importância da inclusão social e da autonomia financeira para pessoas com deficiência.
Com essas ações, a APAE de São Luís reforça seu compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento integral de pessoas com deficiência, fortalecendo o suporte às famílias e ampliando oportunidades.
SERVIÇO:
O Que: Lançamento pela Apae de São Luís dos projetos “EMPREENDER” E “CUIDAR MAIS”
Data: Terça – feira, 25 de fevereiro de 2025
Horário: 9h
Local: Ginásio Esportivo da APAE de São Luís, na Av. Granja Barreto, nº 1 – Outeiro da Cruz
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…