Bicicleta do Samba recebe Os Liberais na 4ª concentração do Circuito Calçadão da Rua de Nazaré
Uma festa para preparar os foliões para os dias oficiais do carnaval brasileiro. Assim é o final de semana magro que antecede a festa mais popular do Brasil. E para apimentar ainda mais o Circuito Calçadão da Rua de Nazaré, no Centro da cidade de São Luís, o Bloco Organizado Os Liberais marca presença no circuito da Bicicletinha para uma apresentação digna de sua galeria de títulos conquistados na sua categoria na Passarela do Anel Viário.
Bicicleta do Samba – E nessa junção artística do samba, a Bicicletinha dando o tom para mais uma prévia carnavalesca regada a muita música maranhense, frevos, marchas, sambas enredos que fizeram e fazem parte da cultura nacional.
Uma tradição dos antigos carnavais misturada em música às mais recentes invenções carnavalescas da capital, tais como o Jegue Folia, Bicho-Terra, Máquina de Descascar Alho, Confraria do Copos, dentre outras do passado sempre presente como: Turma de Mangueira, Turma do Quinto, Flor do Samba, Favela do Samba no rol das tradições momescas.
Mais ingredientes culturais se misturando nessa forte presença rítmica cheia de animação, que contagia as ruas de São Luís. Uma Bicicleta do Samba que promete agitar também os dias oficias do carnaval em São Luís, mostrando a população que o Carnaval 2025 tem tudo para ser um dos mais alegres do país.
“Será uma festa maravilhosa, esperamos receber os foliões como muita alegria nessa quarta aparição da Bicicletinha. O Circuito Calçadão da Rua de Nazaré trouxe uma atmosfera diferenciada aos frequentadores das tardes/noites de sábado no coração da cidade de São Luís, o circuito entre as praças João Lisboa e Benedito Leite.
Os Liberais
Fundado em 1980 na dinâmica Comunidade do Caratatiua, o Bloco Organizado Os Liberais emergiu como um dos mais emblemáticos representantes do carnaval maranhense. Com quatro títulos conquistados ao longo dos anos, o mais recente triunfo ocorreu em 2020, quando o bloco se destacou ao apresentar o tema “Luiz Gama – o paladino da liberdade”. Este enredo, inspirado pela peça do ator global Deo Garcês, foi trazido à vida pelos talentosos compositores Allysson Ribeiro e Eulálio Figueiredo, recebendo aclamação crítica e popular.
Os Liberais se destacam por sua composição jovem, atraindo participantes das regiões do João Paulo e do Caratatiua. Com o amarelo e o preto como suas cores predominantes, o bloco canaliza a mistura vibrante de energia juvenil e espírito festivo, resgatando tradições culturais e imbuindo-as de uma nova vitalidade. Isso fez do bloco uma expressão autêntica da comunidade local, refletindo sua diversidade e paixão.
Além de sua equipe dedicada, que conta com a liderança de Eudes Filho como presidente, Zé Raimundo como mestre de bateria, e a presença inspiradora de Dr. Hélio Braga como presidente de honra, Os Liberais se mantêm na vanguarda do cenário carnavalesco maranhense. O bloco projeta não apenas uma identidade cultural, mas também um compromisso contínuo de inovação e integração comunitária.