O deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB) participará da cerimônia de posse do presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, nesta segunda-feira em Washington (DC). O parlamentar está de férias com a família e publicou neste sábado 18, um vídeo ao som de YMCA, do grupo Village People, que se apresentará durante a solenidade.
Yglésio fez uma provocação ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes,
“Te cuida”, em uma de suas redes sociais. https://www.instagram.com/reel/DE_J-IwpNLF/?igsh=cGpydWNrcm1uZDZ2
O Moraes indeferiu, na sexta-feira, 17, pedido dos advogados do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), pela devolução do seu passaporte para participar da solenidade. O liberal era um dos convidados para a cerimônia de posse de Trump.
Cerimônia
A cerimônia principal ocorrerá na segunda-feira, 20.Tradicionalmente, a posse é realizada em frente a uma multidão de apoiadores que se reúne entre o Congresso e o obelisco, na grande área aberta conhecida como National Mall. Porém, devido ao frio, acontecerá dentro do Capitólio.
A programação começa pela manhã com uma missa na Igreja de São João, seguida de um encontro na Casa Branca com o presidente em fim de mandato, Joe Biden. Ao meio-dia, Trump fará o juramento presidencial nos degraus do Capitólio, assumindo oficialmente o cargo de presidente dos EUA.
Após a posse Trump assinará seus primeiros decretos presidenciais e participará de um almoço no Congresso. Durante a tarde, ele liderará um desfile pela Pennsylvania Avenue até a Casa Branca. À noite, Trump comparecerá a três bailes inaugurais para celebrar o início de seu novo mandato.
Em seguida, Trump e o vice-presidente, J.D. Vance, prestarão juramento, e o presidente fará o discurso inaugural. Também haverá um desfile do Capitólio até a Casa Branca. Pela noite, Trump participará de três bailes inaugurais na cidade.
A Casa Branca confirmou em novembro que Joe Biden estará presente na posse de Donald Trump. Derrotada nas urnas em 2024, Kamala Harris também teve sua presença confirmada. Também estão entre os convidados os executivos Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg.
Os presidentes da Tesla, da Amazon e da Meta, respectivamente, ficarão sentados ao lado de nomes do primeiro escalão do governo do republicano e de outras autoridades eleitas, segundo a NBC News. As três empresas que fizeram doações de US$ 1 milhão para a posse de Trump.
O jornal The New York Times confirmou que o CEO do Tik Tok, Shou Zi Chew, também foi convidado para a posse do presidente eleito.
Há ainda aliados de Trump e nomes da extrema direita mundial que estão entre os principais convidados da cerimônia. Segundo a Reuters, o presidente Javier Milei, da Argentina, confirmou sua presença. Também é esperada a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni. Já Viktor Orbán, da Hungria, e Xi Jinping, presidente chinês, recusaram o convite.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por sua vez, não foi convidado para a posse. A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, vai representar o governo brasileiro no evento.