Braide lidera pesquisa para governador e Weverton senador

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Conceito, e divulgada pelo Blog do Gilberto Léda, avaliou as intenções de voto para os cargos de governador e senador do Maranhão nas eleições de 2026. O levantamento mostrou que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide sai na frente quando o assunto é uma possível candidatura ao governo do Maranhão. A amostra foi realizada entre os dias 26 e 31 de dezembro de 2024, e ouviu mais de 1 mil pessoas, em 47 municípios maranhenses. A pesquisa também mostra um possível cenário para o Senado.

No cenário estimulado para governador, Braide aparece na liderança, com 36,2% das intenções de voto – destaque para os 73,2% na Região Metropolitana de São Luís. Ele é seguido por Lahesio Bonfim, ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, com 17,5%. Também aparece o ex-senador Roberto Rocha em terceiro lugar, com 15,3%, seguido pelo vice-governador Felipe Camarão (PT), com 14,1%. A atual presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), tem 2,2%. Indecisos, nulos e brancos somam 15,7%.

Para o Senado, a consulta é liderada pelo senador Weverton Rocha (PDT), que aparece à frente em todos os cenários estimulados. O governador Carlos Brandão (PSB) ocupa a segunda posição quando incluído na pesquisa.

Em um outro cenário, com Brandão fora do jogo, a senadora Eliziane Gama (PSD) assume a segunda colocação, além do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (Mobiliza), que aparece  como último colocado.

Parceria entre Grupo Potiguar e IFMA capacita mulheres e promove capacitação e inclusão social

Projeto “Mulheres Mil” em Imperatriz

A aula inaugural do curso de auxiliar de manutenção predial aconteceu na loja Potiguar de Imperatriz, numa parceria com o IFMA

Em uma iniciativa que alia capacitação profissional, empoderamento feminino e sustentabilidade, o Grupo Potiguar e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Imperatriz uniram forças para realizar o curso de formação inicial e continuada de auxiliar de manutenção predial voltado exclusivamente para mulheres.

O projeto pedagógico, intitulado “Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável”, oferece uma oportunidade única para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Com duração de dois meses e carga horária de 160 horas, o curso presencial é voltado para alunas de baixa escolaridade, proporcionando formação técnica e promovendo a equidade de gênero. As aulas, realizadas no turno vespertino, visam habilitar as participantes para executar serviços como projetos executivos de revestimentos cerâmicos, pintura em geral e reparos em instalações de água fria e baixa tensão.

Durante a aula inaugural, que aconteceu na loja Potiguar de Imperatriz, as alunas visitaram o espaço e foram recebidas pelo Gerente da Potiguar  Rafael Vieira e pelo Diretor do IFMA Lauro Santos Pinheiro.

“Ao promover o acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades, o programa amplia as oportunidades de emprego das alunas participantes, fortalece sua autonomia financeira e proporciona melhoria significativa em suas condições de vida. Elas vão aprender como trocar um piso, pintar uma parede, fazer uma instalação elétrica básica, entre outras coisas. Esperamos que, além de ajudar na manutenção de suas próprias casas, essas habilidades também possam contribuir para a empregabilidade e a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho, nessa área de manutenção que ainda &eacut e; dominada em sua maioria por homens” declarou o Diretor do IFMA Lauro Santos Pinheiro.

A aula inaugural do curso de auxiliar de manutenção predial aconteceu na loja Potiguar de Imperatriz, numa parceria com o IFMA

O projeto conta com uma parceria fundamental do Grupo Potiguar, que está fornecendo todos os materiais de construção necessários para as aulas práticas. Além disso, ao final do curso, haverá o sorteio de melhorias nas casas das alunas, como pinturas de fachadas, com material doado pela Potigar e seus fornecedores; uma iniciativa que busca reforçar o impacto positivo da capacitação.

“Estamos muito felizes em apoiar um projeto que transforma vidas. O Grupo Potiguar sempre apostou na educação e na qualificação como caminhos para construir um futuro melhor e mais igualitário. Acreditamos que ao final do curso essas mulheres poderão fazer suas manutenções em casa, ajudar parentes e vizihos e até melhorar sua qualidade de vida com trabalhos nessa área. Essa ação transformadora vem de encontro com a linha de ação de responsabilidade social do Grupo Potiguar, que investe em projetos transformadores como esse”, afirmou Rafael Vieira, gerente da Potiguar Imperatriz.

Animadas e cheias de esperança, as alunas já consideram esse curso como um verdadeiro presente de Natal. Mais do que um certificado, elas enxergam a formação como uma chance de recomeço, superação de desafios e conquista de uma futura independência financeira.

Antônia Flávia Silva de Almeida, tem 33 anos e mora no bairro Santa Inês. Ela aposta nessa capacitação para um futuro com mais qualidade de vida e empregabilidade:

“Eu gosto muito desse setor de construção, e quero aprender essas técnicas para fazer as coisas em casa, vai ser muito bom. Mas esse curso representa muito para mim, porque estou desempregada e também tenho esperança de poder conquistar um emprego nessa área” disse Antônia Flávia.

Ensaios da Anitta em São Luís: Polícia e organizadores garantem festa segura

Representantes de órgãos de segurança realizaram vistoria na área do evento

A equipe organizadora do evento “Ensaios da Anitta”, que acontece neste sábado (11), a partir das 16h, na área externa do São Luís Shopping, realizou uma reunião de alinhamento com os órgãos de segurança para garantir a tranquilidade a todos os presentes.

Estiveram presentes representantes da SMTT, o agente de trânsito Adriano Medeiros e Domingos Matos, coordenador do Comércio Informal da Blitz Urbana. Representando a Polícia Militar, o Ten Cel Osmar, Ten Cel Renan e Ten Cel Raifran, além do Major Barbosa. Também participaram integrantes do Corpo de Bombeiros e o produtor da 4Mãos Entretenimento, Roberto Gurgel e diretores do São Luís Shopping.

Durante o encontro, foram discutidos e definidos os detalhes do plano de segurança, que envolve um efetivo considerável de policiais, além de outras medidas como pontos de revista e controle de acesso. O objetivo é garantir a segurança de todos os participantes, desde artistas a público.

Roberto Gurgel, destacou a importância da parceria com os órgãos de segurança para a realização de eventos de grande porte como este. “A segurança é nossa principal preocupação. Estamos trabalhando em conjunto com a Polícia Militar e todos os órgãos competentes para oferecer um evento seguro e divertido para todos”, afirmou.

Janeiro Branco no Grupo Potiguar e a Importância da Saúde Mental

Palestras e rodas de conversa nas lojas Potiguar estão abordando o tema entre colaboradores

A psicóloga Karen Viegas, da clínica Bem Família, que palestrou sobre o tema “ Saúde Emocional”

O mês de janeiro não marca apenas o início de um novo ano. Para muitos, é também um convite à reflexão sobre a saúde mental. A campanha Janeiro Branco, criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, busca conscientizar a população sobre a importância de cuidar da mente com a mesma atenção dispensada à saúde física. Inspirada na ideia de que janeiro representa um recomeço, a iniciativa visa transformar este período em um momento de discussão e ações voltadas ao bem-estar emocional.

A campanha tem como pilar principal a conscientização de que a saúde mental deve ser tratada com seriedade, desmistificando preconceitos e promovendo a busca por ajuda profissional. O nome “Janeiro Branco” simboliza a folha em branco onde cada indivíduo pode reescrever sua própria história, incentivando escolhas mais saudáveis e equilibradas para o novo ciclo que se inicia.

Em um país onde transtornos como depressão e ansiedade têm crescido significativamente, iniciativas que tragam o tema à tona são fundamentais. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o Brasil lidera o ranking mundial de ansiedade e é o país com maior prevalência de depressão na América Latina.

As palestras e rodas de conversa sobre saúde mental estão sendo realizadas em todas as lojas da Potiguar até o final de janeiro nas cidades de São Luís, Imperatriz, Bacabal e Santa Inês

Grupo Potiguar e a Importância do Acolhimento no Ambiente de Trabalho

Reconhecendo a relevância desse tema, o Grupo Potiguar se engaja mais uma vez ativamente na campanha Janeiro Branco. A empresa, que é referência no setor de home center no Maranhão, está promovendo uma série de palestras voltadas à saúde mental para os colaboradores de todas as suas lojas nas cidades de São Luís, Imperatriz, Bacabal e Santa Inês.

As atividades são conduzidas por especialistas da área de saúde de empresas e entidades parceiras como SAMED, SESC, Clínica Bem Família, SELPMED e Pitágoras; abordando temas como identificação de sinais de alerta, estratégias para lidar com o estresse e a importância de criar ambientes de trabalho saudáveis e acolhedores. As palestras acontecem até o final desse mês e estão sendo muito bem recebidas pelos colaboradores.

Na loja da Potiguar do Coahfuma o evento aconteceu na última quarta – feira (08.01) e foi conduzido pela psicóloga Karen Viegas, da clínica Bem Família;

que compartilhou valiosos conhecimentos sobre a importância da saúde emocional para o bem-estar dos colaboradores, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Ela explicou como manter um equilíbrio saudável entre mente e corpo, destacando estratégias e práticas fundamentais para o autocuidado. Além disso, a psicóloga forneceu dicas importantes que podem ser adotadas no dia a dia para melhorar a saúde emocional. O tema gerou uma rica interação entre os colaboradores presentes, que compartilharam suas próprias experiências e esclareceram dúvidas, promovendo um ambiente de troca e aprendizado.

“Nosso objetivo é promover o bem-estar dos nossos colaboradores, oferecendo ferramentas para que eles possam cuidar de si mesmos e ajudar uns aos outros. Queremos que o ambiente corporativo seja um espaço onde as pessoas se sintam seguras para dialogar sobre suas emoções e buscar apoio quando necessário”, afirma Conceição Guimarães, Coordenadora de Gestão de Pessoas do Grupo Potiguar.

A iniciativa reforça a importância de as empresas assumirem um papel ativo no cuidado com a saúde mental de seus colaboradores. Estudos apontam que ambientes de trabalho que priorizam o bem-estar emocional apresentam maior produtividade, redução no absenteísmo e maior retenção de talentos. Além disso, tais espaços contribuem para a construção de uma sociedade mais consciente e solidária.

A psicóloga Karen Viegas com colaboradores da Potiguar Cohafuma que participaram da palestra na ação do Janeiro Branco

A Importância da Reflexão e da Ação

O Janeiro Branco não é apenas uma campanha. É um chamado à ação. Ao promover o debate sobre saúde mental, tanto no âmbito individual quanto coletivo, ela desafia tabus e estimula a criação de políticas e práticas que garantam o bem-estar de todos.

Iniciativas como a do Grupo Potiguar são exemplos de como as organizações podem contribuir para uma sociedade mais equilibrada e acolhedora. Em um mundo onde o ritmo acelerado e as pressões diárias são cada vez mais intensos, o cuidado com a mente deve ser prioridade para indivíduos, famílias e empresas. Afinal, a saúde mental é o alicerce para uma vida plena e produtiva.

Rodoviários de São Luís ameaçam greve geral por tempo indeterminado

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA) anunciou a possibilidade de greve geral do serviço nos quatro municípios da Ilha de São Luís no prazo de 72 horas, levando em consideração os dias úteis. A categoria aguarda o atendimento da pauta de reivindicações enviada aos empresários do setor e, em caso de não atendimento das demandas, ameaçam deflagrar a paralisação, com todos os transtornos às centenas de milhares de usuários de ônibus decorrentes desse tipo de mobilização.

Os rodoviários dos sistemas urbano e semiurbano alegam o descumprimento de uma série de cláusulas econômicas previstas na convenção coletiva de trabalho vigente. Entre os direitos reivindicados, estão o pagamento dos salários e outros benefícios, como tíquete-alimentação e plano de saúde.

A entidade informa que aguarda um posicionamento do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) para que a questão seja solucionada, com a garantia de que todos os pagamentos devidos sejam efetuados nas próximas horas.

Fonte: Blog do Daniel Matos

Marinha usa drones aéreos e embarcações na busca por desaparecidos

Trabalhos de mergulho e equipamentos subaquáticos são suspensos

A Marinha suspendeu os trabalhos de mergulho e uso de drones subaquáticos na busca por desaparecidos do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). A suspensão se deve à necessidade de controle da vazão do volume da Usina Hidrelétrica de Estreito, operada pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste).

De acordo com a assessoria de comunicação do Comando do 4° Distrito Naval, que coordena os trabalhos, as buscas nesta sexta-feira estão ocorrendo apenas com a utilização de drones aéreos e embarcações.

A operações de busca foram suspensas na quarta-feira, mas retomadas ontem com novos mergulhos exploratórios realizados no sentido onde se dirige a correnteza do rio, ou seja, mais a jusante do local já varrido pelos mergulhadores. Até o momento, 14 pessoas já foram localizadas e identificadas e três pessoas permanecem desaparecidas.

suspensão dos trabalhos ocorreu devido à necessidade de abertura das comportas da barragem da Usina Hidrelétrica de Estreito, para dar vazão ao volume do reservatório aumentado pelo regime de chuvas na região.

A Marinha disse que segue avaliando o cenário e que, nas buscas de ontem, não foram encontrados indícios que pudesse levar à localização dos três últimos desaparecidos.

Fonte: Agência Brasil

Férias escolares: “Janelinha TV UFMA”, nova faixa de programação infanto-juvenil da emissora, estreia nesta segunda, 13

Em outubro de 2025 a TV UFMA completa 10 anos e já começa o mês de janeiro com novidades. A partir de segunda, dia 13 de janeiro até o dia 07 de março, das 10h às 12h, a criançada vai poder aproveitar as férias escolares com a estreia da “Janelinha TV UFMA”, a nova faixa de programação infanto-juvenil do seu canal de ideias, de caráter educativo, cultural e inclusivo.

A faixa marca a estreia da primeira série infanto-juvenil do Maranhão, As Aventuras de Palita, um projeto que nasceu nos palcos teatrais, chega agora às telas da TV UFMA, unindo arte circense e palhaçaria. Com um roteiro leve e inspirador, a série aborda temas como inclusão e diversidade, promovendo valores importantes para a formação das crianças. As Aventuras de Palita estreia na sexta dia 17, às 10h, com reprises às segundas e quartas.

Dividindo o horário com as Aventuras de Palita, nas terças e quintas será exibido o Laboratório Aloprado Tá On!, uma aquisição da parceria da TV UFMA com a Entretê Produções do Rio Grande do Sul. A série tem um formato de “revista eletrônica infantil” em que uma turma de cientistas entra em cena para mostrar o dia a dia em um laboratório de ciências. Com atores e manipulação de bonecos, a série aborda questões do universo de forma lúdica e engraçada, com músicas, esquetes e brincadeiras.

Conteúdo regional – Os demais programas que fazem parte da Janelinha TV UFMA são conteúdos advindos do PRODAV – Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro, uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a EBC para incentivar a produção de conteúdo regional e independente e também a oferta para as emissoras públicas de televisão.

As séries do PRODAV contam com janela de LIBRAS e tem uma proposta essencialmente educativa e inclusiva, destacando-se como um diferencial para este público na televisão aberta. O Manual de Sobrevivência da Literatura Brasileira vai ao ar às 10h30 e traz uma viagem mágica pelo mundo encantado dos clássicos da nossa literatura como Juca Pirama, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Macunaíma, dentre outros, em que dois primos têm que salvar este tesouro da destruição pelas mãos de uma vilã.

Às 11h será exibido O Cerrado e Outros Bichos, uma série que traz personagens lendários como o Curupira, a Mãe do Morro, o Pé de Garrafa, o Troá e muitos outros para uma aventura pela preservação e resgate do meio ambiente, com participação de José de Abreu e Ailton Krenak. Em seguida, a série documental Pequenos Mestres entra às 11h30, mostrando os herdeiros dos grandes mestres da cultura popular brasileira. A série reforça a importância da preservação da identidade e memória através da arte popular, da cultura passada de geração a geração. 

TV UFMA na RNCP – E às 11h45 vamos acompanhar um intercâmbio cultural na série Minha Casa, Nosso Mundo, em que diferentes crianças visitam lugares especiais em sua primeira grande viagem, para conhecer a casa, os hábitos, as atividades e a cultura umas das outras. A inclusão dos conteúdos do PRODAV na “Janelinha TV UFMA” celebra a entrada da emissora na RNCP – Rede Nacional de Comunicação Pública, e é apenas a primeira leva de muitos outros conteúdos da Rede que irão integrar a grade de programação da TV UFMA ao longo de 2025.

“Minuto Efigênia” – Além da sua programação fixa, a “Janelinha TV UFMA” também conta com o interprograma “Minuto Efigênia”, produzido pela TV UFG, em que uma corujinha apresenta uma nova palavra a cada episódio, ensinando como escrevê-la e o sinal da palavra em LIBRAS.

Com a “Janelinha TV UFMA”, a emissora reafirma seu compromisso com a educação, a inclusão e a valorização da cultura brasileira, oferecendo uma programação inovadora e diversificada para o público infanto-juvenil. Ao longo de 2025, a TV UFMA continuará a expandir suas parcerias e conteúdos, fortalecendo seu papel como um veículo de comunicação que inspira, educa e conecta diferentes gerações. Prepare-se para abrir essa janelinha e descobrir um mundo repleto de aprendizado, diversão e criatividade.

Sonic 3 é não indicado a disputa do Oscar por falta de representatividade

O filme Sonic 3 não poderá concorrer ao Oscar de Melhor Filme por falta de representatividade. De acordo com a página de entretenimento e cultura pop Mundo Conforto, o longa que conta a história do ouriço mais famoso das telonas não cumpriu todas os critérios para tornar-se elegível à disputa pela estatueta.

Para concorrer a categoria de Melhor Filme do prêmio mais importante do cinema, a obra precisa ser exibida em pelo menos uma das seis principais cidades dos Estados Unidos (Los Angeles, Nova Iorque, Bay Area, Miami, Atlanta e Chicago) e ficar sete dias consecutivos em cartaz. Além disso, o longa não pode ser lançado em outro formato antes do cinema.

Seguindo as regras, o filme precisa ter “pelo menos um dos atores principais ou coadjuvantes de destaque deve pertencer a uma etnia ou grupo racial pouco representado (asiático, latino/hispânico, negro, nativo-americano, norte-africano, nativo havaiano); 30% de todo o elenco em papéis secundários ou menores devem pertencer a dois grupos pouco representados (mulheres, grupos raciais ou étnicos, LGBTQI+, pessoas com deficiência física ou cognitiva) e a história principal, tema ou narrativa deve ser centrada em um grupo pouco representado”. Há outros pré-requisitos que se estendem a equipe que trabalha nos bastidores.

Os indicados ao Oscar serão conhecidos no dia 17 de janeiro. O terceiro filme da franquia de Sonic tem sido considerado o melhor de todos e possui 90% de aprovação. O elenco conta com astros de Hollywood como Jim Carrey, Idris Elba e Keanu Reeves. Assim como Sonic 3, outros longas-metragens ficarão de fora da disputa, como A Garota da Vez, Madame Teia, Sorria 2 Bad Boys: Até o Fim.

Um filme infantil, aclamado pela crítica, não foi indicado ao Oscar por não atender a agenda da diversidade, a Agenda Woke (termo político de origem afro-americana, refere-se a uma percepção e consciência das questões relativas à justiça social e racial). Isso traz entonações para vocês entenderem que nem sempre o filme que ganha como melhor filme do Oscar é o melhor filme. E também traz outro ponto de como a agenda da diversidade, essa influência toda hollywood para a deturpação dos valores, ela é acometida nos filmes.

O filme Sonic não foi classificado, pessoal, por ele não ter diversidade no elenco, porque tem que ter pelo menos um ator principal ou coadjuvante que pertence a grupos raciais, étnicos e subepresentados.

Fonte: Pleno News

Além de 30% do elenco secundário, ele tem que ser composto por mulheres, pessoas LGBTs, pessoas com deficiências e minorias étnicas.

Temática inclusiva

O filme não aborda histórias que enfoca a diversidade ou a inclusão, ou seja, o filme infantil não pode, não teve beijo gay, não teve militância, não teve isso, então não vai ser indicado ao Oscar. E outra coisa, o filme parece que não teve inclusão nos bastidores, tem que garantir a diversidade entre as equipes criativas, técnicas e administrativas, ou seja, mesmo se a pessoa for ruim, se for um profissional péssimo, eu vou ter que contratá-lo para ser indicado ao Oscar para simplesmente obedecer uma agenda.

Cruzeiro não aceitou dividir a dívida do Internacional e levou o Inter para a FIFA

Raposa acionou o Inter na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), por causa da dívida pela compra do atacante Wesley

O Cruzeiro acabou de acionar o Internacional na FIFA. Clube gaúcho admite que está devendo pela compra do atacante Wesley. A Raposa acionou o Inter na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), por causa da dívida pela compra do atacante Wesley. A diretoria celeste alega que o atraso no pagamento chega a R$ 7 milhões. O Colorado admite o atraso, mas afirma que o valor é de R$ 2,8 milhões. A informação foi divulgada inicialmente pelo ge.globo.

Em setembro, o Cruzeiro já havia notificado o Internacional pelo atraso no pagamento da parcela de R$ 2,8 milhões, vencida em julho. O clube gaúcho propôs parcelamento da dívida em 72 meses de R$ 100 mil, o que foi prontamente recusado pelos dirigentes da Raposa. Há outra dívida do Inter com o clube mineiro, referente à negociação com o jovem meia Maurício (hoje no Palmeiras), em 2020, envolvendo o atacante William Pottker.

A transferência de Wesley foi acertada em fevereiro deste ano, por 2 milhões de euros (cerca de R$ 10,8 milhões, na época). O Internacional passou a ser dono de 50% dos direitos econômicos do atacante, com a outra metade continuando com o Palmeiras, clube no qual o jogador, de 25 anos, iniciou sua carreira.

Depois de uma passagem apagada pela Toca da Raposa na temporada passada, Wesley recuperou seu futebol no Internacional e terminou o ano valorizado. Em 2023, com a camisa do Cruzeiro, o atacante marcou apenas quatro gols e fez duas assistências, em 43 partidas. Pelo Inter, neste ano, foram 13 gols e duas assistências em 48 jogos.

Com esse bom desempenho de Wesley, o Internacional recebeu proposta de 9,5 milhões de euros (quase R$ 60 milhões) do Krasnodar, da Rússia, pelo atacante. Essa é a segunda oferta do clube russo pelo jogador. A primeira foi de 8 milhões de euros (pouco mais de R$ 50 milhões), recusada pela diretoria colorada.

Fonte: Lance Net
.

Resgate de vítimas da queda de ponte e retirada de materiais do Rio Tocantins serão interrompidos com aumento da vazão da Usina Hidrelétrica de Estreito

Desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek deixou saldo trágico de mortes (Foto: Luiz Henrique Machado/Corpo de Bombeiros)

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou, nesta quinta-feira, 9 de janeiro, a 4ª Reunião da Sala de Crise sobre Acidente em Ponte do Rio Tocantins na BR-226, que foi transmitida por meio do canal da ANA no YouTube. O encontro buscou compartilhar e nivelar informações sobre a atuação dos diversos órgãos no gerenciamento das medidas preventivas e riscos existentes causados após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (BR-226). Além disso, o espaço visa a subsidiar a tomada de decisões referentes à redução de riscos e impactos sobre usos múltiplos da água na região.

Além da ANA, participaram do encontro representantes de diversas instituições envolvidas, entre elas, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Serviço Geológico do Brasil (SGB); Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN); Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA/MA); dentre outros atores.

Durante a 4ª Reunião, o diretor interino da ANA Marcelo Medeiros destacou o papel da Agência, reforçando o escopo de competência e atuação da instituição, cujo foco está no monitoramento da qualidade da água. Neste sentido, ele ressaltou a ação conjunta com a SEMA/MA, que juntos têm realizado o monitoramento com sonda multiparamêtrica, instrumento cuja versatilidade permite medir vários parâmetros da qualidade da água em um único dispositivo.

Ainda durante a Sala de Crise, foi informado que o monitoramento que vem acontecendo desde 24 de dezembro não mostra alteração dos parâmetros básicos e dos níveis de pesticidas no rio Tocantins. Especialmente para a análise de acetomiprido, foram encaminhadas amostras para ao laboratório de Goiânia (GO), parceiro do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), cujos limites de detecção são inferiores àqueles apontados pelos laboratórios da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB)e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

A ANA enviou um especialista para a região desde a última quinta-feira (2) para fazer coletas diárias em três pontos (P 1, P3 e P4/5), junto com a SEMA e o Serviço Geológico do Brasil (SGB). A partir de domingo, 12 de janeiro, o SGB seguirá acompanhando a qualidade da água, porém o monitoramento não será mais diário.  As coletas para pesticida serão realizadas três vezes por semana e diariamente para os parâmetros básicos, incluindo a medição de vazão.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) informou na reunião que há um plano de remoção dos veículos submersos – dois caminhões com ácido sulfúrico de empresas transportadoras diferentes, e um caminhão de pesticidas, além dos demais veículos de pequeno porte – cuja operação será realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A autarquia ficou de enviar um plano de resposta ao IBAMA nesta sexta-feira (10), com informações sobre a ação.

Os representantes do Ministério da Saúde e de Vigilância Sanitária apontaram que não houve alterações dos padrões epidemiológicos ou ocorrência de agravos nas comunidades ribeirinhas e nas populações indígenas.

A equipe do SGB informou que está em campo desde 26 de dezembro de 2024 medindo as vazões e coletando as amostras em três pontos (P1, 3 e 4/5). Atualmente as vazões estão abaixo da média, mas está aumentando em decorrência das últimas chuvas.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou a situação atual das usinas da bacia. Desde o acidente, a usina hidrelétrica (UHE) Estreito, que fica a montante (rio acima), vem operando para minimizar as vazões defluentes no período diurno e consequente aumento no noturno. A Cota máxima para a UHE Estreito é de 154,5m, para minimizar o impacto das chuvas nesta época do ano. Mas, atualmente, a cota está em 155,16m. A partir desta sexta-feira (10), passará a operar com 4700 m3/s (vazões médias diárias), aumentando gradualmente nos dias subsequentes até chegar a operar com 7400 m3/s (vazões médias diárias) entre os dias 13 e 17 de janeiro. Com isso, é esperado que, a partir de sábado (11), haja queda do volume de armazenamento.

Como a operação para o mergulho é mais segura com vazões da ordem de  1000 m3/s, com as previsões de vazões mais altas para a próxima semana, não será possível, neste período, a realização de mergulhos, tanto para o resgate de pessoas como para a retirada de material.

Na próxima quinta-feira, 16 de janeiro, a partir das 15h, acontecerá a 5ª Reunião da Sala de Crise para acompanhamento da situação, atualização de informações, como aquelas relacionadas ao monitoramento da qualidade de água, à operação das usinas hidrelétricas do rio Tocantins, previsões meteorológicas, entre outros temas.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima