O governo Lula reservou mais de 653 mil reais para gastar com flores nobres, tropicais e do campo durante o ano. De acordo com o pedido, o Executivo encomendou 134 arranjos para as residências oficiais da Presidência da República. A solicitação prevê vasos de canto e para mesas que incluem orquídeas, narcisos, hortênsias, lírios, copos de leite, tropicais e de campo, árvores de Natal e coroas de flores fúnebres para uso da Presidência da República. A justificativa é a recepção constante de artistas, chefes de Estado, delegações diplomáticas e políticos. O certame acontecerá em 14 de janeiro deste ano.
Na lista de itens que serão contratados pelo governo Lula estão, arranjos florais para mesas de centro com flores como callas, narciso, boca de leão, astromélias, hortênsia, jasmim, rosas, angélica, copo de leite, lírio, gérbera, lisianto, íris, tulipa, girassol, estrelícia, antúrio, gipsofila, cravo e orquídeas; arranjo floral para decoração de mesa de buffet; arranjo floral para decoração de plenário e buquê com apresentação artística para homenagens.
Está prevista a aquisição de 70 coroas de flores fúnebres. Apenas nesse item em específico, o governo federal vai gastar aproximadamente 130 mil reais. Serão 50 coroas para entregas interestaduais, cada uma custando 2,2 mil reais; no caso das coroas para entregas em Brasília, o governo federal gastará 1,4 mil em cada item.
Além disso, o governo também pretende comprar cinco árvores de Natal de três metros de altura com base de um metro e meio. Cada item custará aos cofres públicos 4,2 mil reais; somente com as árvores de Natal, o Planalto vai gastar 22,6 mil.
No arranjo de mesa central em estilo jardineira, o governo vai gastar 23 mil reais. Serão adquiridos 20 itens.
O governo Lula também vai comprar seis tipos de rosas avulsas, entre as quais importadas equatorianas, rosas spray e rosas vermelhas samourai. Apenas com as rosas importadas equatorianas, o gasto será de 53 mil reais. Em orquídeas, serão gastos outros 53 mil reais; e em tulipas, o governo Lula vai gastar 4,2 mil reais.
Mudou o ano, mas não muda a gastança, os gastos fúteis e supérfluos do governo federal. O palácio imperial que a nossa rainha Nova Leopoldina, a Janja, está tentando estruturar lá em Brasília.
Começou o mandato do Lula denunciando o sumiço de móveis. Bolsonaro e a Michelle teriam roubado tudo, mas estavam tudo lá só no porão, mas a rainha não desce abaixo do piso, né? Então imagina se a Janja vai descer no porão onde ficasse os móveis.
Então, a Janja denunciou o furto que nunca ocorreu dos móveis do Alvorada. Pois bem, na base disso, decidiu renovar toda a mobília. Nova mobília que custou também centenas de milhares de reais. Sofás de luxo, novas mesas.
Foi uma gastança tão descarada, que até mesmo a turma do PT, que não são exatamente franciscanos, parcos e conservadores, vamos dizer assim, que são, que tentam limitar os gastos públicos, até eles, até o Alexandre Prado, até o Rui Costa disse, Esbanjá, vamos com calma porque tá exagerando na dose.
Gastos da primeira-dama Janja sob investigação
Deputados de oposição prometeram acionar o Tribunal de Contas da União (TCU) para que a Corte investigue os gastos com o gabinete paralelo montado para atender à primeira-dama, Janja.
Como mostramos, o ‘Time Janja’ é composto por assessores de imprensa, fotógrafos, especialistas em redes sociais e um militar. Em salários, a equipe custa, mensalmente, em torno de R$ 160 mil reais mensais. Desde o início do governo Lula (PT), em 2023, os gastos para a viagem dos integrantes ultrapassaram 1,2 milhão de reais segundo reportagem publicada pelo Estadão.
Informações: O Antagonista
Moral da história, começou com sofás de dezenas de milhares de reais e agora está continuando o terceiro ano de mandato com as flores de centenas de milhares de reais de flores. É óbvio que existe um cerimonial no Palácio do Planalto, existe um cerimonial, um protocolo, que prevê.