Sogra do sobrinho do governador Carlos Brandão, a diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, jornalista Jackeline Heluy, foi intimada a se afastar da gestão em uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, sobre nepotismo cruzado no Maranhão . A canetada inclui também o todo poderoso Marcus Brandão, irmão do governador, que estava como diretor de Relações Institucionais da Casa.
Jacqueline, nesses dois anos, exonerou mais de 80% do pessoal do Complexo de Comunicação por terem alguma ligação ou amizade com o deputado Othelino Neto. Muitos foram injustiçados, pois já estavam ali há muitos anos.
Com a saída de Jacqueline do comando da Comunicação da Assembleia, talvez os deputados que fazem oposição ao governador Brandão possam ter voz na Casa do Povo.
É visível o combate à Othelino Neto até mesmo no site da Assembleia que se tornou uma espécie de “blog” de combate diário ao parlamentar, comandado por Jackeline, que não tem, nem de longe, o mesmo espaço destinado à oposição.
Em outras gestões, o site foi mais democrático, garantindo o mesmo espaço para governistas e oposicionistas. Na gestão de Jacqueline, só prevalece o lado do governo, provavelmente, por conta de sua relação muito próxima com o
governador.
Alexandre de Moraes acaba, assim, com esse monopólio do governador Carlos Brandão na Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão.