Nova aquisição do grupo envolve escola de Medicina, com 118 vagas anuais, que será integrada ao IDOMED. Cursos presenciais, com cerca de 2.800 alunos e com foco em Direito e área de Saúde, passarão a fazer parte da Estácio
A Yduqs, um dos mais inovadores grupos de ensino do país, acaba de adquirir a Faculdade Edufor de São Luís (MA), numa operação que envolve 118 vagas e 179 alunos de Medicina, além de cerca de 2.800 alunos de graduações presenciais, 90% deles em cursos de Direito e da área de saúde. A transação, no valor de R$ 145 milhões, terá pagamento de 50% à vista, com os 50% restantes em cinco parcelas anuais corrigidas pelo IPCA. Os cursos passarão a integrar duas marcas nacionais do grupo. A escola de Medicina passa a ser a 18ª do Instituto de Educação Médica, o IDOMED, que já estava presente no Maranhão com a faculdade de Medicina de Açailândia. Os demais cursos irão fortalecer a presença da Estácio na capital maranhense, que passa a ter agora duas unidades daquela que é a maior marca do ensino superior brasileiro.
“Com essas quase 120 vagas anuais, mais do que dobramos nossa capacidade de atender aos futuros médicos no estado, e vamos casar o que a Edufor vinha oferecendo de melhor com toda a tradição, tecnologia e qualidade do IDOMED, hoje a marca mais desejada em formação médica no país”, diz Silvio Pessanha, CEO do IDOMED.
“A Edufor vinha crescendo no mercado e em reputação, e é essa preocupação com qualidade e bom serviço que sempre buscamos nas instituições que passam a fazer parte do grupo. As IES da Edufor obtiveram, no ciclo de 2022, conceitos institucionais 4 e 5, os mais altos na escala de avaliação de qualidade do MEC. Em termos de geografia, as operações são muito complementares, estão em pontos estratégicos de São Luís. Agora, os alunos terão duas unidades da Estácio para escolher na cidade”, analisa Aroldo Alves, CEO da Estácio.
Medicina – O IDOMED, que reúne agora 18 escolas de Medicina do grupo, passa a ter com essa operação 2.044 vagas anuais para ofertar ao mercado (os vestibulares do IDOMED são nacionais). A Edufor teve suas primeiras 58 vagas autorizadas pelo MEC em junho de 2023 e uma segunda autorização, de 60 novas vagas, ocorreu em agosto deste ano. É uma operação com forte crescimento orgânico assegurado: hoje, os alunos mais avançados estão terceiro período (segundo ano) do curso de seis anos.
Portfólio presencial – Com 90% dos cerca de 2.800 em graduações presenciais em Direito ou da área de saúde, a Edufor tem um portfólio amplo, que inclui cursos nas áreas de Gestão, Tecnologia e Engenharia. A instituição iniciou suas operações em 2017 e hoje conta com pouco mais de três mil alunos, no total.
Raio-X da nova operação
· 179 alunos de Medicina (118 vagas anuais).
· 2.849 alunos de cursos de graduação presenciais, 90% deles em Direito e na área de Saúde.
· A instituição conta com centros para atividades de extensão (Núcleo de Práticas Jurídicas, Centro Integrado de Serviço Social, Clínicas para a Escola de Saúde, entre outras), além de um Centro de Responsabilidade Social e Sustentabilidade e do Núcleo de Tecnologia e Inovação Pedagógica.