Alunos da rede pública apresentam ópera na Maria Aragão neste sábado (30)

0comentário

Espetáculo é gratuito e será encenado por estudantes de 6 a 8 anos que integram o Projeto Ópera para Todos; iniciativa utiliza a arte como instrumento de alfabetização

Alunos da rede pública apresentam ópera na Praça Maria Aragão (Divulgação)

Neste sábado (30), vai ter ópera de graça na Praça Maria Aragão. Estudantes das classes de alfabetização da rede municipal de ensino estarão no palco apresentando “Aída”, uma releitura do clássico de Verdi. O espetáculo integra o Projeto Ópera para Todos, iniciativa patrocinada pela Equatorial Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Maranhão e apoio da Prefeitura de São Luís, que tem como objetivo alfabetizar crianças utilizando a arte. A apresentação deste sábado terá início às 19h e contará com a participação de cerca de 250 crianças entre 6 e 8 anos de idade. 

Em 2024, o Projeto Ópera para Todos foi desenvolvido em três escolas municipais: Maria Alice Coutinho (Turu), José Sarney (Itapiracó) e Luiz Pinho Rodrigues (Divineia). Em cada unidade de ensino, a arte foi utilizada como metodologia para alfabetizar as crianças, estimulando a leitura e a escrita, além de desenvolver o lado criativo e cultural de estudantes da rede pública de ensino. 

Em sala de aula, os pequenos leitores são guiados por personagens fascinantes, enredos envolventes e melodias encantadoras. Além de produzir textos próprios com mais significado, ampliam suas visões de mundo e culminam seu aprendizado com a encenação da ópera estudada ao longo do ano letivo. 

“Neste ano, será um espetáculo majestoso no dia 30 de novembro para 2.000 pessoas. Será um espetáculo extraordinário porque um dos grandes objetivos desse projeto é difundir a cultura e a boa música para a comunidade. É um espetáculo gratuito para o entretenimento de adultos e crianças”, explicou a educadora Ceres Murad, idealizadora do Projeto Ópera para Todos que, nesta edição, conta com o patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura do governo do Estado e o apoio da Prefeitura de São Luís. 

Quem for à Praça Maria Aragão neste sábado terá a oportunidade de prestigiar “Aída”, uma ópera de Giuseppe Verdi e libreto de Antonio Ghislanzoni, encenada por estudantes da rede municipal de ensino. A história se passa no Egito Antigo e narra a história de ciúmes e amor da escrava etíope de origem nobre chamada Aída e Radamés, o general, comandante das forças militares egípcias. Entretanto, o amor do bravo guerreiro egípcio por Aída o leva a caminhos tortuosos, em uma luta entre o amor e a lealdade à pátria. 

Ópera para Todos 

O Projeto Ópera para Todos é uma iniciativa pioneira no Brasil, que visa não só educar o público infantil para a apreciação de música erudita, como utiliza todo o potencial emocional dos grandes clássicos da cultura universal enquanto fator motivador da aprendizagem das crianças. 

A ópera é, neste projeto, um instrumento para convidar as crianças a adentrarem no universo da arte, da leitura e da escrita. Enquanto recurso pedagógico, a ópera estimula as crianças das classes de alfabetização a vivenciarem sentimentos profundos, conduzidas por composições magistrais, que transmitem emoções por meio de acordes intensos e vibrantes, materializados na dramaticidade das cenas. 

O projeto trabalha as diversas linguagens da ópera – música, dança, literatura, poesia e drama – para facilitar o processo da aprendizagem da leitura e escrita. Essa riqueza de estimulação emocional e intelectual se reflete na qualidade dos textos que as crianças produzem ao longo do projeto, ao mesmo tempo em que proporciona a ampliação do seu universo cultural e da sua visão de mundo. 

“O Ópera para Todos é voltado para crianças de 6 a 8 anos porque ele é um projeto de alfabetização. A arte é utilizada para alfabetizar, que é um dos processos mais complexos da escolaridade. A coisa mais penosa durante o processo de alfabetização, é você aprender a ler e escrever com textos que não fazem sentido, textos compostos só para ensinar a escrever as sílabas, e isso desmotiva muito as crianças”, explicou Ceres Murad. 

Projeto premiado 

O Projeto Ópera para Todos é uma iniciativa que já faz parte do calendário cultural da capital maranhense. O uso de uma metodologia própria e revolucionária desenvolvida pela professora Ceres Murad tem, inclusive, o reconhecimento nacional. 

Em 2003, o projeto recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – a mais importante comenda concedida pela Câmara dos Deputados na área de Educação – por despertar o interesse de crianças de baixa renda pela leitura e escrita por meio da ópera. A iniciativa foi destaque por seu trabalho pioneiro na área da alfabetização que privilegia o envolvimento da literatura desde as primeiras classes da pré-escola. 

Sem comentário para "Alunos da rede pública apresentam ópera na Maria Aragão neste sábado (30)"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS