A Operação Carro-Pipa foi suspensa nesta segunda-feira (25) e o Exército Brasileiro, responsável pelo programa, alega falta de verbas. Mais de um milhão de pessoas ficarão sem água potável no nordeste porque o governo Lula resolveu suspender a operação carro pipa, que tem aí 26 anos e que leva água potável a diversos lugares a diversas famílias que não tem água para fazer o básico.
Agora, essas pessoas não terá mais água potável durante esses próximos meses ou até mesmo no próximo ano olha que absurdo isso aqui e veja se não é que se indignar deixa curtida no vídeo aí e o comentário se você também tá indignado com isso aqui porque não tem graça não não tem como nem falar faz o brincar porque são vários, assim, milhares de famílias que vão passar uma dificuldade tremenda agora, principalmente no final do ano.
Olha o comunicado que vem dos pipeiros, que são aqueles que fazem a entrega da água nesses locais com os caminhões pipa. “Comunicado importante, devido à falta de recurso, Informamos que os serviços de entrega de água serão encerrados a partir de segunda-feira, 25 de novembro de 2024, não podendo antecipar carradas da semana que vem para o dia de hoje, 22 de novembro de 2024”, comunicaram. Ou seja, já estão sem água.
Esse trabalho que é feito pelo Exército através de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, que é aqui né paga falou que não tem dinheiro ah não tem dinheiro para levar o básico o mínimo de dignidade para essas famílias e olhar aí os locais mais afetados né Alagoas 31 municípios, Bahia 55 municípios, Paraíba 90 municípios, Pernambuco 93 municípios, Piauí 18 municípios e Rio Grande do Norte 57 municípios.
Dos 6 estados do Nordeste ficaram sem água a, Paraíba é de longe é o mais que Paraibanos e paraibanas, 70 municípios sem carro-pipa, 275 mil paraibanos sem água. Esse é o resultado da suspensão do Programa Carro-pipa na Paraíba, anunciada pelo governo federal, pelo governo Lula.
O Ministério da Integração alega falta de recursos e aguarda uma complementação orçamentária para a retomada. Mas quem precisa de água pode esperar? Já é um grande escândalo. Em pleno século XXI, ainda convivemos com a figura primitiva e humilhante do carro-pipa e num Estado que tem dois canais da transposição do Rio São Francisco.
Esse mesmo governo que diz que o dinheiro da água para o Nordeste, o mesmo que distribui dinheiro é o mesmo que distribui dinheiro para as emendas Pix.
Na Paraíba, o serviço leva água potável para mais 90 municípios e contempla quase 270 mil habitantes, segundo informações da Associação da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup). Essa operação carro-pipa foi criada há 26 anos, em 1998, pelo governo FHC e nunca foi interrompido. Até hoje, 25 de novembro de 2024, no governo do Amor. E por que ele tá interrompendo? Ora, não tem dinheiro, então vai cortar do povo.
Operação Carro-Pipa
A Operação Carro-Pipa, do governo federal, tem como objetivo promover o abastecimento de água potável para o consumo humano na região do Nordeste e no Norte de Minas Gerais. Na Paraíba, cerca de 272.990 são impactadas pela ação.
O Programa Emergencial de Distribuição de Água (Operação Carro-Pipa) foi implementado há 26 anos, por intermédio de uma cooperação técnica e financeira mútua entre os ministérios doa Integração e do Desenvolvimento Regional e da Defesa.
Enquanto isso, hoje também, a primeira dama colocou na sua rede social a nova cascata artificial na granja do Horto, também feita com o dinheiro dessas quase 300 mil pessoas que vão ficar sem água.
Ela escreveu numa das suas redes sociais, “Domingo Energizado”.
Alguns deputados e também senadores liderados pelo Efraim Filho, do União Brasil da Paraíba, estão se mobilizando para poder chamar a bancada do Nordeste inteira, que no Senado é maioria, não vão votar nenhuma pauta do governo enquanto o fornecimento de água não seja restabelecido.
O governo que diz que o dinheiro para a água dos pobres secos é o mesmo que mantém. A população que soma cada, somando todos os municípios aí, uma quantidade de pessoas e de famílias que passarão o final do ano sem água potável. E saber que essas famílias nordestinas, a maioria esmagadora votou no Lula. Mas tá aí, ainda tem gente que defende esse desastre.
Retorno da Operação Carro Pipa
Em resposta à situação, o ministério anunciou nesta terça-feira (25) que foi liberado o valor de R$ 38.096.775 para o Exército Brasileiro, assegurando a retomada imediata da operação Carro-Pipa. Com o repasse, o fornecimento de água potável às comunidades afetadas pela seca será restabelecido, garantindo o atendimento de aproximadamente 1,5 milhão de nordestinos.
Criada em 2012, a operação atende, atualmente, 344 municípios no semiárido nordestino. Em 2023 e 2024, o programa distribuiu cerca de 12 milhões de litros de água, beneficiando diretamente famílias que sofrem com a escassez hídrica e os impactos da seca.