Em seu pacote de maldades, corte de gastos, Lula deixa mais de 1 milhão de pessoas sem água potável no Nordeste

A Operação Carro-Pipa foi suspensa nesta segunda-feira (25) e o Exército Brasileiro, responsável pelo programa, alega falta de verbas. Mais de um milhão de pessoas ficarão sem água potável no nordeste porque o governo Lula resolveu suspender a operação carro pipa, que tem aí 26 anos e que leva água potável a diversos lugares a diversas famílias que não tem água para fazer o básico.

Agora, essas pessoas não terá mais água potável durante esses próximos meses ou até mesmo no próximo ano olha que absurdo isso aqui e veja se não é que se indignar deixa curtida no vídeo aí e o comentário se você também tá indignado com isso aqui porque não tem graça não não tem como nem falar faz o brincar porque são vários, assim, milhares de famílias que vão passar uma dificuldade tremenda agora, principalmente no final do ano.

Olha o comunicado que vem dos pipeiros, que são aqueles que fazem a entrega da água nesses locais com os caminhões pipa. “Comunicado importante, devido à falta de recurso, Informamos que os serviços de entrega de água serão encerrados a partir de segunda-feira, 25 de novembro de 2024, não podendo antecipar carradas da semana que vem para o dia de hoje, 22 de novembro de 2024”, comunicaram. Ou seja, já estão sem água.

Esse trabalho que é feito pelo Exército através de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, que é aqui né paga falou que não tem dinheiro ah não tem dinheiro para levar o básico o mínimo de dignidade para essas famílias e olhar aí os locais mais afetados né Alagoas 31 municípios, Bahia 55 municípios, Paraíba 90 municípios, Pernambuco 93 municípios, Piauí 18 municípios e Rio Grande do Norte 57 municípios.

Dos 6 estados do Nordeste ficaram sem água a, Paraíba é de longe é o mais que Paraibanos e paraibanas, 70 municípios sem carro-pipa, 275 mil paraibanos sem água. Esse é o resultado da suspensão do Programa Carro-pipa na Paraíba, anunciada pelo governo federal, pelo governo Lula.

O Ministério da Integração alega falta de recursos e aguarda uma complementação orçamentária para a retomada. Mas quem precisa de água pode esperar? Já é um grande escândalo. Em pleno século XXI, ainda convivemos com a figura primitiva e humilhante do carro-pipa e num Estado que tem dois canais da transposição do Rio São Francisco.

Esse mesmo governo que diz que o dinheiro da água para o Nordeste, o mesmo que distribui dinheiro é o mesmo que distribui dinheiro para as emendas Pix.

Na Paraíba, o serviço leva água potável para mais 90 municípios e contempla quase 270 mil habitantes, segundo informações da Associação da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup). Essa operação carro-pipa foi criada há 26 anos, em 1998, pelo governo FHC e nunca foi interrompido. Até hoje, 25 de novembro de 2024, no governo do Amor. E por que ele tá interrompendo? Ora, não tem dinheiro, então vai cortar do povo.

Operação Carro-Pipa

A Operação Carro-Pipa, do governo federal, tem como objetivo promover o abastecimento de água potável para o consumo humano na região do Nordeste e no Norte de Minas Gerais. Na Paraíba, cerca de 272.990 são impactadas pela ação.

O Programa Emergencial de Distribuição de Água (Operação Carro-Pipa) foi implementado há 26 anos, por intermédio de uma cooperação técnica e financeira mútua entre os ministérios doa Integração e do Desenvolvimento Regional e da Defesa.

Enquanto isso, hoje também, a primeira dama colocou na sua rede social a nova cascata artificial na granja do Horto, também feita com o dinheiro dessas quase 300 mil pessoas que vão ficar sem água.
Ela escreveu numa das suas redes sociais, “Domingo Energizado”.

Alguns deputados e também senadores liderados pelo Efraim Filho, do União Brasil da Paraíba, estão se mobilizando para poder chamar a bancada do Nordeste inteira, que no Senado é maioria, não vão votar nenhuma pauta do governo enquanto o fornecimento de água não seja restabelecido.

O governo que diz que o dinheiro para a água dos pobres secos é o mesmo que mantém. A população que soma cada, somando todos os municípios aí, uma quantidade de pessoas e de famílias que passarão o final do ano sem água potável. E saber que essas famílias nordestinas, a maioria esmagadora votou no Lula. Mas tá aí, ainda tem gente que defende esse desastre.

Retorno da Operação Carro Pipa

Em resposta à situação, o ministério anunciou nesta terça-feira (25) que foi liberado o valor de R$ 38.096.775 para o Exército Brasileiro, assegurando a retomada imediata da operação Carro-Pipa. Com o repasse, o fornecimento de água potável às comunidades afetadas pela seca será restabelecido, garantindo o atendimento de aproximadamente 1,5 milhão de nordestinos.

Criada em 2012, a operação atende, atualmente, 344 municípios no semiárido nordestino. Em 2023 e 2024, o programa distribuiu cerca de 12 milhões de litros de água, beneficiando diretamente famílias que sofrem com a escassez hídrica e os impactos da seca.

Saiba quais assembleias legislativas usam critérios de desempate favoráveis a Iracema e Othelino

As regras definidas por cada uma delas determinam a ordem de classificação entre candidatos ou chapas que obtiveram a mesma pontuação em eleições para a presidência das mesas diretoras

17 das 27 Casas Legislativas nas unidades federativas brasileiras usam regras favoráveis a Iracema Vale / Foto: Reprodução

blog do Isaias Rocha realizou um estudo inédito nos regimentos desses órgãos, detalhando a situação no Distrito Federal e nas 26 unidades federativas. A pesquisa examinou quais critérios são mais aplicados pelas Casas Legislativas em situações de empate na escolha da Mesa Diretora: se favorece o mais velho ou com maior número de legislaturas.

No Rio Grande do Norte, a Assembleia Legislativa utiliza um método que beneficia o candidato com o maior número de legislaturas, em caso de empate no segundo escrutínio, e, persistindo o empate, do mais idoso. O procedimento também é adotado no Tocantins, Paraná, Piauí e em Pernambuco.

Em São Paulo, o critério usado pela Assembleia Legislativa é o mesmo definido pelo Parlamento do Maranhão: em caso de empate, considerar-se-á eleito o mais idoso. Mecanismo semelhante ao adotado na Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Qual o critério mais usado?

Em 17 das 27 Casas Legislativas nas unidades federativas brasileiras, a idade é o fator de desempate. Nas outras dez, incluindo a Câmara Legislativa do Distrito Federal, a norma é vantajosa para quem detém mais mandatos. Os critérios de desempate são regras que determinam a ordem de classificação entre candidatos ou chapas que obtiveram a mesma pontuação.

Onde o mais velho é favorecido?

Assembleia Legislativa do Acre

Assembleia Legislativa de Alagoas

Assembleia Legislativa do Amazonas

Assembleia Legislativa da Bahia

Assembleia Legislativa do Ceará

Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Assembleia Legislativa do Maranhão

Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Assembleia Legislativa da Paraíba

Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa de Roraima

Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Assembleia Legislativa de Sergipe

Assembleia Legislativa de São Paulo

Onde o de mais mandatos é eleito?

Assembleia Legislativa do Amapá

Câmara Legislativa do Distrito Federal 

Assembleia Legislativa de Goiás

Assembleia Legislativa do Pará

Assembleia Legislativa do Paraná

Assembleia Legislativa de Pernambuco

Assembleia Legislativa do Piauí

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Assembleia Legislativa de Rondônia

Assembleia Legislativa do Tocantins

Partido de Othelino Neto, Solidariedade, pede que STF declare novo presidente da Alema

Othelino aguarda decisão do STF sobre eleição da Mesa da Assembleia (Divulgação)

Othelino foi derrotado por Iracema pelo critério de idade, depois de ter empatado a votação em dois turnos por 21 x 21

O partido Solidariedade, sigla que abriga o deputado estadual Othelino Neto, ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF), contra a eleição da deputada Iracema Vale (PSB) à presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maanhão.

Othelino e Iracema disputaram o comando da Casa no início do mês e depois de dois empates por 21 x 21 votos, cada, a socialista foi declarada vencedora pelo critério de maior idade.

Na ação (ADI 7756), o Solidariedade alega que é inconstitucional a regra contida no Regimento Interno da Casa estabelecendo que, em caso de empate em segundo escrutínio para a escolha da presidência da Mesa Diretora, deve ser declarado eleito aquele com mais idade.

De acordo com o partido de Othelino, a regra correta seria a mesma adotada pela Câmara dos Deputados. “Eleição do candidato mais idoso, dentre os de maior número de legislaturas, em caso de empate”, diz o Artigo 7º, IV, do Regimento Interno da Casa Federal. 

“Esse critério [da Assembleia Legislativa] está em total dissonância com o que ocorre na Câmara dos Deputados, que dispõe corretamente que deve ser proclamado eleito o candidato com mais legislaturas, ou seja, o mais experiente no exercício do mandato parlamentar. Por isso mesmo, a regra maranhense viola a simetria disposta pelo art. 27, §1º da Constituição Federal, sobretudo quando se leva em consideração uma interpretação lógico-sistêmica do Regimento Interno da Câmara dos Deputados e da própria Assembleia Legislativa do Maranhão”, destaca trecho da ação.

Além da declaração da vitória de Othelino, o Solidariedade quer que o Supremo declare inconstitucional o artigo do Regimento Interno da Assembleia maranhense que trata do critério de idade como desempate em eleições para a Mesa.

A ministra do STF, Cármen Lúcia, é quem é a relatora do caso. 

Não há prazo até o momento para que o processo seja apreciado.

Fonte: I-mirante

Homem que ejaculou nas costas e cabelo de vendedora volta a ser preso

O jovem Paulo Márcio Victor Carvalho Ferreira, de 19 anos, voltou a ser preso na última segunda-feira (25), ele é suspeito de ter ejaculado nas costas de uma vendedora, dentro de uma loja o caso aconteceu no bairro João Paulo em São Luís.

A juíza Joelma Sousa, da 4ª Vara Criminal, considerou que há fundamentos para uma nova prisão e acatou o pedido da Delegacia que investiga o caso.

Caso foi registrado por câmeras de segurança do estabelecimento no dia 24 de outubro. O acusado Márcio Victor Carvalho Ferreira, de 19 anos, foi preso em flagrante no mesmo dia do fato consumado.

Ele chegou a ser preso, mas  na decisão judicial, o suspeito foi posto em liberdade porque era  primário e não demostrava ser capaz de prejudicar as investigações.

Márcio Victor Carvalho Ferreira, de 19 anos, confessou, no depoimento, que fez o ato libidinoso após ser desafiado em um grupo, do qual faz parte, que comete violência contra mulheres e animais.

O jovem Paulo Márcio Victor Carvalho Ferreira, de 19 anos, voltou a ser preso na última segunda-feira (25), ele é suspeito de ter ejaculado nas costas de uma vendedora, dentro de uma loja o caso aconteceu no bairro João Paulo em São Luís.

A juíza Joelma Sousa, da 4ª Vara Criminal, considerou que há fundamentos para uma nova prisão e acatou o pedido da Delegacia que investiga o caso.

Caso foi registrado por câmeras de segurança do estabelecimento no dia 24 de outubro. O acusado Márcio Victor Carvalho Ferreira, de 19 anos, foi preso em flagrante no mesmo dia do fato consumado.

Ele chegou a ser preso, mas  na decisão judicial, o suspeito foi posto em liberdade porque era  primário e não demostrava ser capaz de prejudicar as investigações.

Márcio Victor Carvalho Ferreira, de 19 anos, confessou, no depoimento, que fez o ato libidinoso após ser desafiado em um grupo, do qual faz parte, que comete violência contra mulheres e animais.Tocador de vídeo

Fonte: Blog Jeremia Ribeiro

Aprovado PL do deputado Yglésio que facilita acesso a exames no SUS para pacientes da rede particular

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou nesta terça-feira (26), em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 460/2024, de autoria do deputado estadual Dr. Yglésio Moysés (PRTB). A proposta, que agora segue para a sanção do governador Carlos Brandão (PSB), visa integrar os sistemas público e privado de saúde, permitindo que requisições médicas emitidas por profissionais da rede particular sejam aceitas nas centrais de marcação de consultas e serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

O que muda na prática

Com a nova legislação, as unidades de saúde do SUS no Maranhão passarão a aceitar pedidos médicos de exames e terapias emitidos por profissionais habilitados da rede particular. Essa integração busca atender à demanda de pacientes que iniciam tratamentos particulares e precisam complementar o cuidado na rede pública.
A implementação seguirá as diretrizes já estabelecidas pelo SUS para garantir o atendimento prioritário de casos mais graves e emergenciais.

Próximos passos

De acordo com o projeto, o Estado do Maranhão será responsável por regulamentar os detalhes da execução, garantindo que todas as unidades de saúde do SUS no estado cumpram a norma de forma clara e uniforme
Com a aprovação, o Maranhão dá um passo importante na modernização do acesso à saúde pública, beneficiando diretamente milhares de cidadãos. A expectativa é que a nova lei reduza as desigualdades no acesso a exames e terapias, fortalecendo os princípios de universalidade e equidade do SUS.

Dr. Yglésio celebrou a aprovação como uma vitória para a população maranhense e reafirmou seu compromisso em continuar lutando por melhorias na saúde pública do estado. “Este projeto reflete nosso esforço em garantir que todos tenham acesso digno e célere aos cuidados de saúde. Agora, contamos com a sanção para que essa conquista se torne realidade”.

Júri de São Luís condena acusado de matar ex-namorada a 18 anos de reclusão

Durante o julgamento, foram ouvidas nove testemunhas e o réu, que ao ser interrogado disse que a acusação contra ele era verdadeira, confessando o crime

O 1º Tribunal do Júri de São Luís condenou, a 18 anos e seis meses de reclusão, Jhonatan Santos de Sousa pelo assassinato da sua ex-namorada Idelany do Nascimento Pestana, no dia 09 de abril de 2024, por volta das 2h, no interior da casa da vítima, no bairro Alto da Esperança (Itaqui-Bacança). O réu matou a mulher com golpes de faca.

Após o julgamento, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), que terminou na tarde desta segunda-feira (25 de novembro), Jhonatan Santos de Sousa foi levado de volta para a Penitenciária de Pedrinhas, onde já estava preso.

Durante o julgamento, foram ouvidas nove testemunhas e o réu, que ao ser interrogado disse que a acusação contra ele era verdadeira, confessando o crime.

Jhonatan Santos de Sousa foi condenado por homicídio, com a qualificadora do feminicídio (no contexto de violência doméstica e familiar e menosprezo à condição de mulher) e por uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Idelany Pestana e o acusado tiveram um relacionamento afetivo por cerca de 10 anos e estavam separados.

Na denúncia do Ministério Público consta que, o réu foi até a casa de Idelany Pestana para conversar com ela, logo após começou a discutir com a ex-namorada e desferiu oito facadas contra ela, que morreu no local.

Idelany do Nascimento Pestana era formada em publicidade e propaganda, tinha 30 anos, morava com os pais e uma irmã e nas horas vagas se dedicava à cultura popular se apresentando em uma companhia de dança.

O julgamento foi presidido pelo juiz Gilberto de Moura Lima, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís. Atuou na acusação o promotor de justiça Agamenon Batista de Almeida Júnior, assistido pelo advogado Christianilson de Melo Alves. Já a defesa do réu foi realizada pelas advogadas Luanna Dalya Andrade Lago Campos e Danielly Thays Campos. Familiares da vítima (mãe, pai e irmã) acompanharam a sessão de júri.

Na sentença condenatória, o juiz destacou que a culpabilidade é gravíssima, pois o réu “agiu com premeditação e extremada violência, pelo que faz por merecer elevada censura pelo ato brutal e covarde que eliminou a vida da sua companheira.” Ainda na sentença, o magistrado ressaltou que o réu “insatisfeito pelo fato da sua companheira, ou seja, a vítima ter rompido o relacionamento amoroso que já durava cerca de 10 anos, atribuindo-lhe conduta inadequada, o acusado procurou a vítima, na noite do dia 08/04, deste ano, tentando uma reconciliação”, contudo não obteve êxito e retornou à casa da vítima, cometendo o feminicídio. O réu deverá cumprir a pena em regime inicial fechado.

Ministério Público (MA) aciona judicialmente Município de João Lisboa para garantir repasse do Fundo da Infância e Adolescência

O Ministério Público do Maranhão propôs Ação Civil Pública contra o Município de João Lisboa na última sexta-feira, 22, para que a Justiça obrigue o ente administrativo a efetuar o repasse do percentual mínimo de 1% do valor arrecadado pelo Município. A ACP foi proposta pela titular da 2ª Promotoria de Justiça de João Lisboa, Maria José Lopes Corrêa.

A ação foi ajuizada após procedimento administrativo instaurado pelo Ministério Público do Maranhão para fiscalizar o cumprimento da legislação vigente que regula a criação do funcionamento do Fundo da Infância e Adolescência do Município de João Lisboa.

As investigações concluíram que, apesar de o referido fundo estar criado, não é alimentado com repasses financeiros, o que é obrigação legal do município. A Promotoria de Justiça de João Lisboa tentou resolver o impasse por vias extrajudiciais, mas o Município não atendeu aos pedidos do Ministério Público.

Na ação, o MPMA requer, liminarmente, que a Justiça obrigue o Município de João Lisboa a apresentar, no prazo de 10 dias, planilha atualizada da dotação orçamentária anual dos últimos quatro anos de gestão, para revelar percentual a ser depositado no FIA, conforme artigo 13, I da Lei Municipal nº 49/2003.

O Ministério Público estabelece o prazo de 15 dias para pagamento do valor de 1% devido mais o retroativo referente aos dos últimos quatro anos em que não foi feito o repasse, sob pena de multa diária de 20 salários mínimos.

Corregedoria Extrajudicial e parceiros levam ação social para população de Alcântara

O Núcleo de Registro Civil da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial Maranhão (NRC-COGEX), em parceria com o Fundo Especial de Reaparelhamento do Judiciário do Tribunal de Justiça (TJMA), vai realizar ação de regularização de documentação civil durante o projeto Viva Alcântara, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de novembro. A iniciativa também conta com a parceria com a Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Direitos Humanos, Instituto de Identificação da Perícia Oficial de Natureza Criminal e Cartório do Ofício Único da cidade.

As atividades fazem parte do programa Registro Cidadão, que será oferecido à população alcantarense das 8h às 17h, no Fórum de Justiça e na Praça da Matriz do município. O objetivo do programa é proporcionar a regularização de documentos civis, que são aqueles relativos a nascimentos, casamentos e óbitos. 

Em formato de ação global, as instituições atuarão unidas para emitir, dentro o rol de serviços oferecidos, a 1ª e a 2ª via de certidões, registro tardio, retificação e restauração de certidões, reconhecimento voluntário de paternidade e emissão da Carteira Nacional de Identificação (RG).

Pessoas registradas em Alcântara e que não possuem a Certidão de Nascimento, poderão solicitar a 2ª via do documento no Fórum, sob responsabilidade do NRC-COGEX e do FERJ. Com apoio da Sedihpop, a DPE atuará nas demandas de emissão de 2ª via da Certidão de Nascimento de pessoas registradas em outros municípios, registro tardio, retificação e alteração de registro com inclusão da paternidade e restauração. 

O Projeto Viva Alcântara é resultado de uma parceria entre o Tribunal Regional Federal (TRF-1ª Região) e o TJMA, com foco na regularização fundiária de comunidades quilombolas e conta com apoio de diversos parceiros para promover a ação social. Durante os três dias, serão atendidas pessoas de mais de 120 comunidades, distribuídas por 7 polos, além daquelas que residem na sede do município.

Além do acesso à documentação básica, serão realizadas audiências de conciliação em processos previdenciários, fundiários e outras demandas judiciais. Serviços da Caixa Econômica Federal, Receita Federal, INSS e Correios estarão disponíveis, assim como aqueles ofertados nas áreas de saúde, fomento à economia local, formação tecnológica na área aeroespacial, turismo e empreendedorismo

Viva Alcântara ainda conta com a parceria do Governo Federal, Governo do Maranhão, Prefeitura de Alcântara, Advocacia-Geral da União, Defensoria Pública da União, Ministério Público da União, Ministério Público do Estado, Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão, Banco do Nordeste, Fundação Cultural Palmares, Fadex e Centro de Lançamento de Alcântara.

TJMA promove capacitação em regularização fundiária em Bacabal

Representantes de instituições de vários municípios da região participaram do curso no Campus da UFMA

A imagem mostra um evento em um auditório, onde várias pessoas estão sentadas em cadeiras azuis, assistindo a uma apresentação. Quatro pessoas estão em pé na frente do auditório: três homens e uma mulher, todos vestidos formalmente. Um dos homens está falando ao microfone. No fundo, há um banner com o texto "REGIS PARA TODOS" e o logotipo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na parede. À esquerda, uma mulher está sentada em uma mesa com um laptop.Formação reuniu servidores municipais, estudantes, cartorários, entre outrosfoto/divulgação: Ribamar Pinheiro

Com o objetivo de ampliar a execução da política pública de regularização fundiária, assegurando o direito à moradia a um maior número de maranhenses, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo de Governança Fundiária (NGF), promoveu nestas segunda e terça-feira (25 e 26/11), mais uma edição do Curso de Capacitação em Regularização Fundiária Urbana (Reurb), desta vez na comarca de Bacabal, voltado a representantes de diversos municípios da região, especialmente os que firmaram Termo de Cooperação Técnica com o Poder Judiciário.

A formação faz parte do programa “Registro para Todos” e integra a programação da segunda edição do programa Encontros Regionais, que busca aproximar a administração do Tribunal de magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, para discutir as demandas institucionais e promover melhorias nas condições de trabalho, saúde e bem-estar, que acontece até esta quinta-feira (28/11), no polo judicial de Bacabal.

Ministrado pelo secretário da Comissão de Solução de Conflitos Fundiários do TJMA e membro do NGF, Daniel Pereira de Souza, o curso chama atenção para o desafio de criar um sistema jurídico célere, eficiente e efetivo, capaz de garantir o direito de propriedade a ocupantes de imóveis urbanos por meio de procedimentos administrativos, que beneficiem principalmente a população de baixa renda.

O encerramento do curso, nesta terça-feira (26/11), contou com a presença do presidente do TJMA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho; do corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos; e da diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Gedeon. 

O desembargador Froz Sobrinho ressaltou o avanço da política de regularização fundiária no âmbito do Judiciário maranhense com a criação do Núcleo de Regularização Fundiária do TJMA, que já concretizou a entrega de títulos para comunidades em todo o Estado, em parceria com municípios e cartórios, buscando ampliar a garantia do direito à propriedade, que avalia como o segundo principal registro da vida das pessoas, após o registro civil, implicando no desenvolvimento socioeconômico, conferindo  segurança e facilitando a vida das pessoas. “Regularizar o bem mais importante depois das nossas vidas, que são os imóveis. A história da propriedade é a história do sujeito como bem de raiz que são os imóveis onde a gente nasce, vive, as casas das pessoas, onde a gente trabalhar”, ressaltou.

 “A Reurb é uma política muito importante, uma campanha incentivada pelo CNJ e que o Maranhão abraçou”, observou o desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos. 

“O Núcleo de Governança Fundiária está à disposição, de portas abertas para as notas técnicas, para criar, para apoiar qualquer dúvida  na parte de assistência ao plano da regularização”, frisou a diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Gedeon. 

“Aqui em Bacabal temos a participação de servidores municipais, advogados, registradores, alunos e técnicos que atuam na área de regularização fundiária, e tem sido importante para disseminar a política e na prática concretizar o sonho de moradia legal, de acordo com o que mandam a lei e as diretrizes do TJMA, de forma ampla, para todos, de maneira legal e eficiente”, observou Daniel Pereira.

A registradora do município de Conceição do Lago Açu, Eloiza Barbosa, avaliou que a formação é importante para trazer benefícios para os moradores dos municípios, contribuindo para o crescimento das cidades e da região. “Ainda não temos a regularização fundiária de interesse social implantada na cidade de Conceição de Lago Açu, então esperamos essa capacitação para levar ao município e aos servidores, pois o cartório atua juntamente com a população e a gestão, então estamos otimistas que agora vai acontecer e eu agradeço muita essa iniciativa do TJMA”, frisou.

O coordenador do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária de Satubinha, Antonio Nascimento Máximo, avaliou que a capacitação soma com o trabalho, na medida em que atualiza sobre as melhorias e leis implantadas no tema. “Tivemos contato com novas leis, e para nós é um avanço, o que é bom para o município e principalmente para os munícipes, os quais representamos na cidade de Satubinha”, avaliou.

São Luís recebe o show “Choros, Valsas e Outros Lirismos Brasileiros”, de Heloísa Fernandes e Toninho Carrasqueira

Gratuitas, as apresentações serão realizadas nos dias 5 e 6 de dezembro, na Igreja de São José do Desterro, no Centro da cidade, às 19h

Toninho Carrasqueira e Heloísa Fernandes – Foto – Milton Montenegro.Divulgação

Nos dias 5 e 6 de dezembro, São Luís receberá apresentações gratuitas de um espetáculo musical inédito e especial em terras maranhenses: a turnê “Choros, Valsas e Outros Lirismos Brasileiros”, que passa por seis capitais brasileiras com patrocínio exclusivo do Instituto Cultural VALE através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Nos concertos, a pianista Heloísa Fernandes e o flautista Toninho Carrasqueira, ambos paulistas, guiarão o público em uma viagem musical que atravessa diferentes épocas, explorando a riqueza e diversidade da música brasileira. Com entrada gratuita e aberta a todos os públicos, o espetáculo é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.

Em São Luís, a dupla fará uma dobradinha de apresentações especiais no Centro Histórico: na Igreja de São José do Desterro, a mais antiga e uma das mais bonitas da cidade, às 19h. No repertório dos concertos, composições próprias e homenagens a grandes mestres da música nacional, como Pixinguinha, Moacir Santos, Hermeto Pascoal e Radamés Gnattali.

Em “Choros, Valsas e Outros Lirismos Brasileiros”, Heloísa e Toninho trazem não somente a beleza sonora do piano e da flauta, mas também histórias e curiosidades sobre os compositores, além de um panorama que revela a evolução da Música no Brasil desde o século XIX até os dias de hoje, festejando sua riqueza melódica, harmônica e rítmica, e contribuindo para uma conexão com a cultura musical brasileira.

Ao longo do espetáculo, Heloísa e Toninho apresentam arranjos que evidenciam uma interessante fusão de tradição e modernidade, enquanto revisitam gêneros musicais emblemáticos, como o choro e a valsa, com uma sensibilidade que traduz a alma brasileira. O duo se destaca, ainda, pela capacidade de improvisação, que oferece a cada obra uma interpretação única e espontânea.

Oficina gratuita

Além dos concertos, os músicos proporcionarão ao público uma oficina (gratuita, sem necessidade de inscrições, com 40 vagas disponíveis) no dia 6 de dezembro, às 14h, no Hall da Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo, também no Centro Histórico da capital maranhense.

Dividida em duas partes, a atividade de três horas de duração destina-se a pianistas e flautistas, com foco na técnica instrumental e na criação musical. Após as aulas específicas, em salas separadas, ministrantes e ouvintes se reunirão em uma masterclass voltada para o estudo de improvisação e os princípios do livro “Divertimentos-Descobertas”, escrito por Toninho Carrasqueira – disponível em: https://www.edusp.com.br/livros/divertimentos-descobertas/.

Todas as atividades contarão com recursos de acessibilidade para receber adequadamente públicos diversos: intérpretes de libras nos concertos e oficina, audiodescrição nas apresentações musicais, monitores disponíveis para apoio e espaços acessíveis para cadeirantes.

Heloísa Fernandes

Pianista e compositora, descrita pela crítica como “lírica e luminosa, para além de categorizações’’ (Tim Page, The Post and Courier, Charleston, USA). Com um repertório centrado em sublimes interpretações e criações instrumentais da música popular brasileira, uma das cinco finalistas premiadas no Prêmio Visa de Música Brasileira, tornou-se conhecida no Brasil e exterior, como através de sua participação no Spoleto Jazz Festival, um dos mais prestigiosos festivais de jazz, ou a turnê de piano solo nos EUA e os concertos no Brasil ao lado de Phillip Glass.

Com participações de instrumentistas como Naná Vasconcelos e Zeca Assumpção e um repertório de composições próprias e arranjos para temas de Caetano Veloso e Pixinguinha, seu primeiro álbum, “Fruto”, foi aclamado pela crítica nacional e internacional. Em seu segundo álbum, “Candeias”, a pianista criou novas composições, tendo como ponto de partida as melodias e ritmos nacionais registrados por Mário de Andrade em 1936 no livro “Melodias Registradas por meios Não-Mecânicos”. Seu terceiro álbum, intitulado “Faces”, gravado em Chicago, Illinois, e lançado em 2018, registra suas novas composições e improvisos.

Toninho Carrasqueira

Com vários CDs premiados e uma história de centenas de apresentações por mais de 40 países, Carrasqueira é desses raros artistas que navegam livremente e com a mesma propriedade pelos universos erudito e popular, tradicional e contemporâneo. Elogiado pela crítica internacional tocando a música de Bach, Mozart, Poulenc, Villa-Lobos e Guarnieri, tem gravações dedicadas a Pixinguinha, Callado, Pattápio Silva, Maurício Carrilho, Guinga e outros mestres da música popular brasileira que são consideradas primorosas.

Com o Quinteto Villa-Lobos, grupo que integrou durante 15 anos, gravou 14 CDs, dois DVDs, e recebeu indicações ao Grammy e aos prêmios Rival e Carlos Gomes, discernidos ao melhor grupo camerístico brasileiro. Em duo com a pianista Maria José Carrasqueira, tem uma extensa carreira internacional, que inclui uma apresentação no New York Carnegie Hall. É presença constante nos palcos e estúdios de gravação à frente de algumas de nossas principais orquestras sinfônicas e ao lado de artistas de variadas tendências estéticas, como o Quarteto de Brasília, Nelson Ayres, Maurício Carrilho, Egberto Gismonti, Naylor Proveta, Ivan Vilela e Marlui Miranda, entre muitos outros. É, também, professor doutor livre docente pela USP, universidade onde leciona, tem um livro lançado pela Edusp.

SERVIÇO

CONCERTOS

Dias 5 e 6 de dezembro de 2024, quinta e sexta-feira;

Horário: 19h;

Entrada: Gratuita;

Local: na Igreja de São José do Desterro, no Centro Histórico de São Luís.

OFICINA

Dia 6 de dezembro de 2024, sexta-feira;

Horário: no Hall da Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo, no Centro Histórico da capital maranhense;

Inscrições: gratuitas, a serem feitas na chegada, no próprio local, presencialmente.


Fotos e vídeos de divulgação: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1kFNLAnEhDqwBiqnqbbwn142tMXOh5yk8

Da Bahia ao Ceará (Moacir Santos)
https://drive.google.com/file/d/1RSwNuMyTmn0Q-Mggs9g0WsMHk_GfSZcZ/view?usp=sharing

Dia Feliz (J.D.Carrasqueira)
https://drive.google.com/file/d/1NvCBqgV5YLA0Y4bhGL59Yx88nAUPTsKp/view?usp=sharing

Repertório (sujeito a alterações):

Serena – Pedro Amorim

Choro pro Waldir – Cristóvão Bastos e Paulinho da Viola

Dia Feliz – João Dias Carrasqueira

Zinha – Pattápio Silva

Valsa pra Edi – Toninho Carrasqueira

Da Bahia ao Ceará – Moacir Santos

Abraços- Heloisa Fernandes

Palhaço – Egberto Gismonti

Chorinho pra Ele – Hermeto Pascoal

Um a Zero – Pixinguinha

Remexendo – Radamés Gnatalli

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima