Piloto da TMG Racing largou na pole e conseguiu se manter no pelotão da frente, mesmo com falha que fez o motor perder potência, salvando pontos importantes
O sábado em Goiânia foi de classificação e Corrida Sprint na penúltima etapa da Stock Car. Para Rafael Suzuki, o dia foi de superação na pista para fechar a prova com um 4º lugar, e garantir bons pontos na primeira disputa do fim de semana.
Entre os treinos da sexta-feira, a equipe TMG já tinha trocado o motor, e ele ficou no top-5 do dia. Na classificação, na manhã deste sábado, o piloto garantiu o 12º lugar, o que o colocou na pole position para a Corrida Sprint – pela regra de inversão dos 12 melhores. Na etapa inaugural da temporada 2024, Rafael teve esse mesmo cenário e concretizou sua terceira vitória na categoria.
Uma forte chuva caiu pouco antes da largada, mas a pista secou rápido. Durante as voltas de box aberto, porém, um problema elétrico causou a falha do motor, preocupando a equipe. Eles conseguiram identificar e corrigir a questão, e Suzuki largou da posição de honra.
O ritmo no início da prova ficou prejudicado, mas a estratégia da equipe foi de deixar Suzuki mais tempo na pista no primeiro stint até a parada nos boxes, dando ao piloto mais tempo de pista livre. Decisão importante que possibilitou ao paulista de 37 anos se manter no pelotão da frente e chegar em 4º lugar, garantindo pontos importantes na reta final do campeonato.
“Foi uma corrida difícil onde o lado humano, de piloto e equipe, pesaram muito. Conseguimos acertar uma estratégia que compensou a falha que tivemos no carro e assim consegui ficar ali, brigando com os pilotos que estava na frente. O saldo é de um sábado com pontos que são importantes para esta reta final de temporada”, comentou Rafael.
Suzuki está em 8º na classificação geral, entre os mais de 30 pilotos que já pontuaram neste ano. Na corrida principal neste domingo, ele larga em 12º, na prova que começa às 12:30 com transmissão ao vivo de Band, Sportv e streaming no YouTube.