Othelino Neto desmente fala de Iracema Vale em entrevia a TV Mirante

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALema), deputada Iracema Vale (PSB), afirmou em entrevista ao programa Bom Dia Mirante, na manhã desta sexta-feira (22), na TV Mirante, que “forças externas” influenciaram o resultado das eleições para a presidência da Mesa Diretora da Casa, realizada no último dia 13 de novembro. O deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) desmente a presidente da Alema e diz que tudo não passa de uma narrativa dela.

De acordo com Othelino Neto, a Presidente da Assembleia insiste na narrativa de que influências externas determinaram os 21 votos que recebi na disputa pela presidência na eleição da mesa diretora. “Assisti a entrevista concedida pelo presidente da Assembleia à TV Mirante. Ela mais uma vez repete essa história de que o cartaz de 21 a 21 nas duas eleições foi em razão de influências externas a meu favor. Eu quero que a presidente diga, recuse quem são esses nomes, até para ver se todos os nomes que participaram, se há alguma coisa fora da regra. Agora, o que eu sei é que o governador do estado, Carlos Brandão, esse sim interferiu. Recebeu segunda e terça-feira vários deputados, coisa que ele não fazia há meses. O irmão do governador, Marcos Brandão, que funciona como um sensor, agora dos políticos, esteve lá no dia da eleição, constrangendo deputados, conversando e perguntando por que não deveriam votar no atual presidente”, afirmou.

Segundo Othelino o governador Carlos Brandão e seu irmão, Marcus Brandão, tiveram tiveram influencia direta na disputa. “Eu, de minha parte, continuo com uma consciência muito tranquila. Esse deputado que respeita as diferenças, que conversa com todos, os que votam em mim e com quem não vota. Que não houve retaliação. Que não ameaço e que não faço retaliação. E continuareis desse mesmo jeito. Um deputado que defende os interesses do povo do Maranhão e que não tem medo de ninguém, quanto mais do novo coronel Carlos Brandão, que por hora governa o estado do Maranhão”, declarou.

A presidente da Assembleia afirmou que “forças externas” influenciaram o resultado das eleições para a presidência da Mesa Diretora da Casa, realizada no último dia 13 de novembro. Ao final do escrutínio, Iracema Vale e o deputado Othelino Neto terminaram com 21 votos cada, após dois turnos de votação e a parlamentar só se reelegeu pelo critério de idade, conforme determina o Regimento Interno da Assembleia.

“Havia sim em mim a convicção, passada pelos próprios deputados, que teríamos apenas dois votos contrários. Vimos também que existia um forte trabalho, uma forte influência de forças externas à Assembleia para que esse placar chegasse a 21 a 21”, disse Iracema Vale, durante a entrevista.

Os 21 deputados que se insurgiram contra o Iracema Vales sinalizaram para um cenário na Alema, no qual não haja controle total do Palácio dos Leões na casa do Povo.





TRE aponta inconsistências nas contas de campanha do vereador reeleito e presidente da câmara Paulo Victor

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) apontou inconsistências na prestação de contas da última campanha eleitoral do vereador Paulo Victor (PSB). O relatório preliminar elaborado pela 76ª Zona Eleitoral de São Luís identificou possíveis omissões de despesas e divergências nos registros financeiros, o que pode resultar na desaprovação das contas. As informações são do site Folha do Maranhão.

Entre as principais irregularidades estão o descumprimento de prazos para informar recursos arrecadados e a ausência de comprovação de despesas declaradas. O relatório menciona, ainda, a falta de notas fiscais, discrepâncias nos extratos bancários e a não apresentação de movimentações financeiras referentes a todo o período da campanha. Um ponto crítico levantado foi a diferença de R$ 4.500,04 nos gastos com impulsionamento de conteúdo digital, sem comprovação documental. 

Em sua defesa, Paulo Victor apresentou uma série de documentos ao Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), que, segundo ele, podem atender às exigências da Justiça Eleitoral. Entre os arquivos anexados, estão notas fiscais corrigidas e substitutivas, comprovantes de manifestação de destinatário, extratos bancários complementares e comprovantes de despesas com impulsionamento na plataforma da Meta.

O parlamentar foi intimado a corrigir as falhas em até três dias, sob pena de preclusão. Em resposta, a defesa de Paulo Victor anexou ao Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) documentos como notas fiscais corrigidas, extratos bancários complementares e comprovantes de despesas de impulsionamento digital. Os advogados do vereador solicitaram que os esclarecimentos sejam considerados suficientes para sanar as inconsistências e pediram a aprovação das contas. 

A análise final agora cabe ao TRE-MA, que deverá avaliar se os documentos apresentados são suficientes para regularizar a prestação de contas de Paulo Victor, que foi reeleito com 9.956 votos no último dia 6 de outubro.

Complexo de Comunicação da Alema divulga reportagem caluniosa contra Othelino Neto por meio de blogueiros alinhados a Assembeia

O Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa , com ferramentas institucionais, publicou, com destaque, uma conteúdo com conteúdo calunioso e difamatório contra o deputado Othelino Neto (Solidariedade), no site do parlamento. A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) sem apresentar nenhuma prova usou a sessão tribuna da Casa, nesta quinta-feira (21). Ela contou que recusou “proposta” para apoiar o deputado Othelino na eleição para presidente da mesa diretora da casa.

A deputada Ana do Gás uma disse que recusou proposta para apoiar o deputado Othelino Neto (Solidariedade) na eleição para Alema, o que teria motivado a divulgação, na imprensa, na quarta-feira (20), de notícias a seu respeito relacionadas a dívidas.

Sem mostrar nenhuma prova e se valendo da sua imunidade parlamentar, Ana do Gás disse que a proposta era para que ela desse voto ao deputado Othelino Neto no pleito do dia 13 deste mês, quando foi escolhida a nova mesa diretora da Alema para o biênio 2025-2027 (20ª Legislatura), partiu de Hernando Macedo, filho de um rico empresário, que a procurou em seu próprio apartamento, mas que não obteve êxito na tentativa de evitar que ela apoiasse a atual presidente da Casa, deputada Iracema Vale, reeleita. Além disso, a votação para a presidência da mesa diretora da Alema foi secreta.

“Quero contar com parceria da imprensa, que divulgou tanto meu nome ontem (20), para me ajudar a cobrar Ernane Macedo, filho de um empresário riquíssimo, que foi ao meu apartamento me fazer proposta para apoiar o deputado Othelino Neto e eu neguei. Eu o recebi achando que ele estava indo pagar o que me deve”, contou a parlamentar.

O texto, que ainda foi disparado em massa para blogs, também acusa de calote e calunia nominalmente Hernando Macedo, ex-prefeito de Dom Pedro e irmão do deputado federal e presidente do Podemos no Maranhão, Fábio Macedo.

Os prints ganharam grupos de WhatsApp, com a prova de que veículos oficiais da Assembleia Legislativa estão publicando este tipo de conteúdo calunioso contra o deputado. Vale ressaltar que o Complexo de Comunicação da Alema, que é bancado com dinheiro público, não publica praticamente nada dos deputados de oposição em especial Othelino Neto e Francisco Nagib, Wellignton do Curso, Fernando Braide, Leandro Bello, Ricardo Rios e Júlio Mendonça.

O Complexo de Comunicação da Alema com frequência divulga com intensidade reportagens da presidenta da Casa, Iracema Vale, pautas favoráveis ao governador Carlos Brandão e dá destaque para deputados que criticam o atual governo e o prefeito de São Luís. Eduardo Braide.

Polícia Federal deflagra operação contra desvio de encomendas dos Correios no Maranhão

Na ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência do investigado

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (22/11), a operação Rastro Postal  em combate ao desvio de encomendas dos Correios. A ação é resultado de uma investigação que identificou o envolvimento de um motorista terceirizado da empresa pública no esquema criminoso, após ter sido autuado em flagrante delito.

Na ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, que teve prisão temporária decretada, tendo sido encaminhado para a Central de Inquéritos e Custódia. Foram recuperadas algumas encomendas, que serão restituídas aos seus legítimos proprietários.

As investigações apontaram que o motorista utilizava o acesso privilegiado ao transporte de encomendas para desviar produtos, alguns deles de expressivo valor, como cosméticos importados e celulares. O prejuízo estimado às vítimas ainda está sendo apurado.

A operação reforça o compromisso da Polícia Federal em combater crimes contra a Administração Pública e proteger o direito dos cidadãos à segurança de suas encomendas. O investigado responderá pelo crime de peculato.

Equatorial Maranhão amplia serviços da assistente virtual Clara para oferecer mais segurança e comodidade

Clientes da Distribuidora agora podem comunicar uma situação de Risco à Vida e solicitar atendimento emergencial por meio do WhatsApp da Clara

Os clientes da Equatorial Maranhão já podem registrar situações de risco à vida de forma rápida e prática, por meio da Clara, a assistente virtual da empresa, disponível pelo WhatsApp no número (98) 2055-0116. Com essa atualização, a Clara agora oferece novos serviços essenciais para facilitar o atendimento e garantir mais agilidade.

Registro de ocorrências de risco à vida agora pelo WhatsApp – Os clientes poderão informar sobre de fios partidos, fogo na rede, acidentes com postes, árvores caídas e outras situações críticas diretamente pelo chat da Clara. Para isso, basta selecionar a opção “Risco à Vida” no menu inicial e escolher o tipo de ocorrência a ser registrada.

“O objetivo é garantir que situações de emergência sejam comunicadas rapidamente, com atendimento ágil e eficiente”, destacou Francila Soares, Gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Maranhão.

A Equatorial Maranhão destaca que o cliente deve informar o número da conta contrato do imóvel mais próximo da ocorrência para gerar um protocolo de acompanhamento e concluir o registro.

Novidades no serviço de Falta de Energia – Outra novidade é a melhoria na comunicação sobre interrupções de energia. Ao informar a falta de energia pelo WhatsApp, o cliente será notificado se a ocorrência é individual ou coletiva – ou seja, se afeta apenas sua unidade consumidora ou um bairro ou região maior.

Além disso, a Clara fornecerá orientações para testes internos no disjuntor, com imagens ilustrativas, para ajudar o cliente a identificar possíveis problemas internos.

Religação de energia e opções de pagamento facilitadas – A plataforma também foi atualizada para atender solicitações de religação por inadimplência. Agora, além de consultar débitos em aberto, o cliente pode escolher entre diferentes opções de pagamento, como boleto bancário, código de barras ou cartão de crédito.

Com essas atualizações e melhorias na Clara, a Equatorial Maranhão reforça seu compromisso com a excelência, preservando o cliente no centro da operação. “Essas mudanças garantem agilidade e segurança no atendimento, aumentando a confiabilidade dos nossos serviços”, completou Francila Soares.

Confira os serviços disponíveis na Clara
Com as novas funcionalidades, a Clara oferece uma ampla gama de serviços para garantir comodidade e rapidez:
– NOVO | Registro de Risco à Vida (fios partidos, fogo na rede, árvores caídas, acidentes com postes e outros);
– Falta de Energia com NOVAS funcionalidades;
– Solicitação de religação e opções de pagamento flexíveis;
– Código de barras para pagamento;
– Consulta de débitos;
– Cadastro na Tarifa Social;
– Emissão de segunda via de fatura;
– Cadastro para data certa de vencimento;
– Recebimento de faturas por WhatsApp e e-mail.

Como acessar os serviços da Clara – A assistente virtual Clara está disponível 24 horas por dia, proporcionando atendimento simples e instantâneo. Para começar, basta salvar o número (98) 2055-0116 no seu WhatsApp, enviar um “Oi” e seguir as instruções.

SUCESSO DO XVII ENCONTRO CIENTÍFICO DA UNDB

A Reitora da UNDB Profa. Dra. Ceres Murad

O incentivo à pesquisa acadêmica é um dos pilares do Centro Universitário UNDB que promoveu recentemente o seu XVII Encontro Científico. O evento bateu recordo de inscritos, com mais de 600 trabalhos submetidos entre todos os cursos.

O Coord. do Curso de Medicina Dr. Ivan Figueiredo com o time do XVII Encontro Científico da UNDB

Tendo como tema central “Comunidades Tradicionais: Desafios e Perspectivas” o Encontro Científico foi um grande incentivo à pesquisa acadêmica e à reflexão sobre questões essenciais para a sociedade atual.

Os professores Manuela Lima, Maira Castro e Rodrigo Monteiro organizadores do XVII Encontro Científico da UNDB

“Foram dois dias de muita troca e aprendizagem. Todos os cursos da UNDB apresentaram seus respectivos trabalhos científicos e também batemos recorde de participantes, com mais de 750 inscritos. Os alunos estavam muito empolgados em suas apresentações, tano orais em sala de aula, quanto nas mostras de pôsters. Esse encontro representa um fechamento do ano acadêmico, com os trabalhos realizados pelos alunos seguindo as metodologias ativas  adotadas pela UNDB, sejam metodologias de curta ou longa duração, assim como trabalhos provenientes de projetos de pesquisa e de extensão” explicou o Prof. Rodrigo Lima, Coord. da Escola de Tecnologia da UNDB e um dos organizadores do evento.

A embaixadora do evento Ana Lívia Mondego

O evento foi um verdadeiro palco para ricas trocas acadêmicas e construção coletiva de conhecimentos, novas ideias e soluções para um futuro mais inclusivo e consciente.

Jordana Del Agnol, Maíra Castro e Fernando Linhares do Curso de Direito da UNDB

A Profa. Manuela Lima é Vice – Coordenadora de Pesquisa da UNDB e reforçou o sucesso dessa edição, tanto em quantidade como em qualidade da produção acadêmica. E a Profa. do Curso de Direito Maíra Castro, do Núcleo de Pesquisa da UNDB, reforçou a importância do intercâmbio de ideias e conhecimentos que se dá nesse evento que também é aberto à comunidade e a alunos de outras instituições de ensino.

A Profa. do Curso de Arquitetura Lohanne Domingues e suas alunas durante o XVII Encontro Científico da UNDB
Equipe da Escola de Negócios da UNDB: Gustavo Nunes; Maíra Castro, João Conrado, Marcelo Melo, Jarbas Feitosa e João Victor
O Curso de Nutrição da UNDB no XVII Encontro Científico da UNDB: Anderson Leite; Luciana Dias; Rodrigo Casanovas, Ana Luiza Penha; Sara Sales e Eduardo Castro

Os postos de coleta fazem parte do projeto E+ Reciclagem, que integra o Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão

Os postos de coleta de materiais recicláveis da Equatorial Maranhão, o E+ Reciclagem, começaram a funcionar em um novo horário de atendimento. Desde o dia 18 de novembro os pontos de coleta, localizados no bairro Bacuri e na Praça da Prefeitura, no Centro, estão disponíveis para receber resíduos recicláveis, como papel, plástico, metal e eletrônicos, das 7h30 às 12h, de segunda-feira a sábado. Já o posto de coleta da Sede da Equatorial está funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, e no sábado das 8h às 12h.

Os postos E+ Reciclagem, da Equatorial Maranhão, além de darem destinação correta aos resíduos sólidos recicláveis, proporcionam desconto na fatura de energia, de acordo com a quantidade e tipo de material reciclável levado pelo cliente. Os pontos recebem resíduos recicláveis, como papel, plástico, metal e eletrônicos e, para contribuir e receber bônus na conta de luz, basta dirigir-se até o local levando a fatura de energia e os resíduos limpos. Além disso, o desconto pode ser aplicado na conta contrato do cliente ou pode ser doado a uma instituição social.

A cidade de Imperatriz conta com três postos, localizados nos seguintes endereços: Sede administrativa da Equatorial Maranhão – BR 010, KM 010, S/N, Entroncamento; Bairro Bacuri – Rua Leôncio Pires Dourado, Nº 173 (3º Batalhão de Polícia Militar); Praça da Prefeitura – (Rua Rui Barbosa, 201 – Centro.
E+ Reciclagem

Os postos de coleta fazem parte do projeto E+ Reciclagem, que integra o Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão e visa realizar a troca e tipo de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica dos consumidores. Esse benefício varia de acordo com a quantidade material, podendo ser aplicado na conta contrato do cliente ou doado a instituições filantrópicas.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima