Veículos destacaram distância entre os presidentes, que nunca mantiveram uma reunião bilateral
O primeiro cumprimento televisionado entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Javier Milei, da Argentina, durante a chegada à Cúpula do G20 nesta segunda-feira (18), ganhou destaque na imprensa do país vizinho e virou manchete dos principais portais de notícias.
O jornal Clarín destacou que Lula e a primeira-dama Janja Lula da Silva receberam o argentino “com um cumprimento frio e formal” em contraposição ao comportamento do líder brasileiro em relação a outros chefes de Estado, com os quais “foi efusivo” e “deu as boas-vindas com sorrisos e um abraço”.
O veículo lembrou que futuro integrante do governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que já se encontrou quatro vezes com Milei desde o início do mandato do argentino.
Já La Nación definiu o encontro como “gélido”, afirmou que não houve maior troca de palavras e ressaltou que ambos não pretendem ter uma reunião bilateral durante a Cúpula do G20.
“Espera-se que o relacionamento entre ambos não avance muito para além das duas jornadas de deliberações”, expressa o veículo.
Fonte: CNN