O o governo do Estado, após Carlos Brandão (PSB) vai passou o feriadão amargando uma coleção de decepções que escancararam como está frágil a articulação política do Leões. E na sexta-feira (15), o chefe do executivo saiu de férias para exterior para esfriar a cabeça, após a turbulência no governo, depois da eleição na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) com a vitória por idade de sua aliada a deputada estadual e presidente reeleita Iracema Vale (PSB).
Brandão quase viu o seu maior opositor o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade), conseguir uma vitória e tem 21 deputados estaduais insatisfeitos que estão esperando qual atitude será realizada pelo governo Brandão, que pregou em sua rede social uma espécie de recado nesta quinta-feira dia (15), da Proclamação da República pedindo o diálogo e a harmonia.
A dor de cabeça de Brandão começou com as eleições municipais.
Com o resultados das eleições municipais no Maranhão, os números saídos das urnas mostram que o governador Carlos Brandão (PSB) contabilizou vitórias expressivas, por meio do seu partido, o PSB, e principalmente dos seus aliados, como, por exemplo, a Prefeitura de Barreirinhas pelo engenheiro Vinícius Vale (MDB), filho da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), sua aliada fiel.
O campo político de Carlos Brandão elegeu 157 dos 217 prefeitos maranhenses. Das vinte maiores cidades, fora São Luís onde sofreu uma derrota acachapante, o governador venceu em 18.
Porém, o PL foi o partido com o maior número de prefeitos eleitos no 1º turno das eleições municipais de 2024, no Maranhão. MDB e PP vêm em seguida.
Em comparação com as eleições de 2020, o PL segue na frente. Pois, a sigla tinha eleito 39 prefeitos naquele ano no Maranhão e, atualmente, conseguiu eleger 40.
O resultado desse número expressivo se dá pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo deputado federal e presidente estadual do PL , Josimar Maranhãozinho.
O parlamentar, juntamente com sua esposa Detinha, também deputado Federal e a deputada estadual Fabiana Vilar visitaram diversas cidades maranhenses levando experiencias políticas que deram certo em diversos municípios. Ao todo, o PL alcançou 40 prefeituras, desbancando siglas lideradas por grandes “caciques” da política maranhense.
Já o PSB, partido do governador Carlos Brandão, tinha eleito 6 prefeitos em 2020 e, neste ano, elegeu 19.
Em 2020, o ex-partido do ex-governador, e atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, elegeu prefeitos em 22 municípios. Agora, em 2024, são apenas dois: Pedro do Rosário e Santo Amaro do Maranhão.
CONFIRA A LISTA:
PL – 40 prefeituras
MDB – 37 prefeituras
PP – 30 prefeituras
UNIÃO – 26 prefeituras
PSB – 19 prefeituras
REP – 19 prefeituras
PDT – 18 prefeituras
PSDB – 8 prefeituras
PRD – 6 prefeituras
MOB – 3 prefeituras
PT – 2 prefeituras
AVANTE – 2 prefeituras
PCdoB – 2 prefeituras
PODE – 2 prefeituras
PV – 1 prefeituras
SD – 1 prefeituras
PSD – 1 prefeituras
Brandão teme que os últimos resultados reflitam nas eleições de 2026 e que não consiga eleger um sucessor e se consolidar como uma liderança política.
O vice-governador Felipe Camarão (PT) assumiu nesta sexta-feira (15), o governo do Estado, após Carlos Brandão tirar férias.