Evite lugares que usam luvas pretas para cozinhar

Fuja de restaurantes onde o pessoal da cozinha usa luvinha preta. Aquela luva é para te passar uma falsa sensação de higiene, de limpeza. Totalmente oposto. Primeiro que a luva é preta para você não ver a sujeira da luva. Segundo, você está manuseando uma carne ali, assando uma carne.

Se quem cozinha pegar numa superfície, pegar um copo para beber uma água, a pessoa já contaminou a luva.

O cozinheiro não pode lavar, você não pode higienizar. O que ele tem que fazer é tirar a luva. Mas velho, você vai fazer esse processo aí 200 vezes no dia.

Alguém acha que o cozinheiro vai fazer isso? Claro que não vai. Então é muito melhor trabalhar com as mãos livres. Sujou a mão? Vai ali debaixo da água, velho. Bota um sabão neutro e já foi, está resolvido o problema.

Então fuja de restaurantes, de churrasqueiros que usam luvinha preta.

A diplomacia chinesa não quer a presença de Janja, principalmente, nas reuniões fechadas do G20

Diplomatas chineses querem Janja fora das agendas bilaterais. A primeira-dama, Janja, está na mira dos diplomatas chineses. A iminente visita do presidente Xi Jinping dá dor de cabeça aos organizadores. Eles têm um dossiê das intromissões dela no governo.

Os chineses já deixaram claro ao Itamaraty que não querem improvisos além dos protocolos da visita e não vão aceitá-la em reuniões fechadas dos presidentes com seus assessores em que a agenda bilateral é revisada.

Após a repercussão do xingamento de Janja a Elon Musk, fala de Janja irrita governo e frustra diplomatas, xingamento da primeira-dama foi visto como imprudente e com potencial para dificultar a aproximação.

Diplomatas brasileiros também relataram constrangimento com a declaração. Dizem que o episódio pode dificultar as incursões que o Brasil tem feito junto a representantes do presidente eleito Trump, que assume o comando dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2025.

Equatorial Maranhão alerta sobre os riscos de ligações clandestinas na rede elétrica

Somente este ano, mais de 12 mil ligações clandestinas foram regularizadas no Estado

Conhecidas popularmente como “gatos”, as ligações clandestinas são práticas ilegais de furto de energia elétrica, que consistem em desviar energia diretamente da rede elétrica da Distribuidora, através de redes irregulares, construídas fora dos padrões, sem que haja a medição correta do consumo. Esse tipo de intervenção é crime e está previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de 1 a 8 anos de reclusão e multa.

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL, 2024), a região nordeste é atualmente a área brasileira com o maior número de acidentes fatais por choque elétrico. A maioria desses acidentes ocorrem devido ao manuseio inadequado da rede elétrica, por pessoas não capacitadas e autorizadas. Comprometida com a segurança da população, a Equatorial Maranhão realiza continuamente ações de conscientização, como mutirões com orientações sobre segurança elétrica, palestras educativas e campanhas voltadas para a comunidade, buscando reduzir esses riscos e aumentar a conscientização sobre o tema.

Para o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, é fundamental que todos compreendam os riscos envolvidos em qualquer tipo de intervenção na rede elétrica. “Atuar em sistemas elétricos, sem a devida capacitação, autorização e munido dos equipamentos de proteção, pode resultar em choques fatais, incêndios e danos elétricos, comprometendo ainda a qualidade do fornecimento de energia. A Equatorial Maranhão trabalha incansavelmente para garantir a segurança da população, mas é necessário que cada pessoa também contribua com sua segurança, não entrando em contato com a rede elétrica”, informou o executivo.

Equatorial Maranhão combate furtos de energia

Os furtos e fraudes de energia são formas de intervenções irregulares, que colocam vidas em risco e comprometem o fornecimento e a qualidade da energia. Além de promover a conscientização, a Equatorial Maranhão constantemente realiza inspeções na rede elétrica para reduzir essa prática e garantir um serviço mais seguro e confiável para todos. Somente em 2024, a Distribuidora realizou aproximadamente 184 mil ações de inspeções em todo o Maranhão, detectando unidades consumidoras com irregularidades no medidor de energia por ação humana (fraudes) e nas ligações elétricas (desvios), situações que também caracterizam deficiência técnica e comprometem a segurança das instalações.

No mesmo período, mais de 12 mil ligações clandestinas foram regularizadas em todo o estado. Ainda de acordo com dados da concessionária, a energia furtada (consumida e não faturada), em 2024, representa uma perda anual de receita em ICMS para o estado, estimada em mais de R$ 102 milhões, recursos que poderiam ser revertidos em benefícios importantes para a população em outras áreas, como saúde, educação, cultura e esporte.

Com o furto de energia, acontece também a sonegação de impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), a CIP (Contribuição para custeio da Iluminação Pública), o PIS (Programa de Integração Social) e o COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), que vêm inclusos nas contas de energia elétrica e cujos recursos arrecadados são repassados integralmente aos Governos Federal, Estadual e Municipal. Cabe ressaltar que o furto de energia pode impactar financeiramente a comunidade, uma vez que parte do valor é repassada para a conta de energia dos consumidores regulares, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), resultando em prejuízos para todos os envolvidos, inclusive, as distribuidoras de energia.

Confira orientações sobre intervenções irregulares:

• Jamais realize ligações de energia clandestinas ou tente fazer intervenções na rede por conta própria;
• Somente profissionais capacitados, habilitados e autorizados pela concessionária podem fazer intervenções na rede elétrica;
• Intervenções clandestinas podem causar sobrecarga na rede, provocando quedas de energia e prejuízos para todos;
• Se for instalar uma antena, contrate um profissional especializado e mantenha uma distância segura da rede elétrica;
• Nunca improvise cercas elétricas. A instalação e ajuste de cercas elétricas devem ser realizados exclusivamente por profissionais qualificados, seguindo as normas técnicas e utilizando equipamentos de segurança adequados.

Saiba como denunciar

Se deseja realizar a denúncia de atitudes suspeitas, que envolvam interferência na rede elétrica e nos medidores, como os “gatos de energia”, a Equatorial Maranhão está disponível em seus canais de atendimento: É possível passar informações anonimamente por meio do site da Equatorial Maranhão: www.equatorialenergia.com.br, pela Central de Atendimento 116 (ligação gratuita), ou ainda contatando a polícia, no 190, sem a necessidade de identificação por parte do denunciante.

Por fim, a Distribuidora orienta que, caso alguém seja vítima de choque elétrico, jamais se deve tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para a emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a Distribuidora pelo telefone 116, para que seja feito o desligamento da energia e demais medidas de segurança necessárias.

Chuva de meteoros acontece na madrugada de hoje

Neste domingo, dia 17 de novembro, acontecerá um dos eventos astronômicos mais incríveis da astronomia, a chuva de meteoros de novembro, também chamada de Tempestade de Meteoros leônidas, evento astronômico que ocorre todos os anos nos meses de novembro.

O fenômeno é uma das tempestades de meteoros mais antigas registradas, com relatos datando de 902 d.C.

Em 1833, a tempestade foi tão intensa que foi descrita como uma nevasca de estrelas.

A chuva ocorre quando a Terra passa pelo rastro de detritos deixados pelo cometa Tempel-Tuttle, que orbita o Sol a cada 33 anos.

O evento astronômico será visto em todo o Brasil. Porém, em algumas regiões, a chuva será mais intensa. Esse fenômeno anual terá pico de visibilidade no Brasil com até 50 meteoros por hora.

Os meteoros leônidas viajam a uma velocidade média de 70 km por segundo e têm magnitude de 2,5, o que deve proporcionar boa visibilidade.

O cometa leva 33 anos para completar uma órbita ao redor do Sol e, conforme vai passando, ele deixa uma nuvem de detritos, que eventualmente atingem a atmosfera da Terra, conforme o movimento de rotação do nosso planeta no sistema Solar.

O melhor momento para tentar avistar a chuva de meteoros Leonidas será entre às 2h e 3h da manhã de domingo (17), quando ela estiver no pico e a constelação de Leão já estiver acima da linha do horizonte.

Lula já tem duas propostas para o novo avião presidencial

A atual aeronave presidencial

O novo e luxuoso avião presidencial de Lula, o AeroLula, foi apresentado pelo comandante da aeronáutica, Marcelo Damasceno, e o custo dele para os cofres públicos será ainda maior do que era esperado. O custo dessa nova aeronave será ainda maior do que a realidade, 250 milhões de dólares. Convertendo para reais, na cotação do dólar no momento da gravação desse vídeo, que era de 5,80, isso representa 1 bilhão e 450 milhões de reais do suado dinheiro do pagador de impostos brasileiro, que será torrado para conceder a regalia exigida por Lula.

O dilema em que Lula estava de ter que escolher entre um avião zero quilômetros, que demoraria mais de dois anos para ser entregue pela Airbus, ou seja, só depois do fim desse mandato, ou um avião seminovo, já usado por outra autoridade, que precisaria ser adaptado para as exigências de Lula, mas isso seria feito a tempo hábil para que ele pudesse desfrutar da nova aeronave em suas viagens.

Mas agora, aparentemente, o comandante da aeronáutica conseguiu prazos melhores para Lula. Estão na mesa duas opções. Um avião usado, fabricado em 2016, que já tem configurações semelhantes às exigidas, por Lula e Janja, e demoraria menos de um ano para ser totalmente adaptado e entregue, ou um avião novo, produzido sob encomenda, que demoraria cerca de um ano e meio.

Lembrando que estão entre as exigências do casal presidencial maior autonomia, para não ter que fazer escalas em viagens para os Estados Unidos e Europa, por exemplo, ter uma ampla sala de reuniões, gabinete de trabalho privado, internet de alta velocidade e um quarto de casal que tenha banheiro com chuveiro.

E é preciso lembrar também que Lula já nos julgou, que serão comprados alguns aviões, pois, segundo ele, seus ministros também precisam viajar pelo país para entregar obras e fazer reuniões.

Resta saber agora se Lula e Janja aceitarão um avião com cheiro de outras autoridades, ou se eles fazem questão de esperar um pouco mais para receber um que ainda tenha os plásticos nos bancos.

Janja disse em uma entrevista à CNN Brasil que é uma irresponsabilidade, nas palavras dela, com a vida do presidente da república fazer com que ele viaje em um avião com tantos problemas. ” A gente acaba sendo inrresponsavel (irresponsável) com a vida do presidente da república. Eu não estou falando do presidente Lula, eu estou falando do presidente do Brasil. Então a gente acaba sendo um pouco irresponsável com isso, entendeu? De colocar ele dentro de uma aeronave com esse tanto de poblema (problemas)”, disse a primeira-dama.

A dúvida que fica é que o novo avião só ficara disponível para o casal daqui a um ano ou um ano e meio e Lula ainda tem mais dois anos e alguns meses de mandato. Isso quer dizer, que será que eles esperam ficar mais 4 anos poder? Com certeza não estão pensando em uma aeronave para servir presidência do Brasil.

O Avião Presidencial do Brasil é uma aeronave modelo Airbus A319CJ que foi montado em Hamburgo, Alemanha já com a pintura da FAB de VC1A, e batizado oficialmente de Santos-Dumont. Atualmente o avião é ocupado pelo atual Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, tendo sido anteriormente utilizado por Jair Bolsonaro, Michel Temer, Dilma Roussef e pelo próprio Luiz Inácio Lula da Silva durante seus primeiros mandatos como presidente durante os anos de 2003 a 2010.

Janja xinga Elon Musk e leva resposta do empresário

Janja envergonha todos os brasileiros e protagoniza um papelão no G20. A primeira-dama Janja Lula da Silva disse neste sábado, 16, que não tem medo do dono do X, ex-Twitter, o bilionário sul-africano Elon Musk, e xingou ele em inglês.

A fala se deu durante evento do G20 Social, que é realizado no Rio de Janeiro. “Uma buzina de navio? Eu não tenho medo de você, inclusive. Fuck you, Elon Musk”, xingou Janja.

Essa é a postura da primeira-dama do Brasil sobre um membro do próximo governo dos Estados Unidos. Fica evidente que a política internacional de Lula e Janja é nos tornar chacota mundial.

Janja, se liga. Você acha que o Elon Musk está preocupado com você?

Quem é você na fila do pão, Janja? Toma vergonha, vai.

Pelo amor de Deus, só faz a gente passar vergonha. Não nacional, internacional. E nacional também, aliás.

Diante do ocorrido, Elon Musk não deixou barato e mandou uma resposta à altura para a primeira-dama do Brasil.

Na sua rede social, o X, Musk respondeu um comentário sobre o vídeo e afirmou: “Eles perderão em 2026”, respondeu o bilionário, com uma galinha nos braços, o xingamento da sem noção Janja.

A postura da primeira-dama do Brasil foi vergonhosa. Vale ressaltar que Musk agora faz parte do governo dos Estados Unidos ao lado de Trump. Além de sem noção, as falas de Janja são um ataque à diplomacia brasileira.

Após ofensa de Janja a Elon Musk, Lula diz que “não temos que xingar ninguém”. O Presidente afirma que é preciso apenas ‘indignar a sociedade’, sem ‘ofender ninguém’. Declaração foi feita horas depois de Janja atacar bilionário, dono do X e futuro secretário do governo Trump.

Brandão vê sua popularidade derreter e viaja para esfriar a cabeça

O o governo do Estado, após Carlos Brandão (PSB) vai passou o feriadão amargando uma coleção de decepções que escancararam como está frágil a articulação política do Leões. E na sexta-feira (15), o chefe do executivo saiu de férias para exterior para esfriar a cabeça, após a turbulência no governo,  depois da eleição na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) com a vitória por idade de sua aliada a deputada estadual e presidente reeleita Iracema Vale (PSB).

Brandão quase viu o seu maior opositor o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade), conseguir uma vitória e tem 21 deputados estaduais insatisfeitos que estão esperando qual atitude será realizada pelo governo Brandão, que pregou em  sua rede social uma espécie de recado nesta quinta-feira dia (15), da Proclamação da República pedindo o diálogo e a harmonia.

A dor de cabeça de Brandão começou com as eleições municipais.

Com o resultados das eleições municipais no Maranhão, os números saídos das urnas mostram que o governador Carlos Brandão (PSB) contabilizou vitórias expressivas, por meio do seu partido, o PSB, e principalmente dos seus aliados, como, por exemplo, a Prefeitura de Barreirinhas pelo engenheiro Vinícius Vale (MDB), filho da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), sua aliada fiel.

O campo político de Carlos Brandão elegeu 157 dos 217 prefeitos maranhenses. Das vinte maiores cidades, fora São Luís onde sofreu uma derrota acachapante, o governador venceu em 18.

Porém, o PL foi o partido com o maior número de prefeitos eleitos no 1º turno das eleições municipais de 2024, no Maranhão. MDB e PP vêm em seguida.

Em comparação com as eleições de 2020, o PL segue na frente. Pois, a sigla tinha eleito 39 prefeitos naquele ano no Maranhão e, atualmente, conseguiu eleger 40.

O resultado desse número expressivo se dá pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo deputado federal e presidente estadual do PL , Josimar Maranhãozinho.

O parlamentar, juntamente com sua esposa Detinha, também deputado Federal e a deputada estadual Fabiana Vilar visitaram diversas cidades maranhenses levando experiencias políticas que deram certo em diversos municípios. Ao todo, o PL alcançou 40 prefeituras, desbancando siglas lideradas por grandes “caciques” da política maranhense.

Já o PSB, partido do governador Carlos Brandão, tinha eleito 6 prefeitos em 2020 e, neste ano, elegeu 19.

Em 2020, o ex-partido do ex-governador, e atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, elegeu prefeitos em 22 municípios. Agora, em 2024, são apenas dois: Pedro do Rosário e Santo Amaro do Maranhão.

CONFIRA A LISTA:

PL – 40 prefeituras
MDB – 37 prefeituras
PP – 30 prefeituras
UNIÃO – 26 prefeituras
PSB – 19 prefeituras
REP – 19 prefeituras
PDT – 18 prefeituras
PSDB – 8 prefeituras
PRD – 6 prefeituras
MOB – 3 prefeituras
PT – 2 prefeituras
AVANTE – 2 prefeituras
PCdoB – 2 prefeituras
PODE – 2 prefeituras
PV – 1 prefeituras
SD – 1 prefeituras
PSD – 1 prefeituras

Brandão teme que os últimos resultados reflitam nas eleições de 2026 e que não consiga eleger um sucessor e se consolidar como uma liderança política.

 O vice-governador Felipe Camarão  (PT) assumiu nesta sexta-feira (15), o governo do Estado, após Carlos Brandão tirar férias.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima