Tribunal de Justiça do MA torna Paulo Victor réu por corrupção, mas nega afastamento do cargo

1comentário

PGJ acusa presidente da Câmara de São Luís de oferecer e solicitar vantagem indevida a promotor de Justiça. Crime pode levar a até 12 anos de prisão

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão decidiu, por unanimidade, aceitar denúncia oferecida pela PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça) contra o presidente da Câmara Municipal de São LuísPaulo Victor (PSB).

A PGJ acusou o vereador de utilizar a função de comando na Casa para praticar o crime de corrupção passiva envolvendo o promotor do Ministério Público estadual, Zanony Passos. O processo está sob segredo de Justiça.

Segundo a denúncia, em troca do arquivamento de investigações sobre possíveis desvios de emendas parlamentares, o vereador teria empregado, em cargos da presidência da Câmara, uma amiga, um primo e um vigia do condomínio onde reside o promotor de Justiça. Apesar de aceitar a denúncia, o Órgão Especial do TJ-MA negou o afastamento do vereador do cargo. Votaram nesse sentido a relatora, Sônia Amaral, e mais 14 desembargadores.

“Segundo o parquet, a permanência do denunciado no regular exercício de suas funções possibilita a manipulação de dados e provas de sua conduta lá existentes, dificultando o regular trâmite da instrução criminal. Não assiste razão ao Órgão Ministerial”, escreveu Amaral, ao votar.

O entendimento foi seguido pelos desembargadores Nilo Ribeiro, Sebastião Bonfim, Gervásio dos Santos, Raimundo Bogéa, Ronaldo Maciel, Francisca Galiza, José Gonçalo, Raimundo Barros, Kleber Carvalho, Vicente de Paula, Lourival Serejo, Paulo Velten, Joaquim Figueiredo e Jamil Gedeon.

Os desembargadores Márcia Chaves e Jorge Rachid não votaram no caso, por se declarem suspeitos, e os desembargadores Antônio Vieira, Josemar Santos e Ricardo Duailibe se abstiveram de votar.

Com a decisão, foi instaurada uma ação penal contra o vereador, que agora se torna réu. Nesta fase, as partes poderão produzir provas e as testemunhas de acusação e de defesa serão ouvidas.

Paulo Victor foi reeleito em outubro com 9.956 votos e, até o momento, é o único candidato à presidência da Câmara para os próximos dois anos. Ele conta com o apoio tanto do governador Carlos Brandão (PSB) quanto do prefeito Eduardo Braide (PSD), além da maioria dos colegas de Parlamento. Contudo, a acusação do Ministério Público e o risco de uma eventual condenação podem fragilizar esses apoios e trazer dificuldades para a candidatura.

Atual7 questionou o vereador sobre o recebimento da denúncia pelo Tribunal de Justiça e como a decisão da corte pode afetar as atividades da Câmara. Até o momento, ele não respondeu.

Na mesma decisão contra o presidente da CMSL, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça determinou o afastamento cautelar do promotor Zanony Passos, sob a mesma acusação de corrupção passiva. A medida também suspende o exercício de sua função pública até a conclusão da ação penal e proíbe o porte de arma, o uso de prerrogativas funcionais, como o acesso a órgãos públicos vinculados às suas funções, e o acesso a sistemas internos do Ministério Público.

O Código Penal brasileiro diz que corrupção passiva é um crime praticado por um funcionário público contra a administração pública. O ato de oferecer ou receber uma vantagem em troca de benefício já configura crime, cuja pena é de 2 a 12 anos de prisão.

Por envolver caráter patrimonial, além da pena privativa de liberdade, há ainda a aplicação de uma multa.

Fonte: Yuri Almeida / Atual 7

1 comentário »

Decretada a prisão preventiva de dois suspeitos do ataque aos artistas circenses em Central do Maranhão

0comentário

Dois homens suspeitos de participação em um ataque a artistas circenses na cidade de Central do Maranhão tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça nesta sexta-feira (29). Ambos serão transferidos para o sistema penitenciário.

Os dois adultos foram detidos na última quinta-feira (28) e encaminhados à delegacia, onde prestaram depoimentos. Durante os interrogatórios, um deles confessou envolvimento direto na ação criminosa. Além deles, um adolescente também prestou depoimento.

As investigações indicam que cinco outros indivíduos participaram do crime, ocorrido no último dia 22. Esses suspeitos já foram identificados e estão sendo procurados pela Polícia Civil do Maranhão.

O crime

Conforme apurado, o ataque ocorreu por volta das 23h em um circo localizado na cidade. De acordo com as vítimas, o grupo de criminosos era composto por oito pessoas: cinco participaram diretamente da ação, enquanto três teriam dado cobertura.

Durante o episódio, um menor teria levado uma das artistas circenses para um trailer, onde cometeu estupro. Um dos adultos teria dado cobertura ao ato, ameaçando a vítima com uma arma de fogo. Um disparo foi efetuado para o alto, gerando ainda mais pânico no local.

Além do estupro, os criminosos roubaram dinheiro e objetos pessoais das vítimas. Parte dos itens foi localizada posteriormente em uma pousada da cidade e já foi devolvida aos proprietários.

As investigações seguem em curso para localizar os demais envolvidos e esclarecer todas as circunstâncias do crime.

sem comentário »

Interdição Temporária na Ponte Sobre o Rio Mearim, na BR-316, em Bacabal (MA)

0comentário

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que o serviço de içamento dos tabuleiros da ponte sobre o Rio Mearim, na BR-316, em Bacabal, está agendado para o período de 29 de novembro a 08 de dezembro de 2024. Durante esse período, haverá interdições totais no tráfego de veículos na ponte entre as 23h e 5h. Essa ação é essencial para a realização das obras de manutenção e melhoria da infraestrutura da ponte. 

sem comentário »

Polícia Federal desarticula rádio clandestina no Maranhão

0comentário

Operação cumpre mandados e interrompe funcionamento irregular em São João do Sóter

A Polícia Federal em Caxias/MA deflagrou na manhã desta sexta-feira (29/11) a Operação Fim Da Transmissão, que tem como objetivo desarticular o funcionamento de rádio em situação irregular no município de São João do Sóter (MA).

As investigações constataram que a rádio operava sem outorga ou autorização, em descumprimento à Lei Geral de Telecomunicações (LGT).

Foram cumpridos dois mandados judiciais, sendo um mandado de busca e apreensão e um de quebra de dados telemáticos, ambos no município de São João do Sóter/MA.

Os materiais apreendidos serão encaminhados para a realização dos exames periciais visando identificar outras pessoas e empresas envolvidas, bem como identificar outros crimes relacionados.

sem comentário »

Black Week Potiguar: Ofertas especiais e horário estendido até domingo (01/12) nas lojas Potiguar

0comentário
FOTO – DIVULGAÇÃO: Todas as lojas Potiguar funcionam neste fim de semana em horário especial na promoção “Black Week Potiguar”, oportunidade única para comprar itens das “black ofertas”, a exemplo da cadeira de praia

A Black Friday, hoje uma das datas mais aguardadas do calendário do varejo, tem suas origens nos Estados Unidos, onde nasceu como um marco de vendas após o feriado de Ação de Graças, celebrado na última quinta-feira de novembro. No Brasil, a Black Friday chegou em 2010, conquistando rapidamente os consumidores com promessas de descontos expressivos. Desde então, a data se consolidou como uma oportunidade não apenas para adquirir presentes de Natal, mas também para renovar itens domésticos e reformar ambientes, especialmente em ações como a Black Week Potiguar, que está acontecendo até este domingo (1º de dezembro) em todas as lojas do Grupo Potiguar, com descontos de 50% ou mais em diversos itens.

Black Ofertas mais prêmios exclusivos na “Compra Premiada”

A Black Week Potiguar reúne uma ampla gama de produtos em “black ofertas”, com descontos de 50% ou mais em categorias que vão de lustres a cadeiras de praia, passando por travesseiros, conjuntos de panelas, pisos, tintas, vasos sanitários e muito mais. As compras podem ser feitas nas lojas físicas ou pelos canais digitais

É o momento ideal para quem planeja redecorar ou reformar o lar, garantindo economia para as festas de fim de ano, e o melhor, podendo parcelar as compras em até 10 vezes sem juros.

Além disso, cada compra a partir de R$ 300,00 garante cupons para participar da promoção “Compra Premiada Potiguar”, que oferece prêmios semanais e sorteios de carros elétricos, tornando a experiência de compra ainda mais especial.

Horários estendidos para maior conveniência

Para que ninguém perca a oportunidade, as lojas do Grupo Potiguar funcionarão com horários especiais. Neste sábado (30/11), o atendimento será das 8h às 18h. Já no domingo (01/12), os consumidores poderão aproveitar as promoções das 8h às 13h.

Com descontos atrativos e uma variedade de produtos, a Black Week Potiguar se destaca como um destino certo para quem busca renovar a casa ou garantir presentes de Natal com muita economia. Afinal, a tradição da Black Friday não é apenas sobre consumir, mas sobre aproveitar oportunidades únicas, e o Grupo Potiguar transforma essa experiência em algo ainda mais vantajoso e repleto de prêmios.

sem comentário »

Judô: Inscrições abertas para 2ª etapa do Circuito Maranhense

0comentário

Competição estadual promovida pela Federação Maranhense de Judô (FMJ) será realizada no dia 7 de dezembro, no Ginásio Paulo Leite, em São Luís

Inscrições abertas para 2ª etapa do Circuito Maranhense de Judô. (Meiky Braga/FMJ)

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Circuito Maranhense de Judô – Troféu Via Mundo, competição promovida pela Federação Maranhense de Judô (FMJ). O evento esportivo será realizado no próximo dia 7 de dezembro, no Ginásio Paulo Leite, em São Luís. As associações, clubes e judocas interessados em disputar desta etapa têm até o dia 4 de dezembro para se inscreverem. 

As inscrições da segunda etapa do Circuito Maranhense de Judô – Troféu Via Mundo podem ser feitas pela plataforma Zempo (zempo.com.br). A taxa de inscrição custa R$ 70. 

Vale destacar que a competição será disputada em diversas classes: do Sub-11 ao Veteranos, obedecendo à normas da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e da Federação Maranhense de Judô (FMJ). 

“Estamos ansiosos para mais um grande evento do nosso judô. O Circuito Maranhense chega à sua segunda etapa reunindo os melhores atletas do Estado. Por isso, temos certeza de que o evento terá um altíssimo nível técnico. Nossa expectativa é a melhor possível porque a cada competição, percebemos a evolução dos atletas graças ao trabalho desenvolvido pelas academias”, afirmou Rodolfo Leite, presidente da FMJ. 

De acordo com a FMJ, a segunda etapa do Circuito Maranhense de Judô – Troféu Via Mundo terá início às 8h, no dia 7 de dezembro. A programação completa será divulgada pela entidade nos próximos dias. 

Circuito Maranhense 

Realizada no mês de junho, a primeira etapa do Circuito Maranhense de Judô – Troféu Via Mundo coroou a Academia Judô Góes como a grande campeã. A agremiação brilhou nas disputas e fechou sua participação no evento com 45 medalhas, sendo 25 de ouro, 15 de prata e 5 de bronze. A equipe vice-campeã foi a Academia de Judô Tiradentes com 39 medalhas (16 ouros, 12 pratas e 11 bronzes). A competição ocorreu no Ginásio do Instituto Divina Pastora, no Anil. 

O Top 5 da primeira etapa do Circuito Maranhense de Judô foi completado pela Academia Monte Branco (14 ouros, 7 pratas e 3 bronzes), Fitosports (10 ouros, 3 pratas e 1 bronze) e pelo Fórum Jaracaty (9 ouros, 2 pratas e 1 bronze). 

Credenciamento de imprensa

O cadastramento para a cobertura jornalística/fotográfica da 2ª etapa do Circuito Maranhense de Judô – Troféu Via Mundo deverá ser realizado exclusivamente pelo e-mail [email protected]. Os interessados devem solicitar o credenciamento em até cinco dias úteis anteriores ao dia da competição. Todos os pedidos serão analisados pela Assessoria de Comunicação da Federação Maranhense de Judô (FMJ).

Ao enviar e-mail solicitando o credenciamento, o profissional deverá informar, obrigatoriamente, os seguintes dados: nome completo, RG, CPF, telefone para contato e órgão de imprensa e/ou Associação/Clube onde atua. Todos os inscritos deverão ficar atentos ao e-mail, sendo este o meio oficial de divulgação dos aceitos e as demais orientações.

sem comentário »

Dezembro Vermelho: Pré-natal do parceiro é essencial para a prevenção de ISTs e proteção da gestante

0comentário

FEBRASGO destaca que a transmissão do HIV e de outras ISTs pode ocorrer de mãe para filho durante a gestação

O Dezembro Vermelho é uma importante campanha nacional de mobilização na luta contra o HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Neste contexto, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) destaca que a transmissão do HIV e de outras ISTs pode ocorrer de mãe para filho, durante a gestação, no parto ou até mesmo durante a amamentação.
 

O Dr. Régis Kreitchmann, membro da Comissão Especializada em Doenças Infectocontagiosas da FEBRASGO, explica que durante a gravidez o risco de contágio pelo HIV é ainda mais grave devido à vulnerabilidade imunológica da gestante, que está mais propensa a infecções. “É um período em que é fundamental proteger a gestante de maneira rigorosa, seja com o uso de preservativos ou com medicamentos preventivos”, afirma. Ele destaca o crescente uso da profilaxia pré-exposição (PrEP), um medicamento utilizado para prevenir a infecção antes da exposição ao HIV, e a profilaxia pós-exposição (PEP), que pode ser usada em casos de violência sexual para evitar a transmissão.

O médico enfatiza a importância da realização de exames do parceiro quando há intenção do casal em engravidar e durante o pré-natal também. “O pré-natal do parceiro é fundamental, pois, se ele for soropositivo, podemos torná-lo indetectável, o que impede a transmissão para a gestante. O primeiro passo é evitar que a gestante seja exposta ao vírus, o que é essencial para a segurança dela e do bebê”, alerta.
 

Durante todo o pré-natal, os obstetras preparam as gestantes para a decisão sobre a amamentação. Embora a amamentação seja extremamente importante para a maioria das mães, representa um risco maior de transmissão do HIV, especialmente se a gestante se infectar durante o período de lactação. O Ministério da Saúde tem trabalhado nessa linha, reforçando a necessidade de proteger o bebê e evitando qualquer risco à sua saúde, especialmente após o sucesso do tratamento antirretroviral que visa reduzir a carga viral a níveis indetectáveis.
 

“Ainda que existam estudos que mostram taxas de transmissão mais baixas em gestantes com carga viral suprimida, o aleitamento materno continua sendo uma prática arriscada para mães com HIV. No Brasil e em muitos outros países, a recomendação predominante é o aleitamento artificial, utilizando leite em pó e água de boa qualidade. O aleitamento materno, para gestantes com HIV, pode comprometer a proteção que foi alcançada por meio do tratamento antirretroviral”, ressalta o médico.
 

Em casos muito selecionados, em que a gestante está com a carga viral indetectável há um longo período e a condição clínica é estável, a amamentação pode ser pontualmente considerada, mas essas situações são raras e precisam ser analisadas de forma individual. No entanto, de forma geral, a recomendação atual, conforme os protocolos brasileiros, é não amamentar, priorizando a segurança do bebê com a alternativa do aleitamento artificial.
 

A gestante com HIV pode ter um parto natural?
 

O especialista explica que gestantes que seguem o pré-natal especializado e realizam os exames necessários, incluindo o monitoramento da carga viral, têm grandes chances de ter uma gestação segura. A carga viral é monitorada, especialmente entre 34 e 35 semanas, para definir a melhor abordagem para o parto. Caso a gestante tenha uma carga viral abaixo de mil cópias, ela pode optar por um parto vaginal, sem risco de transmissão do HIV. A grande maioria das gestantes em tratamento antirretroviral durante a gestação alcançam uma carga viral indetectável, o que possibilita um parto normal sem complicações.
 

“Vale ressaltar que para as gestantes que não iniciaram o tratamento de forma adequada ou no tempo correto, a carga viral pode ser superior a mil cópias. Nesse caso, a cesariana é indicada para prevenir a transmissão do HIV ao bebê. A cesárea é agendada de forma controlada, e, nesse cenário, a gestante recebe medicação injetável (AZT) antes do parto, enquanto o bebê também faz uso de medicamentos após o nascimento”, pontuou o Dr. Kreitchmann.
 

Após o nascimento, os médicos realizam a avaliação da carga viral do bebê nas primeiras 24 horas de vida. Em seguida, o exame é repetido aos 1 e 4 meses de idade. Se todos os exames deram resultado negativo, o bebê é considerado livre do HIV.
 

É seguro usar a PrEP na gestação?
 

“É fundamental que as pessoas saibam que existe a possibilidade de utilizar a PrEP durante a gestação e o aleitamento. Os antivirais usados na PrEP são absolutamente seguros para a gestante, pois envolvem dois medicamentos que também fazem parte do tratamento contra o HIV. Eles são eficazes e altamente protetores. Quando usados corretamente, a PrEP oferece mais de 90% de proteção, o que equivale a uma eficácia semelhante à de uma vacina. Para garantir essa proteção, é essencial que a gestante siga rigorosamente o esquema de doses, tomando todas ou a maioria das doses recomendadas”, enfatizou o ginecologista.
 

A PrEP é particularmente importante em situações de risco, como quando a gestante tem um parceiro HIV positivo ou se encontra em contextos de maior vulnerabilidade. Nessas situações, a paciente deve ser considerada uma candidata à PrEP, e qualquer profissional de saúde pode, e deve, prescrever a medicação, garantindo uma proteção eficaz durante a gestação e o aleitamento.
 

Rede de apoio à gestante
 

Para gestantes que não se sentem à vontade para discutir o assunto com seus familiares, é importante buscar apoio em outros profissionais e organizações, como ONGs, que oferecem um espaço seguro para conhecer pessoas que estão enfrentando a mesma situação. A luta contra o HIV vai além das estatísticas e exige um suporte contínuo. Organizações como o Projeto Criança Aids desempenham um papel fundamental no apoio a famílias impactadas pelo HIV/AIDS, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. A presidente do Projeto Criança Aids, Adriana Galvão Ferrazini, ressalta a persistência dos desafios globais relacionados ao HIV/AIDS, enfatizando a importância do apoio comunitário e institucional para combater esses obstáculos.
 

“Nossa casa é um espaço de pertencimento para essas pessoas, que enfrentam não apenas os desafios da doença, mas também a carga adicional do estigma. Nosso time acolhe, oferece suporte e acompanha o desenvolvimento dessas crianças e suas famílias. Não apenas na adesão ao tratamento com antirretrovirais, mas também no apoio e aceitação do diagnóstico, além de enfrentar a culpa que algumas mães carregam pela transmissão vertical da infecção aos filhos. Nosso compromisso vai além, ajudando, quando solicitado, na delicada revelação do diagnóstico para essas crianças e adolescentes”, destaca Ferrazini.

sem comentário »

Confira 7 tendências em IA e automação para 2025, na visão da UiPath

0comentário

Crescimento da Agentic AI, redefinição de modelos de trabalho, expansão do uso e regulamentação da IA estão entre as tendências mapeadas pela empresa

Banco de imagens A GenAI criou as bases para um novo salto no uso da Inteligência Artificial / Agentic AI

A GenAI criou as bases para um novo salto no uso da Inteligência Artificial: a Agentic AI. Esta é a primeira tendência que a UiPath, (NYSE: PATH), empresa líder em automação comercial e software de IA, mapeou para 2025. A partir disso, outros seis foram destacados no white paper desenvolvido pela empresa com base em insights extraídos de sua base de mais de 10 mil clientes, sua comunidade global de desenvolvedores, parceiros de mercado, cientistas de IA, consultorias, entre outras fontes.

De acordo com Edgar Garcia, vice-presidente da UiPath para a América Latina, “não há dúvida de que a IA agentic está chegando com força total, levando o uso da IA a outro nível. O Gartnerjá classificou a Agentic AI como uma das 25 principais tendências tecnológicas para 2025, e o IDCdestacou que os investimentos globais na tecnologia atingirão a marca de US$ 400 milhões ainda este ano. “A expectativa é que a categoria cresça 10 vezes até 2028″, destaca o executivo.

Com a expansão da Agentic AI, uma revisão significativa dos modelos de trabalho atuais e uma escalada da regulamentação da IA também estão entre as previsões da empresa. Confira o que esperar do uso da IA pelas empresas no próximo ano:

1: Expansão da Agentic AI: categoria deve crescer 10 vezes até 2028

A GenAI já é conhecida por todos nós. Ela lançou as bases para um novo salto na IA aplicada que transformará profundamente as empresas e a maneira como trabalhamos: a Agentic AI.

A Agentic AI é um tipo de inteligência artificial que permite que os agentes de software planejem, tomem decisões e se adaptem de forma autônoma e em tempo real. Esses agentes orientados para a ação, ou, mais simplesmente, trabalhadores virtuais, são construídos sobre GenAI e grandes modelos de linguagem (LLMs) – mas com novos poderes para planejar e agir por meio de um conjunto de grandes modelos de ação (LAMs) e outras IAs avançadas.

Eles serão capazes de planejar e direcionar os recursos e ferramentas necessários para responder a comandos de linguagem natural e gatilhos de eventos, raciocinar por meio de processos complexos, realizar uma série de ações para atingir um objetivo e aprender e melhorar continuamente.

Entre os benefícios desses novos agentes de trabalho está a oportunidade de redesenhar os processos de negócios, alcançando maior velocidade, eficiência e precisão. De acordo com o Gartner3, até 2028 os agentes devem tomar 15% de todas as decisões necessárias de forma autônoma. Em outras palavras, humanos e agentes virtuais trabalharão cada vez mais lado a lado.

2: Orquestração: a Agentic AI precisará de um ecossistema de agentes para atingir seu potencial máximo de forma estruturada

Sem infraestrutura de suporte, orquestração e controles, a Agentic AI não será capaz de escalar com eficiência. As empresas precisarão de infraestruturas dinâmicas e integradas. A tecnologia deve permitir que uma infinidade de agentes trabalhe com eficiência em cenários tecnológicos fragmentados e operações altamente complexas. Ele deve permitir a colaboração entre agentes, robôs e pessoas, ao mesmo tempo em que oferece controle, visibilidade e governança ativa.

O ecossistema completo para automação de agentes corporativos ainda não foi totalmente consolidado, mas deve se consolidar até 2025. As empresas de tecnologia de IA, incluindo a UiPath, estão investindo no desenvolvimento de plataformas de automação de agentes de nível empresarial.

A orquestração é fundamental para garantir o uso máximo da Agentic AI, pois coordena as tarefas do agente, gerencia fluxos de trabalho e otimiza as operações na complexa colcha de retalhos de tecnologias, sistemas e aplicativos corporativos.

  1. A Agentic AI será aplicada a oportunidades de automação de longo prazo e em diferentes tipos de setores.

De acordo com Garcia, “a Agentic AI aplicada à automação – que estamos chamando de automação de agentes – trará possibilidades de uso para diversas áreas, incluindo casos de uso mais complexos, que historicamente têm sido difíceis de gerenciar em termos de custo e tempo”.

Na previsão da UiPath, alguns exemplos estariam no atendimento ao cliente, com aumento de produtividade nos call centers, a possibilidade de ações de vendas e marketing hiperpersonalizadas, pois são baseadas em dados em tempo real, contexto, modelos preditivos, entre outras ferramentas, desenvolvimento de software, pesquisa científica, entre muitas outras possibilidades.

  1. Compartilhamento de tarefas com a máquina: começa a grande realocação de trabalho.

O “futuro do trabalho” chegou. Com as possibilidades que a Agentic AI trará, as empresas terão que redesenhar seus modelos de trabalho e realocar seus profissionais. Será necessário redefinir papéis, retreinar pessoas e redistribuir tarefas e processos entre trabalhadores virtuais e humanos.

A McKinsey prevê que, até 2030, 30% de todas as horas de trabalho serão realizadas por máquinas e não por pessoas. Isso exigirá que os recursos humanos treinem e aprimorem milhares de funcionários no uso de novas ferramentas de IA e na parceria eficaz com os agentes.

  1. A IA integrada permitirá que empresas desiludidas com a Inteligência Artificial vejam seu potencial novamente. As empresas de tecnologia já estão colhendo os frutos da IA e espera-se que isso cresça ainda mais em 2025.

Vale a pena notar que, embora os líderes sêniores em todo o mundo estejam investindo milhões de dólares em IA, cerca de metade dos protótipos de IA chegam à produção. Isso pode até desencorajar alguns setores, mas não o de software.

A Gartner projeta que, até 2026, mais de 80% dos fornecedores de software corporativo terão incorporado IA em seus produtos – em comparação com apenas 1% em 2023.

Os copilotos estão em praticamente todos os principais fornecedores de software corporativo, incluindo Google, GitHub, SAP, Salesforce, Microsoft e outros. “Na UiPath, temos o UiPath Autopilot, que, assim como os demais copilotos, já está gerando valor”, destaca Garcia.

A empresa prevê, para o próximo ano, um aumento de treinamentos, monitoramento e incentivos para a adoção de copilotos entre os usuários finais.

  1. Novas técnicas e ferramentas estão surgindo para ajudar a resolver o dilema do big data

Dados desorganizados e dispersos criam dificuldades na construção e dimensionamento de modelos de IA. Em uma pesquisa recente com executivos de IA, 36% disseram que tiveram dificuldade em obter bons dados de treinamento para seus modelos e 39% disseram que garantir a segurança e a privacidade dos dados era um grande desafio.

Felizmente, estão surgindo novas técnicas e ferramentas que aproveitam o GenAI, grandes modelos de linguagem (LLMs) e outros avanços recentes na ciência da IA para fornecer soluções novas e melhores para o dilema dos dados. Os principais são: gráficos de conhecimento, geração aumentada de recuperação (RAG), GraphRAG e LLMs internos/privados.

  1. Regulamentação crescente do uso de IA
Divulgação UiPath Edgar Garcia, Vice-Presidente da UiPath para a América Latina

A escalada da regulação será uma resposta ao rápido crescimento da IA, que já está moldando a economia global e afetando diversas áreas, como saúde, educação, trabalho e segurança, na visão da empresa.

Esses regulamentos visam evitar riscos como discriminação algorítmica, violação de privacidade, uso indevido de dados e aumento da desigualdade. Além disso, há um esforço para estabelecer diretrizes sobre a responsabilidade das empresas que desenvolvem e usam IA, promovendo transparência e prestação de contas.

“A Agentic AI é a ‘próxima onda’ da IA. Sabemos que seu uso se expandirá rapidamente à medida que as empresas entenderem seu potencial para diferentes setores da economia. Também acreditamos no aumento da regulamentação, pois é essencial que a tecnologia cresça de forma ética e transparente e desenvolvemos nossas soluções com base nessas diretrizes. Por fim, as empresas devem começar a repensar seus modelos de trabalho, capacitando suas equipes para trabalhar em sinergia com a IA”, finaliza Garcia.

Referências: 

1Gartner®*, “Gartner Top 10 Strategic Technology Trends for 2025,” outubro de 2024

IDC, “Worldwide Intelligent Process Automation Software Forecast, 2024-2028,” agosto de 2024.

3National CIO Review, “LIVE from Gartner IT Symposium: The Rise of Agentic AI,” outubro de 2024

4McKinsey & Company, “The economic potential of generative AI: The next productivity frontier,” junho de 2023

5Gartner®*, “Emerging Tech Impact Radar: Artificial Intelligence,” janeiro de 2024.

6 LXT, “The Path to AI Maturity 2024 – An Executive Survey,” março de 2024.

Sobre a UiPath

UiPath (NYSE: PATH) tem a missão de aprimorar a geração de valor para que mais pessoas possam trabalhar de forma mais criativa, colaborativa e estratégica. A UiPath Business Automation Platform, com a tecnologia de IA, combina a solução líder de automação robótica de processos (RPA), com um conjunto completo de recursos para entender, automatizar e operar processos de ponta a ponta, oferecendo uma relação exclusiva de criação de valor. Para organizações que precisam evoluir para sobreviver e prosperar em tempos de grandes mudanças, a UiPath é The Foundation of Innovation™.

sem comentário »

Alunos da rede pública apresentam ópera na Maria Aragão neste sábado (30)

0comentário

Espetáculo é gratuito e será encenado por estudantes de 6 a 8 anos que integram o Projeto Ópera para Todos; iniciativa utiliza a arte como instrumento de alfabetização

Alunos da rede pública apresentam ópera na Praça Maria Aragão (Divulgação)

Neste sábado (30), vai ter ópera de graça na Praça Maria Aragão. Estudantes das classes de alfabetização da rede municipal de ensino estarão no palco apresentando “Aída”, uma releitura do clássico de Verdi. O espetáculo integra o Projeto Ópera para Todos, iniciativa patrocinada pela Equatorial Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Maranhão e apoio da Prefeitura de São Luís, que tem como objetivo alfabetizar crianças utilizando a arte. A apresentação deste sábado terá início às 19h e contará com a participação de cerca de 250 crianças entre 6 e 8 anos de idade. 

Em 2024, o Projeto Ópera para Todos foi desenvolvido em três escolas municipais: Maria Alice Coutinho (Turu), José Sarney (Itapiracó) e Luiz Pinho Rodrigues (Divineia). Em cada unidade de ensino, a arte foi utilizada como metodologia para alfabetizar as crianças, estimulando a leitura e a escrita, além de desenvolver o lado criativo e cultural de estudantes da rede pública de ensino. 

Em sala de aula, os pequenos leitores são guiados por personagens fascinantes, enredos envolventes e melodias encantadoras. Além de produzir textos próprios com mais significado, ampliam suas visões de mundo e culminam seu aprendizado com a encenação da ópera estudada ao longo do ano letivo. 

“Neste ano, será um espetáculo majestoso no dia 30 de novembro para 2.000 pessoas. Será um espetáculo extraordinário porque um dos grandes objetivos desse projeto é difundir a cultura e a boa música para a comunidade. É um espetáculo gratuito para o entretenimento de adultos e crianças”, explicou a educadora Ceres Murad, idealizadora do Projeto Ópera para Todos que, nesta edição, conta com o patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura do governo do Estado e o apoio da Prefeitura de São Luís. 

Quem for à Praça Maria Aragão neste sábado terá a oportunidade de prestigiar “Aída”, uma ópera de Giuseppe Verdi e libreto de Antonio Ghislanzoni, encenada por estudantes da rede municipal de ensino. A história se passa no Egito Antigo e narra a história de ciúmes e amor da escrava etíope de origem nobre chamada Aída e Radamés, o general, comandante das forças militares egípcias. Entretanto, o amor do bravo guerreiro egípcio por Aída o leva a caminhos tortuosos, em uma luta entre o amor e a lealdade à pátria. 

Ópera para Todos 

O Projeto Ópera para Todos é uma iniciativa pioneira no Brasil, que visa não só educar o público infantil para a apreciação de música erudita, como utiliza todo o potencial emocional dos grandes clássicos da cultura universal enquanto fator motivador da aprendizagem das crianças. 

A ópera é, neste projeto, um instrumento para convidar as crianças a adentrarem no universo da arte, da leitura e da escrita. Enquanto recurso pedagógico, a ópera estimula as crianças das classes de alfabetização a vivenciarem sentimentos profundos, conduzidas por composições magistrais, que transmitem emoções por meio de acordes intensos e vibrantes, materializados na dramaticidade das cenas. 

O projeto trabalha as diversas linguagens da ópera – música, dança, literatura, poesia e drama – para facilitar o processo da aprendizagem da leitura e escrita. Essa riqueza de estimulação emocional e intelectual se reflete na qualidade dos textos que as crianças produzem ao longo do projeto, ao mesmo tempo em que proporciona a ampliação do seu universo cultural e da sua visão de mundo. 

“O Ópera para Todos é voltado para crianças de 6 a 8 anos porque ele é um projeto de alfabetização. A arte é utilizada para alfabetizar, que é um dos processos mais complexos da escolaridade. A coisa mais penosa durante o processo de alfabetização, é você aprender a ler e escrever com textos que não fazem sentido, textos compostos só para ensinar a escrever as sílabas, e isso desmotiva muito as crianças”, explicou Ceres Murad. 

Projeto premiado 

O Projeto Ópera para Todos é uma iniciativa que já faz parte do calendário cultural da capital maranhense. O uso de uma metodologia própria e revolucionária desenvolvida pela professora Ceres Murad tem, inclusive, o reconhecimento nacional. 

Em 2003, o projeto recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – a mais importante comenda concedida pela Câmara dos Deputados na área de Educação – por despertar o interesse de crianças de baixa renda pela leitura e escrita por meio da ópera. A iniciativa foi destaque por seu trabalho pioneiro na área da alfabetização que privilegia o envolvimento da literatura desde as primeiras classes da pré-escola. 

sem comentário »

Seca e queimadas devem impactar de forma significativa a produtividade da cana-de-açúcar nas próximas duas safras

0comentário

A longa estiagem entre abril e outubro atingiu em cheio as regiões produtoras de cana-de-açúcar. A persistência do clima seco por longo tempo reduziu a umidade relativa do ar, favorecendo a ocorrência de queimadas e incêndios nos canaviais em proporção nunca vista em alguns estados do centro sul. “Em 2024, esse desastre natural gerou prejuízo estimado de R$ 1,3 bilhões em cerca de 380 mil hectares de propriedades rurais com produção de cana-de-açúcar no Brasil, segundo dados Organização de Associações de Produtores do Brasil (ORPLANA)”, destaca Lucas Campase, agrônomo e profissional de Desenvolvimento de Mercado na Rainbow Agro. 

Por suas características, a cana exige mais tempo para recuperação do ritmo de crescimento após o estresse gerado pelo longo tempo de escassez hídrica e também nas áreas onde houve queimadas. “O primeiro alerta é para o agricultor escolher quais herbicidas utilizar com a retomada das chuvas indicados para combater plantas daninhas que competem por recursos básicos e essenciais para o desenvolvimento da cana, uma vez que, temos que controlar o mato sem causar fitotoxicidade no canavial”, recomenda Campase.

Outra dica importante é quanto à definição sobre o tipo de molécula e à dosagem dos herbicidas,decisões baseadas em investigações técnicas na lavoura, identificando o tempo de exposição das moléculas durante a seca, se a área pegou fogo, a textura e quantidade de argila do solo garantindo que ao iniciar residual efeito residual seja suficiente para o controle das plantas daninhas e que os canaviais cresçam saudáveis. “Optar por tecnologias adaptadas para cada situação faz com que a eficácia do agroquímico seja otimizada”, comenta o especialista.

“É sempre importante compartilhar conhecimento sobre os processos de aplicação de insumos e o correto manejo do cultivo de cana-de-açúcar. Com essa proposta, contribuímos para evitar erros no uso dessas soluções”, reforça o profissional de Desenvolvimento de Mercado na Rainbow Agro. 

Para compartilhar conhecimento técnico, a Rainbow esteve ao lado da Herbtech na realização do evento “Desafios no Manejo de Plantas Daninhas na Produção de Cana-de-açúcar”, em Ribeirão Preto (SP) e Uberaba (MG). Somadas, as atividades reuniram mais de 160 participantes, incluindo profissionais de usinas, fornecedores, instituições financeiras, canais de distribuição, cooperativas e consultores. “Estimamos que o evento impactou cerca de 3,8 milhões de hectares de cana”, assinala Campase.

Ranqueada entre as 10 maiores indústrias mundiais de agroquímicos, a Rainbow Agro oferece herbicidas que atuam de maneira eficiente nas lavouras de cana-de-açúcar planta e soca, em diferentes momentos do ciclo da cultura. Para o período de seca, os herbicidas Hexapax Super (à base de Hexazinona) e Atesalor Xtra (à base de Amicarbazona) agem no controle de plantas daninhas de difícil controle em cana-de-açúcar. Já para o período úmido, as indicações são Metraro (à base de S-Metolacloro), Velbow (à base de Diurom e Hexazinona) e Mesozine Xtra (a base de Atrazina e Mesotriona), soluções que agem de forma eficiente no controle de plantas daninhas.

“Trabalhamos constantemente para levar conhecimento e soluções agrícolas de moderna tecnologia para o campo. Isso só é possível por meio do contato direto com quem lida no dia a dia da agricultura. Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos estão entre as ações que fortalecem a parceria de longa data entre a Rainbow Agro e a Herbtech, que trabalham em sinergia para a evolução da produção de alimentos e bioenergia”, reforça Lucas Campase.

Sobre a Rainbow Agro 

Nosso compromisso é impulsionar o crescimento. Assumimos a responsabilidade de aprimorar a produção agrícola, oferecendo soluções sustentáveis com altíssima qualidade. Promovemos o crescimento mútuo de nossa equipe de colaboradores, parceiros e agricultores em escala global, nos tornando hoje líderes em exportação de agroquímicos na China e uma das lideranças globais do segmento.  

Nossa missão, há mais de 20 anos, é entregar formulações que impulsionem a produtividade na colheita, mas também em todos os elos da cadeia de negócios. 

São mais de 100 países, com mais de 7.000 registros globalmente, 300 patentes de formulações próprias e 200 ingredientes ativos, desenvolvidos por uma equipe dedicada de pesquisa em dois centros internacionais de P&D.  

No Brasil, ampliamos nossa participação com uma equipe especializada, que prioriza o atendimento das necessidades específicas da nossa agricultura, para entregar excelência da fábrica até o campo. 

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/marciohenrique/wp-admin/
Twitter Facebook RSS