Apresentações culturais, exposição e lançamento de projetos e livros integram a programação
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), a terceira Corte mais antiga do Brasil, celebrará 211 anos na próxima segunda-feira (4/11). Na data de sua fundação, o TJMA promoverá uma programação especial no prédio-sede (Praça Pedro II, s/nº, Centro), com apresentações culturais, instituição do Observatório de Direitos Humanos, Exposição e lançamento de livros e projeto de combate à violência doméstica.
PROGRAMAÇÃO
- 8h30 – Apresentação do Coral São João;
- 9h – Assinatura da Resolução que institui o Observatório de Direitos Humanos no âmbito do Poder Judiciário, com o objetivo de subsidiar a atuação do TJMA na efetivação dos direitos humanos e fundamentais no âmbito dos serviços judiciários;
- 10h – Lançamento do projeto “Você não está sozinha!”, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher/TJMA), com entrega de veículo próprio;
- 16h30 – Lançamentos: Livro “Estudos Sobre as Aplicações Jurídicas da Fraternidade – Uma Homenagem aos Professores Reynaldo Soares da Fonseca e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas” e e-book “Falando Direito – Nossos Tempos, Nossos Direitos na Linha da Vida” do ministro Reynaldo Soares Fonseca;
- 17h – Abertura da Exposição “TJMA: 211 Anos” – até 20/12;
- 18h – Apresentação do grupo de chorinho “Regional Tira-Teima”.
LANÇAMENTOS
Às 16h30, no Salão Nobre do TJMA, serão lançados o livro físico “Estudos Sobre as Aplicações Jurídicas da Fraternidade – Uma Homenagem aos Professores Reynaldo Soares da Fonseca e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas”; e o e-book “Falando Direito – Nossos Tempos, Nossos Direitos na Linha da Vida”.
O livro “Estudos Sobre as Aplicações Jurídicas da Fraternidade – Uma Homenagem aos Professores Reynaldo Soares da Fonseca e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas”, ambos ministros do STJ, é organizado por Luciana Sabbatine Neves, Ana Cláudia Rodrigues de Faria, com prefácio de Paulo Dias de Moura Ribeiro, também ministro do STJ.
Publicado na versão impressa e em ebook, pela Editora Fundação Fênix, são 298 páginas, 14 capítulos e 24 autores, e explora as diferentes aplicações e dimensões jurídicas da fraternidade, com a contribuição dos diversos autores.
O e-book “Falando Direito – Nossos Tempos, Nossos Direitos na Linha da Vida” é um trabalho desenvolvido pela diretoria do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), de modo a proporcionar aos leitores uma compreensão mais profunda sobre seus direitos e deveres. O material foi elaborado para promover uma cidadania ativa e consciente, promovendo a participação em uma sociedade mais justa e inclusiva e será disponibilizado gratuitamente. Organizado por Rafaela Silva Brito e Sandra Taya, tem ainda a Coordenação do Ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca e do magistrado Fábio Francisco Esteves.
EXPOSIÇÃO 211 ANOS E URBAN SKETCHERS
Na data, também será lançada a Exposição 211 Anos, com obras do acervo do TJMA, que vai acontecer até o dia 20/12, no Salão Nobre e corredores do segundo andar do prédio-sede, inclusive aos domingos para visitação pública.
A exposição também contará com o projeto “Tribunal em Linhas”, por meio do movimento Urban Sketchers, no andar térreo do prédio-sede. Urban Sketchers é movimento global que reúne desenhistas e ilustradores dedicados a registrar o mundo ao seu redor, desenhando ao ar livre, in loco, com obras dos artistas Alex Soares, Bianca Bogéa, Carol Gama, Jailton Nogueira, Luiz Santos, Luiz Silva Diniz, Matheus Sousa Silva, Regina Borba, Ricardo Bogéa, Roseane Bastos, Társis Aires, Tatiana Medeiros e Will Barros.
Eles capturam a essência das cidades, paisagens e o cotidiano de forma espontânea e pessoal, criando uma conexão direta entre o local e o espectador.
Com o lema “ver o mundo, um desenho de cada vez”, as produções têm sido divulgadas globalmente através de exposições, publicações e redes sociais.