Palestrantes reforçam a importância do diagnóstico precoce
Em um evento interno marcado pelo poder do storytelling (contação de histórias), o Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) reuniu colaboradores para uma ação especial do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
O evento teve como ponto alto os depoimentos de três mulheres que enfrentaram e venceram a doença: A veterinária Nayanna Galvão, a esteticista Girlene Sousa e a técnica em enfermagem Daiana Muniz. Agora embaixadoras do projeto “É Sobre Viver”, essas três ex-pacientes oncológicas compartilharam suas experiências de luta, resiliência e superação, lembrando a todos sobre a importância de se cuidar e do impacto do diagnóstico precoce, que é determinante para vencer a doença.
Histórias Reais e Lições de Vida
Com relatos envolventes, Nayanna, Girlene e Daiana contaram como descobriram a doença, enfrentaram o tratamento e o que significou, para cada uma, a recuperação.
Para Nayanna Galvão, o diagnóstico chegou de maneira inesperada em um exame anual de rotina sem nenhum sintoma, e ela relembra como o apoio familiar e a força interna foram cruciais para sua recuperação. “Eu tive muita fé e encontrei coragem e força no apoio incondicional da minha família, amigos e do meu noivo. Essa rede de apoio foi muito importante, mas acima de tudo manter a fé em Deus foi essencial para sair vitoriosa dessa luta”, conta.
Da mesma forma, as histórias de vida de Girlene Sousa e Daiana Muniz ressaltaram a importância de se manter confiante mesmo nos períodos mais difíceis dessa jornada. E para as três vencedoras do câncer de mama, o diagnóstico precoce foi fundamental para a cura.
Os depoimentos dessas atuais embaixadoras do projeto “É Sobre Viver” reforçaram que o exame anual de mamografia e a atenção aos sinais do corpo são medidas que salvam vidas. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que, quando detectado em fases iniciais, o câncer de mama tem uma taxa de cura acima de 95%. No entanto, muitos diagnósticos ainda acontecem em estágios avançados, quando as opções de tratamento são limitadas e o prognóstico, mais desafiador.
Transformando Experiências em Conscientização
Para os colaboradores do HSE-HSLZ, as histórias dessas três mulheres não apenas inspiram, mas também servem como um lembrete pessoal e profissional da importância de promover a saúde entre amigos, familiares e pacientes.
O projeto “É Sobre Viver” pretende não só incentivar o exame anual e o autocuidado, mas também fortalecer uma rede de apoio entre mulheres que enfrentam a doença. Ao compartilhar suas vivências, Nayanna, Girlene e Daiana transformaram a própria dor em empoderamento, um ato que reforça a esperança e a coragem de outras mulheres na mesma jornada.
Para o Diretor Geral do HSE – HSLZ Plínio Tuzzolo nada melhor que exemplos reais para incentivar a conscientização: “Histórias como as dessas três mulheres vitoriosas são um testemunho da força humana e uma lembrança do quanto o cuidado preventivo é essencial para salvar vidas. E nossa mensagem para todos os colaboradores do HSE-HSLZ é clara, a de que fazer a mamografia anual é mais do que um exame – é um ato de amor próprio que pode salvar muitas vidas” declarou Tuzzolo.