No plebiscito, 523.711 eleitores disseram “sim” (89,91%), enquanto 58.788 (10%) votaram contra
Em São Luís (MA), a maioria dos eleitores votou a favor da implantação do passe livre estudantil no município, no último domingo, 6. No plebiscito, 523.711 eleitores disseram “sim” (89,91%), enquanto 58.788 (10%) votaram contra. No total, a consulta teve 582.499 votos válidos (96,65%).
Houve 12.620 votos em branco (2,09%) e 7.570 nulos (1,26%), com uma abstenção de 12.620 eleitores (2,09%).
“Sim” para mudança de nome
Também no Maranhão, eleitoras e eleitores votaram a favor da mudança do nome do município de Governador Edison Lobão para Ribeirãozinho do Maranhão. A maioria, isto é, 11.075 eleitores (88,87%), aprovou a mudança e 2.130 (16,13%) votaram contra.
Ao todo, 13.377 pessoas compareceram às urnas (86,26%). Os votos em branco somaram 96 (0,7%) e os nulos 76 (0,57%). A abstenção foi de 2.130 eleitores
A candidatura reforça o compromisso do Crescimento em oferecer o melhor para seus estudantes.
Direção da Escola Crescimento reúne convidados nesta quinta-feira, dia 10, para um bate papo descontraído a fim de divulgar as ações que irão beneficiar toda a comunidade escolar.
Para adiantar a informação de que a Escola Crescimento é uma escola candidata* ao IB, contemplando estudantes do Maternal 3 ao 5º ano do Ensino Fundamental, com o programa PYP.
E o que isso significa? “As Escolas Mundiais do IB compartilham uma filosofia comum – o compromisso com uma educação internacional desafiadora e de alta qualidade – valores que acreditamos serem essenciais para o desenvolvimento dos nossos alunos” explica diretora geral, Luiza Bacelar.
Com 40 anos de funcionamento a Escola Crescimento preza pelo melhor ensino para seus alunos.
E mais: “Essa candidatura reafirma nosso compromisso com a melhoria pedagógica, oferecendo um currículo reconhecido mundialmente que prepara nossos estudantes para os desafios de um contexto global em constante transformação”, finaliza.
Esse encontro irá contar também com imprensa e alguns influenciadores a fim de toda a comunidade possa entender a importância dessa candidatura.
*Apenas as escolas autorizadas pela Organização IB podem oferecer qualquer um dos seus quatro programas acadêmicos: o Primary Years Programme (PYP), o Middle Years Programme (MYP), o Diploma Programme (DP), ou o Career-related Programme (CP).
Quem será o bebê mais rápido? A disputa que encerrará a programação da criançada no Rio Anil Shopping será terá um elenco formado por mini “atletas” de fraldas e cheios de energia. Com direito a torcida animada e prêmios especiais para os pequenos competidores, a primeira prova de velocidade entre os bebês acontecerá no próximo domingo, dia 13 de outubro.
As inscrições já foram encerradas e os participantes devem estar preparando os joelhinhos para engatinhar o mais rápido que conseguirem. A corrida terá uma programação dividida em três categorias: às 15h, a largada será das crianças de 08 a 11 meses; às 16h é a vez dos competidores na faixa de 12 a 18 meses e para encerrar, às 17h, a pista de corrida será uma batalha de fofura entre os bebês de 19 a 24 meses.
“É com muita alegria que anunciamos a nossa corrida de bebês em homenagem ao Dia das Crianças. Será uma oportunidade incrível para os nossos pequenos mostrarem suas habilidades enquanto se divertem em um ambiente seguro e acolhedor, com garantia de diversão para toda a família. Estamos ansiosos para vê-los aqui, torcendo e aplaudindo cada passo dos nossos pequenos corredores! Juntos, vamos fazer deste Dia das Crianças um evento especial que todos vão lembrar com carinho”, ressalta o gerente de Marketing do Rio Anil, Paulo Magalhães. Para começar a tarde de diversão neste domingo, o número de peito dos mini competidores poderá ser retirado às 14h. O evento, que tem patrocíniodo Colégio Marista Araçagy e Zig Zag Baby & Kids, também terá um DJ, o pódio que vai receber os bebês mais rápidos com entrega de medalhas, além de premiações especiais. E como a diversão não pode parar, no Clubinho Rio Anil serão realizadas oficinas de Tape Bubble Magic das 14h às 18h.
Laboratório Lacmar com sua Divisão de Genômica oferece exames de ponta para rastreio da doença
FOTO – DIVULGAÇÃO: Dra. Elda Pereira Noronha Ávila, Ass. Científica e Farmacêutica Bioquímica do Laboratório Lacmar, Divisão de Genômica
O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, que reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais afetam as mulheres no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2024 são estimados 74 mil novos casos da doença no país, sendo que a detecção precoce pode aumentar as chances de cura em até 95%.
Entre as mulheres com 50 anos ou mais, a atenção deve ser redobrada. A faixa etária mais avançada e histórico familiar são fatores que elevam consideravelmente o risco de desenvolver a doença. A idade é um fator de risco importante. Além disso, mulheres que possuem familiares diretos — mãe, irmã, filha — com histórico de câncer de mama devem iniciar a rotina de exames de rastreamento antes mesmo dos 40 anos, recomendam mastologistas especializados em oncologia clínica.
O câncer de mama não tem uma causa única. Diferentes fatores, genéticos e ambientais, contribuem para aumentar o risco de desenvolvê-lo.
A idade é um importante fator de risco, mulheres a partir dos 50 anos estão mais propensas a desenvolver o câncer de mama. Outros fatores ambientais, relacionados a estilo de vida, como sedentarismo e consumo de álcool, também estão associados ao aumento do risco. Contudo, a predisposição genética é um dos fatores de risco mais bem estabelecidos.
A mamografia é o exame padrão para detecção precoce, recomendado a partir dos 50 anos para mulheres sem fatores de risco, e a partir dos 40 para aquelas com histórico familiar. No entanto, o avanço da medicina genômica está proporcionando novas ferramentas para identificar o risco da doença com mais precisão, especialmente para aquelas que possuem predisposição genética.
Genética na linha de frente
Com o advento da medicina genômica, a análise de mutações em genes como BRCA1 e BRCA2 ganhou destaque na prevenção do câncer de mama. Esses genes, quando alterados, aumentam de forma significativa as chances de desenvolvimento da doença, e o conhecimento prévio sobre essas mutações pode orientar medidas preventivas, como a intensificação da vigilância médica ou, em casos mais extremos, intervenções cirúrgicas preventivas.
No Brasil, laboratórios especializados, como o Laboratório Lacmar em sua Divisão Genômica em São Luís, têm se destacado ao oferecer testes genéticos que identificam essas mutações.
Segundo explica a Dra. Elda Pereira Noronha Ávila, farmacêutica bioquímica e Ass. Científica do Lacmar Genômica, os testes genéticos analisam o DNA para identificar mutações que aumentam o risco para câncer de mama hereditário.
“Caso seja indicado, eles podem ser aliados no diagnóstico precoce e na avaliação de predisposição genética em pessoas saudáveis com forte histórico familiar da doença. O risco médio de uma mulher ter câncer de mama em algum momento da vida é de 7%. Esse risco é de 47% a 88% para mulheres que têm mutações nos genes BRACA1, BRACA2. O principal teste genético utilizado para detecção de câncer de mama hereditário é o exame de Sequenciamento de Nova Geração (NGS), que é o método utilizado no Painel de Câncer de Mama e Ovário Hereditários, oferecido pelo Laboratório LACMAR. Este exame é realizado através de uma coleta de sangue ou através de uma coleta indolor com swab bucal, e podem identificar alterações nos principais genes relacionados ao câncer de mama, como BRACA1, BRACA2, além de mutações em outros genes como o TP53, PTEN, CDH1, PALB2 e STK11 que também podem elevar o risco para câncer de mama. Este teste genético serve para confirmar se a causa do câncer é hereditária e para definir procedimentos e tratamentos preventivos, além de servir de alerta para a família do paciente, que deve seguir com medidas preventivas, como aconselhamento genético e acompanhamento médico regular” detalha a Dra. Elda Noronha Ávila.
O teste genético não é indicado para todas as mulheres, mas para aquelas com casos de câncer na família ou outros fatores de risco. Em mulheres com forte histórico familiar, esses exames são uma ferramenta poderosa para decisões médicas e personalizadas.As principais indicações para a realização de testes genéticos incluem:
• Múltiplos casos de câncer de mama na família, principalmente se diagnosticados em mulheres antes dos 50 anos.
• Câncer de ovário em um ou mais membros da família, independentemente da idade do diagnóstico.
• Câncer de mama bilateral (em ambas as mamas) ou em múltiplas gerações (mãe, filha, avó).
• Parentes masculinos com câncer de mama, já que a presença de câncer de mama em homens é rara, mas está fortemente associada às mutações BRCA.
• Mulheres diagnosticadas com câncer de mama antes dos 45 anos, independentemente de histórico familiar.
• Indivíduos de ascendência judaica ashkenazi têm maior probabilidade de portarem mutações nos genes BRCA1 e BRCA2.
“A mamografia é o exame mais utilizado para o rastreamento precoce do câncer de mama. Ela é recomendada anualmente para mulheres a partir dos 40-50anos, ou antes em casos de histórico familiar de câncer. Esse exame é capaz de identificar nódulos, calcificações e alterações no tecido mamário antes mesmo de serem palpáveis, permitindo uma detecção precoce” completa a Ass. Científica e Farmacêutica Bioquímica da Divisão de Genômica do Laboratório Lacmar.
A importância da informação e do cuidado
Além dos testes de rastreamento e acompanhamento genômico, o Outubro Rosa também é um chamado para que as mulheres fiquem atentas aos sinais do próprio corpo. Nódulos, alterações na pele da mama, secreções ou qualquer mudança incomum devem ser relatados ao médico imediatamente.
A detecção precoce, seja por exames tradicionais ou por meio da genômica, continua sendo o melhor caminho para reduzir a mortalidade pela doença.
O Lacmar Genômica, em São Luís, oferece exames avançados para identificação de mutações genéticas e faz parte desse movimento inovador de prevenção, mostrando que ciência e prevenção caminham lado a lado. A luta contra o câncer de mama, em especial durante o Outubro Rosa, é, mais do que nunca, uma luta por informação, acesso e cuidado.
Em parceria com a Recode, serão ofertadas 300 vagas distribuídas no Maranhão e em mais 6 estados
Voltado para a preparação de alunos na área de Tecnologia da Informação, como desenvolvedores júnior, o curso on-line e gratuito de Desenvolvimento “Full Stack” já está com inscrições abertas. A ação é promovida pelo Instituto Equatorial, instituição Social a qual a CEEE Grupo Equatorial é mantenedora, em parceria com a Recode — organização sem fins lucrativos que promove cursos voltados para a transformação digital.
Para participar, os candidatos precisam preencher alguns requisitos: ter entre 18 e 55 anos, ter concluído o Ensino Médio e possuir renda familiar de até R$ 1.412,00 por pessoa. Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de outubro, pelo link: https://recodepro.org.br/processo-seletivo/.
O curso Desenvolvimento “Full Stack” conta com 540 horas/aula e são ofertadas 300 vagas nos estados: Maranhão, Rio Grande do Sul, Piauí, Alagoas, Amapá, Goiás e Pará. Os chamados “Full Stack” são profissionais que dominam as principais ferramentas de programação usadas no mercado e ficam habilitados para desenvolverem desde um espaço na web (interface de usuário e servidores) até aplicativos para celulares.
“A demanda por profissionais qualificados nessas áreas é cada vez maior, sobretudo com o aumento do uso da Big Data e da Inteligência Artificial (IA) para soluções corporativas. Estamos unindo forças com a Recode para criar oportunidades que potencializam a educação e a empregabilidade, impactando positivamente a vida das pessoas”, ressaltou Janaína Ali, Coordenadora do Instituto Equatorial.
Instituto Equatorial – O Instituto Equatorial foi lançado em julho com a missão de gerar impactos tangíveis e sustentáveis em comunidades, com foco em educação, empregabilidade e inclusão social. Através de parcerias estratégicas busca qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade para um futuro mais próspero, sempre alinhado à sustentabilidade e ao crescimento social responsável. Quem quiser saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelo Instituto Equatorial, basta seguir o perfil no Instagram: https://www.instagram.com/institutoequatorial/ Serviço: Inscrições: até 11 de outubro de 2024
Requisitos: Idade: 18 a 55 anos; Ensino Médio complete; Renda familiar mensal per capita de até R$ 1.412,00; Vagas: 300 distribuídas nos estados: Maranhão, Rio Grande do Sul, Piauí, Alagoas, Amapá, Goiás e Pará.
O espetáculo de comédia, patrocinado pela Equatorial Maranhão pela Lei de Incentivo à Cultura, estará presente nas cidades de Morros, Viana, Cururupu e Bequimão
A Super Caravana “Pão com Ovo”, espetáculo de comédia do Maranhão, estará presente esta semana nos municípios: Morros, nesta quarta-feira (09), em Viana, na sexta-feira (11), em Cururupu, no sábado (12) e em Bequimão, no domingo (13). O projeto cultural conta com o apoio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Este ano, a caravana celebra nove anos de história e pretende realizar cerca de 50 apresentações no estado.
Com espetáculos gratuitos em diversas localidades, a Caravana Pão com Ovo já alcançou mais de 1 milhão de espectadores, espalhando cultura de qualidade por diversos municípios maranhenses. O projeto leva a beleza do teatro para as praças, encantando o público de todas as idades. A comédia é interpretada pelos artistas César Boaes e Adeilson Santos, que interpretam respectivamente, as personagens Clarisse Milhomem e Dijé. Nas apresentações dessa semana, o ator brasileiro Gabriel Contente fará uma participação especial.
Desde 2012, a Equatorial Maranhão patrocina projetos por meio da Lei de Incentivo à Cultura no Maranhão e promove investimentos próprios em instituições de notória participação no desenvolvimento social do Estado. O Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Josenilson Monteiro, comenta sobre o patrocínio e convida os moradores dos municípios a se divertirem com as histórias dessas duas personagens tão queridas. “A Equatorial Maranhão acredita que a cultura é primordial para a identidade de um povo. Por isso, investimos e incentivamos projetos que reforçam a identidade cultural dos maranhenses. Convidamos todos a se juntarem para assistirem a esse espetáculo repleto de alegria e cultura”, destacou o gerente.
Confira a programação do espetáculo nos municípios:
Resultado alcançado pela primeira vez coloca o Judiciário maranhense em 4º lugar entre tribunais estaduais de médio porte do país
O Tribunal de Justiça do Maranhão alcançou, pela primeira vez, o nível Excelência em Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), na avaliação de 2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O resultado coloca o TJMA em quarto lugar entre os tribunais estaduais de médio porte e na 19ª posição no ranking nacional, que abrange 94 tribunais em todo o país.
Com 94,25 pontos no índice iGovTIC-JUD, o Tribunal maranhense obteve um crescimento de 8,6% em relação ao ano anterior, consolidando seu avanço em maturidade de governança de TI.
Para o presidente da Comissão de Informática e do Comitê de Governança de TIC, desembargador Jorge Rachid, a pontuação reflete os contínuos esforços para modernizar a Justiça e melhorar a eficiência dos serviços prestados à sociedade.
“Destacam-se a implementação de governança estratégica de TIC, avanços em segurança da informação, adoção de serviços em nuvem e investimentos tecnológicos, melhorando, assim, a qualidade e segurança dos serviços prestados. De parabéns, portanto, a nossa Diretoria de Informática, capitaneada pelo doutor Cláudio Sampaio, e toda a equipe da Diretoria de informática. Parabéns, também, obviamente, ao nosso TJMA”, exaltou Jorge Rachid.
A Figura abaixo exibe o crescimento da pontuação do TJMA no iGovTIC-JUD nos últimos 4 anos:
MATURIDADE
Elaborado pelo CNJ, o índice avalia a maturidade na área da tecnologia da informação e comunicação e, também, a percepção da área negocial em relação aos serviços de TIC. Dentre os fatores que impulsionaram a conquista, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação detalha iniciativas estratégicas.
Na área de Governança e Gestão de TIC, a implementação de uma estrutura integrada, de forma estratégica, com todos os setores da Diretoria, que resultou em uma gestão estratégica orientada a performance e resultados.
Os avanços na implementação das diretrizes de Segurança de Infraestrutura Crítica e da Governança da Segurança da Informação foram outro ponto destacado, concluindo a elaboração dos planos de ação dos manuais instituídos pela Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Poder Judiciário (Ensec-PJ), de acordo com a Resolução CNJ nº 396/2021.
Também a definição de estratégias para adoção e migração de serviços de TIC para a nuvem, com vistas à futura contratação de provedores especializados, que visa otimizar a infraestrutura tecnológica e aprimorar a eficiência dos serviços prestados.
E no setor de investimentos em tecnologia, a aquisição de novas ferramentas e infraestrutura tecnológica, aliada à constante atualização dos sistemas existentes, permitiu ao TJMA oferecer serviços mais ágeis e seguros.
“Essa conquista é fruto de um trabalho árduo e dedicado de toda a equipe envolvida na área de TI do Tribunal”, afirmou o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Cláudio Sampaio. “Estamos comprometidos em continuar avançando e oferecendo soluções tecnológicas cada vez mais eficientes e inovadoras para a Justiça maranhense”, acrescentou.
Com esse resultado, prossegue Cláudio Sampaio, o TJMA se posiciona como referência em governança de TIC no âmbito do Poder Judiciário brasileiro, demonstrando que é possível conciliar tradição e inovação para oferecer um serviço público de qualidade.
A Equatorial Maranhão, por meio do E+ Comunidade, realiza nesta semana o mutirão de serviços “Pelo Cliente Todo Dia”, em várias cidades do estado, oferecendo atendimento gratuito e facilitando o acesso a serviços, como troca de lâmpadas e cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica.
Nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9), os clientes dos municípios de Trizidela do Vale e Lagoa do Mato terão a oportunidade de realizar a troca de suas geladeiras antigas e ineficientes por novas e mais econômicas, através do cadastro no programa E+ Geladeira Nova. Além disso, poderão negociar seus débitos e participar de palestras sobre eficiência energética.
Em Trizidela do Vale, os clientes podem se cadastrar e realizar os atendimentos gratuitos até a quarta-feira (9), das 8h às 17h, no Ginásio Praça da Juventude, localizado na Rua Cândido Nunes, no bairro Jerusalém. E, na quinta-feira (10), serão sorteadas diversas geladeiras para os participantes, a entrega será realizada na sexta-feira (11). Já em Lagoa do Mato, o cadastro pode ser feito nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9), das 8h às 17h, no Clube Social de Lagoa do Mato, localizado na Rua Sucupira, ao lado do CRAS. O sorteio das geladeiras será na quinta-feira (10).
O Mutirão de Serviços também chega a Açailândia e realizado nesta quarta-feira (9), a partir das 9h, no CRAS, localizado na Rua Maranhão, Nº 723. No período da tarde, os clientes do município também poderão participar dos atendimentos no CRAS do bairro Vila Ildemar, localizado na Quadra 60, lote 153.
A Equatorial Maranhão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, leva também a Super Caravana “Pão com Ovo”, espetáculo de comédia do Maranhão, que estará presente nos municípios de Morros, nesta quarta-feira (9), em Viana, na sexta-feira (11), em Cururupu, no sábado (12) e em Bequimão, no domingo (13).
Serviço Mutirão “Pelo Cliente Todo Dia”
Lagoa do Mato Data: Terça a quinta-feira (8 a 10); Horário: 8h às 17h; Local: Clube Social de Lagoa do Mato, localizado na Rua Sucupira, ao lado do CRAS;
Trizidela do Vale Data: Terça a sexta-feira (8 a 10); Horário: 8h às 17h; Local: Ginásio Praça da Juventude, localizado na Rua Cândido Nunes, no bairro Jerusalém;
Açailândia Data: Quarta-feira (9); Horário: 09h e 14h; Local: CRAS, localizado na Rua Maranhão, Nº 723 e CRAS do bairro Vila Ildemar, localizado na Quadra 60, lote 153;
Serviço:
Super Caravana Pão com Ovo
Morros Data: 09 de outubro (quarta-feira); Horário: 19h; Local: Praça São Bernardo;
Viana Data: 11 de outubro (Sexta-feira); Horário: 19h; Local: Parque Dilú Melo;
Cururupu Data: 12 de outubro (Sábado); Horário: 19h; Local: Praça São Benedito;
Bequimão Data: 13 de outubro (Domingo); Horário: 19h; Local: Praça da Matriz;
No estado, 43,6% dos lares enfrentam algum grau de insegurança alimentar.
Desperdiçar comida nunca foi uma opção pra mim. Aqui em casa, tudo se transforma! O pão velho vira torrada, o frango que sobrou do almoço vira recheio de torta”, conta Maria das Graças Lima, cozinheira com 38 anos de experiência e moradora da Madre Deus, em São Luís. Ao longo de sua carreira, ela aprendeu a valorizar cada parte dos alimentos. “Com um pouquinho de criatividade e planejamento, você consegue evitar o desperdício e ainda economizar. É uma forma de respeitar o alimento e o trabalho que está por trás dele”, afirma Graça, que sempre encontra maneiras de reaproveitar ingredientes que muitos considerariam descartáveis, como talos de verduras, sobras de arroz e cascas de frutas.
No Brasil, o desperdício de alimentos é um desafio. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o país descarta cerca de 41 mil toneladas de alimentos por ano, enquanto mais de 33 milhões de brasileiros vivem em condições de fome ou insegurança alimentar.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, no Maranhão, 56,4% dos lares têm segurança alimentar, enquanto 43,6% enfrentam algum grau de insegurança alimentar: 25,7% estão com insegurança leve, 9,8% em insegurança moderada e 8,1% em insegurança grave. Em 2023, a insegurança alimentar no Brasil atingiu 27,6% dos domicílios, ou seja, 21,6 milhões de pessoas. Esses dados evidenciam a urgência de adotar hábitos mais conscientes e sustentáveis para reduzir o desperdício e seus impactos econômicos e sociais.
A nutricionista Laís Campos, do Grupo Mateus, reforça essa necessidade de políticas práticas para combater o desperdício, destacando a importância de organização e cuidado no dia a dia. “Para evitar o desperdício de alimentos, o ideal é se planejar, analisar seu perfil de consumo, higienizar e conservar cada item corretamente, e, principalmente, não jogar alimentos imperfeitos fora”, explica Laís.
Além disso, ela ressalta que o planejamento das compras também é fundamental para diminuir o desperdício. “Uma dica importante é realizar compras de itens frescos, que possuem curta duração, semanalmente, enquanto os não perecíveis podem ser adquiridos para o mês inteiro.” Essa prática evita que alimentos estraguem antes de serem consumidos, garantindo uma alimentação mais consciente e variada.
Alimentos que vão para o lixo não apenas contribuem para o desperdício de recursos valiosos, como água, energia e mão de obra, mas também geram emissões de gases de efeito estufa. Quando os alimentos apodrecem nos aterros sanitários, liberam metano, um gás com potencial de aquecimento global muito mais forte do que o dióxido de carbono. Essa situação agrava ainda mais a crise climática.
A nutricionista também chama atenção para a reutilização de alimentos que, muitas vezes, acabam indo parar no lixo. “Cascas, talos, raízes e sementes podem ser reaproveitados no preparo de ensopados, sopas e farofas. As sobras de arroz podem virar bolinho ou risoto, e as sobras de feijão podem ser transformadas em feijão tropeiro ou sopa.” Ela também sugere a compostagem doméstica como uma alternativa sustentável para transformar restos de alimentos em adubo orgânico, o que contribui para a redução do desperdício e a preservação ambiental.
Por fim, a especialista destaca que o armazenamento correto dos alimentos prolonga a sua vida útil. Laís destacou a importância da higiene e conservação adequadas. “A maneira como armazenamos os alimentos influencia diretamente a sua duração. Ao chegar em casa, lave legumes, frutas e verduras em água corrente. Depois, faça uma solução com um litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária, deixe os alimentos de molho por 15 minutos e, após isso, passe-os novamente em água corrente. Seque bem e armazene na temperatura correta”, recomenda.
Estudantes do 6° ano do Colégio Dom Bosco vão conhecer o Posto do Projeto E+ Reciclagem, com o objetivo de compreender mais sobre sustentabilidade e preservação ambiental, além do conceito de empreendedorismo sustentável e economia de energia.
A visita será realizada nesta quarta-feira (9), em dois momentos, com turmas às 10h e às 15h, no Posto do Projeto E+ Reciclagem, localizado ao lado da Sede da Equatorial Maranhão. Na ocasião, os alunos vão aprender de forma prática sobre o fluxo de operação do projeto e o processo de reciclagem.
E+ Reciclagem: Promovido pela Distribuidora desde 2011, o E+ Reciclagem, em 2023, arrecadou cerca de 5.100 toneladas de resíduos em seus 12 pontos de reciclagem espalhados por todo o estado, resultando em aproximadamente R$ 256 mil de descontos nas contas de energia das famílias maranhenses.
O Projeto promove ações de conscientização e preservação ambiental, combatendo os prejuízos causados pelos resíduos sólidos, que muitas vezes são descartados de forma indevida no meio ambiente, além de disseminar a cultura da coleta seletiva por meio da conscientização da população.
A Equatorial Maranhão, que tem como um de seus valores a Responsabilidade socioambiental, fomentando a reciclagem e estimulando a doação de bônus para instituições sociais, assumiu o compromisso com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está a Ação Contra a Mudança Global do Clima que foca, entre outros fatores, no combate à poluição em todos os meios.
Serviço: O quê: Visita de estudantes ao Posto do E+ Reciclagem; Quando: Quarta-feira (09/10), às 10h e às 15h; Onde: Posto do Projeto E+ Reciclagem – Alameda A, Nº 100 Loteamento Quitandinha, Altos do Calhau – Ao lado da Sede da Equatorial Maranhão. Sugestão de entrevistados: – Rosangela Martins – Analista de Projetos da Equatorial Maranhão – Alunos e professores do Colégio Dom Bosco.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…