A INICIATIVA DA LIGGA – PORTO SÃO LUÍS CONTOU COM A PARCERIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E REALIZOU 869 ATENDIMENTOS NAS 3 COMUNIDADES
O programa Ligga Comunidade é desenvolvido pelo time social da empresa Ligga – Porto São Luís nas comunidades do entorno e no último mês de setembro promoveu três ações de saúde levando diversos serviços gratuitos para os moradores do Taim, Rio dos Cachorros e Cajueiro; em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Nas três comunidades foram ofertados 869 atendimentos em três dias; com serviços como Triagem, Testes Rápidos como glicemia, PCCU, Vacinação, Consultas Médicas além de Avaliação do Bolsa Família. A comunidade do Rio dos Cachorros recebeu 358 atendimentos; no Cajueiro foram realizados 256 atendimentos e no Taim um total de 255.
No Taim foi a primeira vez que os moradores receberam uma ação completa de saúde na própria comunidade. Distante cerca de 70 km do centro de São Luís, se deslocar até a cidade em busca de atendimentos e consultas é mais difícil para esses moradores. Essa ação da Ligga – Projeto Porto São Luís aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com apoio da Unidade Básica de Saúde Yves Parga. E foi realizada na sede da escola UEB São Benedito.
A comunidade aprovou e aproveitou essa oportunidade para cuidar melhor da saúde e poder fazer consultas e cadastros no Bolsa Família. Muitas mães levaram os filhos para vacinar e consultar, avós foram com os netos para ver como estava a saúde, e ainda houve distribuição de lanche e de exemplares da revista educativa Ligga de Saberes.
Para o líder comunitário Arlindo Baldez, responsável pela escola UEB São Benedito, a parceria da comunidade com a Ligga é muito importante e benéfica: “Nós agradecemos muito à Ligga por essa parceria que está ajudando muito a nossa comunidade, eles já desenvolvem ações de educação ambiental com as crianças da nossa escola e agora realizaram essa, que foi a primeira vez que aconteceu uma ação de saúde assim, bem completa feita na própria comunidade” . declarou Baldez.
A agente de saúde Maria Luiza participou do evento e lembrou o quanto é estratégica a oferta de serviços de saúde em comunidades mais distantes como a do Taim, onde muito moradores não teriam condições de se deslocar até outros bairros ou ao centro de São Luís:
“A acessibilidade das pessoas é maior quando a ação é na própria comunidade, e assim, o número de pessoas beneficiadas também é muito maior. A Ligga está de parabéns pela sensibilidade de ter realizado essa ação no Taim e que aconteçam outras mais” disse Maria Luiza.
Elizângela Santana Ramos já é mãe do pequeno Téo Valentim e está na segunda gestação. Ela aproveitou a ação da Ligga Comunidade para fazer uma consulta médica do filho e fazer o cadastro do Bolsa Família. “Eu não teria com quem deixar o meu filho e estava precisando fazer o cadastro do Bolsa Família, essa oportunidade foi maravilhosa” revela a dona de casa do Taim.
Osvaldina Ramos Mesquita levou os filhos Dafine e David para a consulta médica. O menino de 14 anos estava sentido dores estomacais, tontura e com ânsia de vômitos. Foi importante contar com a avaliação médica imediata e obter uma guia para realizar os exames necessários:
“Eu aproveitei para vacinar e meus filhos se consultaram com a médica, que já pediu uns exames. Meu filho não estava se sentindo bem e foi bom poder ter se consultado aqui no bairro mesmo, sem precisar perder aula. Foi bem rápido” disse satisfeita a dona de casa Osvaldina.
O pescador José Raimundo Ramos tem 63 anos e se locomove com o apoio de uma bengala. Ele levou a esposa Maria do Socorro e a neta Kézia Rafaela de 4 anos para consultas médicas e aprovou a ação em nome de toda a comunidade:
“O atendimento foi excelente, todas as equipes atenderam bem e tudo foi muito rápido. Eu trouxe uns exames para o médico avaliar, e também fiz teste de glicemia. Sou hipertenso, pré-diabético e recentemente fui diagnosticado com uma úlcera. Então preciso manter as consultas em dia para controlar tudo isso. Poder receber esse benefício da Ligga sem sair do Taim foi maravilhoso. A gente agradece muito a empresa Ligga por lembrar de nós e fazer essa ação social na nossa comunidade. Muita gente daqui não teria como sair porque não tem com quem deixar os filhos ou até por falta de dinheiro para o transporte. Ficamos muito agradecidos mesmo” declarou o morador do Taim José Raimundo Ramos.