Valsa Ludovicense para os 412 anos da Cidade

0comentário

César Nascimento lança um clássico para fechar as comemorações do mês de aniversário de São Luís, no projeto Ilha Sinfônica

Caminhar pelas ruas de paralelepípedo, pedras de cantaria, ver portões e janelas que se abrem para a eternidade, telhados e sobrados que sussurram histórias de tempos passados, no presente instante…Essa foi a inspiração para que o cantor e compositor César Nascimento compusesse a Valsa Ludovicense. 

Um grande desafio para o autor, reconhecido artista popular, pois essa peça musical de gênero clássico, é uma das mais tradicionais danças de salão que tem muitas especificidades, entre elas, o compasso dividido em três tempos. “Eu mergulhei a fundo nos estudos para fazer o arranjo dessa composição”, disse César Nascimento.

Valsa Ludovicense já está disponível nas plataformas, mas o lançamento oficial vai ocorrer neste domingo, durante a programação do projeto Ilha Sinfônica, na Praça das Mercês – Desterro, a partir de 16h30. Na ocasião, César Nascimento será homenageado, e terá a Valsa Ludovicense apresentada no repertório da orquestra regida pelo maestro Jairo Moraes e pelo regente convidado, maestro Rodrigo Toffolo, além de uma releitura de Ilha Magnética, durante o concerto.

A programação do  Ilha Sinfônica, totalmente gratuita, começa com a apresentação da saxofonista Sarah Byancci e dj Pedro Sobrinho, Tambor de Crioula Mestre Felipe, grupo MaraBrass e Boi de Santa Fé. E mais participações de Adriana Bosaipo, Núbia, Emanuel Jesus, Thaynara Oliveira, Elton Borges, Rose Nogueira, Nosly e Klicia. A noite contará ainda com o show do Quarteto de Cordas da Orquestra Ouro Preto e do Duo Hamilton de Holanda e Mestrinho.

Recentemente, César Nascimento realizou um show em São Luís, durante a Noite do Tambor de Crioula, no último dia 06 de setembro, na Praça das Mercês – Centro Histórico. 

Autor de inúmeros sucessos, já consagrados, no cancioneiro popular maranhense, César Nascimento, radicado em Petrópolis – RJ, é um dos artistas que mais difunde a cultura popular do Estado em nível nacional. Dentre as composições mais conhecidas do público, e imprescindíveis em qualquer playlist, estão “O Radinho”, “Maguinha do Sá Viana”, “Serenin”, “Janela Aberta”, “Reggae Sanfonado” e a consagrada balada Ilha Magnética, que foi eleita como “Bem Cultural do Estado do Maranhão”. 

César Nascimento tem 43 anos de carreira artística. Recentemente, lançou o videoclipe “Vem, Maninha!”, o single “Fofinho”, durante o Carnaval, antes dele, relançou o  single Desterro, de 1989, em clipe no YouTube com direção de Diego Caversan, imagens de estúdio feitas por ele, imagens aéreas do fotógrafo Meireles Junior e desenhos do artista plástico Cordeiro Filho. Ano passado, gravou o disco “É Pra São João”, com ritmos da cultura popular, e EPedra!, um EP voltado ao ritmo jamaicano com sotaque maranhense. 

Ao todo, além dos singles, são dois álbuns virtuais nas plataformas; além dos 08 (oito) CDs, 

02 (dois) DVDs, 02 LPs já produzidos e mais outras faixas gravadas em coletâneas, como “Mururu” do LP Segunda de Arte (1992), “Gavião Vadio”, composição de Nicéas Drumont e Cecílio, interpretada com Betto Pereira no LP Maio Oito Meia (2017) e “João do Vale, Minha Homenagem”, do LP Vinil & Poesia – Vol.01 (2020). A saber, o CD/DVD Violão de Coreiro – A composição de César Nascimento e seu violão, de 2018, é considerado pela crítica especializada como uma obra prima da carreira do artista.

SERVIÇO:

ACESSE: @CESARNASCIMENTOARTISTA

Sem comentário para "Valsa Ludovicense para os 412 anos da Cidade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS