Polícia Federal desarticula esquema de furto de caixas eletrônicos em operação no Maranhão

0comentário

O esquema consistia na instalação de um dispositivo fraudulento para desviar envelopes do módulo depositário dos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e de outras instituições financeiras

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 24/9, a Operação Alçapão Caiman para combater uma organização criminosa especializada no furto de valores de caixas eletrônicos. Estão sendo cumpridos dez mandados de prisão preventiva, nove de busca e apreensão e 11 de bloqueio de bens nas cidades de Crateús, Novo Oriente e Fortaleza, além de dois mandados de prisão contra investigados já detidos na Bahia. As ordens foram expedidas pelo juízo da 22ª Vara Federal da Seção Judiciária de Crateús/CE.

O esquema consistia na instalação de um dispositivo fraudulento, conhecido no meio criminoso como “Jacaré”, para desviar envelopes do módulo depositário dos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e de outras instituições financeiras.

As investigações tiveram início no Estado do Tocantins, onde a Caixa reportou ações de furto qualificado com o mesmo padrão. A Caixa relatou que, em apenas 4 meses de 2022, foram registradas pelo menos 42 ocorrências com o mesmo método contra agências da CEF localizadas em Goiás, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Paraíba, Bahia e Ceará.

A ação de hoje tem como objetivo interromper as condutas recorrentes e recuperar o prejuízo causado à Caixa Econômica Federal.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, por furto qualificado, organização criminosa e lavagem de dinheiro, além de outros crimes que possam ser revelados no decorrer das investigações.

Sem comentário para "Polícia Federal desarticula esquema de furto de caixas eletrônicos em operação no Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS