Estudo revela que 36% das pessoas consideram adotar um cão e 45% adotar um gato.
O Brasil enfrenta um sério problema de abandono de animais, com cerca de 30,2 milhões de cães e gatos vivendo nas ruas ou em abrigos, segundo o relatório do Índice de Abandono Animal no Brasil, um projeto global liderado pela Mars em parceria com especialistas e organizações de bem-estar animal. O estudo aponta que 25% dos cães e gatos do país estão abandonados, com 185 mil desses animais vivendo em abrigos.
Sobre a adoção de animais que estão em abrigos, o estudo revela que 36% das pessoas consideraram adotar um cão e 45% adotar um gato. Isso evidencia uma oportunidade de mudar a percepção em torno dos animais resgatados, facilitando sua transição dos abrigos para lares com tutores. Campanhas de conscientização, destacando as qualidades únicas dos animais em situação de abrigo e o impacto positivo que a adoção pode ter, são essenciais para alcançar esse objetivo.
Dentro desta realidade o Rio Anil Shopping, em parceria com a Terra Zoo e a ONG AMADA, realizará no próximo dia 1º de setembro, das 16h às 19h, a Feira de Adoção Pet. O evento, que vai acontecer no piso subsolo, em frente à loja Terra Zoo, tem como objetivo aproximar cães e gatos de seus futuros tutores, além de garantir a saúde dos pets com vacinação antirrábica gratuita.
Paulo Magalhães, gerente de marketing do Rio Anil Shopping, ressalta a importância dessa ação para a cidade. “Essa parceria é fundamental para a diminuição do número de animais abandonados em São Luís, porque une esforços para promover a adoção responsável e conscientizar a população sobre a importância da posse consciente dos animais”, afirma Magalhães. Ele espera que, no curto prazo, a iniciativa resulte em “um aumento significativo do número de animais adotados na cidade”, permitindo que esses pets encontrem “um lar amoroso” onde possam viver com segurança.
A Feira Pet, que inclui a adoção de cães e gatos sem raça definida (SRD), busca promover uma conscientização contínua na comunidade. Magalhães acredita que, a médio prazo, a iniciativa dará visibilidade à causa animal na cidade e incentivará uma maior participação da população em ações semelhantes. “Queremos estimular a participação da comunidade nesse tipo de ação”, destaca ele, enfatizando a importância de um engajamento coletivo para o sucesso da campanha.
O casal Edivaldo Gama e José Pedro, ambos designers gráficos, residentes em São Luís ficaram sabendo da Feira de Adoção pelas redes sociais e aproveitarão o evento para celebrar seus cinco anos de namoro adotando um novo membro para a família. “Estamos procurando um cachorro que possa fazer parte da nossa família. Acreditamos que todos os animais, independentemente da raça, merecem uma chance de ser felizes”, comenta Gama. Pedro acrescenta: “A adoção responsável é uma forma de dar amor e um lar para um animal que realmente precisa. Estamos muito empolgados em participar dessa feira e encontrar nosso novo amigo.”
Além da adoção, a Feira Pet oferece vacinação antirrábica gratuita, um serviço essencial para garantir a saúde dos pets da região. Magalhães salienta que a campanha não se limita a um único evento, mas é uma iniciativa permanente que reflete o compromisso contínuo do shopping em promover o bem-estar animal e incentivar a posse responsável. “Queremos que as pessoas vejam que adotar um pet é uma decisão importante, que traz consigo muita responsabilidade, mas também uma imensa alegria”, explica.