Sertões BRB: Marcelo Medeiros chega em 1º entre os quadriciclos na primeira perna da Maratona

Areias e atenção redobrada foram as principais características dos 434 quilômetros da especial desta terça-feira. O maranhense que carrega o #100 na sua Yamaha YFM700R completou o percurso em 06h12min26seg

Luís Eduardo Magalhães (BA) – Nesta terça-feira, 27 de agosto, percurso do dia para Motos, UTVs e quadriciclos no Sertões foi diferenciado dos carros em disputa da primeira perna das etapas Maratona – formato que não permite auxílio mecânico externo. O trajeto contou com 434 quilômetros em torno de Luís Eduardo Magalhães, com 418 deles cronometrados.

Marcelo Medeiros, piloto da Tag Racing e pentacampeão dos Sertões, conseguiu completar a prova, correspondente à quarta do 32° Sertões, com mais uma vitória sendo a terceira consecutiva entre os Quadriciclos, ocupando a 15ª posição na geral entre as motos.  O maranhense e sua Yamaha YFM700R, #100, concluíram em 06h12m26s95.

O dia foi de travessia por estradas de fazenda e de acelerar por 70 km de areia dura e serra, além de um trecho de trial curto e bastante técnico. E, por fim, os competidores desfrutaram de longas retas.

“Hoje e amanhã, além de manter a máquina inteira e sem danos, não temos permissão ao apoio técnico da equipe, mas tivemos 90 minutos para nós mesmos colocarmos a mão na massa e fazer ajustes”, disse Marcelo Medeiros.

“O ritmo tem que ser mais cauteloso. Fizemos uma etapa limpa, sem poeira e vamos em frente com mesmo empenho para garantir 100% de aproveitamento nessa fase”, completou.

A Maratona corresponde as etapas 4 e 5, aos arredores da cidade de LEM e nesta quarta-feira, os veículos bob regulamento da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) estarão na especial de 411 km, enquanto os carros / UTVs das classes Challenger e SSV (regulamento da Confederação Brasileira de Automobilismo / Federação Internacional de Automobilismo) farão o trecho cronometrado de 268 km, o que fica inverso ao percorrido nesta terça-feira. A regra adotada este ano aumentou a ênfase na navegação, já que existe menos rastros e referências no terreno.

A caravana começa a fazer o caminho de volta na sexta etapa, com término em Posse (GO). De lá, a penúltima etapa faz com que competidores e equipes retornem a Formosa, de onde largam no último dia para chegar a Brasília, onde serão confirmados os vencedores do Sertões BRB 2024. O roteiro prossegue até o dia 31 de agosto e terá 3.704 quilômetros, dos quais 2.306 deles são de trechos cronometrados.  

O piloto Marcelo Medeiros é beneficiado pela Lei de Incentivo do Governo do Estado do Maranhão através do Centro Elétrico e da Granorte.

RESULTADO DA QUARTA ETAPA CBM – SERTÕES 2024 (EXTRA OFICIAL)

Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)
DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km

Quadriciclos

1) #100 Marcelo Medeiros (BRA), Yamaha YFM 700R, 06h12m26s95

2) #49 Giovanni de Castro (BRA), Yamaha Raptor 700R, 06h17m14s36     

3) #53 Felipe Viana (BRA), Yamaha Raptor 700R, 07h00m37s41

4) #40 Hélio Pessoa (BRA), Yamaha Raptor 700R, 07h39m41s43

5) #45 Wescley Dutra (BRA), Yamaha Raptor 700R, nc

CLASSIFICAÇÃO GERAL, APÓS QUARTA ETAPA (EXTRA OFICIAL)

Quadriciclos

1) #100 Marcelo Medeiros (BRA), Yamaha YFM 700R, 18h45m24s46

2) #53 Felipe Viana (BRA), Yamaha Raptor 700R, 20h32m44s93

3) #49 Giovanni de Castro (BRA), Yamaha Raptor 700R, 21h48m15s74

4) #40 Hélio Pessoa (BRA), Yamaha Raptor 700R, 24h09m41s43

5) #45 Wescley Dutra (BRA), Yamaha Raptor 700R

Jéssica Cavalcante inaugura primeira loja Klin, em São Luís, no Shopping da Ilha

“Klin, porque Caminhar Saudável é o nosso jeito de vivenciar o mundo e fazer calçados.”

A empresária Jéssica Cavalcante reuniu amigos e familiares a fim de abrir as portas, oficialmente da loja especializada em calçados, a Klin, uma franquia que há 41 anos respeita as manifestações características de cada idade. Estiveram presentes com seus filhos, Amanda Couto com Guilherme, Aécio Machi e Vicente com sua Ava, Amanda Lícia com a dupla Bento e Benício, Jaynara com Lucca e Faelly Cutrim com sua Maya.

A infância é marcada por períodos de desenvolvimentos físicos, sociais, intelectuais e emocionais. A Klin está presentes em toda essa evolução e, através de seus calçados, acompanha a trajetória e a construção da personalidade infantil.

Os calçados são agentes de construção de memórias, é por meio deles que as crianças vivenciam a infância e marcam suas pegadas naquilo que um dia será história. Nesse pensamento a empresária, que é mãe da Anastásia e está a espera do Antonio escolheu a marca, por esse carinho com os pequenos, a tecnologia utilizada, bordados, brilhos, materiais e cores que inspiram.

“Nossa família quis oferecer justamente o conforto e carinho que queremos para nossos filhos. Assim que conhecemos a marca nos apaixonamos”, afirmou Jéssica.

E mais: Com o olhar sempre otimista, a Klin está sempre atenta às tecnologias, pesquisas e tendências infantis o que traz, de forma cuidadosa e humana, o que há de mais encantador para acompanhar o desenvolvimento dos pequenos. “Klin, porque Caminhar Saudável é o nosso jeito de vivenciar o mundo e fazer calçados”.

Redução da tarifa de energia para a Equatorial passa a valer a partir de amanhã (28) no Maranhão

Reajuste foi aprovado pela ANEEL e vale para os próximos 12 meses

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou uma redução na tarifa de energia da Equatorial Maranhão, que passa a vigorar a partir desta quarta-feira (28), para os 2,7 milhões de clientes no estado, durante os próximos 12 meses.

O processo deste ano traz um efeito médio negativo de -1,22% a ser percebido pelos consumidores maranhenses, bem abaixo da inflação registrada no período, que foi de 4,50%. Para os clientes residenciais (B1), esse valor será de -1,23% e, para o Grupo A, referente aos consumidores de média e alta tensão, de -1,36%. Dessa forma, em 2024, os clientes do Maranhão terão uma redução na tarifa de energia, causada principalmente pela diminuição dos custos com encargos setoriais, transporte e compra de energia.

O Reajuste Tarifário Anual é um instrumento previsto nos contratos de concessão das distribuidoras de energia elétrica do país e ocorre anualmente no setor elétrico. Este processo é conduzido pela ANEEL para manter atualizado o valor das tarifas, frente a variação da inflação e do custo da energia.

A ANEEL divulgou nota informando que, dos fatores que mais impactaram na redução dos índices, merece destaque a inclusão dos componentes financeiros apurados no atual reajuste tarifário para compensação nos 12 meses subsequentes, além da diminuição de custos com encargos setoriais e aquisição de energia.

A Equatorial Maranhão reforça a importância de usar a energia elétrica de forma racional, para evitar desperdícios, economizar na conta e continuar usufruindo do conforto que a energia proporciona.

Judiciário disponibilizará serviços e orientações na Expoema 2024

“Maranhão livre de Aftosa sem vacinação” será o tema da Expoema 2024

Com serviços de conciliação e mediação, palestras e orientações, o Poder Judiciário estadual, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), estará presente durante a 64ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema 2024), que acontece de 1º a 8 de setembro, no Parque Independência (São Luís).

O alinhamento da parceria foi realizado em reunião nesta terça-feira (27/8), entre o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho; o coordenador do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos do TJMA, desembargador Nilo Ribeiro; a diretora da Escola Superior da Magistratura (Esmam), desembargadora Sonia Amaral; o presidente do TRE/MA, desembargador Gonçalo FIlho; o presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (ASCEM/MA), Ricardo Ataíde, acompanhado do conselheiro Gustavo Sauaia e do diretor jurídico, Claúdio Azevedo.

O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, ressaltou que a participação do Judiciário na Expoema objetiva levar serviços, palestras e discussões sobre temas em comum. “Teremos palestras abordando regularização fundiária, créditos de carbono, proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável no estado do Maranhão”, observou.

EXPOEMA 2024 

Realizada pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Maranhão, a Expoema 2024 inclui na programação shows, mostras agropecuárias, competições, capacitações e opções de lazer e entretenimento.

Com mais de 60 anos de existência, a Expoema 2024 celebra a primeira vez que a exposição será realizada após o Maranhão ser oficialmente reconhecido como zona livre da febre aftosa sem vacinação, e terá como tema: “Maranhão Livre da Febre Aftosa sem Vacinação: o agro maranhense para o mundo”.

Marcas extrativistas apoiadas pela Suzano participam da maior feira de decoração e utilidades da América Latina

As marcas Pindowa e o Estrela da Serra participaram da ABcasa Fair, feira realizada em São Paulo

No último dia 25 de agosto foi comemorado o Dia do Feirante, uma data que simboliza a pluralidade de produtos disponíveis para vendas e no lucro obtido para as famílias que se sustentam através do comércio. Pensando nas possibilidades que a região proporciona, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, investe em programas de extrativismo sustentável como forma de contribuir para o crescimento socioeconômico de comunidades vizinhas.

Com mais de 10 anos de atuação na cidade de Imperatriz – Maranhão, as iniciativas socioambientais da companhia beneficiaram, só em 2023 no Pará, Maranhão e Tocantins, mais de 19 mil pessoas de 133 organizações diferentes. Com isso, os projetos extrativistas se consolidam para fortalecer a economia local, incentivar o consumo de produtos nativos e a promoção do desenvolvimento sustentável, além de gerar renda e conhecimento cultural sobre os produtos comercializados. A iniciativa conta com participação ativa dos moradores, começando pela coleta da matéria prima, na preparação e venda dos produtos.

O projeto também garante que a comercialização dos produtos das marcas proporcione uma remuneração mais justa e direta aos moradores dessas localidades. O resultado do extrativismo sustentável está presente em diversos setores, abrangendo alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, decoração de ambientes, biojóias e outros itens que dependem de recursos naturais para sua produção.

Participações em eventos nacionais

As marcas extrativistas apoiadas pela Suzano, ganham cada vez mais destaque, não só local, como em todo o Brasil. As participações dessas iniciativas em feiras regionais e nacionais passaram a serem frequentes, como por exemplo, na ABCasa Fair, a maior feira de decoração e utilidades domésticas da América Latina, onde as marcas Estrela da Serra e Pindowa fizeram conexões com aberturas de negócios e realizaram a exposição de seus produtos para o público presente na feira.

A integrante da marca Estrela da Serra, Clemilsa Lima, comentou sobre a sua primeira participação na feira ABCasa Fair e como ficou encantada com a mostra dos produtos. “A participação na feira foi uma ótima experiência, onde pude conhecer várias pessoas e lojas. A cada vez que passávamos pelos corredores era uma oportunidade de conhecer novas combinações e obter conhecimento. Eu fiquei totalmente deslumbrada com cada detalhe, por isso, torço para que na próxima edição possamos estar presentes novamente”, enfatiza.

Já para Bárbara Pereira da Silva, tesoureira do projeto Pindowa, essa é sua sexta participação na Abcasa Fair. Ela menciona a importância de estar presente na feira e sobre as expectativas para próximo ano. “É uma imensa felicidade poder participar de um evento em que o artesanato e o artesão são vistos com outros olhos. Este ano, levamos peças feitas através da fibra do buriti como, por exemplo, sousplat, descanso de panelas entre outras coisas. Também ficamos atentos as possíveis tendências para 2025, para assim, voltarmos com novidades e fechar futuras parcerias. O Pindowa representou tanto o Maranhão quanto o Tocantins, levando não só os nossos produtos como também a nossa história nessa feira tão importante”, explica. 

Para a Consultora de Sustentabilidade da Suzano, Joana Souza, esse trabalho traça um papel importante para o desenvolvimento social das regiões em que atuam. “Nossos esforços com as comunidades vizinhas passam pelo apoio na contribuição de renda por meio da preservação ambiental, mantendo a essência tradicional da localidade. As marcas extrativistas vão muito além de vender produtos feitos através de materiais nativos, e sim como modo de fortalecer nosso elo com a cultura e proporcionar melhorias, tanto no ramo econômico quanto no ambiental”, finaliza.

Conheça os projetos – O Projeto Pindowa é uma iniciativa presente no programa de extrativismo sustentável desenvolvidos na região pela companhia – o Pindowa fortalece a cadeia do coco babaçu, por meio do empreendedorismo, trabalhando principalmente com o incentivo de cursos e oficinas voltados ao aprimoramento do artesanato de coco babaçu. De lá são produzidos sabonetes, trançados, cestarias, azeite, óleo, mesocarpo, costura em tecido cru e a produção de flores.

O Estrela da Serra, é mais um dos projetos sociais apoiados pela Suzano, com produtos artesanais totalmente sustentáveis, como as biojóias confeccionadas com sementes e insumos naturais coletados de maneira responsável, além de sabonetes e artigos de decoração produzidos pela comunidade extrativista.

Sobre a Suzano   

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).  Saiba mais em: www.suzano.com.br

TJMA e UEMA lançam inteligência artificial Robô Maria Firmina

Modelo avançado de Inteligência Artificial (IA) é voltado para a identificação automática de precedentes jurídicos qualificados no TJMA

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, recebeu nesta terça-feira (27/8), o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canalles, acompanhado pelo vice-reitor, Paulo Catunda e pelo procurador da Uema, Adolfo Testi e pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho.

O desembargador Froz Sobrinho, disse que a reunião foi muito produtiva, na troca de informações para avanço na área de tecnologia. “O robô Firmina foi desenvolvido em compartilhamento entre a UEMA e o Tribunal de Justiça para facilitar a leitura dos processos que entram no Tribunal, fazer a separação dos temas, para que possamos ter agilidade na resposta a essa quantidade de processos que chegam a cada dia em nosso Tribunal e em nossos fóruns”, comentou.

Falou, ainda, que o robô foi desenvolvido desde o ano de 2021, com o objetivo de disponibilizar uma resposta mais rápida à comunidade jurídica.

Já o reitor da UEMA, Walter Canalles, ressaltou que o objetivo é apresentar a instituição, Universidade Estadual do Maranhão, ao desembargador Froz Sobrinho, onde a universidade atua, o que faz, as potencialidades e as possíveis parcerias com o TJMA. “Inclusive, já existe uma parceria feita em anos anteriores, uma parceria de sucesso, e a continuidade dessa parceria e ampliar para outras áreas de atuação é a nossa intenção aqui com o TJMA”, concluiu.

ROBÔ MARIA FIRMINA

Na oportunidade, foi realizado o lançamento oficial do Robô Maria Firmina, um modelo avançado de Inteligência Artificial (IA) voltado para a identificação automática de precedentes jurídicos qualificados no TJMA, desenvolvido em parceria  pelo Laboratório de Inovação ToadaLab e a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e UEMA, como parte de um Termo de Cooperação Técnica entre o TJMA e a UEMA.

O lançamento reforça o compromisso do TJMA e da UEMA em promover a inovação tecnológica no Poder Judiciário do Maranhão, contribuindo para a modernização e melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade.

O coordenador do PJe, juiz Rodrigo Terças, enfatizou que é uma entrega de uma Inteligência Artificial (IA), que está em uso no Tribunal há mais de um ano, que cataloga, analisa os processos e verifica qual o Incidente de Resolução de Demanda Repetitiva (IRDR) deve ser aplicado naquele caso; faz uma leitura dos documentos, das petições e a indicação para o magistrado de que, para o julgamento daquele processo, deve levar em consideração uma decisão colegiada fruto de um IRDR. “Essa Inteligência Artificial foi feita na Universidade do Estado do Maranhão em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão, e a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação e hoje está sendo feita uma entrega formal pela Universidade Estadual do Maranhão ao TJMA”, ressaltou.

“Como coordenador do PJe, pude participar da Inteligência Artificial no sentido de dar uma aplicabilidade onde ela seria inserida para os magistrados e magistradas e resolvemos inseri-la dentro da extensão do PJe, do TJMA”, finalizou.

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE TJMA E UEMA

A iniciativa Robô Maria Firmina é resultado do Acordo de Cooperação Técnica entre o TJMA e a UEMA na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, gerenciado por meio do ToadaLab – laboratório de inovação do TJMA, visando desenvolver soluções inteligentes para otimizar a eficiência do judiciário estadual, promovendo uma parceria técnico-científica para pesquisas e desenvolvimento de projetos inovadores.

O modelo de IA tem como objetivo primário a identificação automática de precedentes qualificados, promovendo maior eficiência e celeridade nos processos jurídicos.

Atualmente, o modelo apresenta maior precisão na previsão de casos relacionados aos precedentes IRDR01, IRDR03, IRDR05, IRDR08 e RR986. A identificação de outros precedentes está em desenvolvimento e, assim que validados, será disponibilizado.

Essa entrega está alinhada aos objetivos estratégicos do Plano Estratégico do Poder Judiciário do Maranhão, especialmente no eixo de Inovação e Desburocratização, com foco em fortalecer iniciativas de Inteligência Artificial e Automação. Em particular, o projeto Robô Maria Firmina contribui diretamente para o objetivo específico (P.7) de estruturar e implementar iniciativas de Inteligência Artificial e Automação, que estão vinculadas aos macrodesafios de Agilidade e Produtividade na Prestação Jurisdicional e Aperfeiçoamento da Gestão da Justiça Criminal.

COMO FUNCIONA     

A IA Robô Maria Firmina foi implantada e está em funcionamento desde 21 de dezembro de 2023, integrada à extensão “TJMA-PJE”. A IA está disponível a todos os servidores(as) e magistrados(as) do Poder Judiciário do Maranhão, que utilizam o sistema PJe. 

Basta baixar e ativar a extensão no navegador Chrome ou Firefox para utilizar suas funcionalidades. Quando ativada, o Robô Maria Firmina analisa automaticamente o texto da petição inicial de qualquer processo cível no sistema PJe, identificando se há precedentes qualificados aplicáveis. Caso positivo, um alerta visual é acionado, fornecendo as informações relevantes. Em caso negativo, informa a não indicação por parte do modelo de precedentes que podem ser aplicados ao processo. Reiteramos que por hora, o modelo trabalha apenas com processos cíveis.

PÚBLICO-ALVO E BENEFÍCIOS

A expectativa é que as unidades jurisdicionais da primeira instância que trabalhem com processos cíveis sejam as principais beneficiadas pela operação do Robô Maria Firmina. Os benefícios incluem maior uniformidade jurisdicional, redução de erros na identificação de precedentes e aumento da celeridade processual. Além disso, espera-se uma diminuição significativa na quantidade de processos sobrestados, atualmente estimada em cerca de 90 mil apenas no TJMA.

ENTREGA DO ROBÔ MARIA FIRMINA

O Robô Maria Firmina será formalmente transferido do ToadaLab para a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTIC) do TJMA. A partir de agora, a DTIC será responsável por sua operação, monitoramento e aprimoramento contínuo, garantindo que a ferramenta continue a atender às necessidades das unidades jurisdicionais.

PRIMEIROS RESULTADOS

De Janeiro a Agosto de 2024, 5227 predições foram feitas pelo modelo Maria Firmina, sendo 2917 predições feitas para o 1º Grau e 2310 predições para o 2º Grau. A média foi de 475 predições por mês.

Do total de predições, 2789 predições foram feitas sobre o IRDR1, 11 predições sobre o IRDR3, 280 predições do IRDR5, 1 predição do IRDR8, 2 do RR986, e 2135 predições para outros precedentes.

A medida em que o modelo Maria Firmina for sendo utilizado, seu nível de acerto tende a subir, tornando-a cada vez mais capaz de prever outros casos de IRDRs além dos especificados acima.

COMO UTILIZAR

Para melhor entendimento sobre o modelo, basta acessar ao tutorial abaixo:

Manual de Uso da Firmina 

PRÓXIMOS PASSOS E PERSPECTIVAS FUTURAS

Após a integração do modelo no sistema do TJMA, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, em conjunto com a UEMA, acompanhará de perto a evolução e utilização do Robô Maria Firmina. Também estão previstos refinamentos contínuos para aprimorar o desempenho e a acurácia da IA. Além disso, a UEMA está desenvolvendo testes para expandir ainda mais a aplicabilidade do modelo.

É fundamental que os usuários registrem seu feedback na Extensão TJMA, concordando ou discordando do resultado apresentado pelo Robô Maria Firmina.

Link Chrome (https://chromewebstore.google.com/detail/extens%C3%A3o-tjma-pje/lajnccbbfclcljglmopglnllehmnjoao?hl=pt-BR&pli=1)

Link Firefox (https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/extens%C3%A3o-tjma-pje/)

Vídeo explicativo de como instalar a Extensão https://www.tjma.jus.br/midia/portal/noticia/510648/nova-extensao-do-pje-permite-identificar-inconsistencias-e-pendencias-cadastrais

TRIBUTO A MARIA FIRMINA DOS REIS

Seguindo o padrão de todos os robôs que fazem parte do ToadaLab, que sempre homenageia ou faz menção a uma pessoa, ou um fato de valor relevante, a IA foi batizada em homenagem à Maria Firmina dos Reis, figura icônica do século XIX. Maria Firmina dos Reis foi uma mulher negra pioneira, reconhecida como a primeira romancista negra do Brasil. Sua influência na história do país e sua defesa dos direitos femininos e antiescravistas a tornam uma figura inspiradora para essa iniciativa de vanguarda.

TJMA faz parceria com sistema de conciliação da Justiça Federal

Desembargadores Froz Sobrinho (presidente do TJMA) e Nilo Ribeiro assinaram termo de cooperação técnica para compartilhamento do ônibus da Conciliação Itinerante e de boas práticas no setor

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, e o presidente do Núcleo Permanente de Soluções de Conflitos e Cidadania (Nupemec), desembargador Nilo Ribeiro Filho, assinaram, nesta terça-feira (27/8), o termo de cooperação técnica celebrado entre o TJMA e o Sistema de Conciliação (SistCon) da Justiça Federal da 1ª Região, representado pelo seu coordenador-geral, desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, que também assinou documento. O evento ocorreu no prédio-sede da Justiça Federal da 1ª Região no Maranhão, em São Luís.

O intuito é estabelecer o compartilhamento do ônibus da “Conciliação Itinerante” e de boas práticas relacionadas à política judiciária nacional de soluções consensuais de conflitos e cidadania, permitindo acesso mais próximo e de forma direta aos serviços da Justiça Federal em todo o território maranhense.

O desembargador Froz Sobrinho destacou a importância da união de todo o sistema de justiça e disse que a Justiça Estadual e a Justiça Federal andam juntas no Maranhão, em prol das pessoas que mais precisam.

O presidente do TJMA citou, especificamente, a comunidade do município de Alcântara, onde o Judiciário maranhense e órgãos parceiros lançaram, no sábado (24/8), o “Projeto Alcântara: governança territorial, desenvolvimento socioeconômico e proteção das comunidades quilombolas”, que objetiva transformar a Serventia Extrajudicial (cartório) local em modelo de eficiência, transparência e qualidade, servindo como referência para outros cartórios no Maranhão e no Brasil.

“Eles estão precisando desse apoio, nesse momento, e que esse exemplo que a gente vai deixar, e essa atividade que a gente vai realizar em prol da comunidade, seja também utilizada em outras comunidades que têm no Brasil os mesmos problemas”, ressaltou o presidente do TJMA.

O desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão (ao centro, na foto abaixo) também saudou a união de esforços, especialmente em situações de conciliação e mediação.

“Esse momento é especial para o país, porque as duas justiças se unem no sentido de tocar projetos juntos, inclusive, com sentenças juntas”. 

RESPONSABILIDADES

De acordo com o documento, compete ao TJMA, por meio do Nupemec, compartilhar o ônibus do projeto Conciliação Itinerante com o Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região, de acordo com a disponibilidade, bem como procedimentos e boas práticas adotadas pelo Núcleo, adotando-se um modelo integrado de soluções consensuais de conflitos.

O Nupemec também deverá prestar assistência técnica à equipe designada pelo TRF-1, oferecendo orientação e esclarecimentos sobre a infraestrutura, tecnologia, treinamento e gestão necessária para operação do equipamento.

Por outro lado, o Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região deve compartilhar com o Nupemec do Tribunal, procedimentos e boas práticas adotadas por sua equipe, também com um modelo integrado de soluções.

O SistCon se compromete também a zelar pelo bom uso do equipamento, designando equipe técnica para operação e gerenciamento do veículo, devidamente treinada pelo TJMA. 

Ambos os órgãos devem garantir que todas as informações compartilhadas entre as partes serão utilizadas exclusivamente para os propósitos do termo de cooperação.

O documento traz, ainda, cláusulas de vigência – de 24 meses, podendo ser prorrogado –, proteção de dados pessoais e de possíveis alterações, entre outros.

Compuseram a mesa, o desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão; a desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso; o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho; o presidente do Nupemec, desembargador Nilo Ribeiro Filho; e o diretor do Fórum da Justiça Federal no Maranhão, George Ribeiro da Silva. Também estiveram presentes ao evento os juízes Douglas Martins e Douglas da Guia (auxiliar da Presidência do TJMA); e o juiz federal Hugo Frazão.

CREF21/MA planeja ações e cursos de capacitação no Médio Mearim

Diretoria do Conselho Regional de Educação Física do Maranhão esteve nas cidades de Pedreiras e Bacabal discutindo calendário de atividades para o segundo semestre de 2024

CREF21/MA planeja ações e cursos de capacitação no Médio Mearim (Divulgação)

Como forma de investir na capacitação do profissional e acadêmicos de Educação Física, o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA), professor Sandow Feques e o diretor-executivo do Conselho, Diogo Oliveira, estiveram, na semana passada, nas cidades de Pedreiras e Bacabal, na Região do Médio Mearim, dialogando com profissionais, estudantes e com gestores públicos. O objetivo central das reuniões foi discutir ações que beneficiem diretamente o profissional de Educação Física da região. 

Em Pedreiras, os dirigentes do CREF21/MA estiveram na Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco (FEMAF) a convite do professor Raimundo Silva dos Santos, coordenador do curso de Educação Física da instituição. No local, Sandow Feques e Diogo Oliveira se reuniram com profissionais de Educação Física do município e apresentaram um calendário de ações que serão desenvolvidas pelo CREF21/MA em Pedreiras e na Região do Médio Mearim ainda este ano. 

“Somos um Conselho dos 227 municípios e, logicamente, a gente não pode centrar nossas ações somente em São Luís. Em virtude disso, criamos o CREF Itinerante para levarmos cada vez capacitação para os profissionais e acadêmicos dos diversos municípios do nosso Estado. Tanto que nossa passagem agora pela Região do Médio Mearim é justamente para estreitarmos nossa relação com o profissional de Educação Física que trabalha nesses municípios porque é fundamental que estejamos sempre lado a lado em busca de melhorias para toda a nossa classe”, afirmou Sandow Feques, presidente do CREF21/MA. 

Durante a semana passada, os dirigentes do CREF21/MA também estiveram em Bacabal. Por lá, se reuniram com o secretário municipal de Esportes, Sérgio Murilo Corrêa Ferreira. Em pauta, uma parceria entre o Conselho e a Secretaria para promover ações e cursos para os profissionais de Educação Física durante o segundo semestre na cidade. 

“Nosso desejo é fortalecer esta parceria com a Secretaria de Esportes para que consigamos promover capacitações aos profissionais de Educação Física e acadêmicos aqui da cidade. Aproveitamos a oportunidade para conversar com alguns profissionais da área que estiveram presentes nessa reunião sobre quais cursos seriam de interesse da classe. Foi um bate-papo enriquecedor e fundamental para o planejamento estratégico e a capacitação contínua dos profissionais do município”, explicou o diretor-executivo do CREF21/MA, Diogo Oliveira. 

CREF Itinerante 

Investir na capacitação do profissional e acadêmicos de Educação Física: esse é um dos objetivos do Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA). Para isso, cada vez mais o CREF21/MA tem promovido cursos de formação em diversas cidades maranhenses. Essas atividades integram o programa CREF Itinerante, que visa levar ações do Conselho para todas as regiões do Estado. 

O CREF Itinerante é um programa desenvolvido pelo Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) com a proposta de aproximar Conselho dos profissionais de Educação Física do Maranhão. Dentro do programa, o CREF21/MA promove cursos de capacitação, palestras, encontros, dentre outras atividades. 

O projeto facilita, ainda, o acesso do profissional à confecção e renovação de Cédula de Identificação Profissional e Certificado, registro de Pessoa Física e Jurídica, negociação de pendências, recebimento de documentos diversos e esclarecimentos sobre a regulamentação da atividade profissional de Educação Física. 

Corrida Barão de Caxias celebra Dia do Soldado em São Luís

Evento promovido pelo 24º Batalhão de Infantaria da Selva (24º BIS) e pela Associação dos Oficiais Temporários (AORE) reuniu 500 corredores de rua em São Luís

Corrida Barão de Caxias celebra Dia do Soldado (Divulgação)

A primeira edição da Corrida Barão de Caxias foi realizada com sucesso em São Luís. O evento esportivo promovido pelo 24º Batalhão de Infantaria da Selva (24º BIS) e pela Associação dos Oficiais Temporários (AORE), com o patrocínio do governo do Estado e do Grupo Mateus por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, reuniu 500 corredores de rua na Avenida Litorânea, no último domingo (25). A iniciativa celebrou o Dia do Soldado, que é comemorado no dia 25 de agosto. 

Nesta edição, a Corrida Barão de Caxias foi disputada em duas categorias: Civil e Força Militar. Em cada uma das categorias, ocorreram provas de 5km e 8km com largada e chegada sendo realizadas no Círculo Militar. 

Além do caráter esportivo, a Corrida Barão de Caxias também teve seu lado social. Todos os 500 corredores inscritos no evento fizeram a doação de uma cesta básica para terem direito ao kit oficial de corrida. As cestas básicas arrecadadas serão destinado a instituições de caridade. 

“Foi um evento muito especial e de sucesso. Conseguimos realizar uma linda corrida reunindo pessoas de várias faixas etárias e, ainda por cima, arrecadar alimentos para aqueles que mais precisam. Ficamos felizes com o resultado da Corrida Barão de Caxias, que temos certeza vai fazer parte do calendário esportivo de São Luís daqui para frente. Nosso muito obrigado ao governo do Estado e ao Grupo Mateus que, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, acreditaram no evento, afirmou Menezes Junior, um dos organizadores da corrida. 

Dia do Soldado 

A I Corrida Barão de Caxias presta uma homenagem ao Dia do Soldado, que é comemorado em 25 de agosto. A data celebra todos os militares do Brasil e foi escolhida por ser o mesmo dia do nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, um dos militares mais importantes da história do Brasil e patrono do Exército brasileiro. 

O Dia do Soldado é comemorado oficialmente desde o ano de 1923, quando a celebração foi estabelecida como forma de homenagear Duque de Caxias e sua importância para o Exército brasileiro. Naquele ano, o nascimento de Duque de Caxias completava 120 anos, e foi sugerida a criação de uma celebração para homenagear o militar.

Grupo Fribal e TJMA juntos na conscientização contra a violência doméstica e familiar

FOTOS – DIVULGAÇÃO: Em parceria com a equipe multidisciplinar do TJMA, o Grupo Fribal promoveu diversas palestras de conscientização sobre as violências domésticas e contra a mulher, alusivas à campanha Agosto Lilás

O Grupo Fribal, em alusão ao mês do enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, conhecido como Agosto Lilás, promoveu uma série de palestras educativas, dinâmicas e orientações voltadas para a conscientização de seu time de colaboradoras, ao longo do mês de agosto, em todas as lojas do Grupo, Sede Administrativa e Centro de Distribuição.

A iniciativa contou com a parceria das equipes multidisciplinares do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), através do Projeto Valoriza Mulher e do Programa “Maria da Penha no Cotidiano”; com o objetivo de sensibilizar quase 200 colaboradoras sobre a prevenção e o combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

As ações foram coordenadas pelas psicólogas do programa interno “Fribal Acolhe”, Juliane Veloso Baraúna e Larissa Silva e Silva, que organizaram os eventos e junto com as equipes do TJMA, criaram um espaço seguro para o diálogo e o aprendizado.

“O grande resultado dessas ações foi a conscientização de nossas colaboradoras, o que só foi possível graças à importante parceria com o time do TJMA”. Os profissionais do Tribunal de Justiça trouxeram uma abordagem legal e prática, esclarecendo dúvidas sobre a Lei Maria da Penha e procedimentos legais após denúncias de violência. Informação e conhecimento que gera maior empoderamento”, ressaltam as psicólogas da Fribal Larissa Silva e Silva e Juliane Veloso Baraúna.

A campanha não só aumentou a conscientização, mas também fortaleceu a rede de apoio dentro das unidades do Grupo Fribal, criando um legado de empoderamento e cuidado que transcende o mês de campanha. Além disso, foram distribuídos cartilhas, camisas e guias de apoio para garantir que as colaboradoras tenham acesso à ajuda especializada, se necessário.

“Juntos, estamos fortalecendo a rede de proteção e conscientização contra os diversos tipos de violências sofridos pelas mulheres e assim encorajando-as a pedir ajuda quando necessário” declaram as psicólogas do Grupo Fribal.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima