ANEEL aciona bandeira verde para o mês de agosto O consumidor não terá custo extra nas contas de energia do mês

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (26/7) que a bandeira tarifária será verde em agosto. Com a sinalização, as contas de energia elétrica dos consumidores não terão custo extra neste próximo mês.

O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou que “no final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”.

Depois do mês de julho com bandeira amarela, a bandeira tarifária voltou a ser verde para o mês de agosto, devido às condições favoráveis para a geração de energia elétrica no País. A bandeira verde permaneceu verde por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Com as bandeiras tarifárias, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.

A ANEEL reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.

Saiba mais no vídeo que explica o acionamento das bandeiras:

Ficou com alguma dúvida? Acesse: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/tarifas/bandeiras-tarifarias/faq-bandeiras-tarifarias.

Defensoria leva campanha de combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes para Barreirinhas

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo dos Direitos da Criança e do Adolescente (NDCA), levou a campanha de combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes para o interior maranhense. O primeiro município a receber a equipe da Defensoria foi Barreirinhas, que está em uma das regiões mais visitadas do Estado e que recebe milhares de turistas todos os anos.

Liderada pelo defensor público titular do NDCA, Davi Veras, a equipe da DPE realizou, nos dias 25 e 26, reuniões de fortalecimento da rede local de proteção de crianças e adolescentes. “Estamos lançando mais uma etapa da campanha diante de um aumento assustador dos indicadores, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Nosso objetivo é discutir práticas para um enfrentamento à violência mais efetivo e fortalecer a rede para que trabalhe de forma coesa e empoderando essas crianças e esses adolescentes sem revitimizá-los”, afirmou o defensor público Davi Veras.

O polo dos Lençóis Maranhenses tem um grande índice de vulnerabilidade de meninos e meninas e, por isso, entrou na rota dos trabalhos de interiorização da campanha da Defensoria. As reuniões foram realizadas no Centro de Ensino Joaquim Soeiro e contaram com a participação de várias organizações, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Também participaram dos trabalhos o defensor público titular do Núcleo de Barreirinhas, Lucas Uchôa, a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, Andréia Lauande, e técnicos da Defensoria. Na agenda, além da apresentação da campanha, foram realizadas rodas de conversa com conselheiros tutelares, com o Comitê de Violência e demais integrantes da rede da criança e do adolescente.

Destaques do Benô Restaurante: Área kids e comidas típicas no fim de semana

Inaugurado recentemente em São Luís próximo à Lagoa, o Benô Restaurante já ocupa local de destaque no cenário gastronômico local, com destaque para seu menu contemporâneo. A proposta da casa é oferecer uma experiência culinária ampla, da comida de boteco à gastronomia refinada, passando por drinks autorais, sobremesas, além de pizzas artesanais (diariamente à partir das 18h).

Destaque também para pratos clássicos da culinária regional brasileira. Às sextas-feiras, o Benô oferece a Rabada, acompanhada de arroz de alho e farofa crocante. Aos sábados tem também a clássica feijoada e mais, um delicioso Mocotó servido sempre aos sábados e domingos.

Cada prato é cuidadosamente preparado para manter a autenticidade e ao mesmo tempo oferecer sabores diferenciados. Um menu que contempla todos os gostos, e que pode ser harmonizado com vinhos especiais e drinks autorais, ampliando a experiência de sabor.

Além dos pratos, outro atrativo do Benô Restaurante é sua área kids. Equipada com um parquinho moderno e seguro, esta área gratuita para clientes permite que os pais desfrutem de uma refeição tranquila enquanto as crianças se divertem.

O charmoso Benô Restaurante fica próximo à Lagoa, na Rua São José, N.03, na Ponta do Farol; atrás da arena Mandala Beach. Com três ambientes batizados de Upaon Açu, Salão Ilha Magnética e Ilha do Amor, o restaurante oferece sabores únicos, para momentos especiais.

Neuralgia do trigêmeo: entenda o que é a “pior dor do mundo”

Imagine ter que conviver com uma dor tão forte e repetitiva como se fossem choques ou até facadas no rosto. Agora, imagine que essa sensação dura o dia inteiro e não tem uma cura definitiva. Essa é a neuralgia do trigêmeo, uma doença rara, que afeta cerca de 4,3 pessoas a cada 100 mil em todo o país. 

A dor é classificada pela medicina como a “pior dor do mundo”. Nas últimas semanas, o caso da brasileira Carolina Arruda, de 27 anos, que foi diagnosticada com a neuralgia, chamou a atenção. Nas redes sociais, onde reúne centenas de milhares de seguidores, a jovem compartilha o dia a dia de como é conviver com a condição.  

A jovem, que é estudante de Medicina Veterinária e mãe de uma menina de dez anos, começou a sentir as dores aos 16 anos e recebeu o diagnóstico de neuralgia do trigêmeo. A palavra “neuralgia” significa “dor nos nervos”. Já o trigêmeo é justamente um dos nervos do rosto. Em condições normais, ele é um nervo sensitivo, ou seja, que controla as sensações que se espalham pelo rosto, como toques ou temperatura. 

“Ele é dividido em três grandes ramos. A parte mais alta, responsável pela sensibilidade da testa. A parte medial, responsável pela sensibilidade da bochecha e da parte do nariz. E o inferior, responsável pela sensibilidade da mandíbula”, explica o neurologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Luciano Lobão.

Só que, para quem tem a doença, sensações como um vento batendo no rosto, o ato de sorrir, de passar um creme no rosto ou até escovar os dentes podem desencadear crises em quem tem a doença. As dores podem durar de segundos a minutos e acontecer várias vezes ao dia, como é o caso da jovem brasileira, que relata sentir dor “vinte e quatro horas por dia”. O mais comum é que as dores apareçam somente em um dos lados do rosto, mas em alguns casos mais raros, podem incluir os dois. A dor chega a impedir atividades cotidianas. 

O neurologista explica que alguns motivos podem levar à neuralgia do trigêmeo. “Está muito relacionada à predisposição genética ou lesões intracranianas, como os tumores, alguma compressão de alguma outra estrutura, como um vaso que pode apertar o nervo, ou mesmo causas inflamatórias, como esclerose múltipla. De modo geral, doenças inflamatórias cerebrais”, afirma.
O QUE FAZER

O diagnóstico sempre deve ser feito por um médico especialista, como neurologista, neurocirurgião ou um cirurgião de cabeça e pescoço. Apenas um profissional pode, através do relato do paciente associado a outros exames, estabelecer o tratamento adequado, já que outras doenças como sinusite, problemas reumatológicos, bruxismo e alguns tipos de cefaleia também podem causar dor facial.

Medicamentos e, em casos mais graves, cirurgias, são algumas formas de tentar controlar a intensidade das dores no rosto. “Antidepressivos e anticonvulsivantes são estratégias muito usadas para diminuir as pontadas anormais causadas pela neuralgia do trigêmeo, mas ainda não foram encontradas formas definitivas de cura”, explica o especialista.

Espiar o celular do cônjuge é crime e pode dar até 4 anos de prisão

Começou com a desconfiança de uma traição. Lean Lima “sentiu” que estava sendo traído. Certo dia esperou o ex-namorado dormir e investigou o celular dele. Bingo! Em mensagens no chat de uma rede social, o agora ex-companheiro de Lean contava, em detalhes, como havia sido a traição. “Fiquei sem chão, sem saber o que fazer. Eu sei que invadir a privacidade do outro não é legal, mas eu precisava saber a verdade”, relembra. E, na verdade, não é legal mesmo! Mesmo culpado pela traição, o ex-namorado poderia ter denunciado Lean.

No Brasil, espiar o celular do seu cônjuge sem consentimento é crime. A prática se enquadra no crime de invasão de dispositivo informático, previsto no artigo 154-A do Código Penal. Além disso, essa ação também viola a intimidade e a privacidade, direitos protegidos pela Constituição Federal.

“As pessoas fazem isso por desconfiança, insegurança ou ciúme, achando que vão encontrar algo suspeito. No entanto, as consequências dessa ação são sérias e podem ser enquadradas na lei”, explica o professor do curso de Direito da Facimp Wyden, Vinícius Serra. 

Segundo informa o professor, as penalidades para essa infração podem incluir reclusão de 1 a 4 anos, e multa. Se a invasão resultar na obtenção de conteúdo privado ou sigiloso, a pena pode ser ainda maior”, alerta.

E se eu for vítima?

Provar a violação de privacidade pode ser um desafio. “Depende da obtenção de evidências claras de que houve invasão, só que, muitas vezes, é difícil rastrear quem acessou o dispositivo e como isso foi feito, especialmente se o invasor souber apagar rastros digitais”, afirma. 

Ainda assim, quem se considerar vítima desse tipo de invasão pode procurar a Justiça. Vinicius Serra orienta que as vítimas devem coletar provas, como prints de conversas ou registros de acesso, e procurar uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência. “Também é possível buscar a justiça por meio de uma ação civil para reparação de danos morais”, explica Serra.

A ARTE DA PIZZA ARTESANAL GANHA NOVO ENDEREÇO EM SÃO LUÍS

DELÍCIAS FEITAS NO FORNO A LENHA DO BENÔ RESTAURANTE

O Dia da Pizza é celebrado no mês de Julho e em São Luís a dica é curtir o final de semana experimentando as pizzas crocantes e artesanais feitas em forno a lenha do novo Benô Restaurante, que promete elevar a experiência da pizza artesanal na capital maranhense.
No Benô Restaurante o serviço de pizzas funciona diariamente a partir das 18h. Os clientes podem desfrutar de sabores clássicos salgados e doces, preparados com técnicas que preconizam a autenticidade e o sabor que só um forno a lenha pode proporcionar. E quem quiser, pode harmonizar as pizzas com drinks autorais refrescantes ou vinhos especiais.
As pizzas do Benô destacam-se por suas massas crocantes e leves, resultado do cuidadoso processo e da habilidade em manejar a temperatura do forno a lenha, que confere um sabor e uma textura inconfundíveis.
Vale lembrar que o Benô Restaurante, localizado na Rua São José, N.03 na Ponta do Farol, tem tudo para se tornar um point para quem gosta de boa gastronomia e bons ambientes. O local certo para reunir amigos e familiares para vivenciar uma jornada de puro prazer e muita descontração. E tem um espaço kids para as crianças também.

Equatorial Maranhão realiza ação social em bairro de São Luís Mutirão acontecerá nesta segunda-feira (29) na Divineia

A ação será realizada das 9h às 16h, no CRAS volante Turu, que estará localizado no Instituto Educacional e Social Espaço Da Criança e do Adolescente, Rua Peru, nº 26, Olho D’Água. Para manter a população informada sobre a segurança com a energia elétrica, o Mutirão levará ainda palestras com dicas de como evitar acidentes elétricos em casa e também, dicas de economia.

Todos os serviços serão oferecidos de forma gratuita. Para participar da ação da Equatorial é preciso que o cliente leve a última conta de luz, RG e CPF; caso queira realizar o cadastro na Tarifa Social, deve ter em mãos o NIS (Número de Identificação Social) atualizado. É importante ressaltar que cada cliente poderá trocar até 5 lâmpadas (por conta-contrato) e que, para isso, deve levar as lâmpadas antigas em funcionamento.

O Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Rainilton Andrade, reforça que ações como essa são coordenadas diariamente pela Distribuidora com o objetivo de proporcionar o acesso à energia de forma segura e consciente em todo o estado. “Através das ações de responsabilidade social, a Equatorial pretende atender o maior número de clientes possível. A ideia é alcançar as famílias de maneira eficiente e prática, garantindo ampla oportunidade de participação, levando informação e muitos benefícios”, enfatizou.

Esta iniciativa também faz parte do programa de Eficiência Energética da Distribuidora, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL), que tem atuado amplamente em diversos municípios do estado para garantir o fornecimento de energia elétrica e oportunidades de economia aos clientes. Com foco na colaboração mútua com a sociedade, as ações em prol dos clientes fortalecem o compromisso da Equatorial com a população maranhense.

Promoção Energia em dia

A Equatorial Maranhão lançou a nova edição da promoção “Energia em Dia”, que sorteia prêmios mensais aos clientes da distribuidora que se mantiverem em dia com as suas contas de energia. Ao todo, serão realizados 15 sorteios ao longo da campanha e o consumidor adimplente terá a chance de ganhar até R$ 25 mil reais.

A edição 2024 da promoção “Energia em Dia” vale para todo o estado. A campanha começou no último dia 14 (sexta-feira) e termina em 02/06/2025. Podem participar os clientes pessoa física, cadastrados como residencial, e que sejam titular da conta. Para concorrer aos prêmios, o cliente precisa estar adimplente, conhecer todo o regulamento e se cadastrar por meio do hotsite da promoção: energiaemdia.equatorialenergia.com.br/

Eleições 2024: Maranhão tem o maior percentual de eleitores jovens no Brasil

Em todo o estado, são mais de 160 mil eleitores de 16 e 17 anos aptos a votar, representando 3,13% do eleitorado 

A consciência política entre os adolescentes é um divisor de águas para o fortalecimento da democracia e a construção de um futuro cada vez mais representativo. Nas eleições municipais de 2024, que serão realizadas no dia 6 de outubro, mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o país. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Maranhão se destaca no cenário nacional por ter o maior percentual de eleitores adolescentes do Brasil.

“Apesar de o meu voto ser facultativo, porque eu sou menor de idade, eu acho muito importante tirar o título e votar esse ano. Desde cedo começamos a criar um senso crítico maior para escolher as pessoas que vão resolver os problemas e atender às necessidades da população,” compartilha João Guilherme, de 17 anos, estudante de escola pública em São Luís.

A participação dos jovens é, de fato, essencial para a construção de um cenário político mais representativo e inclusivo. Na visão da advogada e professora Natalie Oliveira, do Centro Universitário Estácio São Luís, é algo excelente para o país. “Essa participação é resultado de uma busca incansável pela democracia que se concretiza nas urnas. Índices como esses demonstram a esperança de melhoria nas políticas públicas, com a possibilidade de ocupação plena e mais igualitária dos espaços de poder, inclusive para os grupos mais vulneráveis”, analisa.

Ana Clara Lima Saraiva, de 16 anos, estudante de uma escola privada em São Luís, também destacou o valor do voto para a democracia: “O voto de quem tem 16 e 17 anos é muito importante para a democracia. Quando a gente tem uma participação ativa no processo eleitoral, a gente também aumenta a nossa consciência política. E, com isso, a gente começa a exercer um ato de cidadania muito importante para o nosso futuro”, afirma.

Crescimento e impacto

O Maranhão conta com 5.180.738 eleitores aptos a votar. Esse é um aumento de mais de 400 mil pessoas na comparação com a última eleição municipal em 2020. Em São Luís, o número de eleitores chega a 746.828, enquanto em Imperatriz, o segundo maior colégio eleitoral do estado, são 201.099 eleitores.

O Maranhão se destaca por seu eleitorado jovem, com 162.011 adolescentes de 16 e 17 anos aptos a votar, representando 3,13% do eleitorado do estado. Este número coloca o Maranhão à frente de outros estados como Roraima (2,74%), Tocantins (2,65%), Acre (2,57%) e Amapá (2,45%). Esse engajamento precoce é resultado de campanhas governamentais de incentivo ao voto jovem, que começaram a ganhar força em 2022.

A alta participação de eleitores adolescentes pode influenciar significativamente o resultado das eleições e as propostas dos candidatos. “Penso que seja justamente garantir a inclusão, a participação e a pauta deles no meio da política”, disse Natalie. Ela acredita que a representatividade jovem pode inserir novos temas na política e atraí-los para a participação social. “Isso vai refletir na criação de políticas públicas, na elaboração de novos projetos de lei e pode até influenciar no programa de governo que será apresentado pelos candidatos”, afirma. 

Desafios e oportunidades

Nesse contexto, os principais desafios para os partidos políticos e candidatos envolvem conhecer esse público e seus anseios. “Os partidos e os candidatos precisam conhecer a realidade e os anseios desse público, assim como investir em redes sociais e internet para se aproximar mais ainda dos jovens. Que direitos eles querem? Qual é o objetivo que estão buscando? O que precisam alcançar imediatamente?”, questiona Natalie.

A professora também ressaltou que a política tradicional, com campanhas de jingles e santinhos, será insuficiente para atingir esse público específico. “É necessário que esses partidos adotem uma perspectiva mais astuta e inteligente para alcançar e influenciar um grupo tão articulado e exigente”, afirmou.

Para melhorar a educação política e a conscientização entre os jovens eleitores de 16 e 17 anos no Maranhão, Natalie finaliza sugerindo políticas públicas de conscientização de fácil e rápida compreensão. “É mais do que falar e demonstrar aos jovens a importância do voto e como ele pode produzir resultados incríveis na prática”, explicou.

“Há um protagonismo dos jovens maranhenses na política que tem sido estimulado por todas as instituições dentro do Estado. E isso certamente influenciou os números apresentados”, concluiu Natalie.

Dados

  • Total de eleitores no Brasil: 155.912.680
  • Total de eleitores no Maranhão: 5.180.738
  • Com biometria: 4.799.532 (92,64%)
  • Sem biometria: 381.206 (7,36%)
  • Crescimento desde 2020: +422.109 eleitores
  • Eleitores em São Luís: 746.828
  • Eleitores em Imperatriz: 201.099
  • Maioria do eleitorado: Mulheres (51%)
  • Maior grau de instrução: Ensino médio completo (26,1%)
  • Eleitores jovens (16-17 anos): 162.011 (3,13% do eleitorado)
  • Aumento de eleitores jovens no Brasil (2024 vs 2020): +78%

Agosto com bandeira tarifária verde

Equatorial Maranhão dá dicas para economizar energia nos meses mais quentes do ano

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a bandeira tarifária verde para o mês de agosto, mês marcado pelo início do período mais quente do ano. O retorno da bandeira verde é uma boa notícia para os consumidores, já que significa que não haverá nenhum acréscimo na conta de energia elétrica.

A Consultora Comercial da Equatorial Maranhão, Vanessa Soares, comenta que as bandeiras tarifárias vigoram há quase 10 anos. “Em 2015, a agência reguladora (ANEEL) estabeleceu uma estrutura para indicar os custos de geração de energia no Brasil. Este modelo reflete o custo variável da produção de energia, levando em conta fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e, quando necessário, o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas”, explica Vanessa.

Mesmo não tendo custo adicional, é fundamental manter a vigilância quanto ao uso sustentável da energia elétrica, evitando desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam o setor elétrico como um todo. Por isso, a Distribuidora reforça a importância de seus clientes continuarem com hábitos de consumo conscientes. Confira dicas para usar a energia sem desperdício:

• Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante e não guarde alimentos quentes em seu interior.
• Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade.
• Evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas e não esquentam, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes;
A Consultora Vanessa ainda complementa essas dicas com algumas práticas simples que podem fazer toda a diferença. “Desconectar da tomada os aparelhos que não estão em uso é uma medida fundamental. Além disso, optar por eletrodomésticos com selo PROCEL/INMETRO de economia de energia, especialmente aqueles com classificação ‘A’, garante uma maior eficiência no consumo, desligar o interruptor quando sair de um cômodo também podem garantir economia na sua conta de luz”, conclui.

Os consumidores que se enquadram no grupo de baixa renda, podem economizar ainda mais ao receber até 65% de desconto na conta de energia, através do cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que assegura esse benefício.

Para mais informações sobre as condições e o cadastro na Tarifa Social, os interessados podem acessar os canais oficiais da Equatorial Maranhão: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: http://www.equatorialenergia.com.br/; Central 116; Postos de Atendimento presencial da Distribuidora e APP Equatorial.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima