Ação faz alusão ao Dia das Mulheres Negras, Dia Nacional de Tereza de Benguela e Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha (25/7)
Como o tema “Rodas de Afetos inspiradas em Mulheres Negras”, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade realizou, nos dias 22 e 23/7, rodas de conversa em instituição de acolhimento para crianças e adolescentes, em São Luís, e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no bairro João de Deus.
As sensibilizações fazem parte da programação alusiva ao Dia das Mulheres Negras, Dia Nacional de Tereza de Benguela e Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha (25/7), e tiveram como objetivo proporcionar o compartilhamento de vivências entre os presentes, fomentando a representatividade de mulheres negras inspiradoras que se destacaram ou destacam na sociedade.
Joseane Cantanhede, servidora do TJMA e membra do Comitê de Diversidade, falou sobre a importância das ações e o papel do judiciário dentro das políticas antidiscriminatórias. “Ao elaborarmos a proposta, a palavra “afeto” foi colocada de uma forma muito especial. Quando observamos a historicidade das mulheres negras no Maranhão, no Brasil e no mundo, percebemos que seus direitos fundamentais foram negados. Nós, como uma instituição dentro do Sistema de Justiça precisamos trazer essas reflexões a partir de escutas em grupo, para que possamos construir novas narrativas”, concluiu.
Ainda dentro da programação referente à data, será veiculado nas redes do Comitê de Diversidade e do TJMA nesta quinta-feira (25/7), vídeo institucional com o relato da psicóloga da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (UMF/TJMA), analista judiciária Ana Letícia Barbosa Lima.
SENSIBILIZAÇÕES
Instituição de Acolhimento para crianças e adolescentes – (dia 22/7)
“Rodas de Afetos inspiradas em Mulheres Negras”, realizada na instituição de acolhimento exclusivamente para meninas, contou com a participação de nove adolescentes, funcionárias e voluntárias da entidade. O momento foi de troca de experiências a partir das histórias compartilhadas entre as presentes e as membras do Comitê de Diversidade, a servidora Joseane Cantanhede, a bolsista de jornalismo, Betise Marques e a bolsista voluntária de Direito, Letícia Vale.
O encontro contou com apresentação de obras de autoras negras brasileiras como Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo. Na ocasião, dois exemplares foram doados à Brinquedoteca da instituição. O protagonismo das mulheres negras também foi exaltado por meio de um vídeo sobre figuras que se destacaram na música e na ciência. A servidora da Vara de Interesses Difusos e Coletivos do TJMA, Giorlinda Ferro, encerrou a sensibilização com samba musicado em pandeiro.
CRAS – João de Deus (dia 23/07)
A sensibilização realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro João de Deus teve a participação de 30 pessoas atendidas pelo órgão, além de funcionários terceirizados que atuam no local.
A servidora do TJMA, Joseane Cantanhede, levou aos presentes discussões sobre raça, gênero e vivências de personalidades negras na literatura e em outros âmbitos da sociedade. A ação também teve presença da poetisa, cordelista e escritora maranhense, Raimunda Frazão, que contou sua trajetória e declamou alguns de seus poemas.