Instituto Odeon e Universidade das Quebradas inauguram nova etapa de curso de formação cultural em São Luís do Maranhão

0comentário

Projeto acontece simultaneamente no Rio de Janeiro, com o curso Machado Quebradeiro, e em Belém, com o tema Visualidades Amazônicas

Depois de Rio de Janeiro e Belém, a parceria entre o Instituto Odeon e a Universidade das Quebradas chega a São Luís do Maranhão, na última etapa do projeto itinerante e gratuito de formação cultural pelo Brasil, com o curso Memórias de Mulheres. O projeto visa incentivar que mulheres periféricas, amazônicas e/ou nordestinas se expressem por meio de diferentes formas de linguagem, e compartilhem e socializem suas memórias e experiências. As organizações são parceiras de longa data – mais de 10 anos – e juntas chegam também no nordeste brasileiro, exaltando a cultura e tradições populares para públicos diversos. Originalmente seriam  45 vagas destinadas exclusivamente ao público feminino, com aulas aos sábados, a partir de 27 de julho, no Centro Cultural Vale Maranhão, no entanto, devido ao alto número de inscrições (ultrapassando 150), foram abertas mais 15 vagas extras na turma. 

O projeto faz parte de uma série de formações culturais que acontecem em diversos estados brasileiros simultaneamente, no Rio de Janeiro, com o curso Machado Quebradeiro, e em Belém, com o tema Visualidades Amazônicas. A iniciativa é realizada via Lei Federal de Incentivo à Cultura por meio do Ministério da Cultura e do Governo Federal União e Reconstrução em parceria com o Instituto Odeon, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Wilson Sons. A edição “Memórias de Mulheres”, realizada em São Luís (MA), tem correalização da Universidade das Quebradas, Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) e Universidade Federal Fluminense (UFRJ).

“Estamos chegando ao terceiro destino da Universidade das Quebradas em 2024, sempre exaltando a cultura e o conhecimento popular, desta vez, voltado para o público feminino”, declara Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon. “Incentivamos que mais do que um aprendizado, o curso possa promover a disseminação e reconhecimento dos conhecimentos tradicionais enraizados nas comunidades e que as professoras convidadas sejam inspirações para as alunas assim como as alunas sejam força motriz para que o conhecimento popular seja perpetuado. Esperamos que esse encontro possa jogar luz nas expressões e histórias dessas  trajetórias e memórias de mulheres amazônicas, nordestinas e periféricas”.

Os encontros serão divididos em três módulos com palestras sobre temas e questões relativas aos direitos das mulheres, seguidas de três encontros de debates e oficinas. São eles: trajetórias e memórias de lutas por direitos; aprendendo a documentar nossas próprias histórias e transformando em literatura: como escrever e contar nossas memórias. O quarto e último módulo será dedicado à produção de uma exposição, com base no material trabalhado ao longo do curso. As participantes receberão uma bolsa de R$ 100,00 por mês.

“Com o Memórias de Mulheres, a troca não é só de informação. Nosso projeto trabalha muito na linha do afeto, do reconhecimento, da integração entre as pessoas e do resgate das histórias das mulheres que estiverem nas aulas”, afirma Heloísa Teixeira, coordenadora e idealizadora da Universidade das Quebradas. “Oferecer esse curso para as mulheres maranhenses é de extrema importância para a preservação de suas memórias”.

Mais de 500 alunos já passaram pela Universidade das Quebradas, uma iniciativa criada em 2009 pela escritora e pesquisadora Heloísa Teixeira e por Numa Ciro. Em 2014, a Universidade passou a realizar o curso no Museu de Arte do Rio – durante a gestão do Instituto Odeon, sendo o projeto, desde então, desenvolvido em parceria com a Escola do Olhar, área educativa do Museu. 

Demais edições

Machado Quebradeiro – Rio de Janeiro 

Na capital carioca, a obra de Machado de Assis é o pano de fundo para debater questões raciais e sociais que a literatura brasileira apresenta. Com o nome Machado Quebradeiro, a edição do projeto conta com 50 alunos e teve início em 16 de abril, com aulas semanais na Academia Brasileira de Letras, comandadas por escritores como Jeferson Tenório e Geovani Martins e pesquisadores da obra de Machado de Assis como Ana Flávia Magalhães Pinto e Paulo Dutra, entre outros especialistas. 

Visualidades Amazônicas – Belém 

Iniciado em 15 de junho, o projeto tem como objetivo trazer reflexão sobre a produção artística contemporânea local a partir das experiências amazônicas, sob a influência da música brega nas artes contemporâneas. O curso gratuito também visa estimular a criatividade de cada um dos 45 participantes. 

A conclusão de ambos os cursos está prevista para outubro.

Serviço

Memórias de Mulheres

Aula Inaugural

27 de julho de 2024

sábado, das 9h30 às 12h

Local: Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM

Av. Henrique Leal, 149 Centro, São Luís/MA

Sobre o Instituto Odeon

O Instituto Odeon é uma Organização Social que atua na gestão artística e cultural em diversas cidades do Brasil há mais de 25 anos, criando, desenvolvendo, implementando e administrando projetos que promovem cultura, cidadania e desenvolvimento socioeducacional. Uma instituição que acredita na arte como patrimônio vivo e acessível, na preservação da memória para estabelecer vínculos e pensamento crítico, além do impacto da cultura na economia. O Instituto Odeon trabalha com criatividade, coragem e excelência para influenciar positivamente as cidades e suas populações. Em março de 2013, foi responsável pela inauguração do Museu de Arte do Rio.  Atualmente, é gestor do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, do Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da itinerância da exposição Imagens que não se Conformam, e correalizador do projeto artístico do Museu de Arte do Rio.

Sem comentário para "Instituto Odeon e Universidade das Quebradas inauguram nova etapa de curso de formação cultural em São Luís do Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS