Defensoria Pública do Estado conquista conceito máximo em transparência pela 4ª vez

0comentário

Pela 4ª vez, a Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA) recebeu conceito máximo no Ranking de Transparência da Administração Pública elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O resultado divulgado nesta terça-feira (11), posicionou a instituição no ‘Índice A’ com nota 9,29, a segunda melhor dentre aquelas alcançadas pelos seis órgãos avaliados na categoria.

O bom resultado foi conquistado após o Portal de Transparência da DPE cumprir os requisitos de acessibilidade das informações públicas, conforme sugerem as normas da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000).

“Nosso propósito é trabalhar de forma cada vez mais clara, para que o cidadão tenha efetiva participação no acompanhamento da prestação de contas e aplicação dos recursos da instituição. A transparência na gestão pública é um importante instrumento na construção de uma sociedade mais democrática a partir do controle social, e, por isso, seguiremos empenhados para que a Defensoria se mantenha entre os órgãos estaduais com a maior clareza na prestação de informações públicas”, pontua o defensor-geral, Gabriel Furtado.

Ao todo, 12 critérios foram levados em consideração para que a DPE/MA conquistasse o melhor conceito pela quarta vez: informações prioritárias, informações institucionais, ingressos orçamentários e extraorçamentários, despesa, recursos humanos, diárias, licitações, dispensas, inexigibilidades e atas de adesão, contratos, relatório de gestão fiscal, serviço de informações ao cidadão, acessibilidade e ouvidoria.

A avaliação refere-se ao 1º semestre de 2024 e foi levantada pela Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (Sefis).

Sem comentário para "Defensoria Pública do Estado conquista conceito máximo em transparência pela 4ª vez"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS