Pretendentes à adoção participam de curso preparatório do TJMA

0comentário

Além dos aspectos jurídicos, a capacitação tem abordagem psicossocial, enfatizando a importância de um ambiente amoroso, seguro e estável para a criança que será adotada

O curso preparatório acontece por mieo de videoconferências, na plataforma EAD ESMAM foto/divulgação: ESMAM

A Coordenadoria da Infância e Juventude, em parceria com a Escola Superior de Magistratura do Maranhão (ESMAM), segue com a realização do Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção, na modalidade EAD (Educação à Distância) com tutoria. Durante o mês de junho, mais pretendentes (com pré-inscrição realizada no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento – SNA ou que já solicitaram habilitação no órgão judicial competente de seu município/comarca) estão participando do referido curso e recebendo orientações sobre os desafios e responsabilidades do processo de adoção.

As turmas acontecem periodicamente, nos meses de março, junho e setembro, com participantes de inúmeras comarcas do Maranhão e alguns de outros estados.

O curso está estruturado em seis módulos (20 horas-aula) que abordam conteúdos sobre os aspectos jurídicos, psicológicos e sociais da adoção e compreende a realização de atividades síncronas (ao vivo) e assíncronas (materiais complementares disponibilizados na plataforma do curso). As aulas são coordenadas pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão, utilizando a plataforma EAD ESMAM.

A realização de cursos preparatórios para pretendentes à adoção na modalidade online no Poder Judiciário do Maranhão foi instituída pela Portaria CIJ nº 01/2020 com o objetivo de articular ações e viabilizar a operacionalização de projetos de ensino virtuais que envolvam questões infantojuvenis, em âmbito interinstitucional.

SEGURANÇA

“Tudo é direcionado para ajudar e garantir que os futuros pais adotivos estejam bem informados e preparados para proporcionar um ambiente amoroso, seguro e estável para a criança ou adolescente que será adotado”, destaca a secretária da CIJ, Maria Teresa Feitosa Rêgo.

Ela acrescenta que o trabalho é feito de forma integrada com as equipes multiprofissionais das diversas comarcas, a fim de coletar e trocar informações e fornecer orientações essenciais ao planejamento e funcionamento do curso direcionado aos interessados na adoção de crianças e adolescentes. A tutoria do curso fica sob a responsabilidade de profissionais/especialistas convidados pela Coordenadoria (em sua maioria, profissionais que compõem as equipes técnicas do TJMA) e credenciados pela ESMAM. 

O projeto inicial do curso foi idealizado pelas analistas judiciárias Ana Carolina Silva Costa Monteiro (Analista Judiciária – Psicóloga do TJ/MA) e Cristiane Queiroz Lima (Analista Judiciária – Pedagoga do TJ/MA), que compõem a equipe técnica da Coordenadoria. Desde as primeiras turmas até o funcionamento da turma atual, os conteúdos  passam por avaliações periódicas para devidas reformulações e melhorias.

Participam como tutoras desta turma do mês de junho as formadoras: Mônica de Oliveira Leite (Analista Judiciária – Psicóloga do TJ/MA), Ana Sheila Muniz Lopes dos Santos (Analista Judiciária – Assistente Social do TJMA) e as convidadas Mariana de Sousa Amin Castro e Sara Estelita Vera Vargas Rangel e Pereira.

Sem comentário para "Pretendentes à adoção participam de curso preparatório do TJMA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS