O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) realizou hoje (21) seu 16º Arraial Boi Brilho do CAPS. A atividade alusiva ao São João tem o objetivo utiliza a cultura maranhense para levar a ressocialização dos pacientes em tratamento na unidade para dependência química, momento em que familiares e a comunidade se integram mais com o serviço de saúde.
“Está atividade é uma forma de favorecer a ressocialização por meio da cultura e do lazer , ajudando no tratamento da doença dependência química. Gratidão ao delegado Joviano Furtado e ao promotor Marco Aurélio que se fizeram presente”, avaliou o coordenador geral do CAPS AD Maranhão, Marcelo Costa.
O intuito do “Arraial Boi Brilho do CAPS”, como foi nomeado, é realizar uma integração progressiva dos usuários para a sociedade. A festança teve dança, comidas típicas e muitas brincadeiras.
No evento, os pacientes puderam assistir à apresentação especial do Bumba Meu Boi de Justo Jansen, da Madre de Deus, uma das principais agremiações juninas do Maranhão.
“Estas atividades são de suma importância para reinserção social e ajuda a fortalecer os vínculos afetivos e sociais dentro e fora da unidade, além de ajudar a nossa equipe que nestes tempos vem passando por grade estresse, tenham momento de alegria e distração contribuindo para nossa política de humanização do trabalho”. disse o coordenador geral do CAPS AD, Marcelo Costa.
SERVIÇO
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Quem busca acolhimento nesses espaços, que auxiliam na recuperação de usuários de entorpecentes, recorre ao CAPS AD Estado destinado para pessoas com dependência química, onde profissionais especializados fazem a avaliação e o encaminhamento as comunidades terapêuticas.
No CAPS AD são realizados atendimentos por equipe multiprofissional composta por psiquiatras, psicólogos, médicos clínicos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, farmacêutica para suporte, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, auxiliar administrativo, auxiliares de serviços gerais, estagiários e a coordenação.
A busca pelo atendimento pode ser realizada pelos pacientes ou familiares de forma direta (porta aberta) ou através de encaminhamento dos diversos serviços da rede municipal e comunidade. O CAPS AD oferece atenção diária a pacientes, permitindo a elaboração de projetos terapêuticos dentro de uma perspectiva de evolução contínua, visando a reinserção social e a melhoria da qualidade de vida. O apoio da família e redes sociais são fundamentais neste processo.
O serviço desenvolve as atividades de acolhimento, escuta e avaliação das necessidades de quem precisa de cuidados em saúde mental relacionados ao uso de álcool e outras drogas. São realizadas oficinas e grupo terapêutico que são atividades coletivas que estimulam potencialidades, socialização e participação na comunidade. O CAPS AD ainda oferece a psicoterapia, um espaço de escuta para abordar o sofrimento psíquico e autonomia em relação à vida e ao cuidado em saúde mental. No acompanhamento clínico e psiquiátrico é feita a avaliação do estado psíquico e da condição clínica do usuário do serviço, instituindo conduta medicamentosa e terapêutica quando necessário. Também é realizado o atendimento social através da avaliação, orientação e acompanhamento sociofamiliar, encaminhamentos para serviços da rede de saúde e assistência social, bem como espaços comunitários. O acompanhamento e orientação familiar oferecem suporte ao acompanhamento terapêutico e as visitas domiciliares também fazem parte do tratamento por meio da intervenção no domicílio.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.