Tambor de crioula, cacuriá e bumba-meu-boi são destaques do segundo final de semana do arraial do Rio Anil Shopping

Confira a programação deste final de semana para a festa junina indoor

Sucesso de público e de celebração da cultura maranhense, o São João do Rio Anil Shopping chega ao segundo final de semana diversificando as atrações. Se no primeiro final de semana o clima da festança foi ditado pelas brincadeiras de bumba-meu-boi, a programação que acontece a partir desta sexta-feira (14) abre espaço para ritmos como o tambor de crioula e o cacuriá.

As apresentações acontecem na Praça de Eventos do Rio Anil Shopping às sextas-feiras, sábados e domingos, sempre a partir das 18h. Nesta sexta-feira (14), o Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito abre a programação, seguido do Boi de Axixá. No sábado, é a vez do Cacuriá Assa Cana e do Boi Pirilampo. Já no domingo, o bumba-meu-boi volta a brilhar entre as atrações da noite, com a presença do Boi da Lua e do batalhão pesado do Boi da Maioba, encerrando a noite.

O Gerente de Marketing do Rio Anil Shopping, João Almeida, destacou a recepção calorosa do público com a programação. “O público maranhense é apaixonado pela cultura do seu estado. Aproveitamos essa paixão para valorizar ainda mais a identidade maranhense, abrindo espaço para celebrar as tradições dessa cultura tão rica, em um espaço voltado para toda família. A animação foi contagiante. Convidamos todos a continuar participando da nossa programação, que continua neste final de semana e segue até o dia 23 de junho”, disse João.

ABERTURA

A aposentada Maria das Dores Alves Pereira, 65, foi uma das primeiras a ocupar as cadeiras disponíveis para o público durante a apresentação. Ansiosa e de matracas na mão, ela aguardava a entrada dos grupos de bumba-meu-boi no palco do shopping. “A gente que é maranhense cresce com o bumba-meu-boi no sangue. Hoje nem sempre consigo ir a todos os arraiais, porque as apresentações são muito tarde e a gente precisa ficar muito tempo em pé. Mas aqui é bem tranquilo”, comentou.

Assim como a aposentada, centenas de pessoas prestigiaram a abertura do São João do Rio Anil Shopping, que contou com apresentações do Boi da Maioba e do Boi de Nina Rodrigues. Com o tema “Vitrine viva da nossa cultura”, a festança segue até o dia 23 de junho, sempre aos finais de semana, com apresentações às 18h e às 19h, na Praça de Eventos do Shopping.

A programação conta com apresentações também na Praça de Alimentação, com artistas maranhenses misturando forró, músicas juninas e até toadas no repertório do Happy Hour. Durante o período, o Shopping mantém ainda uma Vila Junina, com venda de comidas típicas como torta de camarão, pamonha e canjica, além de espaço instagramável, brincadeiras de argola e de pescaria. Há ainda espaço para os pequeninos, com pintura e oficinas gratuitas de personalização de matracas e chapéus de palha.

Posicionamento

A Votorantim Cimentos informa que a decisão da Justiça do Maranhão é de primeira instância e cabe recurso, que garante a manutenção das suas operações até que seja julgado. A empresa vai avaliar a decisão e tomará as medidas judiciais cabíveis para manter suas operações.

Desde já, agradecemos a atenção.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA LIGGA – PORTO SÃO LUÍS

FOTO – DIVULGAÇÃO: Teatro sobre temas de sustentabilidade sendo apresentados aos alunos das escolas da Ilha de Tauá Mirim no Programa de Educação Ambiental da Ligga – Projeto Porto São Luís

Ações envolvem alunos de escolas públicas, pessoas das comunidades, colaboradores e terceirizados e já beneficiaram mais de 6 mil pessoas em 2023.

Somente juntos e agindo de forma mais consciente e sustentável poderemos enfrentar melhor os desafios ambientais do planeta. Isso passa por informação, sensibilização e mudanças de hábitos cotidianos que somente através da educação ambiental podem ser alcançados.

Um exemplo de programa de educação ambiental de sucesso, com tudo isso citado e muito mais já realizado é o Programa de Educação Ambiental (PEA) desenvolvido pela Ligga – Projeto Porto São Luís, em atendimento às condicionantes ambientais.

O Programa é destinado diretamente a quatro principais públicos e alcançou em 2023 um total de 6.109 pessoas na capital maranhense entre colaboradores; terceirizados; participantes de projetos sociais e alunos de sete escolas públicas das comunidades do entorno atendidas pelo PEA.

E atendem aos seguintes ODS: Consumo e produção responsáveis, Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero e Redução de Desigualdades.

Espaço “Bumba meu São João em São Luís”, inicia nesta quinta-feira, 13, com Xand Avião e Leonardo

O evento será realizado também nos dias 14, 15, 16, 19 e 21 na área externa do Castelão, com entrada gratuita

O período de festas mais aguardado do Nordeste já começou e tem grandes novidades. O “Bumba meu São João em São Luís” é um espaço festivo no São João do Maranhão, que é considerado um dos maiores do mundo.
No espaço “Bumba meu São João em São Luís” que promete agitar a capital durante os dias 13, 14, 15, 16, 19 e 21 com shows de grandes artistas nacionais e regionais na área externa do Castelão com entrada gratuita. Os ingressos estão à venda apenas para acesso ao camarote, mas 95% do acesso do público ao evento será de forma gratuita.

Entre os artistas confirmados está o cantor Felipe Amorim, considerado o “rei do after” e que garante a diversão: “Estou feliz demais de levar meu show para o “Bumba meu São João em São Luís”, vamos estrear essa festa com tudo, fazer uma farra massa demais. Quero todo mundo lá curtindo com a gente”, comenta Felipe.

O line-up completo e muito eclético, passa pelo forró, vaquejada, funk, música eletrônica, sertanejo e a cultura regional, com shows de Xand Avião, Leonardo, Guilherme Dantas, Mari Fernandez, Calcinha Preta, MC Daniel, Zé Vaqueiro, Matheus e Kauan, Matheus Fernandes, Nattan, Dennis DJ, Jonas Esticado, Manim Vaqueiro, Luan Santana, Gustavo Mioto, Felipe Amorim, Toca do Vale, Henrique e Juliano, Ávine Vinny e Zé Cantor.

“É uma honra e uma alegria imensa ser o primeiro artista com deficiência a me apresentar na estreia desse festival grandioso. Espero que minha presença aqui inspire outras pessoas a acreditarem em seus sonhos e perceberem que tudo é possível. Estou muito emocionado e ansioso para compartilhar minha música com o público de São Luis”, declarou Guilherme Dantas, que é uma das maiores promessas do forró deste ano.

Espaço acessível

Para que toda a população possa se divertir no São João e viver a experiência inesquecível que o “Bumba Meu São João” em São Luís terá infraestrutura acessível em todas as áreas do evento, espaços reservados perto dos palcos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e materiais comunicação impressa e digital inclusiva, contemplando braile, áudio e digital ampliado para pessoas com deficiência visual.

Com realização da MA produções, produção nacional da Vybbe e produção local da 4maos Entretenimento, com apoio do Governo do Estado do Maranhão e do Ministério do Turismo, a festa tem como objetivo ampliar a cultura maranhense com destaque para todo o Brasil. “O São João do Maranhão é reconhecido em todo o mundo por durar muitos dias e valorizar a cultura local. Nós nos somamos nesse legado com o objetivo de ampliar o espaço para receber também artistas de alcance nacional, atraindo o olhar de todo o Brasil para esta festa. Queremos potencializar e aumentar o alcance nacional da força cultural do São João no Maranhão, atrair turistas, movimentar a economia e contribuir para a região”, explica a diretora de marketing da Vybbe.

Serviço – “Bumba meu São João – São Luis”
13 de junho: Leonardo, Xand Avião e Diego Facó
14 de junho: Calcinha Preta, Mari Fernandez e MC Daniel
15 de junho: Matheus e Kauan, Zé Vaqueiro, Matheus Fernandes e Guilherme Dantas
16 de junho: Jonas Esticado, Dennis DJ, Nattan e Manim Vaqueiro
19 de junho: Toca do Vale, Gustavo Mioto, Luan Santana, Felipe Amorim
21 de junho: Henrique e Juliano, Ávine Vinny e Zé Cantor
Horários:
Local: Área Externa do Castelão – Via Castelão – Jórdoa, São Luís – MA
Entrada franca com venda de camarotes
Mais informações: https://www.instagram.com/bumbameusaojoao/

Braide ou Duarte Jr; quem Eliziane Gama vai apoiar ?

A direção estadual do PSD deve se manifestar, publicamente, sobre o posicionamento controverso da senadora Eliziane Gama (PSD) em não apoiar a pré-candidatura à reeleição do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, para as eleições de outubro deste ano. Até agora, a parlamentar de base evangélica tem demonstrado forte inclinação à pré-candidatura do deputado federal Duarte Jr (PSB), que por sua vez tem ligação direta com as hostes socialistas do Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão.

Até agora a executiva do PSD se mantém distante da polêmica, mas internamente todos sabem que a incerteza gera desconforto político para o próprio prefeito Braide, ao ver uma integrante de peso do seu próprio partido divergir, o que para aliados do gestor municipal, pode ser considerada uma traição partidária no palanque da social democracia na capital maranhense.

Para evitar maiores desgastes para o PSD, a estratégia e alternativa da senadora Eliziane foi ficar de fora dos questionamentos sobre sua inclinação eleitoral na disputa pela Prefeitura de São Luís, uma vez que a parlamentar não gostaria de desagradar o governador Carlos Brandão (PSB), nem o seu pupilo, o deputado Duarte Jr. Nem também criar embaraços para o seu partido político, deixando tudo para ser resolvido no momento certo.

PRF recupera em Bela Vista do Maranhão carro com registro de roubo em Recife (PE)

O veículo foi encontrado durante fiscalização na BR-316 com sinais de adulterações nos números do motor e do chassi

No início da manhã desta quarta-feira (12), equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizavam fiscalização na altura do Km 268 da BR-316, em Bela Vista do Maranhão (MA), quando recuperaram um veículo modelo Corolla com indícios de adulteração e registro de roubo.  

Durante a fiscalização, os policiais encontraram vários sinais de adulteração nos elementos identificadores do carro, como uso de instrumento abrasivo (lixamento) nas numerações do motor e do chassi e remarcação de novas numerações. Foram observadas, ainda, divergências entre os padrões originais dos números de identificação, sendo necessária uma análise detalhada. 

Ao ser aprofundada a fiscalização, mediante consultas nos Sistemas Informatizados da PRF, os policiais constataram que as numerações originais do motor e do chassi pertenciam a outro veículo que, inclusive, possuía ocorrência de roubo registrada em agosto de 2022 na Delegacia de Roubos e Furtos de Recife, capital de Pernambuco. 

Perguntado, o motorista, um homem de 44 anos, alegou desconhecer a procedência ilícita do veículo e informou aos policiais que apenas havia pedido o carro emprestado a um conhecido, morador do município de Zé Doca (MA), para uma viagem até São Luís (MA). 

Diante das irregularidades, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil em Santa Inês (MA), pelo crime, a princípio, de receptação.  

Judiciário e parceiros promovem campanha contra assédio em arraiais de São Luís

Equipe interinstitucional realiza ações nos arraiais do Ipem e Bumba Meu São João

Durante o mês de junho, o Poder Judiciário do Maranhão, em parceria com a Casa da Mulher Brasileira e o Sindicato dos Servidores da Justiça (SINDJUS), realizará campanha nos arraiais da cidade de São Luís, com o intuito de orientar sobre os meios de denúncia contra o assédio, especialmente em espaços públicos. 

Equipes do Tribunal de Justiça (TJMA), dentre elas a Coordenadoria Estadual da Mulher (Cemulher), da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) e da Escola Superior da Magistratura (ESMAM) marcam presença no Arraial do Ipem, localizado no bairro do Calhau, que ocorre entre os dias 14 de junho e 14 de julho, e no Arraial Bumba Meu São João, no Castelinho, realizado entre os dias 13 e 21 de junho.

Na abertura dos eventos, no Castelinho (13/6) e no Ipem (14/6), serão distribuídas ventarolas com orientações e QR Code com direcionamento para atendimento por meio do WhatsApp. Os banheiros femininos nos dois ambientes também serão adesivados com o material da campanha, com as devidas instruções de denúncia ao assédio. 

A atividade é uma continuidade da ação bem-sucedida, que ocorreu durante o São João da Thay, nos dias 7 e 8 de junho, com as mesmas iniciativas.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Froz Sobrinho, também estará presente na abertura dos dois eventos e destacou a importância da participação dos(as) magistrados(as) e servidores (as) na iniciativa. “Faremos uma campanha muito importante de combate ao assédio durante as festividades de São João. Foi uma iniciativa que partiu da Cemulher, em parceria com a Casa da Mulher Brasileira, com apoio das desembargadoras do TJ. Conto com o apoio de vossas excelências”, ressaltou o presidente durante a sessão do Órgão Especial desta quarta-feira (12/6).

SERVIÇOS DO TJMA

Durante a participação no Arraial do Ipem, entre os dias 14 de junho e 14 de julho, a equipe do Poder Judiciário estará preparada, não somente para estimular a campanha de combate ao assédio, como orientar sobre o acesso da população aos direitos básicos.

O stand do TJMA, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), contará com a divulgação dos principais projetos e serviços dos dois Poderes.

O Judiciário maranhense realizará apresentação de ações da Coordenadoria Estadual da Mulher, do Comitê de Assédio, do Núcleo de Solução de Conflitos, da Coordenadoria da Infância e Juventude, do Núcleo de Justiça Restaurativa, do Núcleo de Governança Fundiária, do Comitê de Diversidade, entre outras iniciativas.

Apenas 2% da população mundial doa sangue regularmente

Município de Imperatriz realizou 745 testes para doação este ano


Nesta sexta, 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial da Doação de Sangue. Mas, infelizmente, não há muito o que se comemorar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 2% da população mundial doa sangue regularmente. O índice é considerado baixíssimo e a o Dia Mundial da Doação de Sangue alerta para a importância de fazer dessa uma prática habitual entre um maior número de pessoas.

No ano passado foram realizados apenas 1.906 testes de doação pelo município de Imperatriz e, até maio deste ano, 745 testes já haviam sido contabilizados, segundo dados Secretaria Municipal de Saúde. Outro índice baixo, visto que Imperatriz se aproxima dos 300 mil habitantes.

O enfermeiro da Facimp Wyden, João Vitor Franco, enfatiza a importância da doação. “O Dia Mundial da Doação de Sangue é fundamental para que os olhos do mundo estejam direcionados a esta causa tão nobre, necessária e salvadora de vidas”, afirma.

O profissional ressalta que doar sangue traz inúmeros benefícios, tanto para o doador quanto para o receptor. “Doar sangue diminui o risco de desenvolver câncer, problemas cardiovasculares e preserva o fígado de sobrecarga,” explica o enfermeiro.

“Para o receptor, o maior benefício é, sem dúvida, a chance de ter sua vida salva. O sangue é vital e, em casos de doenças específicas, acidentes ou  cirurgias de grande porte, por exemplo, sua reposição pode ser a diferença entre a vida e a morte”, explica João Vitor.

SERVIÇO

Para ser um doador é necessário ir até o Hemomar de Imperatriz, localizado na rua Coriolano Milhomem – Centro, próximo ao estádio Frei Epifânio. O horário de atendimento é de segunda a sexta, de 7h30 às 18h.

Segundo João Vítor, é necessário seguir as seguintes orientações para se tornar um doador: 

  • Ter idade entre 16 e 69 anos;
  • Ter peso superior a 50kg;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar alimentado e sem consumo de alimentos gordurosos nas últimas horas antes da doação;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12h que antecedem a doação; e 
  • Em caso de doador com tatuagem, a doação só pode ser realizada 12 meses após o procedimento. Gestantes ou com suspeita de gestação também não podem ser doadoras.

A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade que salva vidas. A conscientização sobre a importância desse gesto é fundamental para aumentar o número de doadores e garantir a saúde de quem precisa.

CREF21/MA fiscaliza Jogos Escolares e empresas em Caxias

Ação do Conselho Regional de Educação Física do Maranhão teve como objetivo verificar se profissionais estavam legalmente habilitados a exercer a profissão

CREF21/MA fiscaliza empresas na cidade de Caxias (Divulgação/CREF21)

Agentes de fiscalização do Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) realizaram, durante esta semana, na cidade de Caxias, vistorias em empresas e em praças esportivas onde estavam ocorrendo as disputas dos Jogos Escolares Caxienses (JECs). O objetivo da fiscalização foi verificar se os profissionais de Educação Física estavam aptos e legalmente habilitados a exercer a profissão nesses locais. 

Ao realizar esse tipo de fiscalização periodicamente, o CREF21/MA não apenas confirma a legalidade de atuação do profissional de Educação Física, mas também garante que o profissional possui formação acadêmica necessária para fornecer um serviço de qualidade. 

“O profissional de Educação Física deve ser registrado junto ao CREF para exercer sua profissão na área da saúde, lazer ou no esporte, deixando os clientes mais seguros e satisfeitos. Nosso trabalho aqui nos Jogos Escolares é verificar se essas pessoas, que estão instruindo nossas crianças, nossos adolescentes, são pessoas habilitadas para esta atividade, assim como nas empresas em que vistoriamos”, afirmou Jorge Luís, fiscal do CREF21/MA. 

No site www.cref21.org.br é possível denunciar irregularidades e consultar se os locais que oferecem serviços de atividade física são registrados no CREF21/MA ou se o profissional é realmente habilitado. 

Fiscalização 

A fiscalização em uma competição esportiva é bem simples: os agentes do CREF21/MA solicitam que os profissionais de Educação Física apresentem a cédula de identidade profissional emitida pelo CREF. Pessoas sem o registro profissional não podem assinar como técnicos ou exercer essa função em competições desportivas. A falta do documento caracteriza exercício ilegal da profissão, o que é crime. 

Já em empresas, os agentes verificam se o estabelecimento tem licença de funcionamento, alvará da Vigilância Sanitária, registro de pessoa jurídica junto ao Conselho e se os profissionais de Educação Física estão habilitados, isto é, se possuem registro profissional. Caso seja confirmada alguma irregularidade, a empresa é autuada e tem um prazo para sanar os problemas. Após esse prazo, os fiscais retornam e conferem se tudo está em ordem.

Juiz Marcelo Oka é empossado na 2ª Vara Cível de São Luís

A solenidade ocorreu no Gabinete da Presidência

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, empossou, nesta quarta-feira (12/6), o juiz Marcelo Elias Matos e Oka, na 2ª Vara Cível do Termo Judiciário de São Luís, de entrância final, removido pelo critério de merecimento na sessão administrativa do Órgão Especial desta data. 

O desembargador Froz Sobrinho parabenizou o magistrado afirmando que existe uma renovação dos compromissos com a remoção. “Você é do time de juízes que merece todas as possibilidades porque você é cooperativo. Tem o perfil de juiz que se importa com o jurisdicionado”, comentou. 

CARREIRA

Marcelo Elias Matos e Oka ingressou na magistratura em 2001 como juiz substituto, na Comarca de Cedral. Em 2003 foi para a de Barão de Grajaú, em 2007 na de Colinas e veio para São Luís em 2017, onde atuou como juiz auxiliar. Foi titularizado em 2022 no 2º cargo da Vara Colegiado do Termo Judiciário de São Luís da Comarca da Ilha de São Luís. E agora removido para a 2ª Vara Cível. 

Natural de Floriano (PI), o magistrado destacou seus compromissos perante a sociedade após 26 anos no Maranhão. “A recepção que eu tive no Maranhão foi uma condição espetacular. A minha maneira de retribuir a sociedade é com muito trabalho e dedicação. O que eu pretendo fazer na 2ª Vara Cível é transformar sonhos em paz, conflitos em situações bem resolvidas e prestar um serviço para a sociedade com excelência”, pontuou.

O termo de compromisso e posse foi lido pela diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Gedeon Maciel Palácio. Estavam presentes na solenidade os desembargadores Sebastião Bonfim , José Gonçalo Filho e a desembargadora Oriana Gomes, magistrados (as) e servidores(as).

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima