CAPS AD Estadual e SSP/MA reafirmam parceria com SENAC para a capacitação de pacientes em tratamento para dependência química

O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) no Maranhão, Ahirton Lopes, recebeu o delegado do 1º Distrito Policial da Capital, Joviano Furtado, e o diretor do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), Marcelo Costa. A reunião realizada teve o propósito de renovar a parceria que proporciona cursos de qualificação profissional a dependentes químicos, como forma de ressocialização. Foi confirmado que serão oferecidos a partir de julho dois cursos na área de artesanato e bijuteria e outro de limpeza e conservação de ambientes. Com isso, o CAPS AD Estado beneficiará 50 usuários, onde o SENAC irá oferecer todos os materiais e inclusive colocar os participantes no banco de emprego.

“É um importante mecanismo de tratamento para dependência química, onde sabemos que a medicação e o cuidado psicológico são essenciais porém dar dignidade através da geração de renda e emprego é imprescindível”, disse o o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.

Para o delegado Joviano Furtado, este é um trabalho muito importante, pois os dependentes passam por uma capacitação para que possam se ressocializar. “Esse trabalho que fazemos chama-se ‘Operação Resgate’ e essa é a última fase, em que eles estão sendo qualificados para que possam ser reinseridos no mercado e o que se observa é que durante a realização desses cursos tem diminuído a evasão, estamos obtendo mais resultado em relação ao tratamento, portanto, é uma parceria muito importante para que continue com os resultados positivos para esses dependentes químicos que precisam retornar à sociedade”, disse o delegado Joviano Furtado.

SERVIÇO

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quem busca acolhimento nesses espaços, que auxiliam na recuperação de usuários de entorpecentes, recorre ao CAPS AD Estado destinado para pessoas com dependência química, onde profissionais especializados fazem a avaliação e o encaminhamento as comunidades terapêuticas. 

No CAPS AD são realizados atendimentos por equipe multiprofissional composta por psiquiatras, psicólogos, médicos clínicos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, farmacêutica para suporte, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, auxiliar administrativo, auxiliares de serviços gerais, estagiários e a coordenação.

A busca pelo atendimento pode ser realizada pelos pacientes ou familiares de forma direta (porta aberta) ou através de encaminhamento dos diversos serviços da rede municipal e comunidade. O CAPS AD oferece atenção diária a pacientes, permitindo a elaboração de projetos terapêuticos dentro de uma perspectiva de evolução contínua, visando a reinserção social e a melhoria da qualidade de vida. O apoio da família e redes sociais são fundamentais neste processo.

O serviço desenvolve as atividades de acolhimento, escuta e avaliação das necessidades de quem precisa de cuidados em saúde mental relacionados ao uso de álcool e outras drogas. São realizadas oficinas e grupo terapêutico que são atividades coletivas que estimulam potencialidades, socialização e participação na comunidade. O CAPS AD ainda oferece a psicoterapia, um espaço de escuta para abordar o sofrimento psíquico e autonomia em relação à vida e ao cuidado em saúde mental. No acompanhamento clínico e psiquiátrico é feita a avaliação do estado psíquico e da condição clínica do usuário do serviço, instituindo conduta medicamentosa e terapêutica quando necessário. Também é realizado o atendimento social através da avaliação, orientação e acompanhamento sociofamiliar, encaminhamentos para serviços da rede de saúde e assistência social, bem como espaços comunitários. O acompanhamento e orientação familiar oferecem suporte ao acompanhamento terapêutico e as visitas domiciliares também fazem parte do tratamento por meio da intervenção no domicílio.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima