Após grande vitória, delegação do Sampaio Corrêa embarca para encarar o Volta Redonda (RJ)

0comentário
Delegação Tricolor seguiu viagem com muita confiança (Foto: Wanderson Melo)

Após a grande vitória sobre o Athletic Club, na noite passada, o Sampaio Corrêa já arrumou as malas e seguiu viagem para o Rio de Janeiro, aonde enfrenta o Volta Redonda-RJ volta a campo já neste sábado (29), no Raulino de Oliveira, às 17h, abrindo a 11ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C.

A delegação Tricolor já embarcou na madrugada desta quinta-feira, com os jogadores ainda cansados após a partida, mas motivados para buscar mais um bom resultado, como frisou o meia Gabriel Silva, autor de um dos gols da vitória boliviana.

“Vitória importante, e fico muito feliz em ter contribuído por ter ajudado a equipe a conquistar os três pontos. Não teremos muito tempo para descanso, mas nosso grupo está consciente de tudo e pronto para buscar mais um resultado positivo”, declarou o meia Tricolor.

O grupo boliviano fará o único treinamento antes da partida na manhã desta sexta-feira, no Estádio Leão do Sul, do Barra Mansa. Atividade leve para o técnico Zé Agusto fazer algumas observações pontuais e definir a formação titular.

O Sampaio Corrêa carrega uma das campanhas mais decepcionantes da Série C, principalmente por ser um clube rebaixado da última Série B, gerando uma expectativa de recuperação. No entanto, venceu o Athletic-MG por 3 a 1 nesta quarta-feira e agora ensaia uma reação, já do lado de fora da zona de rebaixamento.

O técnico Zé Augusto terá desfalques no Sampaio Corrêa. Relacionado entre os titulares para encarar o Athletic, o atacante Bruno Baio teve lesão na coxa ainda no aquecimento, e novamente deve ser desfalque. Expulso, o lateral-direito Rafael Luiz também está de fora.

Enquanto, o time carioca comandado por Rogério Corrêa, que recém completou 100 jogos no comando do clube, soma 22 pontos em dez partidas disputadas e, embora não tenha o melhor aproveitamento até aqui, lidera a competição com um ponto de vantagem.

O provável time titular do Sampaio Corrêa deve formar com: Rafael Mariano; Fabrício, Betão, Fábio Aguiar e Thiago Rosa; Gabriel Gazão, Gabriel Silva e Nadson; Pimentinha, Renan Gorne (Breno Almeida) e Maurício.

Rogério Corrêa terá problemas para receber o Sampaio, já que não conta com sua dupla no miolo de zaga. Expulso, Zé Vitor não joga, assim como Bruno Barra, que recebeu o terceiro amarelo. Lucas Souza e Michel Custódio devem assumir.

Com três amarelos, o goleiro Jean Drosny também desfalca, assim como o lateral-esquerdo reserva Juninho Monteiro. Avelino ou Yago Oliveira substitui o companheiro na meta carioca, enquanto Sanchez segue na titularidade pela ala canhota. MV deve seguir fora, assim como Vini Moura, que saiu ainda no primeiro tempo.

O Volta Redonda deve ir a campo com: Yago (Avelino); Wellington Silva, Lucas Souza, Michel Custódio e Sanchez;
Henrique Silva, Robinho, Ryan Guilherme (Rafinha) e PK; Ítalo e Douglas Skilo

Agência Futebol do Interior

sem comentário »

Justiça proíbe líderes religiosos de perturbar cultos de matriz africana no MA

0comentário

Em 24 de abril de 2022, um grupo de manifestantes organizou um protesto em frente à Casa Fanti Ashanti, um terreiro de matriz africana com 64 anos de história

foto/divulgação: Iasmin Diniz

A Justiça determinou, por meio da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, que os líderes da Igreja Pentecostal Jeová Nissi e da Igreja Ministério de Gideões, Flávia Maria Ferreira dos Santos, Charles Douglas Santos Lima e Marco Antônio Ferreira, devem se abster de promover manifestações que ameacem ou perturbem a prática de religiões de matriz africana no Maranhão. 

Em 24 de abril de 2022, um grupo de manifestantes, liderado pelos réus, organizou um protesto em frente à Casa Fanti Ashanti, um terreiro de matriz africana com 64 anos de história. Durante o ato, os manifestantes usaram um carro de som, faixas e distribuíram panfletos com palavras de ordem contra a religião praticada na Casa Fanti Ashanti. A comunidade estava se preparando para uma festividade tradicional dedicada ao orixá Ogum, quando foi surpreendida pelos protestos.

De acordo com Ação Civil Pública ajuizada pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão, os manifestantes gritavam palavras como “vamos expulsar os demônios” e “a palavra de Deus não pode parar”, em clara referência às práticas religiosas da Casa. Alguns chegaram a subir na calçada do terreiro para distribuir panfletos com mensagens como “Jesus te ama”.

Diante disso, a Justiça concedeu uma tutela de urgência, ordenando que os réus se abstenham de perturbar os cultos da Casa Fanti Ashanti e de realizar quaisquer manifestações que possam ameaçar ou ofender os integrantes da comunidade e de outras religiões de matriz africana. A Justiça ainda impôs multa de R$2.000 por qualquer nova tentativa de perturbação e condenou os réus ao pagamento de R$5.000 por danos morais coletivos.

CONFIRA A DECISÃO NA ÍNTEGRA.

sem comentário »

TV UFMA amplia canais de comunicação com a imprensa, comunidades e internautas

0comentário
TV UFMA amplia canal de divulgação com a imprensa e o público

A Televisão da Universidade Federal do Maranhão (TV UFMA) ampliou os seus canais de comunicação com os profissionais de imprensa, internautas e moradores da Região Metropolitana da Ilha de São Luís. Agora, o envio de releases e sugestões de pautas às equipes de jornalismo da emissora podem ser feitos pelo telefone/WhatsApp direto da redação: 98 98600-6061. Se preferir o envio por correio eletrônico, o e-mail é [email protected]. O telefone convencional é 98 3272 9100.

Vinculada à Superintendência de Comunicação da Instituição (SCOM-UFMA), a TV UFMA segue ampliando os seus canais de comunicação institucional para melhor interagir e compartilhar cada vez mais conteúdos jornalísticos, culturais, científicos e tecnológicos, autorais e do SescTV, com profissionais de imprensa, blogueiros, assessores de comunicação, comunidade acadêmica, moradores e internautas do Brasil e de outros países. Trabalho que vem garantindo mais interatividade, acessos e audiência.

A diretora da TV UFMA, professora Cecília Leite afirma que as equipes da emissora trabalham no desenvolvimento de novos programas, conteúdos criativos e novas estratégias para interagir e consolidar cada vez mais o trabalho educativo e informativo da primeira TV Universitária do Maranhão. “Seguimos a orientação do reitor Fernando de Carvalho e do Superintendente da SCOM, Pablo Monteiro, para avançar sempre na qualidade de nossa programação e na excelência dos resultados”, disse Cecília Leite.

Mídias sociais – A emissora disponibiliza ainda os seus conteúdos interativos nas redes sociais Instagram: @tvufma; Twitter: https://x.com/tvufma; YouTube: @tvufma e Facebook: tvuniversitariaoficial. Sugestões de conteúdos acadêmicos e comunitários podem ser enviados também pelo WhatsApp das Mídias Sociais e Produção dos Programas Culturais e Formativos: 98 98439 1615. “A TV UFMA tem a marca da educação, formação profissional e variedade de conteúdos. Por isso, investimos sempre em novos canais de comunicação para ampliar o diálogo com telespectadores, internautas, as comunidades locais e acadêmicas e os colegas da comunicação”, concluiu Cecília Leite.

Canais e site – Para assistir, curtir, comentar e compartilhar o JTV UFMA, programas, interprogramas e filmes do “seu canal de ideias”, acesse a TV UFMA pelo canal aberto 16.1; NET/Claro TV canal 17; Sky canal 316; MAXX canal 16 e pelo site. Acompanhe também os principais destaques da programação pelo canal da TV UFMA no WhatsApp, acesse aqui.

Veja ainda a programação ao vivo pelo Aplicativo TV UFMA no Eduplay App Store. Acesse: https://apps.apple.com/br/app/eduplay/id1660630447 (Menu TV) ou pelo Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.rnp.eduplay&hl=pt_BR (Menu TV). A emissora está situada na Avenida dos Portugueses, 1966, Bacanga, em São Luís, MA, Brasil. Ligue 98 3272 9100 e agende uma visita da sua escola, associação ou curso e conheça a TV UFMA.

sem comentário »

Celebração do centenário de Dona Teté é marcada por homenagens e manifestações culturais

0comentário

O Largo de Santo Antônio se encheu de cor, música e tradição ao celebrar o centenário de Almerice da Silva Santos, Dona Teté, na última quinta-feira, 27. A programação do evento incluiu apresentações de diversos grupos de cacuriá, bois e tambor de crioula, além de uma solenidade de homenagem repleta de emoção e reconhecimento.

O espaço ficou lotado de admiradores, familiares e turistas, todos unidos pela paixão à cultura maranhense e pela vontade de homenagear Dona Teté, cujo legado transcende gerações.

A festividade contou com a presença dos grupos: Cacuriá Mirim de Dona Hildene, Cacuriá da Luz, Cacuriá do Candinho, Cacuriá do Jomar, Cacuriá Balaio De Rosas, Cacuriá da Basson, Boi de Leonardo, Boi de Ribamar e Tambor de Crioula do Laborarte. Cada apresentação foi uma verdadeira celebração à cultura popular, mostrando a diversidade e a riqueza das manifestações culturais do nosso Estado.

A solenidade de homenagem, foi um dos momentos mais emocionantes da programação. Durante o evento, foi apresentado pelo deputado Zé Inácio, um projeto de lei que propõe instituir o dia 27 de junho, data de nascimento de Dona Teté, como o Dia Estadual do Cacuriá. A proposta foi recebida com aplausos entusiasmados, refletindo o reconhecimento do papel fundamental de Dona Teté na preservação e divulgação do cacuriá.

O evento contou ainda com a presença do Secretário da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, a filha de Dona Teté, Marlene Henriqueta e a bisneta, Layse Souza. Entre as falas, a bisneta de Dona Teté, relembrou a trajetória de sua bisavó, se emocionou com as homenagens e destacou que o legado da bisavó permanece e que influencia as novas gerações.

A cantora e caixeira, Rosa Reis, também destacou os momentos ao lado de Almerice. “Ela sempre me falou que ia viver cem anos, e ela viveu, porque hoje ela está viva e presente no coração de todos nós que amamos essa mulher. A gente, aqui no Laborarte, continua a fazer o que a gente sempre fez para que esse nome cresça cada vez mais e o cacuriá seja essa festa e essa alegria”, comentou emocionada. Outro momento marcante foi a apresentação de vídeo com momentos de Teté à frente do grupo de cacuriá.

A celebração do centenário foi um evento inesquecível, marcando não apenas a história do cacuriá, mas também reafirmando a importância de preservar e valorizar as tradições culturais. Com o projeto de lei em andamento, a expectativa é que o Dia Estadual do Cacuriá se torne uma data oficial no calendário maranhense, perpetuando a memória e a contribuição de Dona Teté para as futuras gerações.

sem comentário »

RECONHECIMENTO E GRATIDÃO AO LÍDER PLÍNIO TÚZZOLO

0comentário
O homenageado e aniversariante Plínio Tuzzolo entre a sua equipe líder: Rafael Alves, Dra. Sílvia Mochel, Edem Lúcio Nicolau e Dr. Aminadabe Sousa

O Diretor Geral do Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ) Plínio Túzzolo fez aniversário recentemente e ganhou uma homenagem surpresa de sua equipe de colaboradores.

Dourian Gama, Verônica Rodam, Tatyanna Aragão, Flávia Roseli e Fernando Carvalho

Com direito a discursos de colegas, entrega de placa comemorativa e exibição de vídeos com depoimentos de seu time e da Diretoria do Grupo Mercúrio, o aniversariante Plínio recebeu o carinho de sua equipe.

Márcia Pacheco, Rebeca Cutrim e Daniely Freitas

Nos depoimentos e discursos apresentados na homenagem surpresa. Plínio Túzzolo foi apontado como um líder justo e humano, sempre entusiasmado com a gestão hospitalar e comprometido em buscar os melhores resultados na oferta da assistência de saúde aos pacientes. Um profissional que sabe conquistar e motivar seus colaboradores e parceiros, e que nessa homenagem, pode sentir o quanto é querido e admirado por todos.

Adriana e Danielle Vieira (InterMídia) entre Belarmino Gomes
sem comentário »

Presidente Sergio Frota atinge mil jogos no comando do Sampaio Corrêa

0comentário

Mil jogos resumidos em um único sentimento: paixão. Impossível negar o amor que move o presidente Sergio Frota pelo Sampaio Corrêa, que atingiu tão expressiva marca na noite dessa quarta-feira, 26 de junho de 2024, com a incontestável vitória diante do Athletic/MG, no Estádio Castelão, palco de tantas glórias.

Uma administração que reergueu o clube de um ostracismo incômodo, adquirindo credibilidade com o decorrer do trabalho demonstrado, até a transformação que resgatou o orgulho de torcer pela Bolívia Querida. Gestão capitaneada pelo sonho de fazer uma paixão pessoal virar a realidade indubitável de um clube respeitado nacionalmente.

Gestão que abriu os olhos para além dos embates dentro das quatro linhas do campo. Para cada título conquistado, um aceno para a estrutura do clube, antes, deteriorada, vilipendiada, depredada. Para cada vitória suada, na raça, no coração, um olhar para o saneamento financeiro da instituição, que viveu dias de asfixia, e, atualmente, possui credibilidade, um nome que transmite respeito e confiança. Não se trata de criação, invencionice para gerar conteúdo fortuito na internet, mas, sim, fatos.

Mil jogos em 17 anos. Ao se dar conta de tamanho feito, Frota confessou: “Tudo que fiz e faço é em nome de uma paixão, que brotou desde os seis anos. Não há conquista sem luta, e sempre batalhei muto para levar o Sampaio aos patamares mais elevados. Eu tenho uma relação muito clara com a derrota, porque eu odeio a derrota. Sempre lutei para vencer, para ser o melhor que eu puder, não o maior, e minha missão é transmitir essa mentalidade para quem veste a camisa Tricolor. Muito já caminhamos, melhoramos em tantos aspectos, e podemos evoluir ainda mais, sei disso. Já acertei muito, e, também, errei, é a vida, mas tudo sempre foi feito com o intuito de proporcionar o melhor para a Bolívia Querida”, frisou o presidente boliviano.

Palavras que podem até encontrar discordância, mas a verdade está contida em cada linha, pois, ao longo dos anos, suor e trabalho, comprometimento e coragem, estão definidos em cada gesto de quem reergueu a Bolívia para conquistar o estado do Maranhão, o Nordeste e o Brasil.

17 anos de muitos títulos, acessos e um intenso trabalho de reengenharia financeira. Uma dívida consolidada de quase R$ 30 milhões que caiu para R$ 1,5 milhão. Quitação dos débitos trabalhistas, processos reduzidos e créditos na Vara de Execução e recursos em créditos fiscais a abater.

Um resgate da credibilidade do Sampaio em todo o Brasil, desenvolvido por uma administração que dispõe o olhar de estruturação do clube como um todo. Mil jogos que dizem muito mais do que vitórias ou derrotas; há uma história em cada partida disputada, e a paixão de quem não mede esforços para tornar o Sampaio não apenas vencedor, mas respeitado.

Títulos da administração do presidente Sergio Frota:

🏆 Brasileiro Série D 2012
🏆 Copa do Nordeste 2018
🏆 Campeonato Maranhense (9x)
🏆 Taça Cidade de São Luís (2x)
🏆 Copa Cidade de São Luís (1x)
🏆 Copa União (2x)
🏆 Super Copa Maranhão (1x)

sem comentário »

NOVE HOMENS SÃO PRESOS PELA POLÍCIA CIVIL POR NÃO PAGAMENTO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA EM TIMON

0comentário

A Polícia Civil do Maranhão deflagrou na última quinta-feira(27), uma ação intitulada de “Operação Leite do Neném II”, com objetivo de cumprir mandados de prisão civil contra devedores de pensão alimentícia no município de Timon. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara da Família da Comarca de Timon.

Como resultado da ação, nove homens, com idades entre 27 e 43 anos, foram presos e apresentados na Central de Flagrantes de Timon. Após os trâmites legais, indivíduos encaminhados para o Presídio Jorge Vieira.

De acordo com o 2º Distrito Policial de Timon, um dos indivíduos já havia sido preso por crime de Descumprimento de Medida Protetiva.

sem comentário »

Empresa aérea Latam que atrasou voo por causa de mau tempo não deve indenizar cliente

0comentário

O Poder Judiciário julgou improcedente o pedido de indenização de uma passageira, que reclamou do atraso de um voo, o que teria resultado na perda de uma conexão. Na ação, a empresa aérea alegou que o voo atrasou por causa das condições climáticas desfavoráveis. Conforme os fatos narrados na ação judicial, que teve como parte demandada a Latam Linhas Aéreas, a autora sustentou que adquiriu passagem aérea junto à parte requerida, com origem em Belo Horizonte, com conexão no Aeroporto Internacional de São Paulo, em direção ao Aeroporto de São Luís, com horário de desembarque previsto para as 01h55min de 27 de outubro de 2023.

Todavia, ela alegou que o voo entre Belo Horizonte e São Paulo sofreu atraso de uma hora, razão pela qual perdeu a sua conexão. Diante disso, requereu na justiça uma indenização por danos morais e pelo desvio produtivo do consumidor. Em contestação, a empresa aérea ressaltou que o atraso no voo decorreu das condições climáticas desfavoráveis. Diante disso, requereu a improcedência da ação. O Judiciário realizou uma audiência de conciliação, mas as partes não chegaram a um acordo.

Ao analisar o processo, o juiz Licar Pereira verificou que o caso deve ser resolvido à luz do Código de Defesa do Consumidor, haja vista que a parte autora e a requerida enquadram-se, respectivamente, aos conceitos de consumidor e fornecedor. “Pela profunda análise dos fatos, nota-se que houve um atraso no voo de Belo Horizonte a São Paulo (…) Contudo, a demandada conseguiu demonstrar justo motivo para o atraso no voo inicial, haja vista que anexou à contestação boletins técnicos, pertinentes e ilustrativos das condições climáticas do dia do voo”, pontuou o juiz na sentença, frisando que ficou comprovado que o clima encontrava-se fortemente nublado.

“Nesta hipótese, a parte requerida cumpriu o seu dever de responsabilidade e permitiu a decolagem apenas quando as condições o indicavam, sobretudo em face do risco atinente ao transporte aéreo de múltiplas pessoas (…) Além disso, a empresa requerida realocou a parte autora em outro voo, ainda que fora do horário desejado, além de ter oferecido ‘vouchers’ para alimentação, o que demonstra a devida prestação de assistência ao consumidor”, finalizou, decidindo pela improcedência dos pedidos.

sem comentário »

Inspiração junina: colaborador da Equatorial Maranhão fala sobre seu amor pelo São João

0comentário

“Levar essa magia e felicidade para quem nos assiste é o que me motiva a continuar todos esses anos”

 “Ser dançarino de quadrilha junina é algo que me deixa muito realizado. Eu respiro essa energia boa parte do ano e fazer parte da cultura do Maranhão é algo que me deixa extremamente feliz”, é o que conta o quadrilheiro e Assistente Comercial da Equatorial Maranhão, Lucas Araújo. Natural do município Poção de Pedras, seu amor pelas festas juninas iniciou há mais de dez anos, quando começou a dançar em 2013. No seu primeiro ano de dança, foi considerado um dos bailarinos revelação. “Fui nomeado como Par da Majestade Junina (Rei), em meu segundo ano dançando, e foi o primeiro como destaque”, comemorou Lucas.

 Em 2017, Lucas entrou para a quadrilha “Os Garapas de Bacabal” e, após dois anos, recebeu o convite de conduzir a rainha, como rei junino, e segue nessa posição até os dias atuais, fazendo parte também da direção artística da junina, construindo os espetáculos e desenvolvendo os temas. O grupo é filiado à Federação de Quadrilhas do Maranhão, participa dos principais concursos do estado e é também top 10 no concurso organizado pela TV Mirante, o Arraiá da Mira.

Na mesma época, Lucas iniciou seu trabalho no Grupo Equatorial, conciliando a paixão junina com a carreira profissional. “Sou colaborador do Grupo Equatorial desde 2013, iniciei minha jornada atuando em algumas empresas parceiras. Em 2021, ingressei para o Grupo como colaborador, faço parte da Executiva Garantia da Receita e sou muito grato por sempre ter o apoio dos gestores que me acompanham”, afirmou.

 Para a Líder e Executiva de Garantia da Receita, Márcia Cunha, o quadrilheiro é aquele colega que todos admiram, é uma referência pelo profissionalismo na Equatorial e pela capacidade de equilibrar trabalho e vida pessoal. “Mesmo em meio ao dia a dia corrido, ele encontra tempo para se dedicar à sua paixão pelo período junino, deixando transparecer sua alma de quadrilheiro com um entusiasmo contagiante. Sua dedicação é notável, sempre se esforçando ao máximo para alcançar a excelência em cada tarefa, demonstrando que seu comprometimento vai além das expectativas. Como líder, sinto orgulho em apoiar e valorizar sua paixão pela cultura junina”, destacou Márcia.

Pela Cultura Todo Dia

A Equatorial entende a importância da cultura, por isso, apoia iniciativas que impulsionam e promovem a diversidade cultural. Desde 2012, patrocina projetos por meio da Lei de Incentivo à Cultura no Maranhão (Lei nº 9.437/2011), promovendo investimentos próprios em instituições de notória participação no desenvolvimento social do Estado.

Somente em 2023, a Equatorial Maranhão investiu cerca de 20 milhões em patrocínios voltados para projetos culturais e esportivos do estado, como o Arraiá da Mira, evento realizado na cidade de Imperatriz pelo Grupo Mirante. Além disso, a Equatorial Maranhão é uma das patrocinadoras oficiais do “Maior São João do Mundo”, que durante as festividades, patrocina arraiais e grupos culturais, que tornam mais vibrante a maior festa popular no Maranhão.

sem comentário »

TCE suspende processo licitatório da Semus para implantação do Hospital Veterinário de São Luís

0comentário
Diante dos indícios de irregularidade, e em sintonia com o parecer do Ministério Público de Contas (MPC), o TCE decidiu por deferir a medida cautelar solicitada

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) decidiu suspender o processo licitatório, na modalidade Chamamento Público, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) que tem como objeto a pactuação de Termo de Colaboração com Organização de Sociedade Civil para apresentação e execução do projeto voltado para a implantação e operacionalização do Hospital Público Veterinário de São Luís. De acordo com o Edital da Prefeitura de São Luís, o valor do contrato é de R$ 8,3 milhões.

A concessão da medida cautelar atende à representação formulada pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP). Em seu pedido, a entidade alega que houve retificação do instrumento convocatório sem tempo hábil para que os participantes atendessem às mudanças nos critérios de habilitação.

Além disso, o edital também apresentaria cláusulas restritivas de competitividade, ao exigir a apresentação de certidão emitida pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, título de utilidade pública e comprovante de conta bancária com saldo zerado.

Por fim, a autora da representação alega que não houve transparência sobre os critérios de pontuação dos participantes.

Diante dos indícios de irregularidade, e em sintonia com o parecer do Ministério Público de Contas (MPC), o TCE decidiu por deferir a medida cautelar solicitada, determinando a suspensão imediata dos efeitos do Chamamento Público nº 001/2024-GAB/SEMUS, inclusive do contrato de prestação de serviços e qualquer pagamento de decorrente, até se julgue o mérito da questão.

A decisão inclui ainda a aplicação de multa no valor de R$ 50 mil reais à Secretária Municipal de Saúde de São Luís, Ana Carolina Marques Mitri da Costa, em caso de descumprimento da decisão, e a citação dos responsáveis Rômulo da Silva Santos (presidente da Comissão de Seleção), Lindinalda Farias Duarte da Silva e Regina Célia Oliveira Froz (membros da Comissão de Seleção), além da própria Secretária, para que tomem ciência da decisão e apresentem alegações de defesa no prazo de 10 dias, sem prorrogação.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/marciohenrique/wp-admin/
Twitter Facebook RSS