IV edição da Caravana O Circo Tá na Rua percorre Estrada de Ferro Carajás; Com o tema “A Alegria do Circo nos Trilhos do Trem”, o projeto leva oficinas e atividades da arte circense para cidades do Maranhão e Pará
Depois da estreia no bairro Vila Embratel, em São Luís, a IV Caravana O Circo Tá na Rua chega esse fim de semana em outras cidades maranhenses. No sábado, às 17h, as apresentações acontecem em Santa Inês, na sede do Iema e no domingo, a programação também começa às 17h, na Sede do Centro de Inclusão de Assistência Social, em Alto Alegre do Pindaré. O projeto se estende até o dia 28 de julho em cidades do Maranhão e Pará, com apresentações e formações artísticas gratuitas. Todas as ações terão acessibilidade.
A circulação, idealizada pela Organização Artística de Circo Educação e Desenvolvimento Social – ACEDES, é apresentada pelo Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio do Instituto Cultural Vale (ICV), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A programação no Maranhão inclui as cidades de São Luís, Santa Rita, Santa Inês, Alto Alegre do Pindaré, Arari, Vitória do Mearim, São Pedro da Água Branca, Miranda do Norte, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Açailândia e Cidelândia. No Pará, a caravana passa pelas cidades de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Na programação, serão realizadas oficinas de malabarismo com bolinhas, claves, argolas, diabolos e outros malabares, além de equilibrismo em perna de pau e perna de lata. A proposta é que as crianças, jovens e adultos também experimentem um pouco do universo do circo. Além das oficinas, cortejo com charanga circense, pintura facial, apresentação de espetáculos profissionais e com a participação da plateia!
Tema
Com o tema “A alegria do circo nos trilhos do trem”, a iniciativa busca não apenas revitalizar a tradição circense, mas também conectar, com arte e cultura, as comunidades ao longo da Estrada de Ferro Carajás.
A escolha da rota para esta edição representa a ponte entre as ricas culturas do Maranhão e Pará, promovendo um intercâmbio cultural vibrante que celebra e preserva a memória e as tradições locais. Ao percorrer esta rota, a “Caravana O Circo Tá na Rua” traz a magia e a alegria do circo para as comunidades, muitas das quais estão situadas em áreas de difícil acesso, oferecendo uma experiência cultural única que destaca a importância dos laços comunitários e da história local.
Impacto Social e Cultural
Além de promover a arte circense, as atividades desenvolvidas pela caravana têm como objetivo fomentar a educação ambiental, a inclusão social e a valorização do patrimônio cultural das regiões por onde passa, tornando as pessoas participantes ativas do processo cultural.
As atividades incluem cortejos circenses acompanhados pela tradicional Charanga Circense; oficinas de circo para todas as idades, promovendo o aprendizado de técnicas circenses; pintura facial e distribuição gratuita de narizes de palhaço; apresentações circenses profissionais, incluindo números de palhaçaria e malabarismo e distribuição de cartilhas educativas sobre a criação de malabares artesanais utilizando materiais recicláveis, incentivando a consciência ambiental.
Sobre a ACEDES
A Organização Artística de Circo Educação e Desenvolvimento Social – ACEDES tem se destacado por sua dedicação à promoção da arte circense e ao desenvolvimento social através da cultura. Seus projetos buscam não apenas entreter, mas também educar e promover o bem-estar social, evidenciando o papel transformador da arte na sociedade. O projeto O Circo Tá na Rua já existe há 10 anos e, em São Luís, realiza apresentações gratuitas todas às segundas-feiras, em praças e espaços públicos da capital maranhense.
Programação
01/06 Santa Inês – Sede do Iema
02/06 Alto Alegre do Pindaré – Sede do Centro de Inclusão de Assistência Social
08/06 – Arari – Moitas- Parque da Juçara
09/06- Vitória do Mearim – Coque
15/06 Marabá – Comunidade São Félix
16/06 São Pedro da Água Branca – Vila São Raimundo
22/06- Parauapebas – Tropical
23/06 – Canaã dos Carajás – Praça Guadalupe
14/07 – Miranda do Norte – Campestre
20/07 – Buriticupu – Vila Pindaré, Escola Frei Caneca
21/07 – Bom Jesus das Selvas – Nova Vida, Escola Rio Branco
27/07 –Açailândia – Pequiá, Praça Massaranduba
28/07- Cidelândia – Trecho Seco