Com movimentos circulares, para frente e para trás, sem esquecer de limpar a língua e sem pressa para acabar logo. A escovação dos dentinhos das crianças é uma missão e tanto para os pais, que precisam ajudar na construção de uma rotina que vai ser útil a vida inteira. Nem sempre é uma tarefa fácil, mas o segredo é não deixar de acompanhar os pequenos desde o começo. Então, que tal relembrar dicas valiosas que podem até deixar esse momento até mais legal?
Estimular que os filhos conheçam os perigos da cárie é uma estratégia que pode ser usada para ensinar que a hora de escovar serve como uma proteção. E tem dica até para o formato da escova. “Sempre escovar três vezes ao dia, usando uma escova de cerdas macias e cabeça arredondada, para facilitar a movimentação da escovação”, orienta o cirurgião-dentista da Hapvida Interodonto, Matheus Sebbe.
Será que é preciso pegar na mão e escovar por elas? O especialista deixa claro que não, mas ficar ao lado observando e guiando o momento faz toda a diferença. “As crianças podem ter autonomia para escovar, mas o adulto deve auxiliar o processo com paciência. E não dá para esquecer do fio dental desde cedo, para que elas se acostumem a usar e entendam que uma higienização completa também precisa desse suporte”, explica Matheus.
Mas não adianta tomar cuidado na hora de limpar sem prestar atenção na alimentação dos pequenos. O excesso de doces, por exemplo, é uma armadilha que vai prejudicar os dentes por causa da formação das cáries. “Os açúcares podem sim criar um meio bucal que seja propício à formação de uma cárie. Por isso, é preciso associar que a ingestão desses alimentos se conecta a uma má higienização, e esse meio pode sim contribuir para uma má formação da dentição lá no futuro”, afirma o especialista.
E, claro, procurar o dentista em qualquer sinal estranho nos dentes fecha a lista de dicas com chave de ouro. Manchinhas pretas ou qualquer característica diferente na formação dos dentes já são motivos para ir ao consultório avaliar de perto.