Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil, 32 municípios maranhenses estão em situação de emergência por causa das chuvas, são eles: Monção, Santa Inês, Satubinha, Arari, Formosa da Serra Negra, Jenipapo dos Vieiras, Buriticupu, Barra do Corda, Cantanhede, Palmeirândia, Governador Nunes Freire, Boa Vista do Gurupi, Carutapera, Lago da Pedra, Trizidela do Vale, Bacabal, Pindaré-Mirim, Lagoa Grande do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Tuntum, São João do Sóter, São Roberto, Colinas, Cachoeira Grande, Anapurus, Grajaú, Barreirinhas, Matões do Norte, Pedro do Rosário, Peri Mirim, Turilândia e São Bento. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça a importância de redobrar os cuidados durante a ocorrência de chuvas intensas, especialmente para evitar acidentes relacionados à energia elétrica.
Em situações de alagamentos em residências, é importante lembrar que a água pode conduzir eletricidade e, quando há inundações, os cabos elétricos podem ser atingidos pela água, representando grande risco de curto-circuito, choque elétrico e incêndio. Em casos de chuvas intensas, o ideal é permanecer dentro de casa, mas se a chuva surgir de repente, o recomendado é evitar locais abertos como praias e campos de futebol e jamais se abrigar perto de postes, árvores ou lagos. Para a zona rural, onde é comum a criação de animais em pastos e demarcação de propriedades com cercas, é necessário realizar o aterramento do cercado, para proteger o perímetro contra raios e curtos-circuitos.
A Equatorial Maranhão reforça dicas importantes para garantir a segurança da população e evitar acidentes com energia elétrica:
• Se perceber algum sinal de alagamento em sua residência, desligue a energia elétrica na chave geral (disjuntor), antes que a água atinja as tomadas e os equipamentos elétricos;
• Não entre em contato com a água onde haja equipamentos elétricos inundados, pois ela pode estar energizada;
• Quando a chuva vier com raios e trovões, retire da tomada equipamentos mais sensíveis e não faça isso descalço;
• Não faça manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios).
• Em caso de alagamento, siga todas as orientações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Só volte ao local quando o nível da água baixar. Aguarde a inspeção e liberação da rede elétrica por parte das autoridades competentes.
O que fazer em casos de acidentes?
Para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado. Mantenha a calma, acione o Corpo de Bombeiros, no 193, e o SAMU, no 192. Não toque na vítima em hipótese alguma. Para casos de equipamentos energizados, desligue imediatamente o disjuntor. Quando a fonte de alimentação do choque elétrico se tratar da rede de distribuição de energia, entre em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116.