Xô, chuva! Especialista dá dicas para proteger animais no período chuvoso

0comentário

Muito além do conforto: proteger os animais da chuva é garantia de saúde e até mesmo da vida! Nas últimas semanas, toda a atenção tem se voltado à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul e, além de tantos gaúchos afetados, muitos bichinhos também estão vulneráveis. De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, mais de 11 mil espécies foram resgatadas entre cães, gatos, guaxinins, aves e até cavalos, como o Caramelo, que comoveu todo o Brasil ficando em cima de um telhado até ser salvo por voluntários. 

Não é segredo que a saúde dele e de diversos pets separados dos tutores ficou debilitada após as enchentes: água de chuva e a imunidade dos animais não combinam. “A exposição à chuva pode causar diversos prejuízos, como os problemas dermatológicos e até a gripe. Isso mesmo, cães e gatos também podem contrair a doença e os sintomas são bem parecidos com os nossos: coriza, tosse e secreção nasal”, explica a professora do curso de Medicina Veterinária da Facimp Wyden, Laudiceia de Jesus, que também separou algumas dicas para proteção dos bichinhos durante o tempo chuvoso. 

Choveu? Tenha muita atenção aos pelos do seu pet. “É muito importante que o animal esteja sequinho e a recomendação é de banhos em pet shop, onde os profissionais conseguem acompanhar e cuidar ainda mais da saúde dos pelos. Sem esquecer, claro, da proteção frequente contra carrapatos com o uso de antiparasitários”, afirma a médica veterinária. 

Outra dica valiosa é, sempre que possível, providenciar um local onde o bichinho possa ficar longe do perigo dos pingos de chuva: segurança em primeiro lugar. “Mantenha o seu companheiro em um local seco e, caso a sua casa não tenha um ambiente específico, o ideal é um casinha confortável para que ele se abrigue, que seja coberta e com uma altura adequada para não ter exposição à água”, finaliza Laudiceia.

Sem comentário para "Xô, chuva! Especialista dá dicas para proteger animais no período chuvoso"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS