PF investiga fraudes bancárias cibernéticas em Imperatriz (MA)

Imperatriz/MA. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15/5), a Operação TriDáblio (WWW), resultado de investigações de fraudes bancárias cibernéticas, que envolvia empresas em Imperatriz/MA, tendo como vítima a Caixa Econômica Federal.

Os investigados utilizavam boletos falsos para encobrir os valores furtados de contas bancárias da CEF. Eles também se valiam das próprias empresas, atuantes no ramo alimentício e fornecedoras de equipamentos para esse setor. O prejuízo apurado é estimado em cerca de R$ 2,3 milhões.

Um total de 28 agentes da Polícia Federal foram mobilizados para cumprir 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Imperatriz/MA. As medidas judiciais foram requeridas pela PF com o objetivo de decretar o sequestro de bens e valores do grupo investigado, principalmente para ressarcimento à vítima e coleta de provas das atividades ilícitas. Dos mandados, 14 foram cumpridos na cidade de Imperatriz/MA, e 1 foi cumprido em São Luís/MA.

O grupo criminoso utilizou tecnologias cibernéticas avançadas para cometer os crimes, incluindo a utilização de programas maliciosos que acessam remotamente dispositivos como celulares, computadores e sistemas, bem como a criação de pacotes de IP com endereço de origem falsificado.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pelos crimes de furto mediante fraude e lavagem de dinheiro.

Justiça condena Município de São Luís a fiscalizar acessibilidade em calçadas

Segundo ação judicial movida por um advogado, as calçadas dos imóveis dessas empresas são ¿inacessíveis¿ e violam leis e normas técnicas. foto/divulgação:

O Município de São Luís deverá fiscalizar o cumprimento da lei de muros e calçadas e da obrigação de providenciar acessibilidade nos imóveis das empresas Revemar Comércio de Automóveis e Utilitários e Intercar Comércio e Serviços, sob pena de pagar multa diária de R$ 1 mil ao Fundo Estadual de Direitos Difusos.

Segundo ação judicial movida por um advogado, as calçadas dos imóveis dessas empresas são “inacessíveis” e violam as leis municipais nº 4.590/2006, nº 6.292/2017, além das normas técnicas brasileiras (9050 e 16537).

Em Audiência de Conciliação realizada no dia 9 de junho de 2022, na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, os réus Revemar Comércio de Automóveis e Utilitários e Intercar Comércio e Serviços firmaram acordo com o autor da ação, se comprometendo a adequar e tornar acessíveis as calçadas de seus imóveis.

LEGISLAÇÃO DE MUROS E CALÇADAS

Em sentença, o juiz Douglas de Melo Martins, titular da VIDC,  constatou que o Município de São Luís não cumpriu o seu poder-dever de polícia de aplicar a legislação de muros e calçadas, tendo em vista a ausência de acessibilidade na área externa dos empreendimentos dos réus.

Conforme os fundamentos da sentença, o Estatuto da Pessoa com Deficiência estabelece que “a acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social.”

Além disso,  essa lei impõe que “a construção, a reforma, a ampliação ou a mudança de uso de edificações abertas ao público, de uso público ou privadas de uso coletivo deverão ser executadas de modo a serem acessíveis”.

NORMAS TÉCNICAS DE ACESSIBILIDADE

A sentença informa ainda que a Lei 10.098/2000, editou-se o Decreto nº 5.296 de 2/12/2004, assegurando  que a concepção e a implantação dos projetos de arquitetura e urbanismo devem “atender aos princípios do desenho universal”, que têm como referências básicas as normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Devem ser observadas, pelas empresas, as normas técnicas 9050 e 16537 da ABNT que estabelecem  parâmetros a serem observados pelos proprietários ou ocupantes de imóveis no que diz respeito à acessibilidade no acesso à edificações, móveis, espaços e equipamentos urbanos.

“O legislador municipal, atento à necessidade de garantia de acessibilidade nas calçadas e de manutenção de espaços livres para deslocamento de pedestres, previu na Lei Municipal nº 6.292/2017 a obrigação de instalação de piso podotátil e largura mínima destinada ao passeio de 1,20m”, diz o texto da sentença.

Dia Mundial da Reciclagem: Projeto da Equatorial Maranhão garante descontos na conta de energia elétrica

O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado nesta sexta-feira (17), data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco), com o intuito de estimular o descarte consciente dos resíduos produzidos pela população. O Brasil é o 4° país que mais produz lixo no mundo, por isso, iniciativas que promovem o tema são de grande importância para a preservação do meio ambiente.

A Equatorial Maranhão promove, desde 2011, o E+ Reciclagem, um Programa de Eficiência Energética, que tem como objetivo realizar a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica. Somente em 2023, a iniciativa arrecadou cerca de 5.100 toneladas de resíduos em seus 12 pontos de reciclagem espalhados por todo o estado, resultando em aproximadamente 256 mil reais de descontos nas contas de energia das famílias maranhenses. O Projeto promove ações de conscientização e preservação ambiental, combatendo os prejuízos causados pelos resíduos sólidos, que muitas vezes são descartados de forma indevida no meio ambiente, além de disseminar a cultura da coleta seletiva por meio da conscientização da população.

Rosângela Martins, analista do E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão, pontua a relevância da iniciativa para o âmbito social da região. “O programa é de grande importância, não apenas quando falamos de preservar o meio ambiente, mas também pela contribuição social, pois ao realizar a troca, o cliente tem a oportunidade de ajudar instituições filantrópicas. Para isso, é preciso se dirigir a um dos postos de coleta e trocar os resíduos recicláveis por descontos na conta de energia, sinalizando para qual instituição quer doar. Vale ressaltar que o valor do desconto é proporcional a quantidade de material coletado”, destacou.

A Distribuidora, através do E+ Reciclagem, realizará diversas ações em comemoração ao dia da reciclagem. Os clientes que, nesta sexta-feira (17), comparecerem aos postos com mais de cinco quilos de resíduos para serem trocados, também serão contemplados com um brinde especial. A iniciativa, ocorre em todo o estado e tem como objetivo incentivar o descarte consciente de materiais recicláveis.

Para fazer a troca e garantir os benefícios oferecidos pelo E+ Reciclagem, é necessário levar um documento de identificação oficial com foto, CPF e o número da conta contrato. Em caso de troca de lâmpadas, o cliente deve levar até cinco lâmpadas incandescentes ineficientes, em funcionamento, para trocar por novas de LED.

Resíduos aceitos nos postos do E+ Reciclagem:

• Papel: Livros, revistas, encartes, jornais, papelão, embalagens longa vida (tetra pack);
• Plástico: Pet, plástico duro, plástico filme, pvc, canos e forros;
• Eletrônicos: Celulares, placas eletrônicas, computadores, aparelho de som e televisor;
• Metal: Aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo;
• Vidro: Garrafas, copos, pratos, potes de conserva, embalagens de vidro, embalagens de esmalte.

Conheça os Postos E+ Reciclagem perto de você:

São Luís

Vila Embratel
Endereço: Rua 08, nº 12; próximo a Delegacia do Bairro da Vila Embratel e ao lado da Escola Henrique de La Roque.
Horário: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e Sábado das 8h às 12h.

Posto Guajajaras
Endereço: Av. Guajajaras, 416, Tirirical
Horário: segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h e sábado das 9h às 12h.

Posto COHAB
Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 37 – Cohab Anil
Horário: segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h e sábado das 9h às 12h.

Lagoa
Endereço: Rua dos Gaviões, s/nº – Ponta D’Areia.
Horário: segunda a sexta das 09h às 12h e 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.

UEMA
Endereço: Cidade Universitária Paulo VI (Campus 1 da Universidade Estadual do Maranhão)
Horário: Segunda a Sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Areinha (Posto Fixo)
Endereço: Avenida Senador Vitorino Freire, nº 2001 (Tribunal Regional do Trabalho)
Horário: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Equatorial Maranhão Sede (Posto Fixo)Endereço: Alameda A, Quadra SQS Nº 100 Loteamento Quitandinha Altos do Calhau (próximo ao Colégio Upaon Açu).
Horário : segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.

Grupo Mateus inaugura segunda loja em São Luís em menos de trinta dias

Supermercado no bairro São Raimundo é a 48a. loja da empresa na capital maranhense

O Grupo Mateus inaugura nesta sexta-feira (17) a terceira loja só no mês de maio – e a segunda em São Luís. Localizada no bairro do São Raimundo, a nova unidade vai integrar a bandeira de supermercado da companhia, que figura pelo segundo ano seguido como uma das maiores empresas varejistas do Brasil e a maior do Norte e Nordeste. O Supermercado Mateus do bairro São Raimundo está localizado à Av. da Saudade, 48.

A unidade possui  mais de 3 mil m² de área construída, além de estacionamento para mais de 100 veículos, entre carros e motos. A loja também representa geração de postos de trabalho na região: são 146 empregos diretos. 

O CEO do Grupo Mateus, Jesuíno Martins, destaca o ritmo acelerado de inaugurações em São Luís.

“O Grupo Mateus segue num ritmo de expansão acelerado e continua a encontrar possibilidades de abertura de novas lojas, tanto em novos municípios do Norte e Nordeste brasileiros quanto em cidades onde já existe uma forte presença do Grupo.”, frisou Jesuíno. 

Com a nova loja, a população do bairro do São Raimundo passa a contar com o diferencial de produtos e marcas do Grupo Mateus, que inclui açougue, peixaria, padaria e hortifrúti. No total, são mais de cinco mil diferentes produtos à disposição dos clientes.

Nos últimos 30 dias, o Grupo Mateus também inaugurou uma nova loja no bairro da Alemanha, em São Luís, reforçando a bandeira de varejo da companhia. E, na última semana, foi inaugurado um Mix Mateus em  Russas, no Ceará.

O Grupo Mateus em números

Presente em 114 cidades, atualmente o Grupo Mateus possui 259 lojas em operação, sendo 73 lojas de varejo, 82 atacarejos e 105 eletros. Por estado, são 133 lojas no Maranhão, 74 no Pará, 12 no Piauí, 12 no Ceará, 8 na Paraíba, 7 na Bahia, 9 em Pernambuco, 4 em Alagoas e 2 em Sergipe. 

Semana MEI e ExpoMEI abrem as portas para empreendedores em São Luís

Evento do Sebrae foca em capacitação e oportunidades para microempreendedores e aspirantes a MEI’s

Bruna Lopes recebe orientação do Sebrae para melhoria do seu Negócio

A Semana Mei e a ExpoMEI 2024 começaram ontem (15/05) em São Luís, marcando o início de um evento que visa fortalecer e expandir as oportunidades para microempreendedores individuais e aqueles que aspiram se tornar MEI’s. Realizado pela Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, no pavilhão do Multicenter, o evento apresentou uma série de palestras, oficinas, além de proporcionar atendimento e facilitar a formalização de novos microempreendedores. A ExpoMEI se encerra hoje, dia 16, com uma programação que se estende das 14h às 21h.

Bruna Lopes, que se tornou microempreendedora individual recentemente, é proprietária da Salada Delícia há três meses. Ela participa da Semana do MEI para expandir seus conhecimentos empresariais. “Estou aqui para adquirir conhecimentos que possam valorizar meu negócio. Pretendo ampliar minha rede de contatos, identificar fornecedores potenciais e negociar produtos,” afirmou. 

Palestras e Oficinas concorridas durante a Semana do Mei

Destaque do Dia: As sessões mais populares foram os paineis “Estratégias de Marketing Digital para MEIs e Formação de Preço de Vendas”. Esses eventos atraíram muitos participantes, todos buscando melhorar a visibilidade e as vendas online,  aprender sobre as mais recentes ferramentas e técnicas de marketing digital, essenciais para o sucesso em um mercado cada vez mais digitalizado de seus negócios, além de aprender a definir preços adequados para seus produtos.

O espaço de exposição também foi um grande atrativo, com 100 expositores apresentando uma variedade de produtos e serviços. Os visitantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com os empreendedores, entender seus produtos e discutir possíveis parcerias e negócios.

“Estou aqui na ExpoMEI, apresentando nossos serviços. Nossa expectativa é fechar contratos e, mais importante, dar visibilidade ao nosso trabalho para atrair futuros clientes”, destacou Thaliana Cutrim, da ThaliArts. 

Presidência e Diretoria do Sebrae visitam estandes durante o primeiro dia de ExpoMEI

De acordo com Paula Waldira, gestora de atendimento na unidade do Sebrae em São Luís, “o evento não só oferece uma plataforma para os MEI’s comercializarem seus produtos, mas também serve como um fórum educacional para ajudá-los a crescer e se adaptar às mudanças do mercado.”

Neste primeiro dia, percorreram o espaço exposição, os dirigentes do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo (presidente do Conselho Deliberativo); Albertino Leal (superintendente) e Mauro Borralho (diretor Técnico).

Empreendedora Thaliana Cutrim participa da ExpoMEI e busca atrair novos cliente

Segundo Dia – a agenda da Semana MEI está repleta de atividades focadas no uso prático de ferramentas digitais, como os aplicativos do MEI, Gov.br e o sistema de Nota Fiscal. Serão realizadas sessões destacadas sobre ‘Eficiência Energética para Microempreendedores’, ‘Como Negociar com Fornecedores’ e ‘Inteligência Emocional’, juntamente com oficinas dedicadas a finanças e gestão empresarial. 

Adicionalmente, o evento contará com a presença de especialistas da Secretaria Municipal de Fazenda para palestrar sobre ‘Nota Fiscal de produtos e serviços’, além de representantes de instituições financeiras, oferecendo aos MEIs insights para uma gestão empresarial eficiente.

ExpoMEI: pavilhão do Multicenter tomado pelo empreendedorismo, criatividade e boas oportunidades

Também serão oferecidas palestras voltadas para potenciais empreendedores, abordando temas como ‘Porque ser MEI’ e ‘O que preciso para ser MEI’, além de informações sobre documentos necessários, direitos e obrigações, ocupações permitidas para MEIs e especificidades para MEIs caminhoneiros. 

Semana do MEI – A 14ª edição da Semana do MEI é realizada nacionalmente. Nos demais municípios do Maranhão o evento irá acontecer de 20 a 24 de maio em 104 cidades do estado, abrangendo as 12 Unidades de Negócios do Sebrae. Serão 302 eventos de conhecimento, entre palestras, cursos, oficinas, atendimentos, orientações empresariais e serviços para os empreendedores maranhenses. 

Saiu o resultado! Grupo Equatorial divulga lista com os aprovados do edital de seleção pública para patrocínio de projetos culturais e esportivos

Com o objetivo de promover o desenvolvimento social, cultural e esportivo por meio de projetos que contribuam para um ambiente mais inclusivo e socialmente responsável, o Grupo Equatorial lançou em março deste ano o seu primeiro edital para seleção de projetos aprovados em leis federais de incentivo. Foram destinados cerca de R$ 16 milhões para iniciativas culturais e esportivas do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul, Amapá e Goiás.

O edital recebeu mais de 400 inscrições distribuídas nas categorias Cultura, Audiovisual e Esporte. Após análise dos projetos por um comitê técnico do Grupo, foram selecionadas 28 iniciativas, sendo 20 culturais e oito esportivas. Todas se enquadram em pelo menos um dos eixos principais das áreas de enfoque previstas no edital, que são: valorização da cultura e identidade local; salvaguarda de patrimônio cultural; educação/capacitação; geração de trabalho e renda; formação de atletas; projetos com perfil social e de itinerância; e inclusão social.

“Tivemos uma grande aceitação por parte dos produtores culturais e esportivos neste primeiro edital. Queremos, com estes projetos contemplados, desenvolver e impulsionar a promoção da diversidade cultural, o acesso à arte, ao esporte e à educação que estejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, explica Kézia Marques, Gerente de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial.
A ONU desenvolveu a Agenda 2030, um pacto global com objetivos e metas pelo planeta e pela sociedade. O Grupo Equatorial é signatário do pacto. No Edital, foram priorizados projetos que estivessem alinhados aos ODS 7 (energia limpa e acessível); 4 (educação de qualidade) e 8 (trabalho decente e desenvolvimento econômico).

Confira a lista dos projetos selecionados:
https://projetosequatorial.com.br/edital-resultado/

CREF21 reforça campanha de apoio a vítimas das enchentes no RS

Sede do Conselho Regional de Educação Física do MA em São Luís e seccionais de Imperatriz e Caxias estão arrecadando doações e suprimentos essenciais

O Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) aderiu à campanha de solidariedade às vítimas das enchentes que assolaram no Rio Grande do Sul. Com o objetivo de auxiliar as comunidades afetadas, o CREF21/MA está mobilizado em arrecadar doações e suprimentos essenciais para a população gaúcha. Tanto que a sede do conselho em São Luís, quanto as seccionais de Imperatriz e de Caxias se tornaram pontos de coleta para facilitar a participação de toda a comunidade maranhense. 

Entre os itens que podem ser doados estão alimentos não perecíveis, roupas, calçados, cobertores, produtos de higiene pessoal e água potável. 

“Estamos muito preocupados com a situação do Estado do Rio Grande do Sul, que passa por um momento difícil, um momento onde muitas famílias estão perdendo tudo, suas casas, seus bens e isso provoca uma comoção em todo o nosso país. Os nossos irmãos do CREF2/RS iniciaram uma campanha a nível nacional e nós, aqui do Maranhão, estamos empenhados, colaborando para que essa campanha realmente consiga arrecadar donativos, roupas, colchões, cobertores. Nós estamos designando as seccionais de Imperatriz, de Caxias e aqui em São Luís, para que sejam os polos de arrecadação desses mantimentos, desses utensílios”, explicou Sandow Feques, presidente do CREF21/MA. 

Quem preferir, pode doar às vítimas das enchentes por meio do PIX SOS Rio Grande do Sul (Chave PIX | CNPJ: 92.958.800/0001-38 – Instituição Banrisul)

ONDE DOAR:

– Em São Luís: CREF21/MA (Sede)

Ed. São Luís Multiempresarial
Av. Colares Moreira, salas 1008 e 1009 | Lote 10 · quadra 23 – Jardim Renascença II
São Luís/MA · CEP 65075-441

Telefone: (98) 3304-2149

WhatsApp: (98) 99230-2149 

– Em Imperatriz: CREF21/MA (Seccional)

Rua Hermes da Fonseca, S/N (entre a Rua Maranhão e Rua Pará) – Centro

Imperatriz/MA – CEP 65900-150
Ponto de referência: em frente à Arena Society Poliher

Telefone: (99) 99123-6328

WhatsApp: (99) 99123-6328 

– Em Caxias: CREF21/MA (Seccional)

Rua Manoel Gonçalves, nº 1146 – Centro

Caxias/MA – CEP 65600-110
Telefone: (99) 99170-4757 

Mutirão de serviços no município da Raposa Em comemoração ao dia das Mães, Equatorial Maranhão realiza ação neste sábado (18) para a comunidade

A Equatorial Maranhão participará da ação social solidária realizada pelo Instituto Comunidades Unidas do município da Raposa. A Distribuidora estará presente com o Mutirão Pelo Cliente Todo Dia na Igreja Batista Nacional Vinho Novo, no bairro Pirâmide. Essa é uma oportunidade para os moradores da região aproveitarem diversos serviços gratuitos oferecidos pela Equatorial e seus parceiros.

Na ação, a comunidade da Raposa poderá negociar débitos com descontos especiais e trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes antigas por novas de LED. Cada cliente poderá trocar até 5 lâmpadas (por conta contrato) e o titular precisa ter em mãos RG, CPF, a última conta de energia quitada e as lâmpadas antigas funcionando. A programação conta ainda com palestras educativas, dicas e orientações importantes sobre o consumo consciente e econômico da energia elétrica.

No evento, também estarão disponíveis os serviços de Atendimento Jurídico em geral, oferecendo análise de incapacidade, assessoria pericial e auditoria de documentos além de palestras, consultas médicas, psicológicas, fisioterapia, testes rápidos em HIV, Sífilis, Hepatites, Glicemia, aferição de P.A, entre outros.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo Mutirão, o cliente deve ter em mãos um documento de identificação oficial com foto ou RANI (em caso de indígenas), CPF, o número da conta contrato, número do NIS ou o código familiar do Cadastro Único. As famílias que possuem o Benefício de Prestação Continuada devem apresentar o número do BPC e, aquelas que possuem necessidade de uso contínuo de aparelhos, devem apresentar o atestado e o relatório subscrito por profissional médico. A ação faz parte do Programa de Responsabilidade Social da Distribuidora e do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL).

SERVIÇO:

O quê: Mutirão de Serviços “Pelo Cliente Todo Dia” da Equatorial Maranhão

Quando: Sábado (18 de maio), das 8h às 16h00

Onde: Igreja Batista Vinho Novo – Endereço: MA 203 Estrada da Raposa, em frente ao Rei da Pizza/ Residencial Pirâmide.

Projeto Ler é Viver terá ações nas comunidades Coqueiro e Pedrinhas nesta sexta (17) e segunda (20)

O Projeto Ler é Viver, realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA), promove oficina de formação e programação especial neste mês de maio. As atividades desta sexta (17) e segunda-feira (20), nas comunidades Coqueiro e Vila Cabral Miranda, em Pedrinhas, zona rural de São Luís, marcam o mês em celebração às mamães, que também serão a temática principal de todas as atividades.

Nesta sexta-feira (17), às 8h30, será realizada a oficina “Leitura e Autoestima”, com a assistente social Edna Matos, na UEB Hortência Pinho (Coqueiro). “A oficina tem uma proposta de discutir, com base num referencial teórico, a importância da leitura para a formação da autoestima, buscando refletir sobre o seu descobrir, o que ela é, como a presença ou ausência dela faz uma diferença tão grande na vida das pessoas, como se manifesta de forma saudável, e, especialmente, trabalhar a literatura infantil para despertá-la na criança e no jovem”, ressaltou Edna Matos.

Também nesta sexta-feira (17) haverá a programação “Leitura é o amor de mãe”, na UEB Arthur Azevedo (Vila Cabral Miranda/Pedrinhas), a partir das 14h.

Na segunda-feira (20), a programação “Leitura é o amor de mãe” movimenta a UEB Hortência Pinho (Coqueiro), a partir das 8h45. No roteiro de atividades, Contação de História, Oficina de Leitura, Oficina de Criação Literária, Dramatização, Exposição de livros com o rico acervo do Carro Biblioteca da SAB.

O Ler é Viver abrange as comunidades de Pedrinhas, Vila Maruaí e Coqueiro, na zona rural de São Luís, tem apoio do Instituto Alcoa e parceria da Secretaria de Educação de São Luís (Semed). Ao todo, a iniciativa beneficia público de 4 mil pessoas, a maioria alunos e professores de cinco escolas da rede municipal de ensino das áreas de abrangência.

SERVIÇO

O que: Oficina “Leitura e Autoestima”, com a assistente social Edna Matos

Quando: Nesta sexta-feira (17/05), às 8h30

Onde: Na UEB Hortência Pinho (Coqueiro)

O que: Programação “Leitura é o amor de mãe”

Onde: Na UEB Arthur Azevedo (Vila Cabral Miranda/Pedrinhas)

Quando: Nesta sexta-feira (17/05), a partir das 14h

O que: Programação “Leitura é o amor de mãe”

Onde: Na UEB Hortência Pinho (Coqueiro)

Quando: Nesta segunda-feira (20/05), a partir das 8h45

Xô, chuva! Especialista dá dicas para proteger animais no período chuvoso

Muito além do conforto: proteger os animais da chuva é garantia de saúde e até mesmo da vida! Nas últimas semanas, toda a atenção tem se voltado à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul e, além de tantos gaúchos afetados, muitos bichinhos também estão vulneráveis. De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, mais de 11 mil espécies foram resgatadas entre cães, gatos, guaxinins, aves e até cavalos, como o Caramelo, que comoveu todo o Brasil ficando em cima de um telhado até ser salvo por voluntários. 

Não é segredo que a saúde dele e de diversos pets separados dos tutores ficou debilitada após as enchentes: água de chuva e a imunidade dos animais não combinam. “A exposição à chuva pode causar diversos prejuízos, como os problemas dermatológicos e até a gripe. Isso mesmo, cães e gatos também podem contrair a doença e os sintomas são bem parecidos com os nossos: coriza, tosse e secreção nasal”, explica a professora do curso de Medicina Veterinária da Facimp Wyden, Laudiceia de Jesus, que também separou algumas dicas para proteção dos bichinhos durante o tempo chuvoso. 

Choveu? Tenha muita atenção aos pelos do seu pet. “É muito importante que o animal esteja sequinho e a recomendação é de banhos em pet shop, onde os profissionais conseguem acompanhar e cuidar ainda mais da saúde dos pelos. Sem esquecer, claro, da proteção frequente contra carrapatos com o uso de antiparasitários”, afirma a médica veterinária. 

Outra dica valiosa é, sempre que possível, providenciar um local onde o bichinho possa ficar longe do perigo dos pingos de chuva: segurança em primeiro lugar. “Mantenha o seu companheiro em um local seco e, caso a sua casa não tenha um ambiente específico, o ideal é um casinha confortável para que ele se abrigue, que seja coberta e com uma altura adequada para não ter exposição à água”, finaliza Laudiceia.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima